XXIII Congresso Brasileiro de Custos



Artigo





1. Abordagens contemporâneas de custos



A PRÁTICA DA LOGÍSTICA REVERSA NA DIMINUIÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL CAUSADO PELOS RESÍDUOS SÓLIDOS

Adriana Casavechia FRAGALLI (UFPR) - Brasil
E-mail: adriana.fragalli@gmail.com

michele fernanda PEREIRA (FCV) - Brasil
E-mail: michelefernandapereira@hotmail.com

O paradigma atual de mundo globalizado apresenta um cenário preocupante perante a sociedade. Ocorre a necessidade de promover o desenvolvimento econômico e social sem agredir o meio ambiente, neste âmbito, cabe às empresas uma postura responsável, enfatizando a conscientização, no sentido de que os recursos naturais não são inesgotáveis, muito pelo o contrario, alguns danos causados podem ser irreversíveis, prejudicando as gerações futuras. Neste sentido, a logística reversa se apresenta como uma atividade que além de trazer bons resultados econômicos, auxilia da retirada de resíduos prejudiciais à natureza. Dessa forma, o estudo tem como objetivo demonstrar como a prática da logística reversa pode trazer benefícios tanto para a empresa quanto para o meio ambiente e como a contabilidade ambiental pode auxiliar na avaliação e apresentação destes resultados. Para alcançar este objetivo, utilizou-se uma empresa escolhida por conveniência em função da acessibilidade aos dados, a qual recolhe embalagens de lubrificantes automotivos e, após reprocessa-los, transforma-os em nova matéria-prima. Como resultados, constatou-se que a prática da logística reversa reduz os custos de produção, além de favorecer o meio ambiente através da retirada de resíduos sólidos da natureza e por provocar a redução de consumo de matéria-prima primária.

Palavras-Chave:Contabilidade Ambiental. Logística Reversa. Impacto Ambiental.


ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO À LUZ DO BALANCED SCORECARD: UM ESTUDO EM EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA – PB

Risolene ALVES DE MACENA ARAÚJO (UFPB) - Brasil
E-mail: risolenee@hotmail.com

Lívia Maria DA SILVA SANTOS (UFPB) - Brasil
E-mail: livia.marias@hotmail.com

O presente estudo objetivou analisar os indicadores de desempenho utilizados pelos gestores das empresas de construção civil do município de João Pessoa- PB, à luz do Balanced Scorecard. Para atender tal propósito, aplicou-se questionário com os gestores dessas empresas. Para análise dos dados, fez-se uso da estatística descritiva, através da análise das distribuições de frequências dos indicadores. A amostra da pesquisa foi composta por 11 empresas do segmento, cadastradas no SINDUSCON-JP. Os resultados demonstraram que os indicadores das perspectivas processos internos, financeira e clientes são “utilizados frequentemente” pelos gestores, e a perspectiva aprendizagem e crescimento, na maioria das vezes, não são utilizados pelos gestores.

Palavras-Chave:Balanced Scorecard; Indicadores de Desempenho; Construção Civil.


ANÁLISE DOS CUSTOS AMBIENTAIS RELACIONADOS COM A GESTÃO DE RESÍDUOS EM INDÚSTRIAS QUÍMICAS

MARGARETH APARECIDA MORAES (UNIVERSIDADE FEEVALE) - Brasil
E-mail: margarethm@feevale.br

Vanessa THEIS (FEEVALE) - Brasil
E-mail: vanessat@feevale.br

Dusan SCHREIBER (UFRGS) - Brasil
E-mail: dusan@feevale.br

Margarete BLUME VIER (FEEVALE) - Brasil
E-mail: marga_vier@hotmail.com

Com a existência de um limite entre o esgotamento dos recursos naturais e do crescimento econômico, evidencia-se a necessidade de encontrar meios para compatibilizar a conservação ambiental e o crescimento econômico. Neste cenário, desponta a gestão ambiental, que visa reduzir os impactos causados ao meio ambiente advindos das atividades econômicas das empresas. Cumpre destacar que a geração de resíduos apresenta-se como aspecto indissociável do processo industrial, que demanda investimentos para a sua adequada destinação final. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi o de analisar os custos ambientais relacionados com a gestão de resíduos em indústrias químicas, localizadas na região metropolitana de Porto Alegre. Os dados foram coletados por meio de uma pesquisa survey, com gestores de 36 empresas da unidade de análise. As evidências coletadas facultaram a constatação de que os resíduos representam a maior parte dos passivos ambientais nas empresas investigadas. Além disto, grande parte dos respondentes declararam que nas empresas em que desenvolvem suas atividades, os passivos são tratados por meio da comercialização dos resíduos gerados pelo processo produtivo, a fim de obter receita adicional. Segundo 24 respondentes os resíduos sólidos gerados em um processo produtivo são reaproveitados na produção de outro produto e os gestores que responderam que não conseguem nem gerar a receita adicional, via comercialização de resíduos, e nem aproveitar resíduos na fabricação de outro produto, alegaram dificuldade operacional para viabilizar o referido modelo, ou falta de organização interna para mapear os resíduos sólidos gerados no processo.

Palavras-Chave:Gestão de Resíduos. Custos Ambientais. Indústria Química.


ANÁLISE DOS INVESTIMENTOS E CUSTOS AMBIENTAIS DE UMA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS PARA ANIMAIS

Margane da SILVA (FEEVALE) - Brasil
E-mail: biomargane@gmail.com

Vanessa THEIS (FEEVALE) - Brasil
E-mail: vanessat@feevale.br

Dusan SCHREIBER (UFRGS) - Brasil
E-mail: dusan@feevale.br

Para implementação e manutenção de um sistema de gestão ambiental (SGA) são necessários investimentos relacionados com a adequação dos processos produtivos, com objetivo de minimizar os impactos ambientais e atender a legislação. Ao mesmo tempo, para manutenção deste sistema, incorrem custos que variam conforme o tamanho da empresa, potencial poluidor, estrutura do SGA. Este artigo apresenta uma análise dos investimentos e custos ambientais de uma indústria de alimentos para animais, no período de 2013 a 2015, comparando as etapas de implementação do sistema de gestão ambiental com a sua receita líquida. Como principais resultados, destaca-se que como a empresa está em fase de estruturação do SGA, seus dispêndios com relação aos investimentos e custos ambientais estão aumentando, contudo, a empresa já apresenta ganhos como a redução significativa no custo de transporte de resíduos.

Palavras-Chave:Custos ambientais. Investimentos. Gestão Ambiental


ATIVOS COMPLEMENTARES: EVIDÊNCIAS NA GESTÃO DE CUSTOS COM ÊNFASE NAS ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E ALIANÇAS

Flávio José de MELO (UFPR) - Brasil
E-mail: f.j.melo@uol.com.br

Mônica Campos DA SILVA (UFPR) - Brasil
E-mail: monica.campos_cic@hotmail.com

Jorge Eduardo SCARPIN (UFPR) - Brasil
E-mail: jscarpin@gmail.com

As estratégias são consideradas como um dos elementos centrais para todos os sistemas de gestão. O objetivo deste estudo foi analisar as principais estratégias e prerrogativas baseadas em vantagens na gestão estratégica de custos, a luz da literatura sobre gestão. Este estudo, quanto à abordagem metodológica, classifica-se como documental e qualitativa. A amostra desta pesquisa compreendeu cinco empresas listadas no mercado Bm&fbovespa do subsetor econômico água e saneamento. A análise desse estudo foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo e análise de correspondência (ANACOR). O tratamento dos dados e às inferências estatísticas dos relatórios foi feita com o auxílio do software Atlas.ti , software Statistical Package for the Social Sciences - SPSS 20 e Wordlenet. Os testes realizados por meio da análise de conteúdo e análise de correspondência levaram a concluir que a maioria das empresas norteiam principalmente suas ações as estratégias de parcerias. Conclui-se que as principais estratégias, que impacta diretamente na gestão, foram para os programas voltados a redução de custos, por meio da eficiência tecnológica, otimização de recursos, melhorias operacionais e gestão socioambiental.

Palavras-Chave:Ativos complementares, Gestão estratégicas, Parcerias


AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE CUSTOS LOGÍSTICOS: ANÁLISE DA LITERATURA PARA LEVANTAMENTO DE FUTURAS PESQUISAS

MARYELY ANDREA JIMENEZ FRANCO (UFSC) - Brasil
E-mail: pandorandrea@hotmail.com

Sandra Rolim ENSSLIN (UFSC) - Brasil
E-mail: sensslin@gmail.com

Valdirene GASPARETTO (UFSC) - Brasil
E-mail: valdirene.gasparetto@ufsc.br

O objetivo deste estudo é conhecer o que a literatura científica internacional apresenta acerca do tema de Avaliação de Desempenho de Custos Logísticos, de maneira que seja possível evidenciar gaps e oportunidades de pesquisa. Para a consecução dos objetivos foi empregado o instrumento Knowledge Development Process-Construtivist (ProKnow-C) que possibilitou a identificação de 22 artigos que formaram o Portfólio Bibliográfico. A partir da análise bibliométrica e sistêmica os seguintes resultados destacam-se: International Journal of Operations and Production Management é o periódico mais representativo para a área; o pesquisador de maior destaque é Gunasekaran; a maioria dos artigos que não está preocupada em cumprir o ciclo de vida de um PMS; a metade dos artigos apresenta abordagens de custeio propostos por outrem; a maioria tem preocupação com a mensuração, negligenciando à gestão do desempenho. Quanto aos gaps achados, destacam-se a falta de identificação dos gestores; falta de especificação do contexto físico onde são empregados os modelos; ausência de modelos construtivista; e a falta de ações de aperfeiçoamento. No que tange à identificação de oportunidades de pesquisa dessa área, cita-se a necessidade de modelos de avaliação de desempenho que evidenciem os custos logísticos e permitam integrar os objetivos, escalas ou indicadores com base na percepção dos gestores, além de facilitar sua identificação e entendimento por parte dos stakeholders.

Palavras-Chave:Avaliação de desempenho. Custos logísticos. Revisão de literatura


COMPOSIÇÃO DOS CUSTOS ECONÔMICOS EM EMPRESAS DE PETRÓLEO, GÁS E COMBUSTÍVEIS LISTADAS NA BOLSA DE VALORES E MERCADORIAS DE SÃO PAULO (BM&FBOVESPA)

Izabella Carolina Almeida POLICARPO (Unileste) - Brasil
E-mail: izabellapolicarpo@gmail.com

Marcela Kyscila Bisi FERREIRA (UNILESTE) - Brasil
E-mail: marcela_bisi@hotmail.com

Carlos Alberto Serra NEGRA (Unileste-MG) - Brasil
E-mail: casene@terra.com.br

Elizabete Marinho Serra NEGRA (Unilestemg) - Brasil
E-mail: lizserra@terra.com.br

Um dos fatores que devem ser levados em consideração nas atividades fabris é o custo do produto ou dos serviços. Estes custos apresentam valores diferentes tendo em vista a diversidade de formas de cálculos possíveis, denominados de métodos de custeamento. Os custos são importantes, pois servem a três propósitos básicos: primeiro o do estabelecimento de preços; segundo para avaliação de estoques; terceiro para tomada de decisões de fabricação. O objetivo geral da pesquisa foi o de demonstrar a Composição dos Custos Econômicos em Empresas de Petróleo, Gás e Combustíveis listadas na Bolsa de Valores e Mercadorias de São Paulo (BM&FBOVESPA). A pesquisa no que se refere à metodologia possui as seguintes classificações: exploratória, quantitativa, bibliográfica, documental e de estudo de caso. Foram selecionadas cinco empresas do setor de Petróleo, Gás e Combustíveis listadas na Bolsa de Valores e Mercadorias de São Paulo (BM&FBOVESPA). Os resultados apontaram para utilizar os insumos da Demonstração de Valor Adicionado como forma representativa de custos econômicos das empresas. Conclui-se que além de servir como base de demonstrar custo econômico, foi possível analisar, pelas empresas da amostra, o porquê da variabilidade dos resultados das empresas em um horizonte temporal de três anos.

Palavras-Chave:Custos Econômicos. Empresas de Petróleo, Gás de Combustíveis. Demonstração do Valor Adicionado (DVA).


CONTABILIDAD DE GESTIÓN EN UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE COLOMBIA: UN ANÁLISIS DE LOS PLANES DE ESTUDIO Y CONTENIDOS ACADÉMICOS

MARYELY ANDREA JIMENEZ FRANCO (UFSC) - Brasil
E-mail: pandorandrea@hotmail.com

Valdirene GASPARETTO (UFSC) - Brasil
E-mail: valdirene.gasparetto@ufsc.br

Rogério João LUNKES (PPGC/UFSC) - Brasil
E-mail: rogeriolunkes@hotmail.com

Darci SCHNORRENBERGER (UFSC) - Brasil
E-mail: darcisc@gmail.com

Actualmente, se demandan profesionales en Contabilidad de Gestión (CG) con amplios conocimientos para apoyar la tomada de decisiones, gestión, formulación e implementación de la estrategia empresarial. Por lo tanto, se torna importante la formación de profesionales con conocimientos actuales, adecuados e idóneos. Por estas razones, este artículo está direccionado a analizar los contenidos académicos y planes de estudio de las universidades públicas de Colombia, con el fin de determinar el grado de profundización de las prácticas de contabilidad de gestión (Managament Accounting). Para lograr el objetivo propuesto, fueron seleccionadas los programas de pregrado profesional universitario en contabilidad, analizando los planes de estudio y contenidos académicos de las asignaturas relacionadas a contabilidad de gestión (CG) e identificando las prácticas de CG a partir de la segregación de estas dentro de las cuatro etapas evolutivas definidas por la IFAC. Los resultados del análisis, permiten elucidar que las prácticas de CG en las asignaturas dentro de la categoría de costos, en la etapa 1 y 2, profundizan en estudios de sistemas tradicionales de costos; En la categoría de Información para la Toma de Decisiones: presenta un porcentaje significativamente bajo. No se identifican las prácticas de análisis de la rentabilidad del cliente y moneda constante. Observando una falta de mayor atendimiento para las prácticas más actuales, por ejemplo, tomada de decisiones y medición del rendimiento. Se presentan como limitaciones de la investigación, la falta de disponibilidad parcial de los contenidos académicos, la falta de uniformidad en los conceptos adoptados para las asignaturas

Palavras-Chave:Contabilidad de gestión, contaduría pública en Colombia, universidades públicas, programas de contabilidad.


CUSTOS DE TRANSAÇÃO APLICADOS NO SETOR PÚBLICO E PRIVADO: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DAS EDIÇÕES DO CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS E USP INTERNATIONAL CONFERENCE IN ACCOUNTING

Adriana Maria Miguel PEIXE (UFPR) - Brasil
E-mail: ammp5196@gmail.com

Celso da Rosa FILHO (UFPR) - Brasil
E-mail: profdarosa@yahoo.com.br

Gabriela de Abreu PASSOS (UFPR) - Brasil
E-mail: gabriela.abreu.passos@gmail.com

Marcia Vanessa FORMIGA (UFPR) - Brasil
E-mail: marcia-formiga@hotmail.com

Blênio Cezar SEVERO PEIXE (UFPR) - Brasil
E-mail: bleniocsp@gmail.com

O objetivo deste estudo é dimensionar e avaliar de forma descritiva e exploratória a produção científica dos anais de artigos publicados no Congresso Brasileiro de Custos e do USP International Conference in Accounting aplicados a temática de Custos de Transação no Setor Público e Privado no período de 2005 a 2015. Para tanto, esta pesquisa foi delineada como descritiva, exploratória, de análise bibliométrica e qualitativa-quantitativa. Os resultados obtidos revelam que para análise de dados dos 27 artigos foram selecionados 22 artigos sobre Custos de Transação no setor privado e 5 artigos de Custos de Transação no setor público. O maior número de artigos da temática estudada encontra-se publicado nos anos de 2008, 2010 e 2014. Na área temática de publicações 5 pública e 22 privados. As características de autorias com grupos menores de autores. A instituição mais produtiva foi Universidade Federal do Paraná. E quanto aos objetivos, predominância de pesquisa descritiva e exploratória. Quanto aos procedimentos predomina a pesquisa bibliográfica e documental. A abordagem metodológica com predominância para pesquisa qualitativa. A quantidade de referências nos artigos no setor privado máxima é maior que no setor público. A média de referências apresentadas por artigos evidencia que o setor privado possui uma média menor que o setor público. O envio para publicações definitivas a periódicos foram 8 artigos, desses 7 provenientes do Congresso Brasileiro de Custos e 1 do USP International Conference in Accounting. Sendo publicações a respeito de Custos de Transação no setor privado 6 artigos e setor público 2 artigos.

Palavras-Chave:Congresso Brasileiro de Custos, USP International Conference in Accounting, Custos de Transação, Análise Bibliométrica.


CUSTOS DOS CONCORRENTES: UMA ANÁLISE DE EMPRESAS DO SETOR TÊXTIL

Cristina Inês ENGEL (UFRGS) - Brasil
E-mail: cristina.engel@outlook.com

Giovana BOLZAN (UFRGS) - Brasil
E-mail: gicabolzan@hotmail.com

Marcela LORINI (UFRGS) - Brasil
E-mail: marcelalo1@yahoo.com.br

Ângela Rozane Leal de SOUZA (UFRGS) - Brasil
E-mail: angela.rsl@gmail.com

Em um cenário econômico de constantes competições, a análise dos custos dos concorrentes pode ser entendida como um eficaz instrumento de vantagem competitiva e ferramenta capaz de auxiliar na gestão estratégica de custos. Este estudo tem como objetivo identificar os determinantes de custos em empresas do setor têxtil no Brasil, utilizando como fonte de dados exclusivamente às informações públicas relativas a 2015. É fato que as variações macroeconômicas impactam diretamente nas operações do setor varejista e de confecções, uma vez que há uma inter-relação entre os fatores relacionados aos gastos do consumidor, aos que afetam a sua renda e às variáveis ligadas aos custos. O presente estudo classifica-se como qualitativo, descritivo e documental. Os direcionadores de custos comuns identificados nas empresas selecionadas são: escala, tecnologia, escopo, diversidade de produtos, estrutura de capitais e fatores institucionais. Estes determinantes foram elaborados a partir dos elementos encontrados da literatura que, quando analisados em conjunto, são capazes de explicar o comportamento dos custos por meio das escolhas estruturais ou das habilidades na execução.

Palavras-Chave:Custos. Gestão estratégica de custos. Concorrentes. Segmento têxtil.


DESVELANDO O IMPACTO DOS CUSTOS OCULTOS DA QUALIDADE NÃO CONFORME

Wellington Silva PORTO (UNIR) - Brasil
E-mail: wsporto2009@gmail.com

Gleiciany Luiza PEREIRA DA SILVA GARVIM RENGIFO (UNIR) - Brasil
E-mail: gleicy_luiza@hotmail.com

José Arilson SOUZA (UNIR) - Brasil
E-mail: professorarilson@hotmail.com

Deyvison de Lima OLIVEIRA (UNIR) - Brasil
E-mail: deyvilima@gmail.com

Emanuel Fernando Maia de SOUZA (UNIR) - Brasil
E-mail: emanuel@unir.br

Este artigo tem como objetivo analisar o impacto causado pelos custos ocultos da qualidade, gerados pelos produtos não conformes, durante o processo produtivo de uma indústria de colchões. A pesquisa foi conduzida por um estudo de caso, com abordagem qualitativa, com o uso do método de raciocínio indutivo, em uma indústria de colchões na cidade de Vilhena, considerada como o Portal da Amazônia. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, no qual foram utilizados como técnicas: o levantamento documental, a entrevista, a aplicação de questionário e a observação não participante, tendo como participantes do estudo os líderes produtivos de cada setor, controle de qualidade, gerente e supervisores de custos, gerente de qualidade e gerente de produção. Os resultados encontrados com a triangulação dos dados mostram a necessidade, na indústria pesquisada, de uma mensuração e análise dos custos ocultos da qualidade não conforme, e que a empresa não possui o conhecimento do valor desses custos, nem consegue estimá-los, e nem sabe o que isso representa em relação à lucratividade da organização. Consequentemente, não compreende como essa informação gerencial pode servir para melhorar seu desempenho frente aos seus concorrentes, tornando-se um importante fator de inovação, com vistas a contornar eventuais dificuldades que o mercado econômico possa apresentar.

Palavras-Chave:Custos ocultos. Qualidade não conforme. Gestão.


DETERMINANTES DO GRAU DE CONCENTRAÇÃO ACIONÁRIA NO BRASIL: UM ESTUDO COM AS EMPRESAS LISTADAS NO NÍVEL TRADICIONAL DA BM&FBOVESPA

Risolene ALVES DE MACENA ARAÚJO (UFPB) - Brasil
E-mail: risolenee@hotmail.com

Lívia Maria DA SILVA SANTOS (UFPB) - Brasil
E-mail: livia.marias@hotmail.com

No mercado de capitais brasileiro, as empresas são tradicionalmente de estrutura de propriedade concentrada, isto é, existe uma concentração de capital votante em poder de um número reduzido de acionistas. Essa característica ocasiona o conflito de agência entre acionistas controladores e minoritários, onde cada um dos participantes do mercado tenta maximizar sua utilidade. Neste artigo, busca-se investigar os determinantes do grau de concentração acionária nas empresas de capital aberto listadas no nível tradicional da BM&FBOVESPA. Utilizou-se o modelo de efeitos aleatórios da Regressão Múltipla com dados em painel, para uma amostra de 92 empresas, no período de 2012 a 2014. Os resultados mostraram que todas as variáveis, ou seja, a instabilidade da rentabilidade, estrutura de capital e tamanho da empresa são negativamente correlacionadas com a concentração acionária. Constatou-se, também, que nenhuma das três variáveis independentes, usadas no estudo, é significante estatisticamente, ou seja, não explica a concentração acionária.

Palavras-Chave:Estrutura de propriedade; Concentração acionária; Conflito de agência.


DIFERENÇAS DE GÊNERO NO CONTROLE E REDUÇÃO DE CUSTOS

Ademir CLEMENTE (UFPR) - Brasil
E-mail: ademir@ufpr.br

Cristina HILLEN (UNESPAR) - Brasil
E-mail: cristina.hillen@gmail.com

Aline Ribeiro DE SOUZA (UFPR) - Afeganistão
E-mail: aline_ribeiros@yahoo.com.br

Este artigo tem por objetivo analisar as diferenças de gênero no que se refere ao controle e redução de custos em pequenas empresas industriais localizadas em Maringá, no Norte do Paraná. A amostra é composta por 48 pessoas, 27 do sexo masculino e 21 do sexo feminino. Essas pessoas ocupam posições de supervisão e gerência, das quais cerca de um quinto são proprietárias. São considerados quatro fatores associados ao controle de custos: Comportamental, Emprego de Materiais, Consumo de Energia e Metodologia de Trabalho. Para cada fator, foram selecionados três componentes, sobre os quais foram avaliadas as importâncias relativas que mulheres e homens atribuem à conscientização e à imposição de regras. Conclui-se que mulheres e homens apresentam semelhanças notáveis em relação a alguns fatores e que também apresentam diferenças marcantes a respeito de outros. Em geral, tanto mulheres como homens raramente atribuem efetividade a políticas exclusivamente baseadas em conscientização ou imposição de regras. Ambos os gêneros consideram mais eficaz certa dosagem desses dois instrumentos. Conclui-se também que políticas empresariais voltadas a negar e desconhecer as diferenças de gênero no ambiente de trabalho merecem cuidados especiais.

Palavras-Chave:Gênero. Diferenças de gênero. Controle de custos. Redução de custos. Gestão de custos.


EMPRESAS BRASILEIRAS EMISSORAS DE ADRS: UM ESTUDO DA DISTRIBUIÇÃO DE DIVIDENDOS EM PERÍODOS DE CRISE

Nadjara DAVI SILVA (UFU) - Brasil
E-mail: nadja_davi@hotmail.com

Kleverson Dáliton SILVA MOREIRA (UFU) - Brasil
E-mail: kleversondaliton@hotmail.com

Vinícius Silva PEREIRA (UFU) - Brasil
E-mail: viniciuss56@gmail.com

Cláudio Francisco REZENDE (UFU) - Brasil
E-mail: claudiochico1@hotmail.com

Catarine PITANGUI (UFU) - Brasil
E-mail: catarinepitangui@ufu.br

A presente pesquisa buscou analisar a distribuição de resultados das empresas domésticas não-financeiras listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa) emissoras de American Depositary Receipts (ADRs), compreendendo o período de 2006 a 2015. Para tanto, foi aplicado o método de regressão com dados em painel. Os resultados apontaram maior payout para as empresas emissoras de ADR’s comparadas àquelas que não emitem tais títulos, além de identificar uma relação positiva entre distribuição de resultados e os eventos de crise, o que pode ser explicado pela Teoria dos Dividendos como Substitutos de La Porta et al (2000), para a qual, considerando a instabilidade econômica e a fraca proteção legal aos acionistas, as empresas distribuem dividendos como substitutos à proteção legal, mantendo a atratividade de suas ações.

Palavras-Chave:ADR. Dividendos. Crise


FATORES EXPLICATIVOS PARA O COMPORTAMENTO ASSIMÉTRICO DOS CUSTOS DAS EMPRESAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA

Fernando RICHARTZ (UFSC) - Brasil
E-mail: fernandorichartz@gmail.com

Altair BORGERT (UFSC) - Brasil
E-mail: altair@borgert.com.br

Por meio da técnica de regressão com dados em painel aplicada a 617 empresas listadas na BM&FBOVESPA, de 1995 a 2014, esta pesquisa objetiva determinar a influência dos fatores explicativos no comportamento assimétrico dos custos das empresas brasileiras. Como resultados, para cada fator, tem-se: i) existem diferenças significativas entre a assimetria dos diferentes setores; ii) o fluxo de caixa afeta a assimetria dos custos, porém, o sentido é oposto ao apresentado na literatura internacional; iii) o tamanho da empresa é um bom fator explicativo para a assimetria do CT e do CPV; iv) a intensidade do uso de ativos é um dos principais fatores que afetam os Sticky Costs; v) com 3 períodos consecutivos de diminuição da RLV os gestores reduzem os custos em proporções superiores a própria redução da RLV; vi) a influência do crescimento do PIB na assimetria dos custos apresentou coeficientes significativos; vii) quando as variações da RLV são superiores a 15% a assimetria é menor do que para variações inferiores a esse percentual; viii) a legislação de proteção ao emprego e a regulação do mercado não se confirmam para a realidade brasileira; ix) o atraso nos ajustes dos custos se confirma, e o período de ajustes é de 3 anos; x) o efeito da concentração do capital na assimetria dos custos é rejeitada pelos resultados dos testes. Por fim, com a formulação de uma hipótese conjunta (H12), pode-se concluir que com a junção dos fatores explicativos os resultados ficam ainda mais robustos.

Palavras-Chave:Fatores explicativos. Sticky costs. BM&FBOVESPA


GESTÃO DOS CUSTOS DA QUALIDADE NA INDÚSTRIA DE CONFECÇÕES: ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA CONTINGENCIAL

Juliane Andressa PAVÃO (UNESPAR) - Brasil
E-mail: julianepavao@hotmail.com

Reinaldo Rodrigues CAMACHO (UEM) - Brasil
E-mail: rcamacho@usp.br

Márcia Maria dos Santos Bortolocci ESPEJO (UFMS) - Brasil
E-mail: marciabortolocci@ufpr.br

Kelly Cristina Mucio MARQUES (UEM) - Brasil
E-mail: kcmmarques@uem.br

A gestão dos Custos da Qualidade (CQ) tem como objetivo a fabricação dos produtos com alta qualidade ao menor custo possível (SAKURAI, 1997), sendo que a falta de qualidade impacta negativamente na lucratividade e no desempenho das empresas (CORAL, 1996). Este estudo investiga a influência dos fatores contingenciais (estratégia, tecnologia e inovação) nos CQ e no desempenho percebido de empresas pertencentes ao Arranjo Produtivo Local (APL) de confecções nos municípios de Maringá e Cianorte, Estado do Paraná. A estratégia de pesquisa adotada é o levantamento com coleta de dados por meio de questionário, cujos dados foram analisados diante da modelagem de equações estruturais com método de estimação dos Mínimos Quadrados Parciais (PLS) em uma amostra composta por 121 empresas de confecções. Os achados apontam que a estratégia, a tecnologia, a inovação dos processos e os CQ não influenciam o desempenho organizacional, sendo que apenas a inovação do produto é capaz de influenciar o desempenho. Permite-se inferir que talvez se deva ao fato da necessidade das empresas do APL de confecções produzirem quatro coleções de moda por ano, o que pode tornar a inovação dos produtos um fator decisivo no desempenho organizacional.

Palavras-Chave:Custos da Qualidade. Teoria da Contingência. APL de confecções. Controle gerencial.


GOVERNANÇA CORPORATIVA: UM ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE CUSTO DE AGÊNCIA E CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO NAS EMPRESAS LISTADAS NO IBRX-100

Ádria Tayllo ALVES OLIVEIRA (UFPB/ UNESC) - Brasil
E-mail: adriatayllo@gmail.com

Wenner Glaucio Lopes LUCENA (UFPB) - Brasil
E-mail: wdlucena@yahoo.com.br

Mércia DE LIMA PEREIRA (UFPB/PPGCC) - Brasil
E-mail: mercia.uepb@gmail.com

Renata Paes de Barros CAMARA (UFPB) - Brasil
E-mail: rpbcamara@gmail.com

A teoria da agência evidencia o conflito de interesse, no qual os gestores detêm informações privilegiadas acerca do negócio, podendo as utilizar para benefício próprio, em detrimento do principal. Na tentativa de combater a assimetria informacional, as empresas investem cada vez mais em práticas de governança corporativa, dentro desse instrumento encontra-se o conselho de administração, cuja função é importante para a excelência da gestão e o alinhamento dos interesses. Neste sentido, o objetivo dessa pesquisa é verificar quais características do conselho de administração têm relação inversa aos custos de agência das empresas listadas no IBrX-100. As características do conselho estudadas foram: Tamanho, Independência e a Dualidade de Cargos. No que tange ao custo de agência, este foi baseado em medidas de desempenho como Taxa de Retorno do Ativo (TRA) e a relação de despesas e receita total de vendas (RDV). A amostra foi composta 77 empresas (de diversos setores) listadas na IBrX-100 da BM&FBOVESPA, no período de 2010 a 2014. Utilizou-se da técnica de análise de conteúdo nos demonstrativos financeiros e no formulário de referência das empresas, sendo os dados verificados em painel. Os resultados encontrados demonstraram que o tamanho do conselho, a independência e a dualidade de cargos possuem relações significativamente negativas com os custos de agência, sendo este calculado por meio do TRA ou pela RDV, ou seja, quanto maior o tamanho, independência e dualidade do conselho de administração, menores serão os custos de agência.

Palavras-Chave:Teoria da Agência; Custo de Agência; Conselho de Administração.


IMPACTOS GERADOS PELOS PROCESSOS DE COMBINAÇÃO DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO COM BASE NO MÉTODO MARKET-TO-BOOK

Ingrid Laís DE SENA COSTA (UFPB) - Brasil
E-mail: ilsenna2.0@gmail.com

Luciana Alencar FIRMO MACEDO (UFPB/UNESC) - Brasil
E-mail: luciana.contabil@outlook.com

A pesquisa teve como objetivo analisar se os processos de F&A (Fusão e Aquisição) impactaram na expectativa de crescimento (medida pelo Market-to-Book) das companhias listadas na BM&FBOVESPA. O estudo foi realizado com empresas listadas na Bovespa pertencentes ao setor financeiro no período de 2008 a 2015, os dados foram coletados através do software Economática, a elaboração foi de caráter descritivo e a metodologia utilizada foi um teste de médias juntamente com uma análise de regressão OLS Pooled para explicar a expectativa de crescimento, acrescentou-se uma variável dummy para representar o processo de combinações de negócios. Os resultados obtidos através do teste de Wilcoxon demonstraram que houve diferenças significativas entre as médias do Market-to-Book nos distintos períodos analisados, verificou-se também que as expectativas de crescimento ao redor destas companhias foram reduzidas após os processos de F&A. A respeito dos determinantes do Market-to-Book observou-se que F&A é um determinante significativo destes processos.

Palavras-Chave:Combinação de Negócios. Fusões e Aquisições. Market-to-book.


INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA OPERACIONAL E DECISÃO DOS GESTORES NOS STICKY COSTS

Luiza Santangelo REIS (UFSC) - Brasil
E-mail: luizasantangeloreis@hotmail.com

Flávia Renata de SOUZA (UFSC) - Brasil
E-mail: flarenatasouza@hotmail.com

Fernando RICHARTZ (UFSC) - Brasil
E-mail: fernandorichartz@gmail.com

Após a consolidação da existência dos Sticky Costs, os estudos direcionam as discussões para os determinantes da existência dos custos assimétricos. Neste contexto, o objetivo da presente pesquisa é identificar qual a influência da decisão dos gestores e da estrutura operacional das empresas na assimetria dos custos. As análises se desenvolvem por meio de quatro diferentes questionários, cada um com duas etapas – previsão de aumento nas vendas e previsão de redução nas vendas para o próximo período, respondidos por estudantes que possuem experiência teórica ou profissional com áreas de gestão. Os resultados apontam que diante de um cenário macroeconômico de recessão os respondentes optaram predominantemente (38,8%) por ajustar os recursos de forma proporcional à queda da receita, o que provocou um comportamento simétrico nos custos. Com relação ao cenário econômico de crescimento, o qual favorece o otimismo nos gestores sobre as vendas futuras, os resultados mostram um comportamento predominantemente sticky (48,3%). Quanto à estrutura empresarial, os resultados evidenciaram que, frente a uma estrutura fixa o comportamento mais frequente observado é o sticky (41,7). Por outro lado, perante uma estrutura de custos flexível há um predomínio de comportamento simétrico (40,9%). No que tange as análises qualitativas, o comentário mais frequentemente apresentados pelos respondentes foi no sentido da sustentação da decisão partir do cenário econômico e na preferência por não demitir funcionários, seja para manter a expertise pelo tempo de dedicação a empresa ou pelos altos custos com demissão e treinamento.

Palavras-Chave:Sticky costs. Estrutura operacional. Decisão dos gestores.


INTERAÇÕES ENTRE CONTABILIDADE GERENCIAL E INOVAÇÃO: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA

Fabiana FRIGO SOUZA (UFSC) - Brasil
E-mail: fabiiana_fs@hotmail.com

Valdirene GASPARETTO (UFSC) - Brasil
E-mail: valdirene.gasparetto@ufsc.br

Darci SCHNORRENBERGER (UFSC) - Brasil
E-mail: darcisc@gmail.com

Rogério João LUNKES (PPGC/UFSC) - Brasil
E-mail: rogeriolunkes@hotmail.com

A contabilidade gerencial pode ser modificada com o surgimento de inovações na área, por meio do surgimento de novas práticas, por exemplo, mas também possui relação com a adoção de inovações na organização, seja influenciando este processo ou sendo influenciada por essas inovações. Neste sentido, o objetivo deste estudo é analisar as características das pesquisas científicas quanto a inovação e contabilidade gerencial, com vistas à geração de conhecimento e identificação de lacunas de pesquisa. Para atingir este objetivo, buscas foram realizadas nas bases de dados EBSCO, ProQuest, Scielo, ScienceDirect, Web Of Science, Scopus e Engineering Village com a utilização dos termos contabilidade gerencial, contabilidade de gestão, controladoria, controle de gestão, controle gerencial, management accounting, controllership, inovação, innovation, innovative e inovador. A busca nas bases resultou em 27 artigos científicos alinhados ao tema da pesquisa. Observou-se que Management Accounting Research é o periódico mais relevante, com 6 publicações, e que Malcolm Smith é o autor com mais publicações (3) entre as analisadas. Além disso, observou-se que há pesquisas relacionadas a contabilidade gerencial e inovação tecnológica, bem como inovação em contabilidade gerencial, entretanto, são raras as pesquisas que evidenciam a relação entre inovação e contabilidade gerencial, o que mostra que há uma lacuna de pesquisa que pode ser preenchida com a realização de pesquisas que identifiquem a relação de causa e efeito entre inovação tecnológica (de produto ou em processo) e o comportamento da contabilidade gerencial nas organizações, levando em consideração, ainda, outros fatores que possam influenciar essa relação.

Palavras-Chave:Contabilidade. Contabilidade gerencial. Inovação.


INVESTIMENTOS E CUSTOS AMBIENTAIS PARA ADEQUAÇÃO ÀS NORMAS LEGAIS EM EMPRESAS DO SETOR QUÍMICO

MARGARETH APARECIDA MORAES (UNIVERSIDADE FEEVALE) - Brasil
E-mail: margarethm@feevale.br

Vanessa THEIS (FEEVALE) - Brasil
E-mail: vanessat@feevale.br

Dusan SCHREIBER (UFRGS) - Brasil
E-mail: dusan@feevale.br

A incorporação da variável ambiental na gestão empresarial trouxe consigo a necessidade de as empresas adaptarem-se as novas exigências legais, com ênfase aos produtos e processos. Estas adaptações às exigências legais acarretam a internalização de custos ambientais ao custo dos produtos. Visando garantir a competitividade, as organizações buscam desenvolver tecnologias que sejam capazes de atender a legislação sem aumentar os custos totais de produção. Neste contexto, o objetivo geral desta pesquisa é identificar os investimentos e os custos ambientais para adequação às normas legais das empresas de pequeno e médio porte do ramo químico da região Metropolitana de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por meio de uma pesquisa survey, com gestores de 36 empresas da unidade de análise. Como resultados da pesquisa foi possível observar que as empresas têm conhecimento da necessidade de controlar os impactos ambientais que seus produtos podem provocar no meio ambiente, mas reconhecem não possuir informação e controle dos custos/investimentos destinados a atender as prerrogativas ambientais. Evidenciou-se que persiste a ideia de que os investimentos ambientais não trazem retorno financeiro às empresas, as quais demonstram preocupação com a imagem perante o mercado nacional e internacional. Foi possível constatar, também, que os entrevistados entendem que os dispêndios financeiros ligados ao meio ambiente influenciam o processo de formação do preço de venda de seus produtos.

Palavras-Chave:Custos ambientais. Investimentos ambientais. Indústria química.


LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS: UMA ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DAS CONTRATAÇÕES SUSTENTÁVEIS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL BRASILEIRA.

Luan Lopes CARDOSO (UFSC) - Brasil
E-mail: luanlopescardoso@yahoo.com.br

Elisete Dahmer PFITSCHER (UFSC) - Brasil
E-mail: elisete.dahmer@ufsc.br

Suliani ROVER (UFSC) - Brasil
E-mail: sulianirover@yahoo.com.br

Luiz Felipe FERREIRA (UFSC) - Brasil
E-mail: luizff67@terra.com.br

Este trabalho tem por objetivo descrever as características das contratações sustentáveis no âmbito da Administração Pública Federal (APF) brasileira. O estudo foi baseado nas informações divulgadas pelos órgãos que compõem o Sistema Integrado de Serviços Gerais (SISG), durante o período de 2011 a 2015. As características foram analisadas sob quatro perspectivas. A primeira foi quanto às modalidades de licitação; a segunda relaciona-se com as unidades federativas brasileiras; a terceira examina os órgãos superiores que compõem o SISG; e a quarta é conexa com os grupos de materiais contratados e classificados pelos órgãos. Esta pesquisa possui natureza descritiva e aborda o problema de forma qualitativa. Em relação aos procedimentos técnicos, utilizou-se o levantamento e a pesquisa bibliográfica. A coleta de dados foi por fonte secundária, mediante dados do Painel de Compras de Governo. Por fim, esta pesquisa verificou que: a modalidade mais utilizada e a que ocorre maior dispêndio com compras sustentáveis é o pregão; a unidade federativa que mais realiza contratações sustentáveis é o Rio de Janeiro e a gasta maior volume de recursos é o Distrito Federal; o órgão que desembolsa o maior montante e também o que mais pratica esse tipo de contratação é o Ministério da Educação; e “Mobiliários” é o grupo de materiais que mais absorve recursos públicos nas contratações sustentáveis. Conclui-se também que não há representatividade das contratações públicas sustentáveis nos órgãos vinculados a APF do Brasil estudados.

Palavras-Chave:Administração pública federal. Contratações públicas. Licitação sustentável. Painel de compras de governo.


LOGÍSTICA REVERSA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS GASTOS ENTRE A REUTILIZAÇÃO E DESCARTE DE EMBALAGENS EM UMA MICROCERVEJARIA

LUANA CARDOSO (UNESC) - Brasil
E-mail: luanacardoso0908@gmail.com

Zeli FELISBERTO (UNESC) - Brasil
E-mail: zeli.eu@gmail.com

Andréia CITTADIN (UNESC) - Brasil
E-mail: zerobertods@gmail.com

Milla Lucia FERREIRA GUIMARÃES (UNESC) - Brasil
E-mail: mlg@unesc.net

Dourival GIASSI (Unesc) - Brasil
E-mail: dgi@unesc.net

Leopoldo Pedro GUIMARÃES FILHO (UNESC) - Brasil
E-mail: lpg@unesc.net

A cadeia de suprimentos de uma entidade deve ser administrada de maneira integrada, permitindo que as atividades sejam otimizadas, de modo a reduzir os gastos, melhorar a qualidade dos produtos e serviços e criar diferenciais competitivos. A logística reversa, que há pouco tempo passou a fazer parte da cadeia de suprimentos, trata do fluxo inverso ao da logística usual. Serve para gerenciar os resíduos sólidos do ponto de consumo (consumidor) para o ponto de origem (fornecedor). Inicialmente, essa área era vinculada às questões ambientais, para destinação correta dos resíduos sólidos, atualmente, também se apresenta como potencial instrumento no que diz respeito ao retorno de materiais visando reduzir custos. O objetivo do estudo consiste em averiguar se a logística reversa melhora os resultados de uma microcervejaria do sul catarinense. A metodologia empregada foi descritiva, qualitativa, por meio de estudo de caso, baseado em relatórios disponíveis no software de gestão. Constatou-se que o processo de logística reversa traz ganhos a entidade, por meio da diminuição dos custos, além da redução dos impactos ambientais. Conclui-se que é vantajoso para a entidade reutilizar os vasilhames e não descartá-los no meio ambiente. Assim, se estruturadas e coordenadas adequadamente, as atividades pertinentes à logística reversa podem resultar em resultados positivos. Para tanto, as áreas envolvidas nesse processo devem focar na reestruturação dos procedimentos e controles afim de melhorar os resultados.

Palavras-Chave:Gestão estratégica de custos. Cadeia de suprimentos. Logística reversa


MODELO DE CUSTOS COMPARTILHADOS DE EXPORTAÇÃO E SERVIÇOS SOCIOAMBIENTAIS: INSERÇÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS AO MERCADO INTERNACIONAL

Mariano YOSHITAKE (UNIVERSIDADE CEUMA) - Brasil
E-mail: kimimarinamariano@gmail.com

Marize KOZLOWSKI (Faccamp) - Brasil
E-mail: marizeak@yahoo.com.br

Takeshy TACHIZAWA (FACCAMP) - Brasil
E-mail: usptakes@uol.com.br

O objetivo deste artigo é propor um modelo de custos compartilhado de exportação e serviços socioambientais como forma de inserção de micro e pequenas empresas ao mercado internacional da indústria de transformação de plástico. Nesse modelo, os custos e serviços de sustentabilidade, suporte às exportações e atividades administrativas operacionais podem ser compartilhados, a fim de facilitar o acesso das MPEs ao mercado internacional. O modelo concebido compõe-se de quatro etapas: identificação dos instrumentos de gestão socioambiental e indicação de atividade exportadora das organizações; classificação dessas empresas em estágios de sustentabilidade; agrupamento das micro e pequenas empresas do setor econômico analisado para formação da central; e mapeamento dos agentes institucionais. O enfoque metodológico adotado foi o estudo de multicasos. Como resultado do trabalho, foi possível formular estratégias para a implantação do modelo a ser efetivado em um estágio posterior ao presente artigo.

Palavras-Chave:Serviços de exportação. Serviços socioambientais. Rede de empresas. Sustentabilidade empresarial


O PAPEL DO FUNDADOR NO CRESCIMENTO E DESEMPENHO FINANCEIRO DE EMPRESAS FAMILIARES: UM ESTUDO MULTI-CASOS

Samuel Franco DE ASSIS JUNIOR (UFU) - Brasil
E-mail: samufranco@hotmail.com

Luana Fernandes DE SOUZA (UFU) - Brasil
E-mail: luana@arqueira.com.br

Vinícius Silva PEREIRA (UFU) - Brasil
E-mail: viniciuss56@gmail.com

Dany Rogers SILVA (UFU) - Brasil
E-mail: danyrogers@ufu.br

Kamyr Gomes DE SOUZA (UFU) - Brasil
E-mail: kamyr-nx@hotmail.com

O objetivo desta pesquisa foi analisar o impacto da saída do fundador no crescimento e desempenho financeiro de duas grandes empresas familiares. Foi realizado um estudo de caso múltiplo, que teve como amostra duas empresas familiares internacionais abertas, a Walmart e a Kuala Lumpur Kepong Berhad. Para o tratamento dos dados, utilizou-se o modelo de dados em painel. Para a empresa Kuala, nem a alavancagem nem a rentabilidade foram significativamente impactadas pela sucessão, mas houve melhora no crescimento. Já para a Walmart, a alavancagem foi significativamente reduzida após a saída do fundador, mas não houve impacto do crescimento, contrariando a hipótese de que a saída do fundador da gestão acarretaria efeito negativo sobre o crescimento da empresa. Na Walmart, a sucessão também apresentou efeito negativo sobre a rentabilidade da empresa.

Palavras-Chave:Empreendedorismo. Sucessão Familiar. Desempenho Financeiro.


OUTSOURCING NA INDÚSTRIA PARANAENSE: UM ESTUDO EMPÍRICO

Edenise Aparecida dos ANJOS (UFPR) - Brasil
E-mail: edeniseanjos@ufpr.br

Ivanildo Viana MOURA (UFPR) - Brasil
E-mail: ivm.bh.mg@gmail.com

Adriely Camparoto BRITO (UFPR) - Brasil
E-mail: adriely_camparoto@yahoo.com.br

Bianca AQUINO (UFPR) - Brasil
E-mail: bi_aquino@yahoo.com.br

Lauro Brito de ALMEIDA (UFPR) - Brasil
E-mail: gbrito@uol.com.br

Vicente PACHECO (UFPR) - Brasil
E-mail: vpacheco@ufpr.br

No cenário competitivo em que as empresas estão inseridas atualmente, utilizar as estratégias conhecidas valem como diferencial na tentativa de reduzir custos, aumentar a rentabilidade e posicionar-se à frente da concorrência. Uma técnica muito utilizada é o outsourcing, que consiste na prática de compra de produtos e serviços externos, na qual o termo em si fornece a ideia de algo originário de fora da organização. Neste contexto, a questão de pesquisa é: quais os critérios recorrentes para a tomada de decisão na adesão do outsourcing? buscando-se investigar na percepção dos gestores, os critérios e as variáveis considerados relevantes para tomada de decisão de adesão ao outsourcing. A pesquisa empírica realizada é descritiva com enfoque quantitativo, a população é formada por 2.775 industrias paranaenses cadastradas junto a Federação das Indústrias do Paraná (FIEP). O instrumento de pesquisa foi adaptado de Moschuris (2015), a coleta de dados ocorreu nos meses de junho e julho de 2016 e, ao término foram consideradas respostas fornecidas por 48 industrias. Os achados da pesquisa evidenciam que dos 11 critérios estratégicos apresentados, as variáveis consideradas mais relevantes na percepção dos gestores respondentes foram custo e qualidade. A pesquisa possibilitou identificar os elementos e variáveis considerados relevantes nesse processo de tomada de decisão pelos gestores respondentes e, embora não seja possível fazer uma generalização, os resultados fornecem uma indicação de como as empresas costumam resolver questões relacionadas a produzir ou comprar.

Palavras-Chave:Outsourcing, Produzir ou comprar, Tomada de decisão.


PASSIVO AMBIENTAL: UMA REFLEXÃO PARA A CONTABILIDADE

Lilian de Oliveira MARQUES (Uninter) - Brasil
E-mail: liliandog@hotmail.com

Leila Lucia ARRUDA (UNINTER) - Brasil
E-mail: llarruda@yahoo.com.br

Guilherme Teodoro Garbrecht () -
E-mail: guilherme.g@uninter.com

Marinei Abreu MATTOS (UFPR) - Brasil
E-mail: mariguarise@yahoo.com.br

A gestão ambiental começa a fazer parte do cotidiano das empresas, pois percebem os impactos ao meio ambiente decorrentes da produção que acabam por gerar custos ambientais. A contabilidade ambiental envolve ações da interação da empresa com meio ambiente que reflete na situação financeira e econômica da entidade. Este estudo teve por finalidade apresentar questões relevantes da contabilidade ambiental que originam dispêndios e apresentar as medidas realizadas pelas organizações referentes aos seus passivos ambientais. Para atingir os objetivos da pesquisa, foram analisadas as demonstrações contábeis das empresas de capital aberto ganhadoras do Prêmio Transparência ANEFAC/FIPECAFI/SERASA de 2015. Justifica-se este artigo no meio acadêmico e profissional, pois conforme Zilber et al. (2008) as empresas têm dificuldades na separação e na valoração dos fatos ambientais, tendo em vista que estas informações devem estar disponíveis a todos os envolvidos no negócio. Quanto a abordagem do problema, classifica-se como pesquisa qualitativa, posto que o estudo realizou a análise dos passivos e dos custos ambientais das entidades por meio da pesquisa descritiva, utilizou a pesquisa documental e a análise de conteúdo como estratégia de pesquisa e coleta dos dados. Os resultados demonstram que as empresas adotam medidas de preservação, recuperação, educação e investem em inovação e tecnologia a fim de minimizar os impactos da produção, visam demonstrar transparência, uma imagem positiva e preocupação da empresa com meio ambiente e ainda, que identificam e reconhecem suas obrigações ambientais.

Palavras-Chave:Contabilidade Ambiental. Meio ambiente. Passivos Ambientais. Custos Ambientais.


PERCEPÇÃO E GESTÃO DOS CUSTOS DA QUALIDADE EM EMPRESAS GERIDAS POR MULHERES EMPREENDEDORAS: UMA ANÁLISE EMPÍRICA

Juliane Andressa PAVÃO (UNESPAR) - Brasil
E-mail: julianepavao@hotmail.com

Márcia Maria dos Santos Bortolocci ESPEJO (UFMS) - Brasil
E-mail: marciabortolocci@ufpr.br

Reinaldo Rodrigues CAMACHO (UEM) - Brasil
E-mail: rcamacho@usp.br

Iasmini Magnes TURCI BORGES (UEM) - Brasil
E-mail: iasminiborges@gmail.com

As mulheres empreendedoras possuem características peculiares do estilo gerencial (OLIVEIRA; SOUZA NETO, 2008), sendo evidente a preocupação delas com a qualidade dos produtos (BARBOSA et al., 2010; NASCIMENTO, 2015). Deste modo, tem-se como objetivo verificar as diferenças de percepção e gestão dos custos da qualidade entre homens e mulheres empreendedores de empresas do Arranjo Produtivo Local (APL) do setor de confecções no Paraná. A amostra investigada é composta por 121 empresas. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva e do teste não paramétrico de Mann-Whitney. Os achados revelam que a mensuração dos custos da qualidade por mulheres empreendedoras se destacam nas quatro categorias de CQ conforme Feigenbaum (1994) em comparação com homens empreendedores. Foi possível verificar que existe diferença significativa na forma como são geridos os custos de treinamento (prevenção) e tempo perdido (falhas internas) por homens e mulheres empreendedores de confecções. Já nos custos de prevenção e nos custos de falhas externas não houve nenhum custo investigado com diferença significativa.

Palavras-Chave:Custos da qualidade. Mulheres empreendedoras. Setor de confecções.


REFLEXO DO AUMENTO DO CUSTO TRIBUTÁRIO COM O ICMS NO CRESCIMENTO DAS COMPANHIAS ABERTAS NO BRASIL

Lauro Vinício de Almeida LIMA (UFPB) - Brasil
E-mail: lvinicio2@gmail.com

Orleans Silva MARTINS (UFPB) - Brasil
E-mail: orleansmartins@yahoo.com.br

Márcia Reis MACHADO (UFPB/USP) - Brasil
E-mail: marciareism@hotmail.com

Esta pesquisa tem como objetivo verificar a relação existente entre a variação de alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o crescimento das empresas no mercado brasileiro de capitais. Com base em uma revisão de literatura acerca do custo tributário, do crescimento das empresas e do ICMS, a amostra analisada foi formada pelas empresas que compõe o índice IBrX100 da BM&FBovespa, em razão de reunir as 100 ações mais negociadas do mercado de ações no Brasil. O estudo tem por embasamento a análise fundamentalista, em que, segundo Damodaran (2012), o crescimento observado é relativo ao capital investido que, por sua vez, é utilizado para a geração de fluxos de caixa futuro. Como proxy do custo tributário com o ICMS foi utilizada a variação do percentual do tributo sobre a receita operacional entre os períodos observados, sendo controlados pelos efeitos da variação da receita, da taxa de reinvestimento, do retorno sobre o patrimônio líquido e do endividamento. Os resultados validaram o modelo estrutural da pesquisa, evidenciando a influência negativa do custo tributário com o ICMS no crescimento das empresas, ao afetar as tomadas de decisão de investimento em ambientes de recessão econômica e aumento de impostos, levantando a necessidade da ampliação do debate sobre as políticas fiscais brasileiras e o seu papel fundamental no desenvolvimento econômico do País.

Palavras-Chave:Alíquota; Crescimento; Custo Tributário; ICMS.


RELAÇÃO ENTRE CICLO DE VIDA ORGANIZACIONAL E USO DE INSTRUMENTOS DE CONTABILIDADE GERENCIAL

Vanderlei DOS SANTOS (UFSC/ UDESC) - Brasil
E-mail: vanderleidossantos09@gmail.com

Norton Luis CORRÊA (UDESC) - Brasil
E-mail: nc.nortoncorrea@gmail.com

Tayse GOMES (UFSC) - Brasil
E-mail: taysegomes_@hotmail.com

Ilse Maria BEUREN (UFSC) - Brasil
E-mail: ilse.beuren@gmail.com

O estudo objetiva averiguar a relação do ciclo de vida organizacional com o uso de instrumentos tradicionais e modernos de Contabilidade Gerencial. Uma survey foi realizada em 37 empresas industriais e aos dados aplicaram-se técnicas de estatística descritiva, análise discriminante e correlações. Os resultados mostram que a maioria dessas empresas encontra-se no estágio de nascimento e possuem diferentes anos de constituição, não seguindo uma ordem determinística conforme preconizado pela Teoria do Ciclo de Vida Organizacional. Dos instrumentos tradicionais, apenas os métodos de custeio (absorção, variável e padrão) não apresentaram relação significativa com os estágios do ciclo de vida. Tal pode decorrer da obrigatoriedade do uso do custeio por absorção e do pouco uso dos custeios variável e padrão nestas empresas. Observou-se relação negativa entre o estágio de nascimento e o uso de instrumentos de Contabilidade Gerencial, mas não foram encontradas evidências com o estágio de declínio. Relação positiva foi constatada entre os estágios de crescimento, maturidade e rejuvenescimento com os instrumentos de Contabilidade Gerencial. O uso de instrumentos modernos de Contabilidade Gerencial é maior no estágio de rejuvenescimento. Assim, conclui-se que, conforme a empresa avança nos estágios do ciclo de vida, maior é o uso de instrumentos de Contabilidade Gerencial.

Palavras-Chave:Ciclo de vida organizacional. Contabilidade Gerencial. Instrumentos tradicionais. Instrumentos modernos.


RELAÇÃO ENTRE O CUSTO DE CAPITAL E A RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: COMPARAÇÃO DE EMPRESAS QUE COMPÕEM O IBOVESPA E O ISE

Nádia CAVERSAN (UFSCar) - Brasil
E-mail: nadia.caversan@gmail.com

Andrei Aparecido DE ALBUQUERQUE (UFSCar) - Brasil
E-mail: andrei@dep.ufscar.br

Fabiane Leticia LIZARELLI (UFSCar) - Brasil
E-mail: fabiane@dep.ufscar.br

Kamyr Gomes DE SOUZA (UFU) - Brasil
E-mail: kamyr-nx@hotmail.com

O objetivo desta pesquisa foi comparar a relação entre o custo de capital das empresas brasileiras que compõem o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) com o daquelas que compõem o Ibovespa. A base para esta pesquisa foi a validação da hipótese de que as empresas que adotam os critérios da responsabilidade social corporativa apresentam custos de capital diferentes daqueles presentes no Ibovespa. Na metodologia para comparação foi aplicado o teste T² de Hotelling. Os resultados mostraram que a média das amostras, comparadas duas a duas, são semelhantes. A partir desse resultado, foram elaborados gráficos de tendência a fim de comparar as amostras período a período.

Palavras-Chave:Custo de Capital. ISE. RSC. Ibovespa


REMUNERAÇÃO DOS EXECUTIVOS E SUA RELAÇÃO COM A ESTRUTURA DE CAPITAL DAS COMPANHIAS BRASILEIRAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA

Iago França LOPES (UFSC) - Brasil
E-mail: lopes.iago@outlook.com

Itzhak David SIMÃO KAVESKI (UFMS/UFSC) - Brasil
E-mail: ikaveski@al.furb.br

Ilse Maria BEUREN (UFSC) - Brasil
E-mail: ilse.beuren@gmail.com

Viviane THEISS (UFSC) - Brasil
E-mail: theissviviane@gmail.com

Este estudo objetiva verificar a relação entre a remuneração dos executivos e o endividamento das empresas listadas na BM&FBovespa. A população da pesquisa compreende 494 empresas e como parâmetros de endividamento utilizaram-se valores contábeis (Endividamento Total a Valor Contábil e o Endividamento de Curto Prazo a Valor Contábil) e de mercado (Endividamento Total a Valor de Mercado, Endividamento Financeiro Oneroso de Curto Prazo e Endividamento Financeiro Oneroso de Longo Prazo) do período de 2010 a 2015. Os resultados evidenciam relação negativa significante entre endividamento de curto prazo a valor contábil e remuneração dos executivos, indicando que quanto maior o endividamento menor é a remuneração e que eles são incentivados a tomar decisões que privilegiam resultados no curto prazo. A relação positiva significante das variáveis de endividamento de mercado com remuneração dos executivos sugere que um nível de endividamento mais elevado implica maior remuneração dos executivos para compensar os custos do risco de falência por eles suportado. Esses resultados reforçam os pressupostos da Teoria da Agência, que a remuneração dos executivos é um mecanismo disciplinador do comportamento. Recomenda-se avançar nas investigações para o aprimoramento dessa prática, sem propor com isso homogeneizar a relação entre remuneração dos executivos e estrutura de capital, pois há evidências teórico-empíricas que ela é imersa em contextos organizacionais distintos.

Palavras-Chave:Remuneração dos Executivos. Estrutura de Capital. Empresas listadas na BM&FBovespa.


RESÍDUOS SÓLIDOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL: QUAL O CUSTO DE SUA DESTINAÇÃO E TRATAMENTO?

Luiz Fernando FÉLIX DA SILVA (UFU) - Brasil
E-mail: lffs-felix@hotmail.com

Marli Auxiliadora da SILVA (UFU) - Brasil
E-mail: marli@pontal.ufu.br

Investigou-se neste estudo o custo da destinação e tratamento dos resíduos sólidos no setor de construção civil no município de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro. Para tanto, descreveu-se tanto o processo de geração quanto a destinação e tratamento dos resíduos para tessitura das considerações acerca da temática. A pesquisa com abordagem qualitativa, realizada na forma de estudo de caso, classifica-se, quanto aos objetivos, como descritiva e exploratória. A observação e entrevistas utilizadas para coleta de dados evidenciaram que a geração dos resíduos ocorre em obras privadas e públicas, sendo que a recolha e deposição é realizada por empresas licenciadas. Os resíduos da construção e demolição (RCD) são depositados no aterro sanitários, em ecopontos e, também em zonas clandestinas no entorno da cidade. Nessa fase inicial da cadeia produtiva foram mapeados alguns elementos de custos inerentes ao processo, mas os mesmos se revelaram inconclusivos para evidenciação do custo efetivo da geração e destinação. Confirmou-se que no aterro sanitário, o RCD é depositado em uma área permanente e não recebe tratamento para sua transformação a fim de serem reciclados ou reutilizados conforme disposições legais, gerando custos ambientais que, todavia, não são mapeados ou divulgados. Na impossibilidade de mensuração considerou-se o custo de oportunidade como sendo o custo de destinação e tratamento do resíduo que totaliza em média, R$3.840,00 por tonelada de RCD.

Palavras-Chave:Construção civil. Resíduos de construção e demolição. Custo de destinação e tratamento.


ROYALTIES DO PETRÓLEO: CARACTERÍSTICAS DE UM CUSTO DE PRODUÇÃO EM TEMPOS DE CRISE

Fabiano de Almeida BARBOZA (UFRJ) - Brasil
E-mail: fabiano.a.barboza@gmail.com

Claudio Nascimento PEDROSO (UFRJ) - Brasil
E-mail: clanaspe@gmail.com

Yara Consuelo CINTRA (UFRJ) - Brasil
E-mail: yaracintra@facc.ufrj.br

As cotações internacionais do petróleo sofreram persistentes quedas nos últimos dois anos, impactando tanto o setor petrolífero como o setor público. Esta pesquisa tem como objetivo identificar os elementos que impactam o valor dos royalties do petróleo brasileiro. Foram analisadas notas explicativas de quatro empresas petrolíferas, referentes ao ano de 2015, além das regras de cálculo dos royalties estabelecidas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), dos dados da arrecadação nacional e da distribuição ao Estado do Rio de Janeiro. Os achados mostram que os elementos que impactam o valor dos royalties são o volume de produção, o dólar e o Brent. Também indicam que os royalties são tratados como custos de produção e que esse conceito é aplicado de forma consistente pelas empresas petrolíferas no Brasil. As quedas das cotações internacionais do Brent reduziram não só o valor desses custos, mas também a arrecadação fluminense em 2015. Os resultados deste estudo corroboram o argumento de que a queda nos preços do petróleo e a diminuição das receitas com royalties contribuíram para a dificuldade financeira atravessada pelo governo estadual do Rio de Janeiro.

Palavras-Chave:Petróleo. Custos de produção. Crise financeira. Rio de Janeiro. Royalties.


UTILIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DO BLOCO K DO SPED COMO OPORTUNIDADE DE REDUÇÃO DE CUSTOS EM EMPRESAS MOVELEIRAS

Fernando BEN (UCS) - Brasil
E-mail: fben@ucs.br

Renato HANSEN (UCS) - Brasil
E-mail: rhansen@ucs.br

Francisco José Kliemann NETO (UFRGS) - Brasil
E-mail: kliemann@producao.ufrgs.br

Este trabalho apresenta uma análise acerca da implantação do Bloco K do SPED em empresas moveleiras. Depois de um referencial teórico acerca do tema, onde foi apresentada a fundamentação legal do Bloco K e as características do setor moveleiro, é apresentado um diagnóstico realizado em empresas moveleiras gaúchas, buscando elementos acerca da percepção dos gestores e das necessidades de tais empresas para o atendimento desta demanda fiscal. Paralelamente, são exploradas oportunidades gerenciais para as empresas, com base na organizacional necessária para o atendimento do Bloco K, e nas oportunidades de melhoria decorrentes. O resultado da pesquisa realizada evidenciou que empresas moveleiras de todos os portes necessitam reestruturar seus processos e rever seus controles internos para o atendimento do Bloco K, além de a mesma evidenciar a possibilidade de redução no custo com matéria-prima em função das rotinas necessárias para tal demanda fiscal.

Palavras-Chave:Custo com matéria-prima. Bloco K. Gerenciamento dos estoques.




2. Casos Empresariais



CASO: DIAGNÓSTICO DO RESTAURANTE DA ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DA UFRN

Daniele da Rocha CARVALHO (UFRN) - Brasil
E-mail: drc_rn@yahoo.com.br

Aneide Oliveira ARAÚJO (UFRN) - Brasil
E-mail: aneide@ufrnet.br

Ridalvo Medeiros Alves de OLIVEIRA (UFRN/UNIFACEX) - Brasil
E-mail: ridalvo@ufrnet.br

O restaurante da APURN, tem servido à comunidade acadêmica há mais de 30 anos. A atual gestão tem enfrentado dificuldades para equilibrar suas finanças, a despeito de ter uma clientela significativa. O trabalho teve como objetivo investigar as causas do desequilíbrio, bem como orientar os gestores na implantação de ferramentas que os orientem no processo decisório. Para tanto, foram realizadas visitas, com observadores incógnitos e identificados, entrevistas e analise de demonstrações financeiras e relatórios gerenciais.

Palavras-Chave:Planejamento estratégico. Gestão de Custos. Controladoria.


IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DE CUSTOS POR PROCESSOS NA COPEL TELECOMUNICAÇÕES

Gianfrancisco Kazmarek CAVICHIOLO (Copel Telecom) - Brasil
E-mail: gian.cavichiolo@copel.com

BOLIVAR ALENCAR RIBEIRO (COPEL TELECOM) - Brasil
E-mail: bolivar.ribeiro@copel.com

Considerando a estratégia da empresa e pontos importantes para o negócio que não afetem o desempenho no mercado e a qualidade do produto/serviço aos clientes, o controle de custos é de extrema importância para a companhia aumentar a sua competitividade e lucratividade, permitindo, dentre outros resultados, que a formação do preço de venda seja feita com maior exatidão. O projeto de Gestão de Custos na Copel Telecomunicações se torna uma verdadeira ferramenta gerencial a partir do momento que estimula e suporta a melhoria contínua dos processos, da qualidade, dos parâmetros de desempenho da empresa e das pessoas.

Palavras-Chave:Custos, Custos por Processos, Método ABC, Copel, Telecomunicações, Serviços, Setor de Serviços.




3. Contribuições teóricas para a determinação e a gestão de custos



ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE RISCO CORPORATIVO NO PERÍODO DE 2005 A 2015.

Jackelline Ferreira CORDEIRO (UFG) - Brasil
E-mail: jackelline.ufg@gmail.com

Ilirio José RECH (UFU) - Brasil
E-mail: ilirio@terra.com.br

Alethéia Ferreira DA CRUZ (UFG) - Brasil
E-mail: aletheiacruz@yahoo.com.br

Um dos temas que tem chamado a atenção da academia nos últimos tempos é o risco corporativo. Após vários escândalos corporativos a academia despertou para a necessidade de identificar os riscos, evidenciar seus prováveis efeitos e as providências tomadas no sentido de mitigar seus efeitos no ambiente empresarial. Neste sentido o objetivo do presente estudo consistiu em averiguar como se caracterizou a produção científica sobre o risco corporativo nos últimos 11 anos. Para isso tomou-se por base a produção cientifica de 54 artigos divulgados nas bases de dados Scopus e Spell, no período de 2005 a 2015. Caracterizada como uma pesquisa bibliométrica também se classifica como descritiva quanto ao seu objetivo. Para a definição da amostra, os artigos foram selecionados por meio de técnica de amostragem não probabilística intencional, visto que foram segregados conforme especificidades expressas na seção 3 (três) desta pesquisa. Na amostra da produção científica sobre risco corporativo foram identificadas 91 (noventa e uma) Universidades/Instituições relacionadas aos autores e coautores. O tema predominante nos artigos é a mensuração e o impacto do risco corporativo nas empresas e o maior polo de pesquisas encontra-se nos Estados Unidos e Reino Unido.

Palavras-Chave:Risco Corporativo. Bibliometria. Produção científica.


ATIVO BIOLÓGICO: CONCEITUAÇÃO, RECONHECIMENTO E MENSURAÇÃO.

Hugo Dias AMARO (PUCPR) - Brasil
E-mail: hugodamaro@yahoo.com.br

Alceu SOUZA (PUCPR) - Brasil
E-mail: alceu.souza@pucpr.br

Eduardo Damião DA SILVA (PUCPR) - Brasil
E-mail: eduardo.damiao@pucpr.br

A norma internacional de contabilidade IAS41 estabelece os requisitos mínimos para reconhecimento e mensuração dos ativos biológicos nas demonstrações financeiras, o mesmo ocorre no Brasil com o CPC29, que regulamenta que os ativos biológicos devem ser reconhecidos pelo valor justo. Assim, este estudo objetiva identificar os ativos biológicos reconhecidos nas demonstrações financeiras e verificar como estes são mensurados pelas empresas de capital aberto no Brasil. Trata-se de uma pesquisa aplicada quanto à sua natureza; descritiva quanto ao seu objetivo; de sistematização de informações extraídas de uma base de dados já existente quanto à estratégia de abordagem do problema; de filtro de dados secundários quanto aos procedimentos técnicos de coleta de dados e longitudinal quanto à abrangência temporal do estudo. A população da pesquisa compreende as 604 empresas listadas na CVM. Com auxílio do software Economática® identificou-se 35 empresas que reconheceram ativos biológicos entre os períodos de 2010 a 2015. Os resultados apontam o setor de Papel e Celulose como maior divulgador, em termos monetários, sendo a empresa Fibria S/A a mais representativa do segmento. Com a análise qualitativa das notas explicativas verificou-se que as empresas do setor de Papel e Celulose adotam como critério de mensuração do valor justo o modelo de fluxo de caixa descontados que podem levar a viés de interpretação dada a subjetividade da técnica. A pesquisa serve como um posicionamento inicial para justificar futuros estudos sobre o reconhecimento dos ativos biológicos e como estes ativos são mensurados pelas empresas de capital aberto.

Palavras-Chave:Ativo biológico. Reconhecimento. Mensuração.


CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS ENTRE OS CONCEITOS DE CUSTOS DE TRANSAÇÃO E DE AGÊNCIA

Emmanuel Sousa DE ABREU (UNB) - Brasil
E-mail: emmanueldeabreu@yahoo.com.br

O objetivo desse ensaio é avaliar as convergências e divergências entre os conceitos de custos de transação e de agência utilizados em diferentes teorias, abordagens e contextos, fato que acaba por tornar suas respectivas utilizações teóricas e interpretativas confusas. São avaliadas as dimensões teóricas dos custos, como unidade de análise, pressupostos comportamentais dos indivíduos e fatos geradores. Três conclusões são alcançadas. Em primeiro lugar, verifica-se que os termos custos de transação e de agência podem ser adotados em sentido amplo ou estrito. Em segundo lugar, adotando-se os conceitos estritos, é possível distanciar os custos de transação dos de agência. Por último, adotando-se os conceitos amplos, é possível estabelecer o custo de agência como uma espécie de custo transacional.

Palavras-Chave:Custos de Agência; Custos de Transação; Teoria da Agência; Teoria dos Custos de Transação.


CUSTO TOTAL PARA O CONSUMIDOR E CUSTEIO DO CICLO DE VIDA: REFLEXÕES, FINALIDADES E PROCEDIMENTOS

Paulo Henrique REZENDE DA SILVA (UEM) - Brasil
E-mail: pauloh_r_s@hotmail.com

Lucas Merotti BARBOSA (UEM) - Brasil
E-mail: merottibarbosa@hotmail.com

Katia ABBAS (UEM) - Brasil
E-mail: katia_abbas@yahoo.com.br

Kelly Cristina Mucio MARQUES (UEM) - Brasil
E-mail: kcmmarques@uem.br

O objetivo deste estudo é identificar e analisar as diferenças e semelhanças entre o Custo Total para o Consumidor (CTC) e o custeio do ciclo de vida (CCV) tendo em vista a percepção de uma falta de clareza e concordância entre os autores e a consequente não difusão na prática ao mesmo nível dos demais artefatos da Gestão Estratégica de Custos. Foram necessários levantamentos na literatura nacional e internacional sobre os temas, a fim de possibilitar a análise das diferentes definições e abordagens, bem como a busca por uma distinção clara entre os dois artefatos estratégicos. O estudo caracteriza-se como uma análise crítico-interpretativa da literatura. Percebe-se que existe realmente certa confusão frente às diferentes definições, principalmente por caminharem rumo a um mesmo ponto de convergência estratégico. Alguns conceituam como sendo iguais, outros consideram que o CTC está incluso no CCV ou ainda o contrário. A partir das diferentes visões e reflexões apresentadas coube construir uma representação gráfica visando contribuir com a diferenciação entre os artefatos. Por fim, foi apresentado um quadro contendo as características essenciais identificadas. Foi constatada, na maioria dos autores, uma visão do CCV mais abrangente, considerando custos desde a pesquisa e desenvolvimento até o descarte do produto, enquanto o CTC parte da aquisição do produto, ou seja, o momento da escolha e compra, além dos possíveis gastos provenientes do consumo até o descarte.

Palavras-Chave:Gestão Estratégica de Custos; Ciclo de Vida; Total Cost of Ownership


DIVULGAÇÃO DAS PRÁTICAS DE LOGÍSTICA REVERSA EM COMPANHIAS CONSUMIDORAS DE RECURSOS AMBIENTAIS EM ALTO NÍVEL

Ádria Tayllo ALVES OLIVEIRA (UFPB/ UNESC) - Brasil
E-mail: adriatayllo@gmail.com

Mércia DE LIMA PEREIRA (UFPB/PPGCC) - Brasil
E-mail: mercia.uepb@gmail.com

Renata Paes de Barros CAMARA (UFPB) - Brasil
E-mail: rpbcamara@gmail.com

Simone Bastos PAIVA (UFPB) - Brasil
E-mail: sbpaiva@uol.com.br

No Brasil, a Lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, estabelece práticas de logística reversa para as atividades empresariais. A logística reversa pode combater o consumo exacerbado de recursos naturais, visto que esses são finitos, bem como proporcionar a correta destinação dos resíduos sólidos. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi verificar quais informações sobre práticas de logística reversa são divulgadas pelas companhias consideradas como consumidoras de recursos ambientais em alto nível da BM&FBOVESPA. O estudo é de natureza qualitativa e descritiva, sendo a amostra composta por 43 companhias listadas na BM&FBOVESPA de variados setores econômicos, cujas notas explicativas, relatórios de sustentabilidade e sites corporativos foram submetidos a uma análise de conteúdo. Foram verificadas as características das informações, no que se refere ao tipo de informação e instrumento de divulgação. Os resultados encontrados demonstram que 53% das empresas praticam a divulgação ambiental relativa à logística reversa, tal percentual pode ser considerado baixo, tendo em vista o alto impacto que as atividades das empresas estudadas causam ao meio ambiente. Em relação ao tipo de informação, 61% das empresas evidenciaram informações ambientais de caráter quantitativo, e o instrumento mais utilizado para essa divulgação por 52% das companhias é o relatório de sustentabilidade. Quanto às práticas de logística reversa divulgadas pelas companhias, verificou-se que a reutilização/reuso, reciclagem e reaproveitamento da água são frequentemente divulgados pelas companhias, seguidas por reciclagem e reutilização dos resíduos sólidos.

Palavras-Chave:Divulgação ambiental, Logística reversa, Teoria da Legitimidade.


GESTÃO DE CUSTO DA PESCA ARTESANAL DO VALE DO GUAPORÉ EM RONDÔNIA

Clodoaldo OLIVEIRA FREITAS (UNIR) - Brasil
E-mail: clodoaldo@unir.br

ELIANE SILVA LEITE (UNIR) - Brasil
E-mail: eleite2308@unir.br

Cleberson Eller LOOSE (UNIR) - Brasil
E-mail: clebersonloose@unir.br

Tañski Nilda CATALINA (UNaM) - Argentina
E-mail: nilda_tanski@hotmail.com

TANIA OLINDA LIMA (UNIR) - Brasil
E-mail: tania_olinda@hotmail.com

MARIA IRENILDA DE SOUSA DIAS (EMATER-RO) - Brasil
E-mail: irenildadias@gmail.com

A pesca artesanal é uma atividade de subsistência com papel socioeconômico e nutricional base para centenas de famílias de pescadores do Vale do Guaporé, que estão organizados em colônias. Nessa conjuntura, tem-se o objetivo de identificar o processo de gestão de custos da pesca artesanal no Vale do Guaporé. A pesquisa de campo foi realizada com os pescadores artesanais filiados a Colônia Z-3 de Pimenteiras do Oeste-RO. Para tanto, utilizou-se do método indutivo, com caráter descritivo, com abordagem quanti-qualitativa, por meio das ferramentas e técnicas das metodologias participativas. Os pescadores estão distribuídos em três categorias quanto aos barcos, sendo: (i) barco pequeno: em madeira de 4 a 6m, motorizado com motor rabeta com capacidade de até 400kg, utilizados em pescarias que duram em média de 2 a 3 dias, com prejuízo de 23,3% (ii) barco médio: em madeira de 8 a 10m, motorizado com motor estacionário, com capacidade de até 1.000kg, com prejuízo de 30,8%; (iii) barco grande: em madeira de 10 a 12m, motorizado com motor estacionário, com capacidade de até 6.000kg, utilizados em pescarias duram em média de 12 a 15 dias e lucro de 11,1% com pescaria compartilhada. Acrescenta-se a necessidade de implementar ações de proteção permanentes, aumentar o grau de fiscalização na atuação dos pescadores e turistas, garantir a permanência das matas ciliares, proteger as nascentes e igarapés pois são os berçários, contra a degradação provocada pelo agronegócio, como forma de manter e beleza da flora e fauna do vale do Guaporé.

Palavras-Chave:Pescadores Artesanais. Frota Pesqueira. Rendimentos.


GESTÃO DE CUSTOS INTERORGANIZACIONAIS E OPEN-BOOK ACCOUNTING: AS DUAS FACES DA MESMA MOEDA

Lara Cristina Francisco de ALMEIDA FEHR (FACIC/UFU) - Brasil
E-mail: laracris.almeida@bol.com.br

Sérgio Lemos DUARTE (USP / UFU) - Brasil
E-mail: sergioufu@gmail.com

Diante das mudanças no ambiente competitivo global, as empresas têm praticado novas formas de relacionamento e operação. Nesse contexto, a gestão e o controle de custos em uma perspectiva mais ampla ganha destaque. Assim, processos como a Gestão de Custos Interorganizacionais - GCI e o Open-Book Accounting - OBA têm se revelado essencial na busca de competitividade. O presente estudo teve como objetivo identificar os fatores do contexto relacional que determinam a complementariedade, similaridade e/ou a distinção entre a GCI e o OBA. Trata-se de um ensaio teórico com base em revisão de literatura sobre o tema. O estudo contribui com a literatura ao propor definições mais claras, objetivas e abrangentes para cada abordagem e ao identificar os fatores do contexto relacional determinantes da complementariedade, similaridade e/ou distinção a GCI e o OBA. Como resultado, verificou-se que dos dezesseis fatores analisados, apenas um (comprometimento) apresentou-se distinto na aplicação do OBA e da GCI, dois se mostraram complementares (benefícios e produtos) e os demais (ativos específicos, confiança, cooperação, componentes, dependência, estabilidade/frequência, incertza/risco, níveis de relacionamento, oportunismo, racionalidade limitada, salvaguardas, sistema de contabilidade de custos e tipos de cadeia) apresentaram-se similares nos dois processos. Constatou-se, ainda, que o OBA é um processo independente, porém sua aplicação isolada restringe os benefícios esperados se aplicado conjuntamente com a GCI. Ademais, algumas partes do processo de implementação da GCI pode requerer um nível baixo e talvez pontual de informações, porém a efetiva aplicação dessa abordagem exige um processo contínuo de compartilhamento de informações.

Palavras-Chave:Gestão de Custos Interorganizacionais. Open-Book Accounting. Ensaio Teórico.


PRINCÍPIOS NA GESTÃO DE CUSTOS: UMA REFLEXÃO TEÓRICA ACERCA DOS FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DOS MODELOS DE EQUIVALÊNCIA

Mara Juliana FERRARI (UFSC) - Brasil
E-mail: mara@rossa.com.br

Luiza Santangelo REIS (UFSC) - Brasil
E-mail: luizasantangeloreis@hotmail.com

O objetivo do presente estudo é apresentar uma discutição sobre os fundamentos teóricos que regem os modelos de equivalência e as circunstâncias que prevalecem para a sua utilização num processo produtivo. Em termos específicos, busca proporcionar maior familiaridade com as discussões acerca da utilização do Princípio das Relações Constantes, por meio da descrição e análise crítica das pesquisas desenvolvidas sobre o tema. Para tal, o estudo apresenta uma abordagem teórica e se utiliza de procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica com foco na análise crítica de conteúdo. Diante das discussões apresentadas sobre a validade e a aplicabilidade do Princípio das Relações Constantes, ao considerar que a sua definição é contemporânea e exprime a ideia de ponto de partida, absoluto em si, conclui-se por uma certa inconsistência semântica do termo. Assim, a denotação concedida ao princípio perde significância por necessitar de diversas condições para a sua validação, o que se configura como uma convenção oportuna para a adoção do modelo de equivalência (GP, UVA ou UEP). Desta forma, caracteriza-se a premissa das relações constantes não como um princípio, mas sim como um axioma (ou postulado). Quanto a análise crítica da literatura e das circunstâncias que prevalecem para a utilização do modelo, percebe-se uma lacuna conceitual pouco explorada que é a determinação do nível em que se dá a constância das relações – ao nível do potencial produtivo ou dos esforços de produção.

Palavras-Chave:Modelos de equivalência; Princípios; Constância.




4. Custos aplicados ao setor privado e terceiro setor



A RENTABILIDADE DA PRODUÇÃO DE UVAS EM UMA PEQUENA PROPRIEDADE RURAL DE UMA DESTINAÇÃO TURÍSTICA DA SERRA GAÚCHA

Renata GIACOMET (Ucs) - Brasil
E-mail: renatagiacomet@hotmail.com

Alex ECKERT (UCS) - Brasil
E-mail: alex.eckert@bol.com.br

Marlei Salete MECCA (UCS) - Brasil
E-mail: msmecca@ucs.br

Roberto BIASIO (UCS) - Brasil
E-mail: rbiasio@commcenter-rs.com.br

Conhecer as receitas e os custos de produção dentro das propriedades rurais é essencial para saber se os agricultores estão tendo o retorno financeiro. Mas isto é pouco praticado dentro das pequenas propriedades rurais, que geralmente não fazem nenhum tipo de controle. Visto a importância dos custos para a atividade rural, neste trabalho foi realizado um estudo de caso em uma propriedade de pequeno porte, localizada em uma destinação turística da Serra Gaúcha. A pesquisa teve por objetivo apresentar quais são os custos de produção e quais desses custos são os mais relevantes tendo como base a produção de uvas da variedade bordô. Através dos dados fornecidos pelo produtor rural e se utilizando de conceitos pesquisados em bibliografias especializadas, foram identificados os custos e as receitas da produção de uvas de cinco anos. Com base nos dados levantados, foi possível evidenciar que o custo com mão de obra é o mais relevante na produção de uvas nos cinco anos estudados. Além disso, foi possível observar que o agricultor está tendo lucro com a venda de uvas produzidas em sua propriedade e que o mesmo pode ser ampliado com a possibilidade de inserção de visitas guiadas/orientadas nas videiras.

Palavras-Chave:Custos. Propriedade Rural. Uvas.


ANÁLISE CUSTO/VOLUME/LUCRO APLICADA NA DECISÃO ENTRE COMPRAR E PRODUZIR: ESTUDO DE CASO EM GRANJA DE SUÍNOS

Rodney WERNKE (UNISUL / UNOCHAPECÓ) - Brasil
E-mail: rodney.wernke@unisul.br

Ivone JUNGES (Unisul) - Brasil
E-mail: ivone.junges@unisul.br

Antonio ZANIN (Unochapecó) - Brasil
E-mail: zanin@unochapeco.edu.br

Relata estudo de caso sobre a decisão entre comprar de fornecedor externo ou produzir em granja própria os suínos destinados ao abate em frigorífico cujos donos também são os proprietários da granja. Busca resposta para questão relacionada à viabilidade econômica de manter a produção ou optar pela aquisição de terceiros. Objetivou a proposição de modelo de planilha que permitisse abranger os valores monetários e volumes pertinentes ao contexto decisório citado. Quanto à metodologia, caracteriza-se como descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando o procedimento conhecido como estudo de caso. No que tange aos resultados, concluiu-se que o empreendimento não conseguiu remunerar o capital empregado pelos investidores, visto que o custo de oportunidade do capital aplicado supera o resultado operacional, acarretando a inviabilidade econômica da granja. Considera-se, então, que a pergunta de pesquisa foi adequadamente respondida e que o objetivo do estudo foi alcançado com a elaboração da planilha descrita no texto.

Palavras-Chave:Comprar versus produzir. Estudo de caso. Suinocultura.


ANÁLISE DE CONCORRENTES: INFORMAÇÕES PRIORIZADAS POR UMA COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL

Débora Hirata MISSUNAGA (UEM) - Brasil
E-mail: dmissunaga@gmail.com

Katia ABBAS (UEM) - Brasil
E-mail: katia_abbas@yahoo.com.br

Iasmini Magnes TURCI BORGES (UEM) - Brasil
E-mail: iasminiborges@gmail.com

Juliane Andressa PAVÃO (UNESPAR) - Brasil
E-mail: julianepavao@hotmail.com

Este estudo tem como objetivo identificar as informações priorizadas por um gestor de uma cooperativa agroindustrial de grande porte na análise dos seus concorrentes. A pesquisa é de campo, descritiva, qualitativa e utilizou-se do levantamento. Por meio da aplicação de um questionário, coletaram-se, dentre outras informações, dados da empresa, seus concorrentes, práticas de análise de concorrentes, fonte de dados e informação dos concorrentes, que foram analisados e confrontados com a base teórica. Os resultados evidenciam que das cinco práticas de análise de concorrentes, apresentadas por Guilding (1999), a de maior utilização é a avaliação de concorrentes com base nas demonstrações financeiras publicadas, enquanto a de menor utilização é avaliação dos custos dos concorrentes. As principais fontes de dados utilizadas pela empresa são conferências, seminários, feiras de comércio, demonstrações contábeis e financeiras, internet, publicações, comunicados de imprensa, propagandas e arquivos públicos. As fontes de dados menos utilizadas são os empregados contratados da concorrência. E, para divulgação de informações sobre seus concorrentes para tomada de decisão, a empresa utiliza boletins, reuniões, interação pessoal e bancos de dados computadorizados, que são alguns dos métodos citados pela literatura.

Palavras-Chave:Gestão Estratégica de Custos. Análise dos Concorrentes. Informações Priorizadas


APLICAÇÃO DO MÉTODO DAS UEPS PARA O CUSTEIO DE UMA PIZZARIA

Tiago Nunes BATISTA (UFPB) - Brasil
E-mail: tiagonbatista@gmail.com

Fábio WALTER (UFPB) - Brasil
E-mail: fwalter.br@gmail.com

As pizzarias são parcela relevante e crescente das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e, por estar em ramo de grande competitividade, necessitam informações apuradas de custos para auxiliar tomadas de decisão gerenciais. Um método de custeio considerado simples e viável para muitas MPEs é o Método das Unidades de Esforço de Produção (UEPs), o qual é normalmente aplicado no contexto de manufatura para finalidades de custeio e de controle gerencial. Este trabalho tem o objetivo de analisar a aplicabilidade do método das UEPs para o levantamento dos custos de transformação em uma pizzaria e pode ser classificado como descritivo, tendo utilizado como meios a pesquisa bibliográfica e documental e o estudo de caso. Como técnicas de coleta de dados foram utilizadas a observação sistemática, entrevistas não estruturadas e análise documental. O estudo foi realizado em uma pizzaria de João Pessoa e os dados de custos utilizados referem-se aos meses de maio e junho de 2015. Como principais conclusões pode-se apontar que o método das UEPs foi de fácil aplicação para o custeio de transformação do setor de preparação de pizzas, exigindo mais esforços no sentido de coleta de dados. O estudo de caso também parece sugerir que o Método das UEPs atendeu satisfatoriamente os objetivos de um método de custeio.

Palavras-Chave:Unidades de Esforço de Produção. Gastronomia. Análise de Custos.


AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS GESTORAS PARA GARANTIA DE SUSTENTABILIDADE EM ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL (OSC): UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO DOS CEGOS DE CAMPINA GRANDE - PB

Daniel Ferreira de QUEIROZ (UEPB) - Brasil
E-mail: queiroz.daniel@live.com

Lúcia Silva ALBUQUERQUE DE MELO (UEPB/ UFCG) - Brasil
E-mail: luciasalbuquerque@gmail.com

Vânia Vilma Nunes TEIXEIRA (UEPB) - Brasil
E-mail: vaniateix@hotmail.com

Janayna Rodrigues de Morais LUZ (uepb) - Brasil
E-mail: janarodrigluz@ig.com.br

Para assegurar sua sustentabilidade organizacional, as Organizações da Sociedade Civil (OSC) necessitam desenvolver estratégias mobilizadoras visando diversificar suas fontes de recursos. Este estudo de caso, portanto, tem como objetivo avaliar as práticas de gestão adotadas pelo Instituto dos Cegos de Campina Grande - PB, tendo em vista a mobilização de recursos e garantia de sustentabilidade, considerando suas potencialidades e desafios. A metodologia utilizada classifica-se como bibliográfica, exploratória, descritiva e de natureza qualitativa. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se, além de análise documental, entrevista semiestruturada. Os principais resultados revelaram por parte da instituição pesquisada uma estrutura administrativo organizacional eficiente, uma vez que corresponde aos modelos apresentados pelo Código Civil Brasileiro. Com relação a capacitação dos funcionários, bem como ao planejamento, monitoramento e avaliação de suas atividades, verificou-se a necessidade de fortalecimento de tais práticas, posto sua realização de forma escassa. Quanto à mobilização de recursos financeiros, evidenciou-se a necessidade de expandir suas fontes arrecadadoras, incentivando a instituição à utilização de estratégias de marketing e ampliação de exposição midiática, visando maior aproximação da sociedade civil e, com isso, sensibilização para possíveis colaborações. Sobre a prestação de contas, constatou-se a não utilização de demonstrativos contábeis, no entanto, a entidade revelou-se transparente, uma vez que exerce tais prestações por meio de formulários próprios, ou relatórios específicos solicitados por órgãos parceiros. Por fim, sugere-se que futuras investigações relacionadas à temática sejam desenvolvidas, visando a ampliação da amostra e, consequentemente, a obtenção de maior volume de dados a serem analisados e comparados com esta pesquisa.

Palavras-Chave:Terceiro setor. Práticas gestoras. Sustentabilidade.


CUSTO DE CONFORMIDADE DAS OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS: UMA ANÁLISE NOS ESCRITÓRIOS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS DE GOVERNADOR VALADARES/MG

Valéria Fernandes de OLIVEIRA (UFJF-GV) - Brasil
E-mail: valeriaf05@hotmail.com

Antônio Augusto Brion CARDOSO (UFJF - GV) - Brasil
E-mail: gutobrion@gmail.com

Isabelle de Oliveira LUCAS (UFJF-GV) - Brasil
E-mail: isabelleoliveira.gv@hotmail.com

Karoline Patrocínio CHAVES (UFJF-GV) - Brasil
E-mail: karoline.pc@hotmail.com

As transformações ocorridas nos últimos anos, tem afetado os mercados e em se tratando do setor de serviços contábeis não é diferente, porém, as mudanças tem acontecido não só em termos tecnológicos, mas também de aumento considerável dos serviços realizados por estes profissionais. Dentre essas mudanças, as obrigações acessórias que são necessárias ao complemento das informações tributárias são as que mais chamam a atenção. Nos últimos anos, com a criação de várias obrigações acessórias para todos os tipos de empresas, os escritórios se veem muitas vezes realizando um trabalho gratuito para o governo, sem uma contraprestação. Esta necessidade de se cumprir com as obrigações acessórias, fazem com que ocorram gastos não mensurados no custo do tributo pago, são os custos de conformidade. Diante deste cenário, o presente estudo objetivou-se em identificar os custos de conformidade, de escritórios de serviço contábil na cidade de Governador Valadares em Minas Gerais. Para isso foi realizada uma pesquisa descritiva, exploratória por meio de um questionário estruturado enviado aos profissionais da cidade. O resultado alcançado demonstrou que foi possível identificar os custos de conformidade e que estes variam de acordo com o tamanho dos escritórios, bem como a composição dos mesmos

Palavras-Chave:Obrigações acessórias. Escritórios de contabilidade. Custo de conformidade


CUSTOS NA FRUTICULTURA FAMILIAR: ESTUDO DE CASO EM UMA PROPRIEDADE GAÚCHA PRODUTORA DE CAQUI

Anelise NOVELLO (UCS) - Brasil
E-mail: anelisen9@hotmail.com

Nilton De MARCHI (UCS) - Brasil
E-mail: nilton@demarchicontabil.com.br

Alex ECKERT (UCS) - Brasil
E-mail: alex.eckert@bol.com.br

Marlei Salete MECCA (UCS) - Brasil
E-mail: msmecca@ucs.br

A atividade rural consiste em produzir bens de consumo através do emprego da natureza, e nessa atividade percebe-se que existem algumas carências em relação à identificação dos custos e da rentabilidade das diferentes culturas. Diante do exposto, a presente pesquisa buscou apurar a lucratividade da produção de caquis de uma propriedade familiar gaúcha. Para atingir este objetivo, realizou-se um estudo de caso, descritivo e qualitativo. Inicialmente foram realizadas algumas entrevistas, além de um levantamento de dados junto ao produtor rural, buscando obter informações sobre os custos dos processos de produção do caqui. Através do custeio por absorção e do custeio variável, foram efetuadas as análises da composição dos custos apurados e do resultado encontrado. Com base nos dados coletados, constatou-se que a atividade de produção de caquis apresentou resultado positivo. O caqui do tipo Kyoto, mesmo com produção menor e custos diretos maiores, gerou maior margem bruta e de contribuição. Ficou evidenciado que a lucratividade da produção de caquis da safra em estudo foi de 48,90%.

Palavras-Chave:Custos. Fruticultura. Caqui.


ESTRATÉGIAS DO AGRONEGÓCIO EM UM AMBIENTE COMPETITIVO: OS DESAFIOS PARA O PRODUTOR DA AGRICULTURA FAMILIAR

Roberto Rivelino Martins RIBEIRO (UEM) - Brasil
E-mail: rivamga@hotmail.com

Caroline Bertacini COLETTA (UEM) - Brasil
E-mail: caroline_coletta@hotmail.com

Kerla MATTIELLO (UEM) - Brasil
E-mail: m_kerla@hotmail.com

Marguit Neumann GONÇALVES (UEM) - Brasil
E-mail: marguitn26@gmail.com

Neuza Corte DE OLIVEIRA (UEM) - Brasil
E-mail: ncoliveira@uem.br

As diferentes formas de desenvolvimento da agricultura no Brasil levaram a formação de distintas formas da produção, fato que aliado à modernização produtiva, impõe novos papéis aos agricultores, seja na ampliação e intensificação das superfícies cultivadas, ou na necessidade de modificação das técnicas de produção tradicionais de baixa produtividade. Em decorrência disto, se verifica certas dificuldades que afetam a pequena produção agrícola, exigindo que produtores busquem estratégias que possibilitem a manutenção de suas unidades produtivas e melhorias na renda para os membros do núcleo familiar. É nesse contexto que o estudo busca responder: que estratégias são adotadas pelo produtor rural familiar para vencer os desafios em um ambiente competitivo? O caminho percorrido quanto aos objetivos foi de pesquisa descritiva, documental e levantamento, com abordagem quantitativa, na qual se buscou no ambiente de campo, informações sobre o processo produtivo, os custos e despesas referentes às culturas e produtos. O estudo apontou que as estratégias adotadas geraram resultados positivos, com o aproveitamento racional da área de plantio, inovações na produção de queijo, diversificação das atividades (soja, milho e viticultura) além do aproveitamento do maquinário e equipamentos com o arrendamento de terras no sistema de parcerias.

Palavras-Chave:Agricultura familiar. Gestão de custos. Políticas públicas.


ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS MÉTODOS DE CUSTEIO ABSORÇÃO APLICADOS NA PRODUÇÃO DO MILHO NO ESTADO DO MATO GROSSO

Mônica Campos DA SILVA (UFPR) - Brasil
E-mail: monica.campos_cic@hotmail.com

Marcielle ANZILAGO (UFPR) - Brasil
E-mail: marcianzilago@gmail.com

Joyce Menezes da Fonseca TONIN (UEM) - Brasil
E-mail: joycemftonin@gmail.com

Jorge Eduardo SCARPIN (UFPR) - Brasil
E-mail: jscarpin@gmail.com

A produção na atividade agrícola, pelas suas particularidades, exige escolhas racionais e utilização eficiente dos fatores produtivos. Esse processo de tomada de decisão reflete no valor do custo total, que, por sua vez, impacta os resultados financeiros da atividade. Nesse contexto, foi realizado um estudo descritivo qualitativo com o intuito de contribuir com a ciência retratando as vantagens da prática de gestão de custos na produção agrícola esta pesquisa tem como objetivo identificar o custo da produção referentes as safras de milho de 2014/15, 2015/16 e 2016/17 do Estado de Mato Grosso, e realizar a análise comparativa quanto à mensuração do custo de produção do milho pelos três métodos de custeio por absorção (Absorção Parcial, Absorção Parcial Modificado e Absorção Integral ou Pleno). Os dados da produção do milho foram extraídos dos relatórios do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA). Os resultados demonstram que cada método de custeio possui suas particularidades quando sua utilização, o método por absorção parcial modificado incorreu nos menores valores de custo total da produção por hectare, isso porque nessa metodologia é atribuído ao produto somente os custos variáveis e os custos fixos operacionais, as despesas e os custos fixos estruturais são levadas para o resultado do período. Conclui-se que a adoção de práticas de gestão de custos possibilita aos produtores rurais um melhor gerenciamento de suas atividades agrícolas, contribuindo para a tomada de decisão pois os métodos de mensuração de custo demonstram os reais resultados da produção agrícola.

Palavras-Chave:Custeio agrícola, Métodos de Custeio, Custeio por Absor


GESTÃO CUSTOS DA COLÔNIA DE PESCADORES Z-3 DO VALE DO GUAPORÉ-RO

Clodoaldo OLIVEIRA FREITAS (UNIR) - Brasil
E-mail: clodoaldo@unir.br

Tañski Nilda CATALINA (UNaM) - Argentina
E-mail: nilda_tanski@hotmail.com

Cleberson Eller LOOSE (UNIR) - Brasil
E-mail: clebersonloose@unir.br

ELIANE SILVA LEITE (UNIR) - Brasil
E-mail: eleite2308@unir.br

TANIA OLINDA LIMA (UNIR) - Brasil
E-mail: tania_olinda@hotmail.com

MARIA IRENILDA DE SOUSA DIAS (EMATER-RO) - Brasil
E-mail: irenildadias@gmail.com

A colônia de pescadores é uma associação de interesse comum, com gestão participativa, de modo que se valorize a capacidade de tomar decisão e resolver problemas conjuntamente na assembleia geral. Nessa conjuntura, tem-se o objetivo de identificar o processo de gestão de custos da Colônia Z-3 de Pimenteira do Oeste no Vale do Guaporé. A pesquisa de campo foi realizada com os gestores e pescadores artesanais filiados a Colônia. Para tanto, utilizou-se do método indutivo, com caráter descritivo, com abordagem quanti-qualitativa, por meio das ferramentas e técnicas das metodologias participativas. A colônia está muito bem gerida, muito bem estruturada e com recursos financeiros disponíveis em caixa, tem seu sistema de caixa informatizado e conta específica para cada fonte de renda e despesas. Já inexistência de instrumentos de gestão de custos mesmo com toda a sua estrutura organizada contabilmente, porém não se utiliza estas informações na tomada de decisão. Neste contexto, no período de agosto de 2014 a julho de 2015, teve receita de R$173.108,34 e custos totais de R$163.455,03 com saldo líquido de R$9.653,31 que vão se juntar à outras sobras totalizando R$48.109,48, estes recursos são utilizados em situações não previstas como quebra e aquisição de equipamentos ou outras situações em que a assembleia geral da colônia entender ser pertinente. Para a sobrevivência da Colônia, primeiramente necessita da subsistência dos pescadores, neste sentido, precisam organizar a exploração do rio, garantir a conservação das matas ciliares, proteger os igarapés e os berçários como forma de manter e beleza da flora e fauna do vale do Guaporé de modo sustentável.

Palavras-Chave:Pesca Artesanal. Receita x Custos. Tendências.


GESTÃO DE CUSTOS EM UMA EMPRESA DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE PASSAGEIROS DO RIO GRANDE DO NORTE

Jonas Capistrano Teixeira ROCHA (UFRN) - Brasil
E-mail: jonasctrocha@hotmail.com

Aneide Oliveira ARAÚJO (UFRN) - Brasil
E-mail: aneide@ufrnet.br

Daniele da Rocha CARVALHO (UFRN) - Brasil
E-mail: drc_rn@yahoo.com.br

Yuri Gomes Paiva AZEVEDO (UFRN) - Brasil
E-mail: yuri_azevedo@live.com

Diante das dificuldades que muitas empresas passam nos dias atuais no Brasil, somadas à falta de fiscalização dos transportes irregulares atuantes, tem-se cada vez mais a necessidade de entender os gastos de uma empresa para fins de gerenciamento. Nesse contexto, a presente pesquisa objetiva analisar os custos de uma empresa de transporte rodoviário de passageiros operante no Rio Grande Norte. Para tanto, buscou-se fazer um mapeamento dos gastos na entidade classificando-os em custos ou despesas, sendo fixas ou variáveis e ainda suas características, para que, então, os custos pudessem ser calculados e, por fim, analisados. Trata-se de uma pesquisa descritiva quanto aos objetivos, tendo utilizado como procedimentos as pesquisas bibliográfica e documental, e abordagem qualitativa. Foi analisado o período de 2013 a 2015, a partir dos dados coletados in loco, efetuando-se grande concentração de gastos classificados nos custos indiretos de serviço em virtude da ausência de registros analíticos que propiciassem uma analise mais acurada. Sendo uma atividade sujeita a uma acirrada competitividade, inclusive informal, evidenciou-se a necessidade de melhor compreensão dos fatos geradores de custos e, consequente gerenciamento, tanto em busca de racionalização e redução, quanto para o enfrentamento dos processos licitatórios a que estão sujeitas.

Palavras-Chave:Análise de Custos. Métodos de Custeio. Transporte Rodoviário de Passageiros.




5. Custos aplicados ao setor público



A ADOÇÃO DO REGIME DE COMPETÊNCIA NO RECONHECIMENTO DOS CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS DO IPTU NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA: UM ESTUDO DE CASO NA BUSCA DA MELHORIA DOS SISTEMAS DE APURAÇÃO DE CUSTOS E DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA GESTÃO PÚBLICA.

Juliana Carolina ARRAES VIEIRA (UFC) - Brasil
E-mail: arraes.j@gmail.com

Jeanne Marguerite Molina MOREIRA (UFC) - Brasil
E-mail: jeannemoreira@hotmail.com

Allyne Marie MOLINA MOREIRA (UNIFOR) - Brasil
E-mail: allynemariemm@live.com

A Contabilidade Pública está passando por diversas mudanças oriundas das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, uma medida essencial para implantação dos sistemas de apuração de custos e de avaliação do desempenho da gestão pública. Uma dessas mudanças está relacionada à adoção do regime de competência para o reconhecimento dos créditos tributários. O presente estudo teve como objetivo analisar a relevância desse reconhecimento e como a Prefeitura Municipal de Fortaleza está se adequando a esse processo de convergência aos padrões internacionais da Contabilidade, utilizando o método de estudo de caso com abordagem qualitativa. Com o intuito de alcançar tal objetivo, foi realizada uma entrevista semiestruturada com o assessor contábil, pois apesar de todas as orientações dadas pela Secretaria do Tesouro Nacional, cada ente da federação possui suas dificuldades tanto práticas como conceituais. Porém os resultados dessa recente implantação do regime de competência para o setor público ainda não pode ser completamente observado, pois o IPTU foi o único tributo reconhecido pelo regime de competência no Município de Fortaleza, e seus efeitos só poderão ser analisados no longo prazo.

Palavras-Chave:Contabilidade Pública, Regime de Competência, IPTU.


A APLICAÇÃO DO CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES PARA CONHECIMENTO DO SERVIÇO DE VERIFICAÇÃO DE ÓBITOS NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Márcio Augusto GONÇALVES (UFMG) - Brasil
E-mail: marciouk@yahoo.com

Bruno Pérez Fe () -
E-mail: brunoperez.bh@gmail.com

Yasmine Fernanda Ferreira CUNHA (UFMG) - Brasil
E-mail: yasminefcunha@gmail.com

Márcia Mascarenhas ALEMÃO (UFMG) - Brasil
E-mail: marcia.alemao@yahoo.com.br

Francisco Mateus Vasconcelos Gonçalves () -
E-mail: franciscomateusvg@gmail.com

Liliane Cristina BRAGA (UFMG) - Brasil
E-mail: liliane.braga@gmail.com

As estatísticas de mortalidade fornecem subsídios importantes para o conhecimento do perfil epidemiológico das populações e para o planejamento de ações de saúde. Dessa forma, a classificação da causa básica de morte como mal definida dificulta tanto para a obtenção de informações estatísticas confiáveis quanto para o planejamento de ações de saúde. O Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), segundo a Portaria nº 1.405, de 29 de junho de 2006, do Ministério da Saúde que Instituiu a Rede Nacional de Serviços de Verificação de Óbito e Esclarecimento da Causa Mortis, terá o intuito de diminuir o número de óbitos classificados como mal definidos, de pessoas falecidas de morte natural sem ou com assistência médica (sem elucidação diagnóstica). Este trabalho objetivou estudar, o custeio do Serviço de Verificação de Óbitos no Estado de Minas, por meio do método de Custeio ABC, partindo da necessidade cada vez maior de busca por eficiência nas instituições públicas. Para isso a natureza do presente estudo pesquisa é classificada como exploratória e descritiva, com abordagem mista, e, como procedimento um estudo de caso único, tendo como unidade de análise o Serviço de Verificação de Óbitos de Minas Gerais (SVO). Como consequência, pelo mapeamento das atividades pode-se fazer uma descrição mais acurada da forma pela qual os recursos são consumidos. Os resultados do trabalho evidenciam boa qualidade da informação, e indicam os valores mínimos, máximos e a média R$ 2.731,46, do custo de uma necropsia, subsidiando o gestor de informações adequados para realizar o gerenciamento do SVO.

Palavras-Chave:custos; custeio baseado em atividades, custos em saúde, serviço de verificação de óbitos


A MODELAGEM DO PROCESSO DE CUSTOS: UMA FERRAMENTA QUE VAI AUXILIAR OS MUNICÍPIOS NA IMPLANTAÇÃO DA APURAÇÃO DE CUSTOS NO SETOR PÚBLICO

Leoni MENTA ZAMIN (Fadergs) - Brasil
E-mail: leonimenta17@hotmail.com

Cézar Volnei MAUSS (ULBRA) - Brasil
E-mail: cezarvolnei@yahoo.com.br

Claudecir BLEIL (FAE - RS) - Brasil
E-mail: direcao@mbmgestao.com.br

Juciléia GIACOMIN (UNISINOS) - Brasil
E-mail: juci_giacomin@yahoo.com.br

A gestão de custos no setor público vem sendo incentivada por meio de Leis (4.320/64), e normas (NBCT 16.11), entretanto, não se tem propostas de implementação de um sistema de custos. Neste sentido, o objetivo principal do estudo é apresentar uma modelagem estruturada de processo de custeio, um esquema do ordenamento necessário para implantar custos no setor público. Como método de criação do modelo embasou-se na pesquisa grupo focal e em processos existentes no setor privado, adaptando-se estes conceitos ao setor público. O processo de implantação mostra detalhadamente as necessidades e fluxos para poder atender aos requisitos de entrada e de saídas do processo. Os resultados apurados foram à construção de um modelo conceitual de processo de custos divididos em etapas cujas fases são 1) preparação dos dados, 2) a coleta, e 3) análise dos dados, que pode servir de roteiro para o Município que deseja implementar a apuração de custos.

Palavras-Chave:Processo; Implantação; Custos: Setor Público


ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE OS INDICADORES DE DESEMPENHO E AS VARIAÇÕES DAS DESPESAS PÚBLICAS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR

Lilian Tadim MARQUES (UFMG) - Brasil
E-mail: liliantmarques@yahoo.com

Este artigo analisa se os indicadores de gestão determinados pelo Tribunal de Conta da União (TCU) para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) explicam as variações nas despesas públicas totais ocorridas nessas instituições. O TCU para avaliar o desempenho das IFES, desenvolveu indicadores que apontam desde o custo corrente por aluno até a taxa de sucesso acadêmico resultantes da aplicação dos recursos a elas destinados. Tais indicadores devem ser divulgados por cada instituição em seus relatórios de prestação de contas anuais. Analisou-se então neste trabalho se as variações nas despesas públicas no período de 2010 a 2014 de uma amostra de 19 universidades federais da região sudeste do Brasil, resultante da implementação da política pública de expansão do ensino superior, através das ações do programa REUNI, poderiam ser explicadas por meio dos indicadores de gestão que vem sendo apresentados nas prestações de conta dessas universidades. Através de estatística descritiva identificou-se as variações ocorridas nas despesas públicas e para detectar a relação dessas variações com os indicadores foi usada a regressão linear pelo Método de Mínimo Quadrado (MQO) e pelo Método de Efeitos Aleatórios (MEA) para também considerar os efeitos ao longo do tempo no modelo apresentado. Os resultados demonstraram que nem todos os indicadores de gestão explicam as variações que ocorrem nas despesas. Este resultado corrobora com outros estudos onde se constatou que os indicadores desenvolvidos pelo TCU estão mais relacionados com questões acadêmicas do que com questões orçamentárias das instituições federais de ensino superior.

Palavras-Chave:Indicadores de desempenho. Despesas públicas. IFES. REUNI. Expansão do ensino superior.


CAUSAS DA (NÃO) UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE APURAÇÃO DE CUSTOS PELAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR

Marcos Roberto dos SANTOS (UFPR) - Brasil
E-mail: marcos.santos@ufpr.br

Flaviano COSTA (UFPR) - Brasil
E-mail: flaviano_costa@hotmail.com

Simone Bernardes VOESE (UFPR) - Brasil
E-mail: simone.voese@gmail.com

A legislação abordando inicialmente a temática de custos no setor público data de 1964, enquanto a apuração de custos nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) já é tema de pesquisa desde 1977. Assim, este estudo pretende identificar as principais causas do uso (ou não) de sistema de apuração de custos pelas IFES brasileiras. Para tanto realizou-se uma pesquisa qualitativa, documental com analise de conteúdo nos Relatórios de Gestão, do ano de 2015, disponíveis no sítio eletrônico do Tribunal de Contas da União (TCU) e das próprias instituições. Identificou-se 148 unidades que após ajustes resultou em 111 IFES para análise. Dessas, obteve-se 80 relatórios, representando 72,07% da população ajustada. Dos principais achados destacam-se o baixo uso de sistema de apuração de custos (4 unidades), assimetria de informações quanto à justificativa do não uso de algum tipo de sistema, porque aproximadamente 90% das IFES não utilizam nenhum tipo de sistema, das quais 22% simplesmente descrevem no relatório que não possuem sistema. Contudo, observa-se o elevado interesse na implantação de uma sistemática de custo, principalmente o Sistema de Informações de Custos do Governo Federal (SIC) com cerca de 20% da amostra. Assim, embora existam pesquisas de longa data a respeito do tema, é possível reconhecer que há dificuldades na implantação de um sistema de custos no âmbito das IFES, devido à complexidade das atividades, a magnitude do trabalho, o acompanhamento na implantação do sistema e, por fim, de uma cultura de apuração e controle de custos público em todo o território nacional.

Palavras-Chave:Congresso Brasileiro de Custos. Custos. Sistemas de Apuração de Custos.


CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES: UMA PROPOSTA DO SEU USO NO CONTEXTO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Elizabete Ribeiro Sanches SILVA (UNIFEI) - Brasil
E-mail: elizabete@unifei.edu.br

Wallace Felipe Rodrigues FRANCISCO (UNIFEI) - Brasil
E-mail: wallace.feliper@hotmail.com

Davi Braga DA CRUZ (UNIFEI) - Brasil
E-mail: davibc19@hotmail.com

Bráulio BUENO (UNIFEI) - Brasil
E-mail: brauliobueno@unifei.edu.br

A gestão de custos tem se tornado um tema relevante nas organizações atuais, dada a dificuldade dos sistemas tradicionais de distribuição de custos indiretos, associada à complexidade dos processos e relacionamentos interorganizacionais. No mesmo contexto, a adoção de um sistema de custeio robusto pelas Instituições Federais de Ensino Superior se faz relevante, uma vez que este conhecimento pode demonstrar como os recursos destinados a estas instituições estão sendo aproveitados, de modo a incentivar o investimento feito e prover uma melhor gestão. Principalmente pelo fato do atual momento econômico demandar maiores controles no que se refere aos gastos públicos. Nesse sentido, o presente artigo visa apresentar os resultados obtidos através de um estudo de caso realizado em uma Universidade Federal de Minas Gerais, tendo como foco a proposta do uso do método denominado Custeio Baseado em Atividades. Para isso, além do levantamento teórico sobre o assunto, procurou-se estabelecer uma parceria com o responsável da área contábil e o coordenador de um dos cursos analisados neste trabalho, tornando possível a realização de cálculos de custos mais precisos. Observações foram feitas através de informações disponibilizadas em sistemas financeiros do governo, além de informações internas do departamento, tais como quantidades de salas, laboratórios e recursos computacionais. O objetivo é portanto, demonstrar como são alocados os gastos da universidade para alguns cursos.

Palavras-Chave:Contabilidade. Gestão de Custos. Universidade pública.


CUSTOS DIRETOS, NÍVEL SOCIOECONÔMICO, ESTRUTURA ESCOLAR E DESEMPENHO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS/PR

Saulo Fabiano AMANCIO-VIEIRA (PPGA/UEL) - Brasil
E-mail: saulofav@gmail.com

Renata Storti PEREIRA (UEL) - Brasil
E-mail: restorti@hotmail.com

A presente pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre os custos diretos, nível socioeconômico, estrutura escolar e desempenho educacional das escolas municipais dos anos iniciais do Ensino Fundamental de São José dos Pinhais-PR. Para tanto, o referencial teórico aborda os custos no setor público, bem como estudos sobre a utilização de custos na educação pública municipal. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é quantitativa, descritiva, realizada através de censo das escolas municipais de Ensino Fundamental de São José dos Pinhais-PR. A coleta de dados foi feita tanto no município, em relação aos dados de custos, quanto através de dados secundários disponibilizadas pelo Inep e QEdu, referentes aos dados socioeconômicos, de estrutura escolar e de desempenho educacional. As análises foram realizadas através de estatística exploratória/descritiva e georreferenciamento. Como resultado, verifica-se que há diferenças entre os custos pedagógicos, sociais e administrativos, sendo o custo pedagógico o de maior representatividade (57,42%). Ademais, verificou-se que quando se aumentam os valores de custos por aluno, não necessariamente o valor do desempenho dos alunos deve aumentar.

Palavras-Chave:Custos; Educação; Ensino Fundamental; Administração Pública


EFICIÊNCIA DOS GASTOS EM EDUCAÇÃO BÁSICA NOS ESTADOS BRASILEIROS A PARTIR DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA)

GREICI SCHERER (UNIOESTE) - Brasil
E-mail: greici.scherer@gmail.com

Fabíola Graciele BESEN (UNIOESTE) - Brasil
E-mail: fabiolagracielebesen@gmail.com

Tércio Vieira de ARAÚJO (UNIOESTE) - Brasil
E-mail: professortercio@hotmail.com

Valdir SERAFIM JR (Unioeste) - Brasil
E-mail: jr_valdir@hotmail.com

A educação básica é um direito fundamental e essencial de todos os cidadãos. Definir o quanto deve ser investido na área da educação não é uma tarefa fácil, pois o governo deve administrar os recursos públicos de forma eficiente e eficaz, para atender as necessidades coletivas e promover o bem comum, afetando assim diretamente o desenvolvimento social. A contabilidade pública é importante, pois auxilia no controle e planejamento da administração pública. Nesse sentido, a presente pesquisa buscou medir a eficiência dos Estados brasileiros na utilização dos gastos públicos na área de educação. Para isso, aplicou-se o método da Análise Envoltória de Dados (DEA), relacionando os gastos no setor de educação dos Estados brasileiros com os seguintes indicadores: IDEB, taxa de aprovação, taxa de reprovação e taxa de abandono. Assim, esta pesquisa classifica-se como explicativa e descritiva aos objetivos e a análise é quantitativa quanto a sua abordagem. Os resultados demonstraram que apenas um Estado tem o Nível de Eficiência Máxima, três Estados possuem um Nível Médio de Eficiência e 23 Estados possuem um Grau de Eficiência baixo, representando cerca de 85,19% do Estados que possuem um baixo nível de eficiência na alocação do seus recursos na área da Educação no Ensino Fundamental, analisando o orçamento por aluno matriculado, os Índices de Educação Básica, Taxas de Aprovação, Reprovação e Abandono.

Palavras-Chave:Educação, gastos públicos, eficiência.


EFICIÊNCIA DOS GASTOS MUNICIPAIS COM A EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DOS MUNICÍPIOS PAULISTAS NO ANO DE 2013

Vinicius DE MORAES (USP) - Brasil
E-mail: vs-viny@hotmail.com

Mayra Francisco POLIZEL (SENAC) - Brasil
E-mail: mayra.polizel@gmail.com

Jaime CROZATTI (EACH/USP) - Brasil
E-mail: jcrozatti@usp.br

O propósito deste trabalho é analisar a eficiência dos municípios paulistas em relação aos gastos públicos realizados na Subfunção educação fundamental no ano de 2013 com a técnica da Análise Envoltória de Dados - DEA. Para a seleção dos inputs, realizamos uma ampla revisão bibliográfica de artigos que trataram da temática. A partir deste levantamento, utilizamos a técnica de regressão linear para identificar quais insumos possuem maior correlação com os resultados do IDEB (indicador utilizado como produto). Com isto, os insumos utilizados foram: o gasto médio por aluno, a média de alunos por turma e o inverso da taxa de reprovação. Já como output, foi utilizado o IDEB. Cabe ressaltar que, tanto os insumos, quanto o output utilizado foram relativos às etapas do ensino Fundamental I e II da rede municipal de ensino. A análise da eficiência do gasto foi realizada durante o período de sete anos, o que é fundamental para uma análise mais abrangente e dinâmica e que permite resultados mais precisos sobre o objeto de estudo. Observou-se que, os melhores índices de eficiência estão na etapa dos anos iniciais, que por sua vez demonstrou oscilação nos recursos, porém, uma progressiva melhoria nos resultados dos demais indicadores, enquanto para os anos finais, os municípios tiveram um aumento expressivo nos recurso, superando até os anos inicias, porém, seus indicadores, apesar do avanço, não alcançaram os resultados dos anos iniciais. A principal contribuição do trabalho refere-se à validação dos indicadores utilizados como insumos juntamente com a criação de indicadores de eficiência na educação, reforçando a necessidade de accountability.

Palavras-Chave:Eficiência na Educação; Gastos Públicos no Ensino fundamental; Educação e Desempenho no ensino fundamental; Análise Envoltória de Dados.


EFICIÊNCIA NA ALOCAÇÃO DE RECURSOS EM SANEAMENTO BÁSICO: CORRELAÇÕES COM SAÚDE, EDUCAÇÃO, RENDA E URBANIZAÇÃO NOS MUNICÍPIOS MINEIROS

Ingrid Moreira SIQUEIRA (UFJF-GV) - Brasil
E-mail: ingrid.moreiraa@outlook.com

Anderson de Oliveira REIS (UFJF-GV) - Brasil
E-mail: andersonccoufv@gmail.com

Marinette Santana FRAGA (UFJF) - Brasil
E-mail: marinettefraga@gmail.com

Eliana Patrícia FERREIRA (UFJF) - Brasil
E-mail: patyeliana10@live.com

Natália LACERDA AMARAL (UFJF;GV) - Brasil
E-mail: natalia-lacerda@hotmail.com

Resumo: Os serviços de saneamento básico são considerados relevantes para a promoção da saúde pública e desenvolvimento socioeconômico. Este estudo tem como objetivo analisar as correlações existentes entre eficiência na alocação de recursos públicos e saúde, educação, renda e taxa de urbanização nos municípios mineiros. Para tanto foram utilizados os métodos estatísticos de Análise Envoltória de Dados e Correlação de Pearson. Os resultados apontam para uma baixa eficiência na alocação de recursos em saneamento básico para a maioria dos municípios analisados. O acesso ao serviço de esgotamento sanitário é a mais crítica entre as variáveis que compõe o estudo. Somente nos municípios com alto nível de eficiência é possível observar uma correlação positiva entre saneamento e desenvolvimento em saúde. Conclui-se, com base nos resultados, pela necessidade de melhorias na gestão dos recursos aplicados em saneamento básico. Além disso, no intuito de melhorar o acesso aos serviços de saneamento básico, são necessários políticas intersetoriais, principalmente com saúde e educação, pois conforme observado, municípios eficientes em saneamento básico apresentam maior desenvolvimento municipal na área de saúde.

Palavras-Chave:Saneamento Básico. Análise Envoltória de Dados. Desenvolvimento Municipal.


EVIDÊNCIAS RELATIVAS AOS CUSTOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS MUNICIPAIS: UMA ANÁLISE DOS FATORES DETERMINANTES

Marta Chaves VASCONCELOS (PUCPR) - Brasil
E-mail: martacvasconcelos@hotmail.com

Tatiana Marceda BACH (PUCPR) - Brasil
E-mail: tatibach@gmail.com

Daniela MATIOLLO (PUCPR) - Brasil
E-mail: danymatiollo@yahoo.com.br

Joel JUNIOR (PUCPR) - Brasil
E-mail: joelmunhozjunior@gmail.com

Alceu SOUZA (PUCPR) - Brasil
E-mail: alceu.souza@pucpr.br

Wesley Vieira da SILVA (PUCPR) - Brasil
E-mail: wesley.vieira@pucpr.br

Este estudo objetiva analisar os fatores determinantes dos custos per capita dos resíduos sólidos urbanos de municípios paranaenses no ano de 2014. Nesta pesquisa, que emprega uma abordagem quantitativa e descritiva, foram coletados dados secundários de 227 municípios paranaenses. As variáveis analisadas foram: custo per capita de resíduos sólidos urbanos; execução da coleta seletiva pelo agente público; execução da coleta seletiva pelo agente privado; execução da coleta seletiva pelo agente público e privado; não existência da coleta e a densidade populacional município. Por meio da estimação do modelo da regressão linear múltipla, verificou-se que os fatores determinantes dos custos per capita de resíduos sólidos urbanos de municípios paranaenses são a densidade populacional e a presença de coleta seletiva realizada pelo agente privado. Conclui-se que aumentos nas variações da densidade populacional causaram variações nos custos e, a presença de agente executor da coleta seletiva ser empresa privada também representa aumentos nos custos dos municípios. Este estudo contribui no âmbito prático, aos gestores de políticas públicas em termos de identificar quais os fatores que influenciam os custos realizados com os Resíduos Sólidos Urbanos. Os gestores poderiam criar e implementar estratégias direcionadas à redução dos custos, com orientação de curto e longo prazo. Medidas de curto prazo poderiam enfatizar a realização de campanhas de conscientização da população e a construção de biodigestores para transformação dos resíduos sólidos Urbanos em energia ou combustível. E, como medidas de longo prazo, a construção de usinas de biogás em cidades nas quais seu volume demandaria tal execução.

Palavras-Chave:Custos de resíduos sólidos urbanos. Municípios Paranaenses. Gastos Públicos Municipais.


IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE CONTABILIDADE DE CUSTOS: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE TI QUE UTILIZA O ABC

Suze Helen SILVA VEIGA MAIA (SERPRO) - Brasil
E-mail: suzehelens@gmail.com

Beatriz Fátima MORGAN (UnB) - Brasil
E-mail: beatrizmorgan@unb.br

Esta pesquisa tem como objetivo verificar em que estágio está o Sistema de Informação de Contabilidade de Custos (SICC) no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para analisar a implantação completa desse sistema, bem como da Contabilidade de Custos. O Serpro é uma empresa que presta serviços de Tecnologia da Informação (TI) e adota a Contabilidade Gerencial e o sistema de custeio baseado em atividades. A pesquisa foi realizada no período de março a agosto de 2016. Trata-se de um estudo de caso associado à pesquisa documental, cuja metodologia é descritiva qualitativa. Os achados confirmaram que o Serpro está no estágio III, segundo Kaplan e Cooper, e é possível a implantação do SICC e da Contabilidade de Custos, visto que a empresa possui sistemas de informações consistentes. Dessa forma, a empresa tem as ferramentas necessárias para avançar para o estágio IV.

Palavras-Chave:Custos. Sistemas de informação. Activity Based Costing. Implantação Contabilidade Custos.


IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE CUSTOS EM PREFEITURAS CATARINENSES: O QUE DIZEM OS CONTADORES SOBRE AS DIFICULDADES E CONTRIBUIÇÕES?

Amanda Finck DREHMER (UDESC) - Brasil
E-mail: amandadrehmer@gmail.com

Fabiano Maury RAUPP (UDESC) - Brasil
E-mail: fabianoraupp@hotmail.com

Rafael TEZZA (UDESC/UFSC) - Brasil
E-mail: rafaeltezza@yahoo.com.br

O artigo apresenta os resultados do estudo que teve por objetivo identificar a percepção dos contadores de municípios catarinenses sobre as dificuldades e contribuições decorrentes da implantação do Sistema de Informação de Custos do Setor Público (SICSP) em prefeituras. A pesquisa é descritiva, realizada por meio de estudo de levantamento, com abordagem quantitativa. A população compreendeu os contadores das prefeituras dos 295 municípios do Estado de Santa Catarina. O instrumento de coleta de dados, um questionário, foi estruturado com base no trabalho de Lovato (2015). O envio do questionário foi feito por email, no mês de fevereiro de 2016, obtendo-se o retorno de 42 profissionais, representando 14,23% da população. Os dados coletados foram analisados por meio de estatística descritiva, utilizando-se, para tanto, planilhas eletrônicas. Mesmo observando evidências de que há uma predisposição dos contadores em buscar atualização na área e que, dado o tempo de atuação destes profissionais na contabilidade pública, possuem experiência para atuarem nas prefeituras catarinenses, a implantação do SICSP ainda não é uma realidade nos municípios investigados. Resultados semelhantes foram observados em municípios do Rio Grande do Sul, Paraná e Rondônia, o que leva a pressupor que esta seja a realidade de muitos outros estados brasileiros e seus respectivos municípios. Em termos de dificuldades na implantação, o item com destaque foi a quantidade de integrantes da equipe técnica. Quanto às contribuições, a ênfase foi dada para a criação de medidas, comparações e padrões de grande utilidade para a elaboração do PPA, LDO e LOA.

Palavras-Chave:Dificuldades. Contribuições. Sistema de informação de custos. Prefeituras.


IMPORTÂNCIA DA OBSERVAÇÃO DOS CONCEITOS DO CUSTO TOTAL DE PROPRIEDADE EM AQUISIÇÕES E EFETIVIDADE NO USO DOS BENS DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR

Carolina Moreira PEREIRA (UFMG) - Brasil
E-mail: carolmope@gmail.com

Rosimeire Pimentel GONZAGA (FEA/USP e FACE/UFMG) - Brasil
E-mail: ropgonzaga@gmail.com

Gustavo Henrique DE LIMA (UFMG) - Brasil
E-mail: gustavo_hlima@hotmail.com

Marcia Athayde MOREIRA (UFMG) - Brasil
E-mail: mathayde@face.ufmg.br

Este artigo versa sobre a utilização dos conceitos do Custo Total de Propriedade (TCO de Total Cost of Ownership) e a efetividade no uso de bens públicos, tendo como universo de análise bens de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). Teve como objetivo geral verificar a percepção dos usuários dos bens de uma IFES sobre a importância da observância dos conceitos do TCO sobre os custos de compras, manutenção e reposição dos bens adquiridos. Além disso, buscou-se analisar como a IFES, escolhida para o estudo, realiza o controle da efetividade no uso dos seus bens, considerando desde o planejamento e a especificação para a compra, as instalações, manutenções e o controle do desgaste para substituição. Foram realizadas análises documentais, observação, entrevistas e survey a fim de se atingir o objetivo da pesquisa. Como resultado foi identificado que existe planejamento de compras de itens, que as compras seguem os parâmetros estabelecidos pela Lei das Licitações Públicas, e que ainda não foi desenvolvido o conceito de TCO na entidade analisada. A partir da survey e das entrevistas realizadas foi constatado que a lei de licitações dificulta a qualidade das aquisições, porém a maioria dos respondentes e entrevistados estão satisfeitos com a utilização dos bens, com predominância de percepções positivas por parte dos participantes da pesquisa. Por fim, conclui-se que há efetividade no uso dos bens disponibilizados, favorecendo o suporte à oferta dos cursos na IFES pesquisada.

Palavras-Chave:Custo Total de Propriedade, Efetividade, Bens Públicos, Ativo imobilizado.


INDICADORES DE DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO EM UMA OMPS DA MARINHA DO BRASIL: O PARALOGISMO DA ANÁLISE TRIMESTRAL

Ridalvo Medeiros Alves de OLIVEIRA (UFRN/UNIFACEX) - Brasil
E-mail: ridalvo@ufrnet.br

Daniele da Rocha CARVALHO (UFRN) - Brasil
E-mail: drc_rn@yahoo.com.br

Raquel Aparecida de Oliveira Silva () -
E-mail: raqueloliveirasilvamg@yahoo.com.br

Luiz Vieira DE OLIVEIRA (UFRN) - Brasil
E-mail: lvieira@ufrnet.br

Aneide Oliveira ARAÚJO (UFRN) - Brasil
E-mail: aneide@ufrnet.br

A Marinha do Brasil criou o Sistema OMPS visando a avaliar seu desempenho e subsidiar o processo decisório da Alta Administração Naval, com informações extraídas das Demonstrações de Resultado do Período (DRP), elaboradas com valores acumulados a partir de janeiro de cada exercício, com registros extraídos do SIAFI, provenientes da execução de serviços realizados. Esse relatório é enviado à Diretoria de Finanças da Marinha que, a partir dele, elabora trimestralmente o Relatório Econômico-Financeiro, que contém indicadores de desempenho, e é submetido à apreciação do Conselho Financeiro e Administrativo da Marinha. O objetivo geral desse trabalho é calcular os indicadores de desempenho mensais com base nas DRP da Base Naval de Natal e verificar se convergem aos anuais, no período de 2011 a 2015. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem quantitativa, bibliográfica e documental. As DRP foram tabuladas no Excel, e foram calculados os indicadores de desempenho mensais, referentes aos anos de 2011 a 2015. Os resultados apontam que, de forma geral, há convergência da média dos indicadores mensais aos anuais, e que as faixas de avaliação de desempenho estão na faixa de normalidade. No entanto, altas oscilações de custos e faturamento ocorreram a partir da autorização da administração para aplicar parte do faturamento em compras e investimentos, e por ocorrer períodos de sazonalidade, com manutenção e docagens. O estudo conclui, então, que a análise de indicadores de desempenho realizada apenas trimestralmente, que aponta para um desempenho satisfatório, constitui um paralogismo, ao encobrir desempenhos mensais insatisfatórios.

Palavras-Chave:OMPS. Demonstração do resultado do período. Avaliação de desempenho.


MENSURAÇÃO DE GASTOS PÚBLICOS E IMPACTOS SOCIAIS: ESTUDO SOBRE O CUSTO PÚBLICO EM ATIVIDADES CULTURAIS DE UMA FUNDAÇÃO PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA NA BAHIA

Tania Ferreira dos Santos BOMFIM (UNEB) - Brasil
E-mail: bomfim.tania@gmail.com

Daniel de Jesus PEREIRA (UEFS, FAT, FTC) - Brasil
E-mail: daniel_resgate2002@yahoo.com.br

Kelly Cristina RIBEIRO MARQUES CARDOSO (UEFS) - Brasil
E-mail: kellycrm@terra.com.br

Luiz Ivan dos Santos SILVA (UEFS, FAT, PMFS) - Brasil
E-mail: luizivanss@hotmail.com

Luciana Gonçalves DE SOUZA (FSSS) - Brasil
E-mail: lucianasouza.contadora@gmail.com

Leandro DO NASCIMENTO SANTOS (UNEB) - Brasil
E-mail: leandrosantos.contador@gmail.com

O objetivo deste trabalho foi analisar os impactos sociais mensurados a partir do levantamento de custos em espetáculos realizados em espaços não convencionais, como praças e / ou espaços ao ar livre por parte da gestão pública municipal. Para isto, foi necessário discutir teoricamente o cenário de contabilidade de custos na esfera pública em relação às entidades privadas, identificar os gastos que compõem cada espetáculo realizado por uma fundação pública na cidade de Feira de Santana, além do levantamento do cálculo por cada cidadão que assistiu as apresentações. O trabalho conta ainda com uma análise comparativa da realização do mesmo espetáculo em espaços fechados e o acesso da população em centros culturais privados e pagos. A pesquisa foi classificada como de caráter qualitativo, com analise documental e entrevista não estruturada junto aos setores da referida fundação. Os resultados apontaram que a mensuração dos gastos públicos vinculados, auxiliam o gestor municipal e a sociedade a perceberem os benefícios oriundos de atividades culturais em espaços públicos. Pôde-se perceber, então, que o valor realizado por centros culturais fechados e pagos representa aproximadamente 6,5 (seis vezes e meia) se comparado aos gastos públicos e, mesmo que o ente público realize o pagamento de espaço, para a realização da atividade o ganho é de metade do valor de inteira, com base na análise próximo ao valor realizado para estudantes, classe considerada de modo diferenciado para o acesso em ventos culturais.

Palavras-Chave:Gastos Públicos, Custos Públicos, Atividades Culturais


O CUSTO DE PESSOAL NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS PELO MUNICÍPIO DE RONDONOPOLIS - MT

Renildes Oliveira Oliveira LUCIARDO (UFMT) - Brasil
E-mail: renildesol@uol.com.br

Sandra Maria PAIXAO DE SOUZA (UFMT) - Brasil
E-mail: sandrapaixao90@hotmail.com

Adão Ferreira da Silva () -
E-mail: aferreiras@uol.com.br

O presente estudo objetiva apurar os custos de pessoal do serviço público de educação. Baseou-se nos fundamentos teóricos relacionados à apuração de custos, seus métodos de custeio e sistemática. O método da pesquisa é o teórico empírico com a apresentação de descrições e argumentações práticas sobre o tema. Para se alcançar o objetivo da pesquisa, realizou-se o estudo de levantamento de dados na área de gestão de pessoas da Secretaria Municipal de Educação do Município de Rondonópolis-MT. Com a aplicação do custeio por absorção foi possível visualizar os custos dos programas, projetos destes serviços. A pesquisa revelou que o Município não dispõe de um sistema para aferir custos de suas atividades, embora apresente as despesas executadas e liquidadas (componentes do custo) de forma organizada por programas projetos e atividades no sistema contábil, o que significa que a implantação de um sistema de custos é possível sem grandes dificuldades

Palavras-Chave:Custos dos serviços públicos. Gestão de custos. Custeio absorção.


O CUSTO NA FORMAÇÃO DO OFICIAL TEMPORÁRIO DE ARTILHARIA: O CASO DO EXÉRCITO BRASILEIRO

William Sanguitao LAZZAROTTO (UNIFRA) - Brasil
E-mail: williamlazzarotto@hotmail.com

Maria Dolores POHLMANN VELASQUEZ (UNIFRA) - Brasil
E-mail: mdolores@ufsm.br

Lucas Almeida DOS SANTOS (UFSM) - Brasil
E-mail: luksanttos@gmail.com

FERNANDA LUIZA VENDRUSCOLO BONADIMANN (UNIFRA) - Brasil
E-mail: fernanda@slmcontabil.com.br

A presente pesquisa tem como objetivo apurar o custo de formação do oficial temporário de artilharia para o Exército Brasileiro. Para isso, apresenta-se um estudo de caso de caráter descritivo, de abordagem qualitativa e quantitativa realizado em um quartel da Região Central do Rio Grande do Sul. Tendo como base o ano de 2015, o método de custeio adotado foi o ABC, tendo as informações construídas por meio do sistema de custos adotado pelo Exército (Siscustos). A partir do embasamento teórico foram identificadas as variáveis componentes de formação do oficial temporário: material de consumo, serviços, mão de obra, alimentação, concessionárias e depreciação. Apurou-se que um oficial temporário custa para o Exército o valor de R$ 54.506,10, destacando-se que a variável de maior impacto foi a remuneração dos instrutores e dos alunos, já que ambas alcançaram em torno de 83,87% do custo total. Palavras-chave: Custos. Setor Público. Oficial Temporário de Artilharia.

Palavras-Chave:Custos. Setor Público. Oficial Temporário de Artilharia.


O FINANCIAMENTO DA SAÚDE E A RELEVÂNCIA DAS INFORMAÇÕES DE CUSTOS NO SETOR SAÚDE PÚBLICA: ESTUDO DA BASE DE CONHECIMENTO DE CUSTOS DA FUNDAÇÃO HOSPITALAR DO ESTADO DE MINAS GERAIS - FHEMIG

Márcio Augusto GONÇALVES (UFMG) - Brasil
E-mail: marciouk@yahoo.com

Bruno Pérez Fe () -
E-mail: brunoperez.bh@gmail.com

Márcia Mascarenhas ALEMÃO (UFMG) - Brasil
E-mail: marcia.alemao@yahoo.com.br

Yasmine Fernanda Ferreira CUNHA (UFMG) - Brasil
E-mail: yasminefcunha@gmail.com

Liliane Cristina Braga () -
E-mail: liliane.braga@gmai.com

O artigo apresenta a importante e necessária criação de base de conhecimentos de custos hospitalares, metodologicamente válida e sistematizada, que permita a discussão do financiamento da saúde na perspectiva do uso dos recursos. Para tanto apresenta a experiência da implantação do sistema de gestão de custos da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG). Sua representatividade fundamenta-se em base de dados padronizada e sistematizada de custos hospitalares, desde 2009, fundamental na discussão do financiamento da saúde, na busca da otimização dos recursos na saúde. A relevância da base de conhecimentos fundamenta-se no expressivo volume de consumos consumidos, por estar preconizado na Lei do SUS, pelo incipiente número de hospitais públicos que as tem. Trata-se de estudo de caso único, com método de investigação observacional e monográfico. Apresenta as ações estratégicas/táticas/operacionais realizadas pela FHEMIG que possibilitaram a implantação do sistema de gestão de custos, sua disponibilização e o uso como metainformação, isto é, como informação acerca de informações para a compreensão dos processos gerenciais alinhando a gestão dos recursos a indicadores assistenciais. As principais conclusões sobre a importância da base de conhecimentos de custos foram: para as organizações hospitalares, constituem uma absoluta necessidade para análise e gestão do uso dos recursos, bem como os conhecimento dos processos administrativos e assistenciais; e para a discussão do financiamento da saúde, ao fundamentar o “quanto custa” os serviços prestados, permite a definição de políticas de repasses aos prestadores e marcos regulatórios do setor

Palavras-Chave:Financiamento da saúde. Custos hospitalares. Gestão estratégica de custos. Metainformação custo. Custos FHEMIG.


POLÍTICAS DE MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO FISCAL COMO FORMA DE REDUZIR OS CUSTOS EM MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA

Izaias DELFINO DOS SANTOS (UFC) - Brasil
E-mail: yzaias@hotmail.com

Jeanne Marguerite Molina MOREIRA (UFC) - Brasil
E-mail: jeannemoreira@hotmail.com

Allyne Marie MOLINA MOREIRA (UNIFOR) - Brasil
E-mail: allynemariemm@live.com

A Modernização da Gestão Fiscal dos municípios busca explorar o potencial de receitas, através da melhoria da arrecadação dos tributos de competência desses entes. O presente estudo apresenta como objetivo geral verificar se os quatro maiores e os quatro menores municípios da Região Metropolitana de Fortaleza aplicam políticas de Modernização da Gestão Fiscal, além de relacionar as políticas de Modernização da Gestão Fiscal; e, analisar a importância de se investir na Modernização da Gestão Fiscal. A metodologia aplicada foi exploratória, com a contribuição dos colaboradores que atuam em Municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, os quais responderam questionário estruturado com perguntas fechadas. Esses dados coletados foram analisados qualitativamente, com vistas a solucionar o objetivo proposto. Verificou-se ao longo do estudo que, de maneira geral, os colaboradores reconhecem a importância de se aplicar as políticas de modernização, e os municípios, na maioria, as aplicam, porém ainda existe a necessidade de ampliar e aperfeiçoar essa aplicação e assim aproveitar o potencial inexplorado de receitas que podem ser arrecadadas.

Palavras-Chave:Administração Pública. Modernização da Gestão Fiscal. Federalismo Fiscal.


PRINCIPAIS DISCRICIONARIEDADES NOS PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS DO ATIVO NÃO CIRCULANTE IMOBILIZADO: UM ESTUDO NA ITAIPU BINACIONAL

José Antonio CESCON (UNIOESTE) - Brasil
E-mail: cescon@cescon.adm.br

Neusa PIACENTINI (unisinos) - Brasil
E-mail: nepiacentini@hotmail.com

Daniela Miguel COELHO ((UNISINOS)) - Brasil
E-mail: danielagmcoelho@yahoo.com.br

Clóvis Antônio KRONBAUER (UNISINOS) - Brasil
E-mail: clovisk@unisinos.br

RESUMO Objetivo deste trabalho foi identificar as principais práticas discricionárias ocorridas na contabilização dos itens que compõe o Imobilizado da Itaipu Binacional. Para tanto, se utilizou como delineamento metodológico, quanto ao procedimento aplicado, o estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram de fontes secundárias, extraídas do site da empresa. Os dados foram extraídos das demonstrações contábeis e os relatórios anuais da Itaipu Binacional, compreendidos no período de 2005 a 2014. A análise dos dados foi do tipo quantitativo. Com base nestes dados pode-se afirmar que o cálculo e reconhecimento da depreciação tiveram um impacto elevado na composição patrimonial da Itaipu Binacional e seria interessante que a própria Itaipu começasse a divulgar qual será a expectativa de vida útil e quais os critérios a serem adotados em relação ao reconhecimento da depreciação. Sendo que, uma vez que foi liquidada a obrigação financeira referente ao financiamento para construção da usina hidrelétrica de Itaipu, a entidade terá que determinar qual será o procedimento para o processo de “custos” no sentido de estabelecer um valor de venda da energia gerada para a obtenção de receitas, que cubram seus custos e ainda sejam competitivos principalmente no mercado de energia entre o Brasil e Paraguai.

Palavras-Chave:Julgamento contábil. Imobilizado. Método de depreciação.


PROPOSTA DE MODELO DE ANÁLISE DE CUSTOS PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS EM IFES

Jackelline Ferreira CORDEIRO (UFG) - Brasil
E-mail: jackelline.ufg@gmail.com

THIAGO ALVES (UFPR) - Brasil
E-mail: thiagoalves@ufpr.br

Este artigo propõe um modelo de mensuração dos custos para cursos de graduação da área de Ciências Sociais Aplicadas (ou outros que tenham uma estrutura de funcionamento semelhante). Desenvolveu-se a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, tendo como parâmetro a estrutura de custo de um curso de graduação da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). O modelo emprega concepção de custeio do método ABC utilizando o número de alunos matriculados por curso, unidade, campus e universidade como direcionadores de custos para realizar o rateio das despesas da instituição federal de ensino superior analisada (IFES) às unidades de custo: os cursos de graduação. Ainda prevê o detalhamento dos itens de despesa dos cursos, os critérios de rateio de cada item de despesa e as fontes de dados necessárias para aplicação. Constatou-se a importância de um sistema de informações de execução orçamentária e financeira com detalhamento suficiente para calcular custos por unidade. É esperado que o modelo oriente o custo anual total e o custo-aluno-ano dos cursos de graduação de uma IFES, uma vez que o conhecimento do valor do custo-aluno-ano por curso nas IFES é estratégico para a gestão financeira e para tomada de decisão sobre expansão da oferta de educação superior no período de 2014-2024 estabelecida no Plano Nacional de Educação (PNE - Lei 13.005/2014). O custo-aluno no contexto do PNE qualifica o debate acerca do investimento em educação superior nas instituições públicas e privadas com os recursos públicos.

Palavras-Chave:Custos no setor público. Custeio ABC. IFES.


RECONHECIMENTO DA DEPRECIAÇÃO E GESTÃO PATRIMONIAL NO SETOR PÚBLICO: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR

Joana D'ARC OLIVEIRA (UFPR) - Brasil
E-mail: joana.oliveira@ufpr.br

Ademir CLEMENTE (UFPR) - Brasil
E-mail: ademir@ufpr.br

O presente artigo busca analisar como está sendo realizado o reconhecimento da depreciação e a gestão patrimonial do ativo imobilizado de uma Instituição Federal de Ensino Superior, após a padronização de critérios pela Secretaria do Tesouro Nacional, para esfera federal. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários e observação não participante no período de outubro a dezembro de 2015, junto aos membros da Comissão de Gestão Patrimonial envolvidos com o controle patrimonial, registro contábil e tecnologia da informação. Os quesitos do questionário aplicado analisaram os conhecimentos técnicos da contabilidade no reconhecimento da depreciação contábil e analisaram os conhecimentos dos respondentes sobre o gerenciamento do acervo patrimonial. Nota-se que a maioria dos respondentes não apresentou afinidade com as abordagens acerca dos conhecimentos técnicos. Percebe-se, com base nas respostas dos questionados sobre o gerenciamento do acervo patrimonial, que a maioria acredita que existe controle patrimonial mesmo que parcial e é unânime o conhecimento de que o procedimento de levantamento físico dos bens ocorre anualmente. Entretanto observou-se que os gestores reconhecem que os conhecimentos técnicos ainda não são adequados e por isso percebem a necessidade de treinamentos para melhor desenvolverem as atividades de gestão patrimonial e contabilização do reconhecimento da depreciação contábil. Notou-se ainda que as atividades são realizadas de maneira individualizada pelas unidades e dessa forma cada unidade não percebe o impacto, negativo ou positivo, que causa uma nas outras. Como conclusão destaca-se que recai sobre a gestão patrimonial a incumbência em contemplar o desenvolvimento de procedimentos acertados.

Palavras-Chave:Depreciação; Gestão patrimonial; Setor público, IFES.


RECONHECIMENTO E MENSURAÇÃO DO ATIVO IMOBILIZADO NO SETOR PÚBLICO

Celso GALANTE (UNOCHAPECÓ) - Brasil
E-mail: galante@unochapeco.edu.br

Vilmar OENNING (UNOCHAPECO) - Brasil
E-mail: oenning@unochapeco.edu.br

Alexandre Klein Land () -
E-mail: alexandre.land@unochapeco.edu.br

A contabilidade pública está em um momento de significativas mudanças e o reconhecimento e mensuração dos ativos imobilizados está entre essas mudanças que precisam ser implementadas pelas prefeituras municipais, tornando-se então, a análise de como essas mudanças estão sendo tratadas nos municípios da microrregião de Chapecó, o objetivo dessa pesquisa. A amostra da pesquisada compreende dezesseis contadores de um total de trinta e nove que representam os municípios da microrregião de Chapecó. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, através de levantamento e com análise qualitativa e quantitativa. Os dados foram coletados pela aplicação de questionários aos contadores dos municípios pesquisados. Os resultados indicam que, apesar de já se observar uma evolução nos controles e registros dos ativos imobilizados, ainda há municípios que precisam avançar nesse sentido. Também em relação a mensuração de tais ativos, percebe-se que ainda não há um completo entendimento por parte de alguns contadores sobre como proceder para atender a legislação vigente ou, não possuem recursos suficientes para atender tais exigências. As conclusões da pesquisa apontam que a contabilidade pública deve ter um enfoque patrimonial com maior atenção por parte dos contadores e gestores públicos em relação ao patrimônio, pois alguns não estão de acordo com a legislação.

Palavras-Chave:Patrimônio público. Imobilizado. Setor público.


UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS GASTOS PÚBLICOS NA ESFERA MUNICIPAL DE GOVERNO

Luiz Medeiros de ARAUJO NETO (UnB) - Brasil
E-mail: medeiros2002@hotmail.com

andre luiz marques SERRANO (UnB) - Brasil
E-mail: andrelms@unb.br

Carlos ROSANO-PEÑA (UnB) - Brasil
E-mail: gmcrosano@gmail.com

José Carneiro da Cunha OLIVEIRA NETO (UnB) - Brasil
E-mail: joseccon@gmail.com

Fernanda Ledo MARCINIUK (UNB) - Brasil
E-mail: flmarciniuk@gmail.com

A qualidade do gasto público é fundamental para a eficiência do setor público e, logo, para a maximização do bem-estar gerado para a população. Atualmente, o Brasil apresenta um nível elevado de gastos em relação ao Produto Interno Bruto, valor esse próximo ao de países desenvolvidos e muito abaixo ao dos países da América Latina. Em um primeiro momento foi ampliado o número de pessoas atendidas por esses serviços; mas atualmente, há crescente demanda por serviços de melhor qualidade. Em contraponto, o Brasil possui também um elevado nível de carga tributária, o maior entre os BRICS e Países da América Latina, de forma que é pouco provável o aumento de receitas públicas. Nessa conjuntura, a melhora da eficiência do gasto público se torna a forma mais pertinente para se melhorar os serviços prestados. Esse trabalho teve por objetivo mensurar a eficiência, eficácia e produtividade do gasto público dos municípios brasileiros, descrever as características dos municípios benchmarks. Para isso foi construído um modelo de Análise Envoltória de Dados (DEA) para a eficiência e eficácia, já a produtividade foi avaliada a partir do Índice de Malmquist. Os resultados mostram que os estados que mais tiveram municípios benchmarks foram Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul. Haveria ainda estreita relação entre eficiência e eficácia, ou seja, trabalhar pela melhoria da eficiência deve resultar em melhora da eficácia também. Já a análise de produtividade encontrou melhora no nível de produtividade tanto pela tecnológica quanto da eficiência técnica.

Palavras-Chave:Eficiência do Gasto Público. DEA. Finanças Públicas.




6. Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões



A ANÁLISE CUSTO-VOLUME-LUCRO COMO FERRAMENTA GERENCIAL PARA TOMADA DE DECISÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA ALCOOLEIRA DO ESTADO DA PARAÍBA.

Juliana Silva DE ARAÚJO (UFPB) - Brasil
E-mail: julianasilva_20jap@hotmail.com

Luiz Gustavo Sena Brandão PESSOA (UFCG) - Brasil
E-mail: gustavobrandao@bol.com.br

Josicarla Soares SANTIAGO (UFPB) - Brasil
E-mail: josicarlass@yahoo.com.br

Yara Magaly Albano SOARES (UFPB) - Brasil
E-mail: yaramagaly@yahoo.com.br

Com a preocupação de se manter ativa no mercado, as empresas buscam cada dia mais pela redução e eliminação de desperdícios e, pelo aumento da lucratividade, de forma que se torna cada vez mais necessário a adoção de técnicas gerenciais que auxiliem os gestores nas tomadas de decisões. O objetivo desse trabalho foi identificar como a ferramenta da análise de custo-volume-lucro (CVL) pode diagnosticar possíveis problemas no resultado de uma indústria Alcooleira. Para isso, se buscou os dados da empresa que representam os números do último trimestre do ano de 2015 e foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória, de natureza quantitativa por meio de um estudo de caso, através de uma pesquisa documental nos arquivos e sistemas disponibilizados pela empresa selecionada, desenvolvendo então, uma investigação sobre as informações advindas da aplicação da ferramenta gerencial de análise custo/volume/lucro para a empresa. Verificou-se uma situação preocupante onde a empresa em dois dos três meses pesquisados tem trabalhado abaixo do ponto de equilíbrio, não conseguindo com a margem de contribuição dos produtos estudados cobrir os custos fixos de sua atividade, nesse sentido a margem de segurança para os mesmos meses se apresentou negativa e, por sua vez, o grau de alavancagem financeira também não foi representativo. O resultado obtido aponta para o diagnóstico de que a empresa em análise apresenta variáveis fora do padrão e que podem comprometer sua continuidade, de forma que, ações investigativas precisam ser realizadas no sentido de se identificar exatamente qual o cerne do problema.

Palavras-Chave:Análise CVL. Resultado. Tomada de decisão. Empresa Alcooleira.


A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA GERENCIAL NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO RAMO DE CONFECÇÕES E VESTUÁRIO EM GOIÂNIA

Celma Duque FERREIRA (UFG) - Brasil
E-mail: celmaduke@hotmail.com

Gilberto Crispim SILVA (UFG) - Brasil
E-mail: crispim.silva@uol.com.br

A pesquisa investigou como as micro e pequenas empresas de confecção e vestuário na cidade de Goiânia, segundo maior polo desse segmento no Brasil, utilizam informações contábeis gerenciais no processo de tomada de decisão. Para isso, buscou-se identificar o perfil das empresas desse segmento, utilizando o método de pesquisa descritiva, através de amostragem não probabilística do tipo intencional com 736 empresas analisadas. A metodologia utilizada foi a aplicação de questionários fechados aos gestores in loco. Após a tabulação e análise dos dados, com auxílio de software estatístico, chegou-se à conclusão que essas empresas, não utilizam as informações geradas pela contabilidade gerencial em suas decisões, e recorrem a experiências mercadológicas dos seus gestores. Que há conflitos conceituais entre custos e despesas. Que o relatório “fluxo de caixa diário” (entrada e saída de numerários), é o mais utilizado por essas empresas. Que o controle de apuração de lucro limita-se as entradas e saídas do estoque. Que o preço de venda é definido pelo cenário mercadológico. Que 40% dessas empresas não estão dispostas a pagar por um serviço diferenciado dos contadores. E que os contadores se restringem a apresentar apenas informações referente a questões fiscais (impostos) e trabalhistas (folha de pagamento).

Palavras-Chave:Micro e pequena empresa. Contabilidade gerencial. Tomada de decisão.


A GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS COMO VANTAGEM COMPETITIVA EM EMPRESAS DO SETOR INDUSTRIAL SALINEIRO DE MOSSORÓ-RN

Ítalo Carlos SOARES DO NASCIMENTO (UERN) - Brasil
E-mail: italocarlos25@gmail.com

FRANCISCO CESAR ARAUJO DE LIMA FILHO (UERN) - Brasil
E-mail: cesarfilho_92@hotmail.com

Jandeson Dantas da SILVA (UFC) - Brasil
E-mail: jandeson.dantas@hotmail.com

Wênyka Preston Leite Batista da COSTA (UERN) - Brasil
E-mail: wenykapreston@hotmail.com

Sergio Luiz Pedrosa SILVA (UERN) - Brasil
E-mail: sergiopedrosa@uern.br

Maria Naiula Monteiro PESSOA (UFC) - Brasil
E-mail: naiula@ufc.br

A Contabilidade de Custos torna-se uma grande aliada na gestão de qualquer empresa, auxiliando na tomada de decisões, desenvolvimento de novas estratégias e na busca por vantagem competitiva. Adaptando essas estratégias para o segmento industrial salineiro, foco desse estudo, pode-se proporcionar à empresa diversas vantagens que auxiliam na gestão como: manutenção de custos, redução de perdas, melhoria na compra de insumos, o que posteriormente se configurará em um diferencial competitivo para seus clientes deixando à empresa a frente dos demais concorrentes. Sendo assim, o presente estudo possui como questão de pesquisa: como as empresas do setor industrial salineiro utilizam os custos de maneira estratégica para obtenção de vantagem competitiva? Nesse sentido, tem-se como objetivo geral identificar como as empresas do setor industrial salineiro utilizam os custos de maneira estratégica para obtenção de vantagem competitiva. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de campo de caráter descritivo, tendo como amostra estudada vinte e seis indústrias salineiras da cidade de Mossoró/RN. O instrumento de pesquisa foi caracterizado por meio de um questionário eletrônico contendo dez questões fechadas direcionado aos contadores, gestores e/ou outros profissionais com entendimento acerca da gestão de custos atuantes no setor industrial salineiro. Os dados foram tratados de maneira quantitativa, utilizando ferramentas da estatística descritiva como: média, frequência e análise fatorial. A análise dos resultados apontou que as empresas estão cada vez mais preocupadas com a gestão de custos, em virtude da elevada proporção de indústrias que utilizam um sistema de gestão estratégica de custos, em relação ao método de custeio adotado com maior ênfase destacou-se método de custeio absorção, em relação ao posicionamento estratégico da empresa foi evidenciado a diferenciação do produto e por fim destacou os propósitos da contabilidade de custos nas empresas do setor industrial salineiro, reduzindo as variáveis em três fatores: planejamento e controle de custos, tomada de decisão e gerenciamento dos custos. Dessa forma, tanto o objetivo geral quanto os específicos do estudo, foram alcançados, em relação aos resultados obtidos pela pesquisa, pode-se concluir que o setor salineiro está cada vez mais competitivo, pois os gestores estão preocupados com um diferencial competitivo que lhes assegure maior tempo no mercado, buscando na gestão estratégica de custos uma sintonia entre as informações geradas e a necessidade de cada setor da empresa, otimizando os custos e maximizando o desempenho.

Palavras-Chave:Contabilidade de Custos. Gestão Estratégica. Vantagem Competitiva.


A LUCRATIVIDADE OPERACIONAL SOBRE AS VENDAS DAS EMPRESAS BRASILEIRAS – UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO SEGMENTO DE PAPEL E CELULOSE

Adail Marcos LIMA DA SILVA (UFCG) - Brasil
E-mail: adail.marcos@hotmail.com

Ana Maria LIMA DA SILVEIRA (UEPB) - Brasil
E-mail: ana.lima.silveira@gmail.com

Em relação ao volume da receita das vendas, a lucratividade operacional exprime a intensidade assumida pelo lucro proveniente do cumprimento das atividades fins, exatamente o lucro antes dos juros e do imposto de renda, e deve ser aferida por intermédio do indicador de desempenho econômico conhecido como margem operacional. Quanto maior a margem operacional, maiores a distância para o ponto de equilíbrio contábil e a contribuição à obtenção de taxas mais robustas aos retornos sobre o ativo total e o patrimônio líquido, favorecendo a execução combinada da remuneração do capital e da criação de riqueza. Destarte, este trabalho teve por objetivo geral investigar a situação econômica recente do segmento de Papel e Celulose com ênfase na margem de lucratividade operacional de suas empresas. Com históricos levantados à margem operacional trimestral de 31/03/2011 até 31/03/2016, os resultados foram processados e analisados com base no seguinte conjunto de métodos quantitativos: distribuições de frequências, médias e os testes não paramétricos Wilcoxon Amostra Única, Kruskal-Wallis e Bonferroni-Dunn. Quase todas as empresas do segmento de Papel e Celulose mantiveram suas margens operacionais históricas em níveis favoráveis à confirmação da superação do ponto de equilíbrio contábil com folga, ratificando, também, a geração de alguma lucratividade operacional à remuneração do capital e à criação de riqueza. Ainda, majoritariamente as empresas obtiveram margens de lucratividade estatisticamente equivalentes. Sendo assim, o segmento de Papel e Celulose caracteriza-se por ter quase todas as empresas com históricos favoráveis à margem de lucratividade operacional, havendo, inclusive, maior quantidade de convergências em termos de desempenho.

Palavras-Chave:Lucratividade sobre as Vendas. Margem Operacional. Papel e Celulose.


A SIGNIFICÂNCIA DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PARA A ESTRUTURA DE CUSTOS DE UMA ORGANIZAÇÃO

Caio Saab ORSINI (Uniderp) - Brasil
E-mail: caio.orsini@gmail.com

O presente artigo apresenta o Planejamento Tributário como uma eficiente ferramenta da Engenharia de Custos utilizada por uma entidade na busca pela redução legal de sua carga tributária, possibilitando a redução nos custos oriundos dos setores fiscal e tributário e dos custos operacionais e proporcionando a utilização dos recursos em novos investimentos. A metodologia seguida foi a do método dedutivo, adotando-se os critérios da pesquisa básica, qualitativa, exploratória e bibliográfica. Inicia-se esclarecendo a definição de Planejamento Tributário, seu papel num processo de Gestão Tributária (a posteriori) e os profissionais envolvidos no processo e na gestão. Explica-se o significado dos termos Elisão, Evasão e Elusão Fiscal e elucida-se sua relação com o Planejamento Tributário. Esclarece-se aspectos essenciais da estrutura conceitual contábil para o adequado entendimento do leitor quanto à relação da Contabilidade e suas principais ramificações com a Engenharia de Custos e ao modo como ambas as áreas afetam e são afetadas pelo Planejamento Tributário no processo de Gestão de Custos. Apresenta-se aspectos do Simples Nacional, do Spedinho e da DeSTDA, questionando a classificação do primeiro como exemplo de Planejamento Tributário e a viabilidade econômico-financeira dos demais num ambiente empresarial estruturado com um adequado Planejamento Tributário. Conclui-se com a ressalva da posição do autor quanto a escolha da melhor ferramenta a ser utilizada no Planejamento Tributário e destaca-se, levando em consideração o atual cenário econômico brasileiro e sua enorme carga tributária, a atual essencialidade do mesmo como meio de garantir maior competitividade no mercado e a continuidade da empresa.

Palavras-Chave:Planejamento Tributário. Engenharia de Custos. Contabilidade de Custos.


A UTILIZAÇÃO DA CONTABILIDADE EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE REDES DE COOPERAÇÃO HORIZONTAL E EMPRESAS NÃO COOPERADAS

Ana Karla de Lucena Justino GOMES (MULTI Unb/UFPB/UFRN) - Brasil
E-mail: aklucenagomes@gmail.com

Aldo Leonardo Cunha CALLADO (UFPB) - Brasil
E-mail: aldocallado@yahoo.com.br

O presente trabalho tem como objetivo analisar se Micro e Pequenas Empresas (MPEs) adotam práticas contábeis que, por sua vez, propiciam informações para o processo de decisão. Considerando que a informação pode subsidiar decisões e consequentemente auxiliar na busca por um bom desempenho, esta pode tornar-se ferramenta de gestão para pequenos empresários. O o estudo se propõe avaliar se há diferenças entre a adoção de práticas de contabilidade de MPEs inseridas em redes horizontais de cooperação (empresas cooperadas) versus MPEs que atuam independente de qualquer relação interorganizacional (empresas não cooperadas). Por meio de uma pesquisa do tipo survey envolvendo 67 MPEs inseridas em redes de cooperação e 154 MPEs não cooperadas, foi indagado aos respondentes sobre: a) a utilização das informações contábeis para fins fiscais; b) a utilização das informações contábeis para fins gerenciais; c) a interação entre o empresário e o contador; e d) o aproveitamento das informações contábeis de um modo geral. Os resultados obtidos por meio do teste de Mann-Whitney indicam que a maioria dos empresários reconhece o papel necessário representado pelo contador, porém não retiram proveito das ferramentas que este profissional pode propiciar, mas estão dispostos a conhecer e desfrutar tais serviços. Tais resultados, que não surpreendem, mas que são desfavoráveis à saúde financeira das empresas, evidenciam que MPEs, sejam estas cooperadas ou não cooperadas, não fazem uso das informações contábeis para fins gerenciais. Tal fato torna-se preocupante, visto que o serviço contábil quando efetivo pode resguardar à MPE em relação a seu prematura mortalidade.

Palavras-Chave:Utilização da informação contábil. Micro e Pequenas Empresas. Redes de Cooperação


ANÁLISE DA CRIAÇÃO DE VALOR EM UMA OPERAÇÃO DE LEVERAGED BUYOUT NO BRASIL

Marcelo MITRE FILHO (UFSCar) - Brasil
E-mail: mmitrefilho@gmail.com

Andrei Aparecido DE ALBUQUERQUE (UFSCar) - Brasil
E-mail: andrei@dep.ufscar.br

A fim de atingir uma maior competitividade, os fundos de investimentos, como os fundos de pensão e os private equities, estão sendo utilizados como fontes de financiamentos para estimular a expansão da produção e as estratégias corporativas adotadas pelas companhias investidas, especialmente empresas que estão situadas em mercados com possibilidades restritas de captação de recursos. Utilizando um modelo de negócio baseado na aquisição de empresas com grande potencial de crescimento, os fundos de private equity desenvolveram operações específicas de aquisição para otimizarem o valor de seus investimentos para os acionistas, como o uso das leveraged buyouts (LBOs) para a aquisição de empresas-alvo, os quais usam a dívida como forma de pagamento de grande parte do valor da aquisição. Um dos principais objetivos das leveraged buyouts é permitir que entidades financeiras possam realizar grandes aquisições sem terem que comprometer uma ampla quantidade de seu patrimônio e capital próprio, de forma a reduzir o risco do investimento e maximizar o retorno. Baseando-se neste tema, o objetivo desta pesquisa foi analisar a criação de valor em uma operação de leveraged buyout no mercado brasileiro, utilizando o Economic Value Added (EVA®) como ferramenta para tal. O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa quase experimental, do tipo ex post facto. Este trabalho baseia-se em uma pesquisa descritiva e explicativa, de natureza qualitativa. O resultado deste estudo indicou para evidências inconclusivas acerca da destruição de valor em uma operação de LBO no Brasil, uma vez que há outros elementos possíveis responsáveis pelo indicador EVA® negativo.

Palavras-Chave:Geração de Valor. Leveraged Buyout. Private Equity. Economic Value Added.


ANÁLISE DA EFETIVIDADE DAS MISSÕES EMPRESARIAS E SUA RELAÇÃO COM FATORES CONTINGENCIAIS EM PAÍSES DO GLENIF

Vanessa de Quadros MARTINS (UNISINOS) - Brasil
E-mail: vanessa_qm@yahoo.com.br

Carlos Alberto DIEHL (UNISINOS) - Brasil
E-mail: cd@unisinos.br

Antônio Carlos Brunozi JÚNIOR (UFV-CRP/Unisinos) - Brasil
E-mail: acbrunozi@yahoo.com.br

O objetivo do sistema de crenças é comunicar formalmente os valores básicos, propósito e direção para a organização. Esses valores fundamentais estão ligados à estratégia de negócios da empresa. Sempre que surgem problemas na implementação da estratégia, o sistema de crenças ajuda a nortear a organização. Para essa pesquisa considerou-se a missão, que é um instrumento do sistema de crenças, e estabelece as direções das atividades pelas organizações. Partindo disso, este estudo analisou a efetividade das declarações de missões conforme o modelo de Pearce e David (1987) e analisou a relação dos fatores contingenciais na efetividade das declarações de missões das empresas sediadas nos países do GLENIF. Para testar essas predições, a pesquisa contemplou uma amostra de 364 empresas da Argentina, Brasil, Chile, México e Peru no período de 2015. Utilizou-se de técnica qualitativa para a análise hermenêutica do conteúdo das missões. A segunda etapa contemplou análise quantitativa, com o uso de regressão linear múltipla. Os resultados evidenciaram que a hipótese foi rejeitada, pois apenas um dos fatores contingenciais (estratégia) apresentou significância. Verificou-se que nenhuma das missões analisadas apresentam todos os oito elementos do modelo, sendo que a maioria delas possui entre dois e quatro elementos. Dentre esses elementos, os mais frequentes foram serviço oferecido e conceito próprio, sendo encontrados em mais de 70% das missões analisadas. A análise hermenêutica evidenciou uma ampla gama de palavras utilizadas na construção das missões, sendo as mais utilizadas clientes, qualidade, valor, desenvolvimento e acionistas.

Palavras-Chave:Sistema de Crenças. Missão. Teoria da Contingência. Países do GLENIF.


ANÁLISE DA GESTÃO DE CUSTOS EM EMPREENDIMENTOS HABITACIONAIS VINCULADOS AO PRO-GRAMA MINHA VIDA EM UMA CONSTRUTORA DO RIO GRANDE DO SUL

ADILSON JOSE FABRIS (FAI Faculdades) - Brasil
E-mail: pos@seifai.edu.br

Luciano Albarello () -
E-mail: lucianoalbarello_45@hotmail.com

Cristiane Botezini ALBARELLO (FAI) - Brasil
E-mail: cris.b.alba@hotmail.com

O setor da construção civil brasileira, por um lado, evidencia oportunidades de crescimento e expansão de negócios e, por outro, caracteriza-se por desafios decorrentes de elevada concorrência e entraves econômicos enfrentados pelo País. O objetivo do presente artigo consiste em discorrer sobre gestão de custos em projetos no setor da indústria da construção, por meio do estudo de caso de dois empreendimentos vinculados ao Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal em uma construtora Gaúcha de médio porte. O tema justifica-se pela importância de incorporar boas práticas gerenciais de custos como apoio às decisões corporativas e controladoria de projetos desta natureza. A metodologia quanto à natureza é teórica-empírica, de abordagem quantitativa, quanto aos objetivos é exploratória e quanto aos procedimentos é um estudo de caso. A priori foi tecido referencial teórico sobre gestão de projetos e de custos em construção civil com base na abordagem Project Management Institute (PMI®). Na sequência, realizou-se uma análise das práticas adotadas pela construtora para a gestão de cus-tos dos empreendimentos e sua implicação após a conclusão dos mesmos. A análise dos resultados evidenciou que, embora algumas práticas foram fundamentadas no PMI® e apresentaram-se eficazes para a gestão de custos, ocorreram inúmeros problemas relacionados a outras áreas, como gestão financeira e de tempo, que impactaram diretamente na conclusão de ambos os projetos acima dos custos estimados.

Palavras-Chave:Gestão de custos, Custos em projetos de construção civil


ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES QUANTO AOS MÉTODOS BASEADOS EM ATIVIDADES

Márcio PROVENZANO (Unisinos) - Brasil
E-mail: marcioprovenzano@gmail.com

Matiél CHEROBINI (URI) - Brasil
E-mail: matielcherobini@gmail.com

Rafael Luis PESSIN (UNISINOS) - Brasil
E-mail: rafaelpessin@outlook.com

Marcos Antonio de SOUZA (UNISINOS) - Brasil
E-mail: marcosas@unisinos.br

Débora Gomes MACHADO (Unisinos - FURG) - Brasil
E-mail: debora_furg@yahoo.com.br

Os métodos baseados em atividades impactaram significativamente na contabilidade gerencial em resposta às modernas exigências do mundo dos negócios. Desde os primeiros trabalhos publicados sobre o tema, é observada crescente atenção de acadêmicos e gestores sobre suas vantagens e benefícios no gerenciamento de custos por meio de atividades. No entanto, uma análise mais cuidadosa da literatura desperta questionamentos relevantes sobre estes métodos. Como forma de oportunizar novas e revigoradas discussões sobre os principais tópicos controversos, este estudo buscou analisar a percepção dos docentes e pesquisadores brasileiros quanto aos métodos baseados em atividades. Para atingir este objetivo, foi realizada uma survey com docentes e pesquisadores dos programas de pós-graduação em Ciências Contábeis no Brasil. Os resultados demonstram que o ABC foi capaz de reduzir a subjetividade e arbitrariedade do método absorção, bem como melhorar as informações para a tomada de decisão. Por sua vez, o TDABC pode ser considerado uma evolução do método ABC tradicional, ao reduzir a complexidade do ABC e diminuir a necessidade de tempo e recursos relacionados à sua implementação e manutenção. No entanto, o mesmo não é capaz de explicar perfeitamente as atividades da empresa.

Palavras-Chave:Activity-Based Costing (ABC). Time Driven Activity-Based Costing (TDABC). Activity-Based Management (ABM).


ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE O USO DE INDICADORES DE DESEMPENHO E FATORES CONTINGENCIAIS DE EMPRESAS DO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Aline Romão DA SILVA (UFPB) - Brasil
E-mail: liine_romao@hotmail.com

Antônio André Cunha CALLADO (PPGC/UFRPE) - Brasil
E-mail: andrecallado@yahoo.com.br

Aldo Leonardo Cunha CALLADO (UFPB) - Brasil
E-mail: aldocallado@yahoo.com.br

O objetivo deste artigo é analisar a significância das relações entre o uso de indicadores de desempenho e fatores contingenciais de empresas do setor da construção civil do município de João Pessoa/PB. Realizou-se entrevistas estruturadas com gestores de 29 empresas e considerou-se três grupos de variáveis: características dos gestores; características das empresas; e 35 indicadores de desempenho, classificados nas dimensões do Balanced Scorecard (BSC). Para o tratamento dos dados coletados foram utilizadas duas técnicas estatísticas: análise descritiva das variáveis e aplicação do Teste Exato de Fisher, para analisar as relações entre o uso de indicadores de desempenho e os fatores contingenciais investigados. Conforme resultados, identificou-se que a maioria dos gestores possui idade entre 31 e 40 anos, é do gênero masculino, possui ensino superior e tempo de experiência profissional maior ou igual a 11 anos. Em relação às construtoras, verificou-se que a maioria apresentou atuação no mercado entre 10 e 20 anos, é classificada como pequena empresa, possui dois níveis de estrutura hierárquica e elabora relatórios sobre desempenho semestralmente. Os resultados obtidos demonstraram a presença de algumas relações estatisticamente significativas, considerando o uso de três indicadores da dimensão clientes e um indicador da dimensão de processos internos e características dos gestores. Do mesmo modo, verificou-se a presença de algumas relações estatisticamente significativas, considerando o uso de quatro indicadores da dimensão financeira, dois indicadores da dimensão de processos internos e quatro indicadores da dimensão de aprendizagem e crescimento e características das empresas.

Palavras-Chave:Indicadores de desempenho. Fatores contingenciais. Construção civil.


ANÁLISE DO CUSTO/VOLUME/LUCRO DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA

Daiane Cristina TRIZOTO (Unochapecó) - Brasil
E-mail: daiatrizoto@hotmail.com

Silvana Dalmutt KRUGER (UFSC/Unochapecó) - Brasil
E-mail: silvanak@unochapeco.edu.br

Vanderlei GOLLO (Furb/Unochapecó) - Brasil
E-mail: vande_gollo@hotmail.com

Sady MAZZIONI (FURB) - Brasil
E-mail: sady@unochapeco.edu.br

Sérgio Murilo PETRI (UFSC) - Brasil
E-mail: sergio@deps.ufsc.br

O objetivo do estudo é identificar a relação de equilíbrio para o custo-volume-lucro da produção leiteira e agrícola de uma propriedade rural localizada na cidade de Chapecó-SC. Metodologicamente a pesquisa é classificada como descritiva, realizada por meio de um estudo de caso e com abordagem de cunho qualitativo. A coleta dos dados foi realizada por meio de visitas à propriedade rural e análise documental referente às receitas e aos custos dos períodos de 2014 e 2015. Inicialmente, foi realizado o levantamento patrimonial e, posteriormente, efetuada a apuração dos custos das atividades, permitindo a elaboração da demonstração do resultado das atividades leiteira e agrícola. Os resultados evidenciam que a atividade de bovinocultura leiteira gera uma maior receita bruta, com margem líquida média de 26,58%, custo médio por litro de R$ 0,82, lucro médio por litro de R$ 0,33 e a receita média por matriz é de R$ 7.694,47. Já a atividade agrícola obteve uma margem líquida média de 53,36%, com custo médio por saca de R$ 21,32, lucro de R$ 31,59 e a receita média por saca é de R$ 53,68. A relação custo-volume-lucro indica como ponto de equilíbrio a venda de, em média, 59.753 litros de leite e 6.515 sacas de milho e soja. De modo geral, os resultados evidenciam a importância da análise das receitas e dos custos de produção no meio rural.

Palavras-Chave:Análise custo-volume-lucro. Contabilidade rural. Bovinocultura leiteira. Atividade agrícola.


ANÁLISE DO PERFIL DO PROFISSIONAL CONTÁBIL: EXIGÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO E FORMAÇÃO ACADÊMICA

Gilberto Crispim SILVA (UFG) - Brasil
E-mail: crispim.silva@uol.com.br

Celma Duque FERREIRA (UFG) - Brasil
E-mail: celmaduke@hotmail.com

Este estudo investigou a aderência existente entre o perfil desejado ao egresso do curso de ciências contábeis e a demanda do mercado de trabalho nas dez maiores cidades com maior PIB do Estado de Goiás. Para isto, analisou-se no PPC da Universidade Federal, 306 ofertas de empregos disponíveis nos sites “vagas.com; curriculum.com; empregos.com; michaelpage.com e manager.com” no período de maio a setembro de 2014, bem como técnicas estatísticas descritivas. Realizou o alinhamento dos requisitos esperado pelo mercado de trabalho e das expectativas do egresso pela IES conforme o perfil internacional do IES 03. A análise dos dados revela a procura por profissionais com um amplo conjunto de competências, havendo parcial aderência entre as necessidades do mercado de trabalho e a expectativa de formação do egresso pela IES, uma vez que o mercado necessita de profissionais com habilidades e conhecimentos que não são desenvolvidas na universidade, cabendo ao aluno especializar-se em cursos extracurriculares

Palavras-Chave:Profissão contábil. Competências. Educação.


APLICABILIDADE DO ORÇAMENTO BASE ZERO E ORÇAMENTO MATRICIAL: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO SETOR DE SAÚDE

Marcia SAMPAIO (FAESA) - Brasil
E-mail: marciatonete@hotmail.com

Dryelle PETERLI (FAESA) - Brasil
E-mail: dryellepeterli@hotmail.com

Maria da Penha Broedel Lopes VALLIM (FAESA) - Brasil
E-mail: mpbvallim@gmail.com

Carlos Roberto VALLIM (UFES/FGV-RJ) - Brasil
E-mail: vallim.ufes@gmail.com

O presente artigo tem por objetivo utilizar o orçamento base zero alinhado ao orçamento matricial para análise, controle das receitas e redução de custos e despesas de organizações da área da saúde. Para tanto, foi dividido em três partes. A primeira, contextualizando o tema proposto e apontando o problema de pesquisa. A segunda, por meio de revisão bibliográfica sobre conceitos de orçamento empresarial, orçamento base zero e orçamento matricial. A terceira por meio de estudo de caso em uma empresa no ramo de prestação de serviço em saúde. A empresa foco do estudo possui um controle orçamentário é com base no histórico e não possui ligação com o planejamento estratégico. Considerando na atualidade um cenário competitivo e vulnerabilidade econômica e política, tem exigido um maior controle e uma redução nos custos/despesas, mitigando os desperdícios e investindo em projetos rentáveis. A aplicação da metodologia de orçamento base zero alinhado ao orçamento matricial aplicado em uma empresa da área de saúde permitiu identificar vantagens e desvantagens e informações de maior qualidade que contribuem para que os gestores no processo de tomada de decisão possam melhor dimensionamento receitas e gastos a realidade de mercado e garantir melhores resultados na empresa.

Palavras-Chave:Orçamento base zero. Orçamento matricial. Redução de custos/despesas.


APURAÇÃO DE CUSTOS E PRECIFICAÇÃO EM UMA VINÍCOLA DO ESTADO CATARINENSE

Taiane Olivo PANDINI (UNESC) - Brasil
E-mail: taiane-pandini@hotmail.com

Andréia CITTADIN (UNESC) - Brasil
E-mail: zerobertods@gmail.com

Milla Lucia FERREIRA GUIMARÃES (UNESC) - Brasil
E-mail: mlg@unesc.net

Manoel Vilsonei MENEGALI (UNESC) - Brasil
E-mail: mvm@unesc.net

Realdo DA SILVA (UNESC) - Brasil
E-mail: realdo@unesc.net

Adriana VIEIRA (UNESC) - Brasil
E-mail: dricpvieira@gmail.com

A contabilidade de custos é importante no planejamento e controle das operações e na geração de informações para o processo de gestão. Para tanto é fundamental que as entidades tenham conhecimento dos seus gastos e um adequado controle de custos. Porém, de modo geral, as pequenas e médias organizações não possuem área de custos formalizada. Neste contexto, encontram-se as vinícolas, de pequeno e médio porte, localizadas no sul catarinense as quais, geralmente, desconhecem os custos envolvidos na produção de vinhos, fato que dificulta a identificação dos resultados e o processo de formação do preço de venda. Este estudo visa calcular os custos e formar o preço de venda para uma vinícola localizada em Santa Catarina. O estudo tem caráter descritivo, com abordagem qualitativa, caracterizado como estudo de caso realizado mediante pesquisa documental e entrevista. Constatou-se que o preço praticado pela vinícola não suporta todos os gastos, ocasionando prejuízos. Com a aplicação do método de custeio variável foi possível sugerir um preço de venda que cobrirá os gastos e proporcionará o lucro almejado pelos proprietários da entidade. Conclui-se que os gestores necessitam reavaliar o preço de venda praticado ou reduzir os gastos fixos para manter o empreendimento sustentável e atuante no mercado.

Palavras-Chave:Contabilidade de custos. Formação do preço de venda. Custos dos vinhos.


BALANCED SCORECARD COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA NA MENSURAÇÃO DO DESEMPENHO DAS EMPRESAS DO SEGMENTO SIDERÚRGICO LISTADAS NA BM&F BOVESPA

Sandi Kelli MORIN (URI) - Brasil
E-mail: sandikellimorin@gmail.com

SEDENIR ANTONIO DE VARGAS (URI) - Brasil
E-mail: vargas_sedenir@hotmail.com

As organizações têm adotado novas práticas de gerenciamento estratégico em decorrência da competitividade do mercado atual, com este intuito surgiu o Balanced Scorecard, como instrumento gerencial que permite a tradução da missão e estratégia entre todos os envolvidos, visando atender um propósito específico. À vista disto, o presente estudo de caso objetivou identificar a utilização e a análise dos principais indicadores de desempenho, conforme as perspectivas do Balanced Scorecard, no âmbito das organizações enquadradas no setor de materiais básicos, subsetor siderurgia e metalurgia, listadas na BM&F Bovespa em relação ao período de 2015. Esta pesquisa apresenta caráter exploratório, ou seja, refere-se à aplicação de técnicas para a elaboração de um estudo, a fim de possibilitar uma visão geral a cerca do assunto em questão. Desta forma, foi necessário realizar a análise de conteúdo buscando a identificação dos índices mais relevantes para cada empresa do setor, as quais foram coletadas através de dados obtidos conforme a elaboração de amostragem sistêmica, onde, a população estudada encontra-se ordenada por um ramo de atividade de empresas com ações negociadas em bolsa de valores, pretendendo analisar os dados disponíveis e mensurar a importância da adoção deste sistema gerencial nas organizações. Diante disso, pode-se evidenciar que ambas as empresas possuem indicadores de desempenho estabelecidos conforme as perspectivas do BSC, sendo possível identificar quais os indicadores utilizados em comum, tais como, a redução do volume de vendas e da produtividade e a capacitação profissional de seus colaboradores.

Palavras-Chave:Balanced Scorecard. Indicadores de desempenho. Perspectiva.


COMPARABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA DAS ATIVIDADES LEITEIRA E AVÍCOLA

Renata PESENTE (UNOCHAPECO) - Brasil
E-mail: repesente@unochapeco.edu.br

Silvana Dalmutt KRUGER (UFSC/Unochapecó) - Brasil
E-mail: silvanak@unochapeco.edu.br

Vanderlei GOLLO (Furb/Unochapecó) - Brasil
E-mail: vande_gollo@hotmail.com

Sady MAZZIONI (FURB) - Brasil
E-mail: sady@unochapeco.edu.br

Sérgio Murilo PETRI (UFSC) - Brasil
E-mail: sergio@deps.ufsc.br

O estudo teve por objetivo comparar a viabilidade econômico-financeira entre as atividades leiteira e avícola desenvolvidas em duas propriedades rurais do oeste de Santa Catarina. Metodologicamente a pesquisa é caracterizada como exploratória, realizada por meio de estudo multicaso, com análise qualitativa. A partir da identificação do patrimônio, dos custos, receitas e despesas das atividades desenvolvidas, elaborou-se a Demonstração de Resultado para as atividades avícolas e leiteiras. O período temporal observado é de setembro de 2014 a julho de 2015. Os resultados da análise evidenciam que na propriedade rural A, a atividade leiteira apresentou receita líquida média mensal de R$ 5.974,97, lucro médio de R$ 675,23 e margem líquida média de 11,30%, enquanto a atividade avícola gerou no período receita líquida mensal de R$ 10.043,85, lucro médio de R$ 5.340,85 e margem líquida de 49,23%. Já na propriedade rural B, a atividade leiteira gerou receita líquida mensal de R$ 5.595,12, lucro médio de R$ 1.861,62 e margem líquida de 33,27%. A atividade avícola gerou no período receita líquida mensal de R$ 10.101,85, lucro médio de R$ 5.040,17 e margem líquida de 49,90%. Em relação ao retorno dos investimentos, considerando-se o fluxo de caixa de cada atividade, observou-se na entidade rural A que para a atividade leiteira o prazo será de 38 anos e 4 meses e de 21 anos e 6 meses para a avicultura. Já na entidade rural B o retorno dos investimentos na atividade leiteira ocorre em 10 anos e em 32 anos e 4 meses a atividade avícola.

Palavras-Chave:Retorno dos investimentos. Análise econômico-financeira. Atividade leiteira. Atividade Avícola.


COMPORTAMENTO DOS CUSTOS DAS OPERADORAS DE SAÚDE REGULADAS PELA ANS ENTRE 2001 A 2015: UMA ANÁLISE COM BASE EM STICKY COSTS

Marcelo Alvaro da Silva MACEDO (FACC/UFRJ) - Brasil
E-mail: malvaro.facc.ufrj@gmail.com

Moacir SANCOVSCHI (UFRJ) - Brasil
E-mail: msancov@facc.ufrj.br

Suelen Oliveira de Souza LEIRA (UFRJ) - Brasil
E-mail: suelenleira@gmail.com

Rafael CANDIDO DA SILVA (UFRJ) - Brasil
E-mail: rafaelcandido@gmail.com

Este trabalho analisa o comportamento dos custos das operadoras de planos de saúde sob regulação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) entre 2001 a 2015 através da perspectiva de sticky costs desenvolvida por Anderson, Banker e Janakiraman (2003). Para tanto, construiu-se uma pesquisa de natureza descritiva e explicativa e com abordagem quantitativa. Destarte, procedeu-se um levantamento dos dados das informações econômico-financeiras disponibilizadas no site da ANS, do qual obteve-se uma amostra de 1.955 operadoras-ano. Para verificar o comportamento médio dos custos ao longo do período estudado, foi realizada a análise de regressão pooled com auxílio do programa GRETL versão 1.9.92. Os resultados apontam que existem custos assimétricos para os elementos de custos Eventos Indenizáveis Líquidos, Despesas Administrativas e Despesas de Comercialização.

Palavras-Chave:Custos Assimétricos. Operadoras de Saúde. ANS.


COMPRAR, PRODUZIR OU FINANCIAR A PRODUÇÃO DE TERCEIROS? AS VANTAGENS DAS DIFERENTES DECISÕES DE AQUISIÇÃO DE MATÉRIA-PRIMA EM EMPRESA DO SETOR AGROPECUÁRIO

Giselle Alves de Freitas GABRIEL (FACIP - UFU) - Brasil
E-mail: gisellealvesdefreitas@hotmail.com

Marli Auxiliadora da SILVA (UFU) - Brasil
E-mail: marli@pontal.ufu.br

Marcus Sérgio SATTO VILELA (UFU) - Brasil
E-mail: marcus.satto@ufu.br

Renata MENDES DE OLIVEIRA (UFU) - Brasil
E-mail: renatamendes@ufu.br

Mara Alves SOARES (FAGEN/UFU) - Brasil
E-mail: mara@fagen.ufu.br

Este estudo teve como objetivo investigar as decisões de aquisição da matéria prima, milho, em uma empresa fabricante de ração animal, com relação a comprar, produzir ou financiar a produção de terceiros. Para realização da pesquisa, foi utilizado o método de estudo de caso, e os dados foram coletados através de entrevistas, observação participante e fontes documentais. Após análises dos dados, foram realizados os cálculos necessários para se chegar aos resultados sobre a melhor decisão e quais suas vantagens para a empresa. Confirmou-se que a decisão de aquisição economicamente mais viável para a empresa, deve-se à sua estrutura verticalizada, pois esta consegue produzir parte do insumo necessário ao seu processo produtivo a um menor preço, tendo como segunda opção, financiar a produção através da Cédula de Produtor Rural (CPR) aos produtores rurais, garantindo não só o recebimento do produto financiado, nas condições e preço definidos no documento CPR, mas, também a possibilidade de aquisição do excedente de produção, se necessário, para manutenção dos níveis de estoque necessários ao processo de fabricação. Constatou-se que produzir e financiar são as decisões que proporcionam maiores benefícios para a empresa, não descartando a opção de comprar o insumo, quando preciso.

Palavras-Chave:Comprar, produzir ou financiar. Custo de produção. Setor agropecuário.


CONTRIBUIÇÕES DO DIMENSIONAMENTO DA INFLAÇÃO INTERNA PARA A GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS EM INDÚSTRIAS MULTINACIONAIS

Ricardo Vinícius Dias JORDÃO (FPL e CEFAGE (UE)) - Brasil
E-mail: jordaoconsultor@yahoo.com.br

Cleonice Rodrigues BARBOSA (FPL) - Brasil
E-mail: cleonice.cleobarbosa@gmail.com

paulo RESENDE (fdc) - Brasil
E-mail: pauloresende@fdc.org.br

O objetivo da pesquisa descrita neste artigo foi analisar as contribuições do dimensionamento da inflação interna para a gestão estratégica de custos e formação de preços em indústrias multinacionais. A metodologia consistiu no desenvolvimento de uma abordagem específica para o cálculo do índice de preços próprios (IPP), alicerçada em um estudo de caso quantitativo e qualitativo de abordagem descritiva em uma empresa de autopeças de classe mundial. Os achados empíricos revelaram que (i) a empresa obteve benefícios em usar uma metodologia específica ao invés de índices de inflação tradicionais do mercado; e que (ii) o IPP foi uma ferramenta de controle e contabilidade gerencial capaz de instrumentalizar a empresa, diferenciando-a nas negociações do preço de venda em sua respectiva cadeia produtiva. Em conjunto, percebeu-se o (iii) quão importante é a utilização efetiva do IPP para a empresa conhecer profundamente seus custos, contabilizá-los, controlá-los e geri-los adequadamente, estabelecendo uma política de preços condizente com os seus objetivos de lucratividade.

Palavras-Chave:Sistema de controle gerencial, Contabilidade gerencial, Gestão estratégica de custos, Dimensionamento da inflação interna, Formação de preços em cadei


CONTROLE GERENCIAL EM EMPRESA MULTISSETORIAL: DISCUSSÕES EM UMA UNIDADE DE NEGÓCIOS

Wéverton Rezende ALVES (UFU) - Brasil
E-mail: masilva66@hotmail.com

Marli Auxiliadora da SILVA (UFU) - Brasil
E-mail: marli@pontal.ufu.br

Marcus Sérgio SATTO VILELA (UFU) - Brasil
E-mail: marcus.satto@ufu.br

Renata MENDES DE OLIVEIRA (UFU) - Brasil
E-mail: renatamendes@ufu.br

Buscou-se, neste estudo, investigar o tratamento dado ao controle gerencial de receitas e despesas, nos centros de custos, em uma empresa multissetorial. Na pesquisa participante, realizada por meio de estudo de caso, em três unidades de negócios de diferentes setores econômicos, que desenvolvem suas atividades em um espaço conjunto, usou-se como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada e a triangulação das informações para análise das informações. Confirmou-se a existência de mapeamento das receitas e despesas da empresa e que estas, quando relacionadas diretamente a cada empresa, são apuradas e controladas gerencialmente em suas distintas unidades de negócio. Apenas as despesas compartilhadas entre as três unidades, são alocadas aos centros de custos e distribuídas através de critérios previamente definidos. Constatou-se, na organização, a existência de duas tipologias de controle: o burocrático e o controle por resultados. O controle predominante, porém, é o burocrático devido à grande dimensão da empresa e outras características como a atenção voltada para as operações, estrutura organizacional centralizada e, principalmente, a ausência de autonomia funcional com elevada formalização.

Palavras-Chave:Controle gerencial. Empresa multissetorial. Gestão compartilhada.


CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES DA RETAGUARDA OPERACIONAL DE UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA

Euselia Paveglio VIEIRA (UNIJUI) - Brasil
E-mail: euselia@unijui.edu.br

jorge oneide SAUSEN (UNIJUI) - Brasil
E-mail: josausen@unijui.edu.br

Ritiele SCHREIBER (UNIJUÍ) - Brasil
E-mail: ritiele_schreiber@sicredi.com.br

Lara BENCKE DALLA NORA (UNIJUI) - Brasil
E-mail: lara-dallanora@hotmail.com

As empresas buscam incessantemente por eficiência nas suas atividades e também na forma de dividir os seus custos para realização, procurando cada vez mais, por meio de uma otimização de seus processos, reduzir os custos e despesas aumentando seus resultados. Neste sentido, a instituição financeira estudada criou uma retaguarda centralizada de processos, que tem o nome de Back Office. Este realiza atividades operacionais de forma centralizadas em um único local, com isso retirou das Unidades de Atendimento a parte operacional, deixando-a com mais oportunidade de realizar novos negócios, atender melhor ao seu associado, aprimorar o relacionamento, a satisfação do mesmo com a instituição e com os negócios realizados. O trabalho tem o objetivo de apresentar uma proposta de rateio dos serviços prestados, isto para que de uma forma mais assertiva sejam identificados os custos de cada processo feito, e com base nos custos sejam elaborados os rateios por quantidade de serviços prestados versus custos. O maior desafio é elaborar um critério de rateio de custos envolvidos em cada serviço realizado no Back Office. A base conceitual utilizada é o custeio ABC e a metodologia abrange uma pesquisa aplicada, descritiva com coleta de dados por meio de entrevistas despadronizadas. O resultado do estudo apresenta uma proposta de rateio de custos, é feita com base em um percentual de complexidade que é dado para cada atividade e, desta forma, cada Unidade de Atendimento saberá o custo de cada serviço contratado resultando na eficiência de gerenciamento de custos e processos.

Palavras-Chave:Atividades. Rateio. Custeio ABC. Gerenciamento


CUSTEIO POR ABSORÇÃO X UEP: ANÁLISE COMPARATIVA DOS CUSTOS EM UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÕES

Marcelo Vieda SIQUEIRA (Unochapeco) - Brasil
E-mail: marceloviedasiqueira@hotmail.com

Sady MAZZIONI (FURB) - Brasil
E-mail: sady@unochapeco.edu.br

Vanderlei GOLLO (Furb/Unochapecó) - Brasil
E-mail: vande_gollo@hotmail.com

Silvana Dalmutt KRUGER (UFSC/Unochapecó) - Brasil
E-mail: silvanak@unochapeco.edu.br

Este estudo tem como objetivo estabelecer uma análise comparativa do comportamento dos custos de produção, sob a ótica das metodologias do custeio por absorção e da unidade de esforço de produção (UEP), aplicados em uma indústria de confecções. A pesquisa visa demonstrar qual método trará mais subsídios de apoio gerencial à tomada de decisão da empresa. Para tanto, a metodologia da pesquisa utilizada consiste em uma análise descritiva resultante de uma pesquisa aplicada através de estudo de caso, com abordagem qualitativa para análise do problema. O referencial teórico é composto tanto pela apresentação do método UEP, suas características, etapas para implantação e operacionalização quanto pela demonstração do custeio por absorção, fornecendo informações para a aplicação destes ao custeio dos produtos. Verificou-se que com a utilização do método de custeio por absorção o critério de rateio dos custos indiretos é realizado de forma subjetiva não demostrando assim o real custo de produção do período, tal distorção afeta diretamente a formação do custo dos produtos e consequentemente a análise de resultados da empresa. Por outro lado, com a utilização do método de unidade de esforço de produção, as alocações dos custos indiretos de produção são realizadas de forma mais adequada, uma vez que essa considera todos os esforços despendidos no processo de fabricação de cada produto. Assim, tomando como base a empresa analisada neste estudo, pode-se afirmara que o método de custeio por meio das UEP’s apresenta-se como melhor alternativa ao processo de tomada de decisão.

Palavras-Chave:Gestão estratégica de custos. Custeio por absorção. Unidades de esforço de produção.


DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO DAS EMPRESAS DO SEGMENTO DE SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO NA BM&FBOVESPA E A PARTICIPAÇÃO DO FIES E DO PROUNI NOS SEUS RESULTADOS

José Eduardo Guimarães Siqueira MATTOS (UFBA) - Brasil
E-mail: eduardo.mco@outlook.com

José Maria Dias FILHO (UFBA) - Brasil
E-mail: zemariadias@uol.com.br

Nayara Batista MOREIRA (UFBA) - Brasil
E-mail: nmoreira1105@yahoo.com.br

O objetivo deste estudo é analisar os indicadores econômico-financeiros das empresas do segmento de serviços educacionais da BM&FBovespa, assim como a participação do programa de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa Universidade para Todos (ProUni), nos resultados econômicos destas empresas. Este estudo se enquadra como exploratório e se utiliza da pesquisa bibliográfica e da análise documental, tendo em vista que foram coletadas todas as demonstrações econômico-financeiras das empresas do referido segmento no período compreendido entre 2011 e 2015, bem como outros documentos disponíveis no site da empresa. Esta pesquisa identificou que houve um crescimento expressivo no resultado econômico-financeiro das referidas instituições, bem como em número de alunos matriculados que aderiram a estes programas de incentivo ao ensino superior, no período em estudo. Observou-se também uma grande participação destes programas no resultado econômico destas instituições, e que esta era em média superior a 40% do resultado financeiro nas empresas pesquisadas, a exceção da Estácio Participações, que teve um resultado médio em torno de 11% neste quesito. Tal exposição representa um grande risco financeiro para estas empresas, principalmente tendo em vista o contingenciamento de recursos públicos de incentivo ao ensino superior, bem como a mudança ocorrida na regra de concessão do Fies no ano de 2015. Sugere-se a realização de estudos relativos ao impacto das mudanças nas regras do Fies a partir do ano de 2016, de forma comparativa com os períodos anteriores já pesquisados.

Palavras-Chave:Indicadores econômico-financeiros. Fies. ProUni.


ESTRATÉGIAS DE INVESTIMENTO NO MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO: UM ESTUDO EM PERÍODOS DE CRISE

Kleverson Dáliton SILVA MOREIRA (UFU) - Brasil
E-mail: kleversondaliton@hotmail.com

Nadjara DAVI SILVA (UFU) - Brasil
E-mail: nadja_davi@hotmail.com

Valter Pereira SILVA (UFU) - Brasil
E-mail: valter1609@gmail.com

Kárem Cristina de Sousa RIBEIRO (FAGEN/UFU) - Brasil
E-mail: kribeiro@ufu.br

Tendo como base a teoria dos Mercados Eficientes proposta do Fama (1970) e a formação de carteiras com empresas de valor e de crescimento apresentada por Fama e French (1992), este estudo insere a análise em relação a períodos de crise, tanto internacional quanto doméstica, as quais afetaram o mercado de capitais brasileiro. Desta maneira, o objetivo do presente estudo é analisar o retorno das carteiras formadas por empresas de valor e de crescimento em situações de instabilidade econômica no Brasil. Para tanto, foram observados os determinantes do retorno das ações, através da utilização de regressão linear múltipla com dados em painel utilizando-se uma amostra de empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa. Em seguida, foi verificado o retorno oferecido por carteiras compostas pelos indicadores Market-to-book (MB) e Tamanho da empresa (TAM), evidenciando que as ações de valor classificadas com a utilização deste último indicador apresentaram os melhores resultados acumulados no período, considerando-se a existência de períodos de crise. Além disto, foi observado que a estratégia de investir em ações de valor oferece um retorno maior em investimentos realizados em longo prazo, mas, contudo, em períodos de instabilidade, existe a tendência de reversão dessa média. Adicionalmente, foram encontradas evidências de que não existe a relação entre o beta dos ativos e seus retornos, indicando a ineficácia do beta para prever os retornos dos títulos negociados no mercado de capitais brasileiro.

Palavras-Chave:Mercados eficientes. Retorno de ações. Crises.


ESTUDO DOS MÉTODOS DE CUSTEIOS: UMA ANÁLISE SOBRE AS VANTAGENS, DESVANTAGENS E SUA APLICABILIDADE PELOS ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE

Celso da Rosa FILHO (UFPR) - Brasil
E-mail: profdarosa@yahoo.com.br

Blênio Cezar SEVERO PEIXE (UFPR) - Brasil
E-mail: bleniocsp@gmail.com

Gabriela de Abreu PASSOS (UFPR) - Brasil
E-mail: gabriela.abreu.passos@gmail.com

Adriana Maria Miguel PEIXE (UFPR) - Brasil
E-mail: ammp5196@gmail.com

O objetivo do artigo foi identificar os principais métodos de custeio presentes na literatura e quais são fornecidos pelas empresas prestadoras de serviços contábeis no ano de 2016, na cidade de Curitiba-PR. Esta pesquisa se classifica como aplicada, bibliográfica, qualitativa-quantitativa, descritiva e explicativa. Analisando as aplicações totalizaram 467 observações sobre tipos de métodos de custeio, considerando as repostas dos 273 questionários. Na área do comércio o método que mais se destaca é o custeio variável com 22; comércio e indústria com 47 aplicações do método de custeio RKW; comércio e prestação de serviços 11 do método de custeio variável e indústria com 75. A periodicidade mensal com o método de custeio variável de 26 e 25 custo padrão, na trimestral destacam custeio variável 19 e custeio RKW com 19. Na periodicidade semestral destacam-se os métodos de custeio ABC com 27 e custo padrão 28 e anual destacam-se custeio variável com 63 e custo padrão com 57. O custeio por absorção apresenta vantagens, como atender à legislação para alocar tanto os custos diretos, quanto os indiretos e ser de menor custo para implantar. A escolha do método mais adequado deve levar em consideração o tipo de organização e o tipo de informação que se busca obter. Considerando o período anual, o ponto de equilíbrio contábil (104) existindo um predomínio sobre o ponto de financeiro (74) e ponto de equilíbrio econômico (62), totalizando 240 empresas que fornecem a ferramenta, tratando-se os períodos semanal, mensal, trimestral, semestral e anual totalizam 436 aplicações.

Palavras-Chave:Métodos de custeio. Tipos de organizações. Escritórios de contabilidade.


EVIDÊNCIA DO ISOMORFISMO NAS PRÁTICAS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E CUSTOS DAS CONTROLADORIAS DE CONCESSIONÁRIAS PRIVADAS DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE ÁGUA E ESGOTO

Vlademir BETARESSI (FECAP) - Brasil
E-mail: betaressi10@bol.com.br

Claudio PARISI (FECAP) - Brasil
E-mail: claudio.parisi@uol.com.br

A abordagem do isomorfismo pressupõe que as organizações respondam de maneiras similares a outras organizações, quando essas estão ajustadas a um determinado ambiente. A controladoria, dentro do contexto econômico atual, exerce o papel de geradora de informação, de maneira a adequar tal informação ao perfil da empresa e dos gestores que dela farão uso na gestão dos negócios. A pesquisa proposta neste estudo objetivou analisar as evidências do isomorfismo nas práticas de planejamento estrategico e custos nas empresas do segmento de concessionárias privadas de serviços públicos de água e esgoto. Esse segmento possui características diferenciadas dos demais, apresentando uma forte regulamentação de suas atividades, seus principais direitos e responsabilidades são claramente definidos em contrato e necessitam seguir à risca essas definições para que sejam evitados litígios contratuais que podem levar até à penalidade máxima de suspensão do contrato.. A metodologia utilizada consiste em uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado e análise documental. A pesquisa identificou como achado evidências do isomorfismo coercitivo, ocasionado basicamente por pressões do contrato de concessão e pela holding dessas concessionárias. Identificou, também, evidências do isomorfismo mimético, ocasionado pela similariedade de metas contratuais e rotatividade de colaboradores. Concluiu-se que existem evidências de dois tipos de isomorfismo nas práticas pesquisadas, sendo que esses não estão relacionados entre si ou são independentes.

Palavras-Chave:Isomorfismo; Práticas de Controladoria; Concessionárias Privadas de Serviços Público


FATORES INFLUENCIADORES DA UTILIZAÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS NO SETOR SALINEIRO DE MOSSORÓ-RN

Ítalo Carlos SOARES DO NASCIMENTO (UERN) - Brasil
E-mail: italocarlos25@gmail.com

Railson Miran de Moura OLIVEIRA (UERN) - Brasil
E-mail: railson_tdb@hotmail.com

Jandeson Dantas da SILVA (UFC) - Brasil
E-mail: jandeson.dantas@hotmail.com

Wênyka Preston Leite Batista da COSTA (UERN) - Brasil
E-mail: wenykapreston@hotmail.com

Sérgio Luiz Pedrosa Silva () -
E-mail: paideiaremoto@gmail.com

Maria Naiula Monteiro PESSOA (UFC) - Brasil
E-mail: naiula@ufc.br

O referido estudo teve por objetivo geral identificar os fatores influenciadores da utilização da gestão estratégica de custos no setor salineiro de Mossoró-RN. Quanto à metodologia, classifica-se como um estudo de campo de caráter descritivo, tendo como população estudada 31 empresas do setor salineiro cadastradas no site da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte – FIERN. Os dados foram obtidos por meio de um questionário eletrônico contendo 7 perguntas fechadas referentes ao perfil e 10 perguntas fechadas sobre o assunto principal desta pesquisa. Para atender aos objetivos, utilizou-se do procedimento de abordagem quantitativa, utilizando ferramentas da estatística descritiva como: média, frequência e análise fatorial. A análise dos resultados apontou que foi possível identificar 4 fatores influenciadores, nomeados de Cadeia de Valor, Planejamento, Direcionador de Custos e Posicionamento Estratégico, de acordo com as variáveis.

Palavras-Chave:Gestão Estratégica de Custos. Fatores influenciadores. Métodos de custeio.


FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA NO MERCADO DE DERMOPIGMENTAÇÃO

Melchior Antônio Dumaszak () -
E-mail: melchiordumaszak1986@gmail.com

Gilberto J. MIRANDA (UFU) - Brasil
E-mail: gilbertojm@facic.ufu.br

Edvalda Araujo LEAL (UFU) - Brasil
E-mail: edvalda@facic.ufu.br

O presente trabalho apresenta uma pesquisa realizada com 60 tatuadores sediados na cidade de Uberlândia/Minas Gerais, abordando os fatores associados à formação do preço de venda dos serviços de dermopigmentação. Especificamente, o trabalho buscou identificar os critérios utilizados pelos participantes da pesquisa na formação de preços, o coeficiente de variação de preços e quais variáveis guardam relações significativas com o processo de formação de preços. O delineamento metodológico foi descritivo, de caráter quantitativo e conduzido por levantamento (survey). Por meio da estatística descritiva e testes de correlação, verificou-se que a variável mais fortemente associada à determinação de preços é a mão de obra, seguida da imagem do profissional. Também foi verificada grande dispersão entre os preços praticados no mercado pesquisado, o que pode ser explicado, em parte, pelo fato de que o ramo é relativamente novo e também porque a maioria dos profissionais tem menos de cinco anos de atuação. Esses resultados sugerem que a maturidade do negócio, bem como investimentos na profissionalização e a valorização da imagem dos profissionais poderão proporcionar aumentos na rentabilidade do negócio.

Palavras-Chave:Tatuagem; Precificação; Custos.


GOVERNANÇA CORPORATIVA E NÍVEL DE DISCLOSURE NAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO

Thamirys de Sousa CORREIA (UFPB) - Brasil
E-mail: thamirys_correia@hotmail.com

Ingrid Laís DE SENA COSTA (UFPB) - Brasil
E-mail: ilsenna2.0@gmail.com

Wenner Glaucio Lopes LUCENA (UFPB) - Brasil
E-mail: wdlucena@yahoo.com.br

O estudo teve por objetivo analisar a relação entre a estrutura de propriedade, o conselho de administração e o disclosure voluntário das companhias de capital aberto no mercado brasileiro. A discussão teórica se concentrou no que tange a teoria da divulgação voluntária e algumas características da governança corporativa, o conselho de administração e a estrutura de propriedade. A amostra foi composta por 204 empresas listadas na Bolsa de Mercadorias & Futuros e Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa) no período de 2010 a 2015, onde os dados foram coletados por meio dos formulários de referência divulgado pelas companhias e do banco de dados Economática. A metodologia adotada foi uma regressão Logit, pois a variável dependente era uma dummy, onde se analisou a relação entre o Disclosure com a composição do Conselho de Administração e com a composição da estrutura de propriedade. Os resultados evidenciam que a divulgação das informações das companhias sofrem influência da composição do conselho de administração das firmas, no que tange ao número de membros no conselho, além disso a estrutura de propriedade apresentou relação positiva com o disclosure voluntário na variável que representa a razão das ações preferenciais pelas ações ordinárias.

Palavras-Chave:Conselho de Administração. Estrutura de Propriedade. Disclosure.


GOVERNANÇA CORPORATIVA: OS DIFERENTES NÍVEIS CRIADOS PELA BM&FBOVESPA E SEUS IMPACTOS NO DESEMPENHO ECONÔMICO FINANCEIRO DAS EMPRESAS DO SETOR ECONÔMICO DE CONSUMO CÍCLICO E NÃO CÍCLICO QUE ATUAM NO MERCADO DE CAPITAIS

Jamili da Silva PALMEIRA (FCA) - Brasil
E-mail: jamilipalmeira-19@hotmail.com

Gerson Ferreira JÚNIOR (UFOB) - Brasil
E-mail: gersonferreirajr@yahoo.com.br

Os escândalos com grandes empresas nos Estados Unidos fizeram surgir uma necessidade emergente: transparência. Sob essa perspectiva desenvolve-se o conceito de Governança Corporativa, vista hoje como um dos grandes diferenciais para as empresas que atuam no mercado de capitais, inclusive no Brasil. Em vista disso o presente estudo preocupou-se em pesquisar se existe diferença significativa entre os diferentes níveis de Governança Corporativa criada pela BM&FBOVESPA e o retorno econômico-financeiro para as empresas adquirentes. Em busca de um resultado que demonstrasse a atual realidade, optou-se pela utilização das demonstrações financeiras de 2015. A abordagem utilizada foi a quantitativa e o método hipotético dedutivo, que se torna possível pelos estabelecimentos das hipóteses. A amostra inicial do estudo era composta por 90 empresas. E a amostra final 80 empresas. Como o tamanho da amostra foi maior que 30, utilizou-se o teste de hipótese do tipo paramétrico. A fundamentação teórica baseou-se nos estudos sobre Governança Corporativa, conflitos de agência e indicadores de rentabilidade. A análise dos resultados se deu a partir dos dados coletados, baseado na hipótese estabelecida de correlação das variáveis. Os resultados mostraram que dos seis indicadores analisados, apenas, a margem líquida, o lucro por ação e o retorno do ativo total demonstraram diferença significativa, assim, pôde-se defender que as empresas que pertencem ao grupo, denominado nessa pesquisa de Mercado Elevado, tendem a possuir um desempenho significativamente maior em relação às empresas que não adotam um elevado nível de Governança Corporativa.

Palavras-Chave:Governança Corporativa


IMPACTO NO EVA® DAS DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA ELÉTRICA DO ESTADO DE SÃO PAULO APÓS A LEI 12.783/2013

Thalisa Maria Jati GILBERTO (UniFacef) - Brasil
E-mail: thalisagilberto@gmail.com

Diego Vinicius DIAS (Uni-FACEF) - Brasil
E-mail: diegovdias@gmail.com

Marines Santana Justo SMITH (Uni-FACEF) - Brasil
E-mail: marinessmith@facef.br

A questão energética é importante, seja sob a ótica da necessidade e busca de medidas sustentáveis, como também pela escassez de recursos e a questão das bandeiras tarifárias recentemente publicadas. A distribuição de energia elétrica no Brasil hoje, em sua maioria, é realizada através do regime de concessão e por isso, não possui livre tarifação e acaba por apresentar diversos aspectos políticos que influenciam a gestão das concessionárias. Tendo em vista que em 2012 houve a promulgação da medida provisória 579 de 2012, transformada em lei em 2013 (Lei 12.783) que implementou uma série de mudanças na regulamentação das concessões e em 2015 a criação das bandeiras tarifárias para resolver o problema da solvência das concessionárias, faz-se necessário analisar as questões financeiras na égide das principais concessionárias distribuidoras de energia elétrica do estado de São Paulo. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo verificar o impacto do EVA® das distribuidoras de energia elétrica do estado de São Paulo após a publicação da Lei 12.783/2013 e da criação das bandeiras tarifárias em 2015. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica complementada por uma análise documental multicascos, ao se avaliar o EVA® das principais concessionárias de energia elétrica do estado de São Paulo entre os anos de 2011 a 2015.

Palavras-Chave:Concessionárias de energia elétrica, EVA®, Lei 12.783/2013, Bandeiras tarifárias


IMPACTOS DA MATURIDADE, FONTE E CUSTO DAS DÍVIDAS NO INVESTIMENTO DE EMPRESAS BRASILEIRAS

Andrei Aparecido DE ALBUQUERQUE (UFSCar) - Brasil
E-mail: andrei@dep.ufscar.br

Alberto Borges MATIAS (FEA-RP/USP) - Brasil
E-mail: matias@usp.br

A utilização de recursos de terceiros na estrutura de capital das empresas é relevante devido ao potencial efeito da alavancagem financeira, que se refere à ação de obter capitais de terceiros a uma determinada taxa e aplicá-los em ativos que oferecem como retorno uma superior a esta. Dessa forma, uma empresa tem a possibilidade de aumentar a remuneração dos seus proprietários pela utilização de dívidas. Por outro lado, tal opção eleva o risco da firma, exatamente pelo fato de assim passar a ter um compromisso financeiro com os credores que realizaram o empréstimo. Assim, configura-se um relacionamento entre as decisões de financiamento e investimento. Diversas pesquisas têm relatado uma relação negativa entre alavancagem financeira e investimento. Considerando que diferentes elementos do endividamento podem exercer influências no investimento, estabeleceu-se por objetivo verificar como os aspectos de maturidade, fonte e custo do endividamento impactam o nível de investimento das empresas brasileiras não financeiras de capital aberto. Foi delineado um modelo de regressão linear múltipla, cujos resultados permitem concluir que os elementos testados são relevantes para a determinação do investimento do conjunto de empresas estudadas. Foi identificada uma associação negativa entre o custo da dívida e o investimento. Porém, maturidade e fonte de financiamento apresentaram uma associação positiva, tais achados corroboram com a preferência pelas fontes de capital subsidiadas disponíveis na nossa economia.

Palavras-Chave:Alavancagem Financeira. Custo da Dívida. Investimento.


INFLUÊNCIA DA MARGEM DE LUCRATIVIDADE IMPLÍCITA NO ESTOQUE SOBRE A CAPACIDADE DE PAGAMENTO – UM ESTUDO NO SETOR DE MATERIAIS BÁSICOS DA BM&FBOVESPA

Genilda Soares DA SILVA (UFPB) - Brasil
E-mail: genyss2@hotmail.com

Marilia Raulino AUGUSTA (UFPB) - Brasil
E-mail: raulino.marilia@gmail.com

Simone Bastos PAIVA (UFPB) - Brasil
E-mail: sbpaiva@uol.com.br

Renata Paes de Barros CAMARA (UFPB) - Brasil
E-mail: rpbcamara@gmail.com

O objetivo deste trabalho foi analisar a interferência da margem de lucratividade bruta implícita nos estoques das empresas sobre a alavancagem da capacidade de pagamento das obrigações de curto prazo, bem como analisar seu nível influência sobre o setor de materiais básicos listado na BM&FBOVESPA. Para atingir os objetivos propostos, utilizou-se o teste de Kruskal-Wallis, por meio de uma pesquisa exploratória e descritiva. A amostra compreendeu 31 empresas no quinquênio iniciado em 2010 e encerrado em 2015 que disponibilizaram informações na base de dados da Economática®. Os resultados desta pesquisa apontam que tomar inferências sobre a liquidez das empresas apenas considerando os indicadores tradicionais pode subestimar o potencial de liquidação das dívidas circulantes ao não se considerar os estoques. Dessa forma, desconsiderar a margem de lucratividade oculta nos estoques pode gerar distorções sobre os conceitos de liquidez no setor de materiais básicos, listado na Bolsa de Valores de São Paulo.

Palavras-Chave:Liquidez corrente. Lucratividade dos estoques. Capacidade de pagamento. Alavancagem.


INFLUÊNCIA DA P&D NO DESEMPENHO DE EMPRESAS: ANÁLISE DO BLOCO ECONÔMICO G 20

Tiago Francisco DE CAMARGO (Unochapeco) - Brasil
E-mail: tiago.camargo@unochapeco.edu.br

Antonio ZANIN (Unochapecó) - Brasil
E-mail: zanin@unochapeco.edu.br

Fábio Jose DIEL (UNOCHAPECÓ) - Brasil
E-mail: f_diel@hotmail.com

Taís Daiane Soares Assumpção BIANCHET (UNOCHAPECÓ) - Brasil
E-mail: taiss@unochapeco.edu.br

O papel fundamental do investimento é o de estimular o crescimento da empresa e da economia de um país ou atividade, baseado na suposição que o investimento cria uma maior produtividade. O objetivo desta pesquisa é analisar a influência do investimento em P&D no desempenho organizacional. A amostra final foi constituída por 11.275 observações, de empresas localizadas nos países pertencentes ao G20, pertencentes aos setores de indústria e tecnologia. Os dados utilizados referem-se ao período de 2011 a 2015 e analisados em painel. Os procedimentos metodológicos caracterizam o estudo como pesquisa descritiva, documental e com abordagem quantitativa. Os resultados dos modelos econométricos utilizados indicaram a existência de uma relação negativa e estatisticamente significativa entre os gastos com pesquisa e desenvolvimento e o retorno das empresas.

Palavras-Chave:Investimentos P&D; Rentabilidade; Países do G20


INFORMAÇÕES GERENCIAIS E DE CUSTOS CONSIDERADAS PELOS PEQUENOS EMPREENDEDORES DO MUNICÍPIO DE CACHOEIRINHA (PE) NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA DE ARTESANATOS

Tiago de Moura SOEIRO (UFPE) - Brasil
E-mail: tiago-soeiro@hotmail.com

Sandy RAIMUNDO (FAFICA) - Brasil
E-mail: sandy.jardelle@hotmail.com

João Gabriel Nascimento de ARAÚJO (UFPE) - Brasil
E-mail: j_gabriel90@hotmail.com

Juliana ARAÚJO (UFPE) - Brasil
E-mail: juhliana.araujo@gmail.com

Rodrigo Vicente PRAZERES (UFPE) - Brasil
E-mail: rodrigovprazeres@gmail.com

O objetivo geral do presente trabalho foi analisar de que forma os empreendedores utilizam os fatores para a sua formação do preço de venda das pequenas empresas do ramo de artesanato na cidade de Cachoeirinha-PE. Para isto foi aplicado um questionário em dois blocos. O Primeiro para conhecer o perfil do respondente e a existência da contabilidade; e o segundo sobre a importância de algumas variáveis de 4 categorias: custo, custo para decisão, estratégia e informação gerencial, através da escala de Likert de 5 pontos. Foram obtidas 20 respostas junto aos empreendedores da cidade. Após este momento, foram calculadas as frequências com o auxílio do IBM SPSS 23 e do Microsoft Excel 2013, e calculados o coeficiente de correlação de Spearman, devido ao baixo número de respondentes. Também foi realizada análise de cluster. Os resultados sugerem que na hora de definir um preço de venda, os empreendedores levam em consideração os custos e despesas para a venda dos produtos, bem como seus reflexos no caixa e nos planos da empresa, mas a atuação do contador nas práticas de preço e venda não é tão forte quanto nos aspectos gerenciais.

Palavras-Chave:Preço de Venda. Artesanato. Pequenos Empreendedores.


MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO COMO ASSISTÊNCIA À TOMADA DE DECISÃO: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM UMA EMPRESA DE COMÉRCIO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DE FORTALEZA – CE

Francisco dos Santos FELIPE (Estacio FI) - Brasil
E-mail: felipe.souza@cimentoapodi.com.br

Nayana de Almeida ADRIANO (FIC) - Brasil
E-mail: nayanaadriano@hotmail.com

Joelma Leite CASTELO (UECE) - Brasil
E-mail: joelma.castelo@uece.br

Victor de Araújo DE ARAÚJO (UECE) - Brasil
E-mail: victor2311@gmail.com

Visando-se que a margem de contribuição permite a evidenciação do grau das despesas, assim como ajuda os gestores a definirem quais produtos merecem um maior esforço de vendas. Este artigo pretende analisar a margem de contribuição como ferramenta de auxílio à gestão, permitindo que de maneira clara e objetiva, os gestores possam tomar decisões e formulem estratégias de mercado, contribuindo, significativamente, tanto para lucratividade da empresa, quanto ao nosso planeta devido ao papel ecológico desta entidade. Quanto aos aspectos metodológicos, o presente trabalho pode ser considerado, como sendo uma pesquisa descritiva, bibliográfica, documental, estudo de caso e coleta de dados. Para atingir-se os objetivos dessa pesquisa, o estudo foi realizado em uma empresa que atua no segmento de comercio de materiais recicláveis localizada na cidade de Fortaleza, após a coleta e análises dos dados livro caixa e do mercado, foram feitas tabelas e gráficos que permitissem identificar os produtos mais rentáveis, a lucratividade. Com base nas informações levantadas, foi possível verificar diversas informações precisas para tomada de decisões.

Palavras-Chave:Margem de contribuição; Lucratividade; Tomada de decisão.


MENSURAÇÃO DO VALOR DAS PERDAS NORMAIS E ANORMAIS NO PROCESSO PRODUTIVO DE UMA INDÚSTRIA CERÂMICA

Taís Daiane Soares Assumpção BIANCHET (UNOCHAPECÓ) - Brasil
E-mail: taiss@unochapeco.edu.br

Antonio ZANIN (Unochapecó) - Brasil
E-mail: zanin@unochapeco.edu.br

Tiago Francisco DE CAMARGO (Unochapeco) - Brasil
E-mail: tiago.camargo@unochapeco.edu.br

Fábio Jose DIEL (UNOCHAPECÓ) - Brasil
E-mail: f_diel@hotmail.com

O estudo tem como objetivo identificar o valor das perdas do processo fabril de uma indústria cerâmica situada na região oeste de Santa Catarina considerando os princípios de custeio variável, variável parcial, absorção parcial, ideal e total. Os princípios de custeio podem ser definidos como a forma de designar os custos de produção de um determinado produto ou serviço, sendo que estes custos incluem tanto os custos variáveis (que variam diretamente de acordo com a proporção da produção ou oferta de bens ou serviços), quanto os fixos, que não estão diretamente ligados ao acréscimo ou decréscimo da produção. Quanto aos procedimentos classifica-se como um estudo de caso, realizado em uma empresa de cerâmica vermelha, localizada na região oeste de Santa Catarina, a coleta de dados foi realizada através de entrevistas com o proprietário da empresa. Os resultados identificaram os valores das perdas no processo fabril da indústria cerâmica, sendo possível avaliar se os padrões de normalidade estabelecidos são condizentes com a situação de análise.

Palavras-Chave:Perdas. Indústria Cerâmica. Princípios de custeio.


MODELAGEM DO CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADE E TEMPO (TDABC) EM UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE RECICLAGEM DE PLÁSTICOS

Francisco Isidro PEREIRA (UFC) - Brasil
E-mail: fisidro30@hotmail.com

Felipe Teixeira DE OLIVEIRA (Ufc) - Brasil
E-mail: felipeteixeira@contabilidadestaff.com.br

Há uma falsa ideia de que os modelos de gestão disponíveis são incompatíveis com estruturas empresariais de frágeis sustentação administrativa. Não obstante, qualquer que seja o angulo de visão de como funciona uma empresa, ela é constituída de um conjunto de atividades e estas são regidas por gastos. Sob esse raciocínio a teoria disponibiliza meios de explicitar tais atividades e identificar os recursos e os gastos decorrentes. Mais do que isso é possível proceder um orçamento de tais variáveis. Métodos de custeio são cada vez mais aprimorados e o custeio baseado em atividades e tempo (TDABC) aparece como um dos métodos que se destacam por sua lógica analítica. A pergunta que conduz a presente investigação é: como formatar tal estrutura de aferição de gastos bem como arquitetar um sistema de custos em uma unidade empresarial de complexidade mínima? O presente estudo tem por objetivo aferir os gastos em uma indústria de plástico, tomando como referência a lógica do método TDABC. Tendo como objetivo específicos, esboçar a lógica do método TDABC na quantificação dos gastos, mensurar a lógica do sistema TDABC na quantificação dos gastos das atividades e descrever um ambiente empírico. Apoiando-se em uma realidade que, em princípio, os conteúdos teóricos tinham pouca utilidade, foi possível implementar um esquema da lógica do modelo TDABC. O mais importante no estudo, é que todos os dados estavam disponíveis sem provocar quaisquer aumento de burocracia muito menos gastos para sua captação. A configuração do modelo se mostrou simples e de fácil entendimento no universo do estudo, facilitando assim o manuseio por parte do gestor.

Palavras-Chave:Modelagem TDABC, Reciclagem, Setor de Plástico


NÍVEIS DE UTILIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA ATRIBUÍDOS A INDICADORES NÃO FINANCEIROS POR 207 EMPRESAS DA REGIÃO SUL DE SANTA CATARINA

Rodney WERNKE (UNISUL / UNOCHAPECÓ) - Brasil
E-mail: rodney.wernke@unisul.br

Ivone JUNGES (Unisul) - Brasil
E-mail: ivone.junges@unisul.br

O artigo pretendeu responder questão ligada ao nível de uso e de relevância atribuída aos indicadores não financeiros e às informações oriundas destes. Foi empregada metodologia descritiva, com abordagem quantitativa e coleta de dados por intermédio de survey. Após revisão da literatura sobre o tema, foram apresentadas as principais características das 207 empresas participantes. Em seguida, foram evidenciados e comentados os dados coligidos segregando as respostas em dois grupos (indústrias e comércio/serviços). Concluiu-se que o nível de utilização de indicadores não financeiros é distinto do grau de importância atribuído pelos gestores, visto que 81,16% dos participantes consideraram relevante a utilização dessas medidas para melhorar a performance do empreendimento, mas cerca de 38,16% afirmaram que não os utilizam. Se constatou, ainda, que é atribuída maior importância às informações provenientes dos indicadores não financeiros pelas indústrias na comparação com as demais empresas participantes do estudo.

Palavras-Chave:Indicadores não financeiros. Utilização e importância. Survey.


NÍVEL DE DISCLOSURE: ANÁLISE DAS EMPRESAS BRASILEIRAS LISTADAS NA NEW YORK STOCK EXCHANGE

Leandro Dias GUIA (UNB) - Brasil
E-mail: leandrodias1@yahoo.com.br

Cleiton MENEZES (UnB) - Brasil
E-mail: cleitonjunior77@hotmail.com

andre luiz marques SERRANO (UnB) - Brasil
E-mail: andrelms@unb.br

Marcelo Driemeyer WILBERT (UnB) - Brasil
E-mail: marcelodw@unb.br

Luiz Medeiros de ARAUJO NETO (UnB) - Brasil
E-mail: medeiros2002@hotmail.com

Nathália Helena FERNANDES LAFFIN (USP) - Brasil
E-mail: nathifl@gmail.com

O objetivo desse estudo consiste em analisar se os requisitos de governança corporativa definidos pela Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBOVESPA) e pela New York Stock Exchange (NYSE) contribuem para a evidenciação dos recursos alocados em projetos sociais aos investidores. Para tanto, foram coletados dados referentes a 44 empresas brasileiras listadas na NYSE e no Novo Mercado da BM&FBOVESPA, sendo que da amostra do Novo Mercado foram consideradas as maiores empresas não emissoras de ADR e de maneira geral foram excluídas da amostra as instituições financeiras devido às suas particularidades e por não emitirem os balanços pelo método do IFRS. Os dados para o cálculo das variáveis foram coletados na base de dados da Economática, utilizando-se os balanços de fechamento contábil publicados nos anos de 2011 à 2014, e no levantamento do nível de disclosure foram utilizadas o conjunto completo das demonstrações contábeis das empresas (peças e notas explicativas). A análise dos dados foi realizada por meio do método de Regressão Linear Múltipla por dados em painel. Os resultados da pesquisa sugerem que a emissão de ADRs pouco influencia no desempenho das empresas, pois se apresentou negativamente relacionada ao Q de Tobin. No entanto, a melhor divulgação das informações contábeis, ou seja, um melhor nível de disclosure impactou positivamente no desempenho das empresas.

Palavras-Chave:Nível de disclosure. Empresas brasileiras. New York Stock Exchange.


O CUSTO DA MÃO DE OBRA À LUZ DAS CONVENÇÕES COLETIVAS DO SETOR TÊXTIL DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Daiane PICKLER (UNIDAVI) - Brasil
E-mail: jm017@jmainhardt.com.br

Mara Juliana FERRARI (UFSC) - Brasil
E-mail: mara@rossa.com.br

Manoel Júnior LUDWIG (UFSC) - Brasil
E-mail: manoel_ludwig@hotmail.com

Este presente trabalho apresenta uma análise sobre as normas constantes das CCT – Convenções Coletivas de Trabalho dos sindicatos dos trabalhadores da indústria têxtil no Estado de Santa Catarina (SC), filiados a FETIESC – Federação dos Trabalhadores na Indústria do Estado de SC. O mesmo tem como finalidade identificar os possíveis acréscimos que as Convenções podem acarretar ao custo final da mão de obra. Foram analisadas as convenções coletivas de vigência entre 2014 a 2015. Os dados foram organizados em planilhas eletrônicas para oferecer maior entendimento quanto às aplicações. No âmbito das cláusulas Econômicas, destaca-se a CCT do sindicato Fiação e Tecelagem de Blumenau e o do Vestuário de Criciúma, Indaial e Tubarão que possuem os maiores valores de Pisos Salariais, fato que reflete, por exemplo, em maior custo de hora extra e de adicional noturno. Na esfera das cláusulas sociais, os sindicatos que apresentaram maior incidência foram os de Fiação e Tecelagem de Blumenau, Joinville, Rodeio e Timbó e do Vestuário de Indaial. Ao unir as informações das cláusulas Econômicas e Sociais, foi possível chegar a um percentual total de custo da mão de obra por sindicato, onde os de maior valor foram os de Fiação e Tecelagem de Rio do Sul com 114,09%, Joinville com 106,68% e de São Bento do Sul com 105,97%. Portanto, conclui-se que as convenções coletivas interferem no custo final da mão de obra pelo fato de apresentarem normas relevantes que em sua aplicação geram uma carga extra as organizações.

Palavras-Chave:Sindicatos. Convenções coletivas. Custo da mão de obra.


O PAPEL DA CONTABILIDADE GERENCIAL NO DESENVOLVIMENTO DAS INDÚSTRIAS EXTRATIVISTAS DE GESSO

Celma Duque FERREIRA (UFG) - Brasil
E-mail: celmaduke@hotmail.com

Gilberto Crispim SILVA (UFG) - Brasil
E-mail: crispim.silva@uol.com.br

Caroline Santos RABELO (UFG) - Brasil
E-mail: carolinpeace@gmail.com

A pesquisa investigou como as micros e pequenas empresas com mais de dez anos em operação, no polo gesseiro extrativista de Grajaú/MA, segundo maior do Brasil, utilizam a contabilidade gerencial para tomada de decisão, no período de agosto e outubro de 2015. Para isso, utilizou-se como metodologia a aplicação de questionário adaptado de outras pesquisas similares e entrevista aos contadores e gestores de instituições financeiras. Os dados coletados foram analisados por meio da estatística descritiva, com auxílio do software SPSS. Após análise dos dados, chegou-se à conclusão que essas micro e pequenas indústrias extrativistas do polo gesseiro, mesmo sabendo das contribuições para controle e melhoria dos resultados operacionais, não utilizam a contabilidade gerencial para tomada de decisão e não estão dispostas a pagar pelos serviços de contabilidade gerencial aos contadores terceirizados. Que as empresas, de forma geral, não adotam algum tipo de custeio no processo produtivo e que os gestores (proprietários) não seguem o princípio da entidade, mesmo sendo orientados pelos contadores e agentes de instituições financeiras no ato de captação de empréstimos.

Palavras-Chave:Contabilidade Gerencial. Micro, Pequenas e Médias Empresas. Gestão.


O PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO COM ÊNFASE EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Rogério SILVA DA ROCHA (UFES) - Brasil
E-mail: rogerio4218@gmail.com

Carlos Roberto VALLIM (UFES/FGV-RJ) - Brasil
E-mail: vallim.ufes@gmail.com

Heros Farley REZENDE DE SOUZA (UFES) - Brasil
E-mail: herosfarley@hotmail.com

Este trabalho tem como objetivo pesquisar e identificar o planejamento tributário como uma ferramenta capaz de melhorar o resultado das micro e pequenas empresas. Foi utilizada como metodologia uma investigação bibliográfica seguida de simulações a fim de verificar se existem fatores preponderantes que contribuam para melhorar o resultado da empresa. Para isso foram feitas simulações com empresas nos ramos da indústria e serviços, comparando os resultados obtidos nas seguintes formas de tributação: simples, lucro presumido e lucro real. Buscou-se apresentar uma simulação dentro das atuais normas vigentes no Brasil na tutela do planejamento tributário e verificação da sua relevância para a tomada de decisão. Os dados foram obtidos buscando tratar a pesquisa de forma qualitativa, respeitando devidas relevâncias para certos resultados quantitativos. Trata-se de simulação e os dados foram estimados visando respeitar as normas contábeis e os resultados geralmente apresentados por empresas desses segmentos e portes. Os resultados encontrados demonstraram que o simples nacional foi a forma de tributação menos onerosa nas situações testadas. Todavia, não se pode afirmar que é a melhor forma de tributação para todas as micro e pequenas empresas, sendo necessária análise individual, uma vez que cada empresa apresenta suas peculiaridades. Finalmente, apesar de não existir um consenso geral sobre qual é a mais vantajosa forma de tributação, os achados validam que é possível de forma lícita, reduzir, retardar ou eliminar a obrigação tributária através do planejamento tributário, e por consequência melhorar o resultado das micro e pequenas empresas.

Palavras-Chave:Planejamento tributário; Micro e pequenas empresas; Simulação.


PRÁTICAS DE CONTROLADORIA EM SUPERMERCADO DE GRANDE PORTE: ESTUDO DE CASO

Rodney WERNKE (UNISUL / UNOCHAPECÓ) - Brasil
E-mail: rodney.wernke@unisul.br

Mariélly Warmeling Laucsen MARTINS (Unochapeco) - Brasil
E-mail: mariellylaucsen@gmail.com

Ivone JUNGES (Unisul) - Brasil
E-mail: ivone.junges@unisul.br

O artigo objetivou responder questão de pesquisa acerca dos aspectos relacionados às práticas de Controladoria adotadas no maior supermercado de Santa Catarina, como os níveis de utilização e de relevância atribuídos às mesmas pelo Controller desse varejista. Para tanto, após revisão da literatura sobre os termos vinculados ao tema, foi empregada metodologia classificável como descritiva, qualitativa e estudo de caso. As informações foram coligidas por intermédio de entrevista realizada com o profissional responsável pela Controladoria, que foi baseada em questionário especificamente elaborado. Os resultados permitiram conhecer quais as práticas mais adotadas e aquelas não utilizadas, bem como os níveis da importância imputada a cada uma delas no âmbito do supermercado em tela. A partir disso, foram evidenciadas contradições entre os graus de uso e de relevância, pois em oito das práticas de Controladoria elencadas no estudo o Controller considerava-as com nível de importância superior aos respectivos graus de utilização, enquanto que em outra prática ocorria o oposto disso. Ainda, foi inquirido sobre a participação do Controller na elaboração/implementação e no controle/avaliação de uma lista de processos administrativos da companhia. Nesse caso, apurou-se que nem todas as funções que a priori caberiam à Controladoria são efetivamente executadas por este departamento na empresa pesquisada. Por último, foram apontadas as conclusões do estudo, comentadas algumas limitações associadas e evidenciadas algumas sugestões para trabalhos futuros.

Palavras-Chave:Práticas de Controladoria. Supermercado. Estudo de Caso.


PRÁTICAS DE GESTÃO DE CUSTOS DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS INDUSTRIAIS DE SERGIPE

Moisés Araújo ALMEIDA (UFS) - Brasil
E-mail: moisesaraujoalmeida@yahoo.com.br

Lucas Silva SEARA (UFS) - Brasil
E-mail: luksseara@gmail.com

Assirleide Da Silva BRITO (UFS) - Brasil
E-mail: assirleidebrito@yahoo.com.br

O objetivo deste trabalho é investigar as práticas de gestão de custos das micro e pequenas empresas industriais da cidade de Itabaiana/SE. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, cuja amostra foi composta por 30 empresas cadastradas na Federação das Indústrias do Estado de Sergipe em diferentes segmentos. A coleta de dados foi realizada no período de janeiro a abril de 2016 com a utilização de formulário. Já a análise de dados foi feita por meio de estatísticas descritivas. Para a maioria das micro e pequenas empresas (MPEs) industriais estudadas, os resultados mostraram que o proprietário é o principal responsável pela gestão de custos, 70% são de natureza familiar, a maioria está operando acima de 60% de seu potencial de produção, os dados sobre custos são arquivados em formato de papel e o banco de dados sobre custos está atualizado, a mensuração e o registro desses dados são feitos pelo próprio proprietário, possui procedimentos operacionais padronizados para a apuração dos custos, com elaboração de relatórios mensais, mas que não são divulgados para diretores, gerentes ou funcionários mais qualificados, e possui conhecimento acerca da relevância das informações de custos para o gerenciamento do negócio.

Palavras-Chave:Gestão de custos. Custos na indústria. Micro e pequenas empresas.


PRÁTICAS DE GESTÃO DE CUSTOS: UM ESTUDO EM INDÚSTRIAS ALIMENTÍCIAS DA PARAÍBA

Allex Klinton Azevedo de FARIAS (UFPB) - Brasil
E-mail: allex_tcm@hotmail.com

Davi Jônatas CUNHA ARAÚJO (UFPE) - Brasil
E-mail: davijonatasss@hotmail.com

Maria Sueli ARNOUD FERNANDES (UnB/UFPB/UFRN) - Brasil
E-mail: sueliarnoud@gmail.com

O objetivo deste trabalho foi verificar como as práticas de gestão de custos em indústrias alimentícias de médio e grande porte da Paraíba estão sendo executadas. Para isso, optou-se por uma pesquisa qualitativa e de campo do tipo survey. As 19 práticas consideradas nesta pesquisa foram selecionadas a partir dos estudos de Callado e Pinho (2013), que contemplaram 11 práticas, e de Cinquini e Tenucci (2006), que abrangeram 14. A amostra foi composta por 10 das 17 indústrias alimentícias de médio e grande porte da Paraíba que constam na base de dados da Federação de Indústrias da Paraíba em 2014. Os resultados apontam que 73,68% das práticas são executadas por mais da metade das empresas e que elas buscam principalmente a redução de custos com sua gestão. 70% das gestões das empresas focam os clientes como principal elemento externo a gestão e 60% consideram o desperdício como elemento interno de impacto nesse processo. Além disso, a gestão não considera tanto os concorrentes. Constatou-se que as práticas desempenhadas condizem com os aspectos da gestão de custos, como o fato de 90% das empresas realizar a análise da rentabilidade de clientes ao passo que os clientes são o principal elemento externo que elas consideram. Também foi percebido que há um alinhamento entre o fato da maioria dos gestores considerar o desperdício como principal elemento interno e a utilização de práticas como o registro dos custos, pois tal prática fornece dados para a gestão desenvolver estratégias de redução dos desperdícios.

Palavras-Chave:Práticas de gestão. Gestão de custos. Indústrias alimentícias.


RELAÇÃO ENTRE CÓDIGOS DE CONDUTA E RISCO CORPORATIVO

Paulo Roberto Reichelt AYRES (Unisinos) - Brasil
E-mail: pra_73@yahoo.com.br

Carlos Alberto DIEHL (UNISINOS) - Brasil
E-mail: cd@unisinos.br

Luiz Henrique Figueira MARQUEZAN (UNIFRA) - Brasil
E-mail: luiz_marquezan@yahoo.com.br

Eventualmente, assuntos relacionados à governança corporativa ganham destaque devido, em parte, a escândalos financeiros ou corrupção envolvendo grandes organizações. Os debates versam sobre práticas de governança, tais como: comitês de auditoria e gestão de risco, criação de áreas de controle interno e implantação de códigos de conduta, dentre outros, ressurgem no cenário econômico. O código de conduta é parte integrante do processo de governança corporativa e pode auxiliar na elevação dos parâmetros éticos da organização, auxiliando na melhora da confiança dos investidores. Diante disso, este trabalho propôs-se a estudar a relação entre códigos de conduta e risco corporativo. De uma amostra das companhias do Índice Brasil Amplo (IBrA), da BM&FBovespa procedeu-se a leitura de todos os códigos de conduta dessas. Foram elaboradas escalas sobre os códigos, com a finalidade de entender possíveis relações com a volatilidade das ações das companhias, considerada como proxy de risco. Adotou-se o método de análise de conteúdo para converter texto em variáveis numéricas. Com base nos resultados apurados por análise de regressão linear, não foi possível estabelecer uma relação estatística significativa entre códigos de conduta e o risco. A utilização dos códigos de conduta não permite explicar o nível de risco apresentado pelas organizações, indicando que maior detalhamento nos códigos de conduta não contribui para entendimento do risco de mercado. É possível que apenas o código de conduta como instrumento da governança corporativa necessite ser combinado com outros elementos de governança para explicar o nível de risco das empresas. A pesquisa contribui ao discutir a ligação teórica entre os temas, assim como elucidar a ausência de relação empírica pelas medidas utilizadas, promovendo caminhos para novos estudos.

Palavras-Chave:Código de Conduta. Governança Corporativa. Risco. Ética


RELAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS PERTENCENTES AO ÍNDICE IBRX50 BASEADAS NA METODOLOGIA GRI E O NÍVEL DE GOVERNANÇA CORPORATIVA

CARLOS ANTONIO PEREIRA (UFU) - Brasil
E-mail: carlos_ctb@hotmail.com

Radif Jorge NETO (UFU) - Brasil
E-mail: radifneto@outlook.com

Diante do atual cenário econômico, informações empresariais devem ser amplamente divulgadas para uma maior segurança por parte dos stakeholders para com as empresas as quais estão relacionados. O presente estudo visa analisar a relação entre as estratégias de governança corporativa com a emissão de relatórios de sustentabilidade no modelo GRI e os respectivos níveis de aderência disponibilizados pela BM&FBovespa aderidos pelas empresas do IBrX50. A coleta de dados por meio de pesquisa documental possibilitou um estudo descritivo com o uso de estatísticas básicas para encontrar os referidos setores econômicos com suas características de governança corporativa. Após a obtenção, análise e interpretação dos dados, o estudo apresentou setores que focam na emissão de relatórios de sustentabilidade no modelo GRI, outros que tem seu foco nas normas exigidas pelos mais altos níveis de governança corporativa da BM&FBovespa, e por fim outros que utilizam-se dos dois métodos garantindo assim a maior transparência para seus stakeholders.

Palavras-Chave:Sustentabilidade. BM&FBovespa. GRI. Governança Corporativa. IBrX50.


REMUNERAÇÃO DE EXECUTIVOS: UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS NA ÚLTIMA DÉCADA

Thaisa Renata DOS SANTOS (UFG) - Brasil
E-mail: thaisarenata@hotmail.com

Esta pesquisa objetiva analisar quais as características das publicações nacionais e internacionais sobre o tema remuneração de executivos na última década. A pesquisa descritiva e de natureza quantitativa, compõe-se de uma amostra de 54 artigos e com dados do período de 2006 a 2016. Os artigos sobre a remuneração de executivos foram coletados nas bases de periódicos: Gooogle Acadêmico, SCOPUS (Elsevier) e Web of Science - Coleção Principal (Thomson Reuters Scientific). Os resultados mostram que o tema remuneração de executivos possui maior representatividade em âmbito internacional, do que em âmbito nacional, e que o objeto de estudo na maioria dos periódicos analisados, esta principalmente relacionado com o desempenho do executivo e o desempenho da organização ao qual ele está inserido. Conclui-se que há uma escassez significante de pesquisas nacionais relacionadas a remuneração dos executivos, e também a necessidade de pesquisas nacionais buscando evidenciar a relação da remuneração dos executivos com o seu desempenho e o desempenho das empresas em âmbito nacional

Palavras-Chave:Remuneração; Executivos; Bibliometria; Teoria da agencia


REMUNERAÇÃO POR DESEMPENHO NO FUTEBOL BRASILEIRO SOB A PERSPECTIVA DA CULTURA NACIONAL: PROPOSIÇÕES PARA ESTUDO

Rafael Luis PESSIN (UNISINOS) - Brasil
E-mail: rafaelpessin@outlook.com

Carlos Alberto DIEHL (UNISINOS) - Brasil
E-mail: cd@unisinos.br

O objetivo deste trabalho é discutir a adequação dos sistemas de remuneração por desempenho no futebol brasileiro sob a perspectiva da cultura nacional. Para tanto, são apresentadas proposições teóricas decorrentes da interação entre a cultura brasileira e as características dos sistemas de remuneração por desempenho. As dimensões culturais propostas por Hofstede (1983, 1994), capazes de integrar fenômenos empíricos atitudinais e comportamentais, foram escolhidas para explicar a adequação da prática às atitudes, valores e comportamentos dos jogadores membros da cultura brasileira. As análises sugerem ser oportuna a implantação de sistemas de remuneração por desempenho no futebol brasileiro. No entanto, acredita-se que os objetivos, avaliações e incentivos devem ser preferencialmente vinculados em nível de grupo. Ainda, sugere-se que os níveis de risco sejam diluídos mediante dimensionamento de aspectos como autoeficácia, influências externas e período de tempo entre o desempenho e a recompensa. Não obstante, sugere-se a priorização da utilização de medidas quantitativas e critérios objetivos de avaliação de desempenho.

Palavras-Chave:Remuneração por desempenho. Futebol. Cultura nacional.


TARGET COSTING: APLICAÇÃO PRÁTICA EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA CIDADE DE SENHOR DO BONFIM – BA.

Luciana Gonçalves DE SOUZA (FSSS) - Brasil
E-mail: lucianasouza.contadora@gmail.com

Leandro DO NASCIMENTO SANTOS (UNEB) - Brasil
E-mail: leandrosantos.contador@gmail.com

Deiseanne Castro COELHO (UNEB) - Brasil
E-mail: deise_1805@hotmail.com

Daniel de Jesus PEREIRA (UEFS, FAT, FTC) - Brasil
E-mail: daniel_resgate2002@yahoo.com.br

Tania Ferreira dos Santos BOMFIM (UNEB) - Brasil
E-mail: bomfim.tania@gmail.com

TELMA SANTOS SANTOS (CBC) - Brasil
E-mail: telmasuelysantos@gmail.com

O objetivo do presente estudo foi determinar e identificar elementos que pudessem ser reduzidos/eliminados dos custos de uma Instituição de Educação Básica da cidade de Senhor do Bonfim, para que assim ocorresse a diminuição do valor da mensalidade utilizando o método de custeio Target Costing. Para atingir o objetivo proposto o presente trabalho utilizou pesquisa quanti-qualitativa, operacionalizando-se através de um estudo de caso com a coleta de dados feita através de entrevista com a direção da instituição, aplicação de questionário aos responsáveis dos alunos e pesquisa documental com análise de planilha de custos e relatórios com demonstrações contábeis. A metodologia foi realizada com 128 responsáveis, atingindo assim 84,2% da população total. Como resultado verificou-se que através da redução de alguns atributos é possível adequar o valor da mensalidade ao valor esperado pelo mercado.

Palavras-Chave:Target Costing. Educação Básica. Instituições Filantrópicas.


TERCEIRIZAÇÃO OU PRIMARIZAÇÃO: IMPACTOS NO DESEMPENHO ECONÔMICO E FINANCEIRO DE UMA EMPRESA DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS

CAROLINE RAYCIKI (UDESC) - Brasil
E-mail: carolinerayciki@hotmail.com

Marino Luiz EYERKAUFER (UDESC) - Brasil
E-mail: marino.luiz@udesc.br

Sérgio MARIAN (Udesc) - Brasil
E-mail: sergio.marian@udesc.br

A tercerização é uma estratégia que vem crescendo a cada dia e ganhando mais o mercado de trabalho, todavia existem ainda diversas dúvidas sobre sua real eficiência e eficácia no contexto organizacional. A presente pesquisa objetivou identificar os impactos no desempenho econômico/financeiro de uma empresa de serviços especializados com a terceirização e/ou primarização. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, utilizando-se da coleta de dados primários e secundários através da pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. Informações analisadas foram obtidas das Demonstrações Contábeis do ano de 2014, disponibilizadas pela empresa objeto de estudo, e revelam que os custos totais para a empresa elevam-se em 37% pela primarização em comparação a terceirização, considerando a paridade dos valores pagos em forma de salários e dos contratos de terceirização. Embora os indicadores econômicos/financeiros apresentem resultados positivos para ambas as modalidades de contratação, pela terceirização apresentam maior rentabilidade, ainda que, os valores da folha de pagamento na primarização da mão de obra deveriam ser 27% inferiores aos contratos de terceirização para que os custos totais se equiparassem para a contratante. Conclui-se que os custos na primarização são mais elevados do que na terceirização, isto deve-se principalmente pela alta carga tributária atrelada com a primarização impactando no desempenho econômico/financeiro da empresa de forma negativa.

Palavras-Chave:Terceirização. Primarização. Desempenho econômico/financeiro. Serviços Especializados.


UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS DE CUSTEIO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO: UM ESTUDO EM EMPRESA CALÇADISTA DA SERRA GAÚCHA

Estevo Mateus OLESIAK (UNISINOS) - Brasil
E-mail: estevo@agcorporativa.com.br

Juliane de Castilhos SPANHOLI (Unisinos) - Brasil
E-mail: juliane_spanholi@hotmail.com

Vanessa HECKLER MARQUESINI (Unisinos) - Brasil
E-mail: nessa_heckler@hotmail.com

Marcos Antonio de SOUZA (UNISINOS) - Brasil
E-mail: marcosas@unisinos.br

Débora Gomes MACHADO (Unisinos - FURG) - Brasil
E-mail: debora_furg@yahoo.com.br

A gestão da indústria calçadista, assim como dos demais setores, precisa estar preparada para enfrentar as frequentes mudanças na sua esfera de atuação. A contabilidade de gestão, e mais especificamente a contabilidade de custos, tem sido reconhecida como importante geradora de informações para a tomada de decisão. Diante de tal realidade, o objetivo desse estudo é analisar a aderência da gestão de empresas calçadistas da serra gaúcha ao que prescreve a literatura em relação aos métodos de custeio. Este estudo, realizado no 2º trimestre/2016, está circunscrito aos métodos de custeio variável, direto e teoria das restrições, dada a relação deles com a geração de informações gerenciais. Trata-se de um estudo de caso único, de natureza descritiva e qualitativa, cujos dados foram coletados por meio de entrevista com gestores da empresa, análise documental e observações in loco. Os principais achados evidenciam que há um distanciamento entre o que prescreve a literatura e a prática empresarial, devido a empresa utilizar parcialmente os métodos de custeio gerenciais, predominando o custeio por absorção.

Palavras-Chave:Custeio variável. Custeio direto. Teoria das restrições. Gestão de custos.


VIABILIDADE DO MÉTODO ABC PARA APOIO A TOMADA DE DECISÃO EM PEQUENOS NEGÓCIOS

Kathyana Vanessa Diniz SANTOS (UFPB) - Brasil
E-mail: kathyana_vanessa@hotmail.com

Caio de Araújo Pereira GADELHA (UFPB) - Brasil
E-mail: caio_gad@hotmail.com

Maria Silene Alexandre LEITE (UFPB) - Brasil
E-mail: leite@ct.ufpb.br

Considerando o ambiente empresarial competitivo atual, a boa gestão dos custos é um fator crucial na competitividade das organizações. No contexto dos pequenos negócios, essa gestão é ainda mais importante tendo em vista a escassez de recursos e a necessidade de decisões acertadas de maneira a prolongar a sobrevivência desses empreendimentos no mercado. Nesse sentido, esse trabalho visou discutir a viabilidade da aplicação do método ABC em uma pequena empresa no intuito de proporcionar aos gestores desse tipo de negócio um procedimento de utilização do método. Acerca dos procedimentos metodológicos, o presente trabalho se fez possível através de uma revisão literária sobre os temas abordados e adoção do estudo de caso enquanto método de estudo. Foram realizadas visitas técnicas à organização focal escolhida; onde ocorreram entrevistas com os gestores a fim de recolher os dados necessários, efetuar medições e acompanhar os processos necessários à aplicação do método. Os resultados contemplam a viabilidade de aplicação do método no contexto dos pequenos negócios. A aplicação do ABC poderá fornecer a esses tipos de negócios informações necessárias para possíveis alterações nas famílias de produtos, bem como um mapeamento das atividades para futura análise buscando a redução de custos através da eliminação ou redução daquelas atividades que não agregarem valor ao produto final.

Palavras-Chave:Gestão de custos. Pequenas empresas. Método ABC.




7. Metodologias de ensino e pesquisa em custos



10 ANOS DE CUSTOS E @GRONEGÓCIO ON LINE: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DAS PUBLICAÇÕES

Cristina Inês ENGEL (UFRGS) - Brasil
E-mail: cristina.engel@outlook.com

Tendo em vista que o periódico Custos e @gronegócio on line completou 10 anos de circulação em 2015, o objetivo do presente trabalho é identificar as características dos artigos publicados no referido período. Trata-se de um estudo descritivo, documental, realizado por meio de pesquisa bibliométrica. A amostra da pesquisa é composta por todas as publicações até o ano de 2015, totalizando 356 artigos. Verificou-se que a partir de 2010 o periódico passou a ter artigos oriundos de IES internacionais, os quais representam cerca de 17% do total de artigos, sendo Turquia e Sérvia os países com maior número de artigos publicados. Em âmbito nacional, a região Sul é a que mais originou trabalhos. Os resultados demonstram ser mais frequente a presença de três autores por artigo. Em relação aos primeiros autores, a titulação mais frequente é a de doutor/PhD, seguida da titulação de mestre. Em ambas se verifica que normalmente estão relacionados à área de Ciências Contábeis e Administração. Evidenciou-se pouca participação de graduandos nas publicações, o que remete à necessidade de inserção dos acadêmicos em programas de incentivo à pesquisa e à inicição científica. Em termos metodológicos, verificou-se que o tema acadêmico mais abordado está relacionado à viabilidade/eficiência econômica, seguido do tema relacionado à determinação de custos/custos de produção.

Palavras-Chave:Agronegócio. Bibliometria. Publicações.


A PESQUISA CIENTÍFICA BRASILEIRA EM CONTABILIDADE NOS PAÍSES DO CONTEXTO IBERO-AMERICANO

Roseane Patrícia ARAÚJO SILVA (UEPB) - Brasil
E-mail: rosepat5@hotmail.com

Sabrina Ribeiro de Almeida Ribeiro ALMEIDA (UEPB) - Brasil
E-mail: sabrininha_almeida@hotmail.com

Gilmara Ferreira da Rocha SILVA (UEPB) - Brasil
E-mail: gilmararch8@gmail.com

Hortência Gomes LIMA (UEPB) - Brasil
E-mail: hortenciagl@gmail.com

Fabiana de Cássia DE ARAÚJO SILVA (UFAL) - Brasil
E-mail: fabiana-cassia@hotmail.com

Esta investigação teve como objetivo estabelecer indicadores relativos à inserção da pesquisa brasileira em contabilidade nos países do contexto ibero-americano (excetuando-se o Brasil) durante o período 2008-2015.1. Neste sentido, optou-se por mapear as revistas com estratos A1, A2, B1 e B2 com qualificação indicada pelo Qualis da Capes divulgados em junho de 2015. Os seguintes indicadores foram mapeados: (i) o país de origem dos periódicos; (ii) a periodicidade, (iii) a participação de autores brasileiros e de autores brasileiros da área contábil; (iv) os autores mais prolíficos da área contábil; (v) as universidades brasileiras que mais publicaram na área em foco e; (vi) a temática mais destacada nos artigos publicados pelos pesquisadores brasileiros da área contábil. Este estudo tem caráter descritivo, exploratório, empírico e longitudinal. Os resultados demonstram a inexistência de periódicos com estrato Qualis A1 e A2, de acordo com os parâmetros investigados. Quanto aos estratos B1 e B2, evidenciam-se que: Espanha e Colômbia são os países que se destacam em número de periódicos, possuindo, respectivamente, 5 e 4 revistas; a periodicidade predominante é a semestral; dos 290 artigos de autores brasileiros, 42 (15%) artigos possuíam pesquisadores da área contábil; Ilse Maria Beuren e Rogério João Lunkes, são os autores mais prolíficos; a universidade que mais se destaca é a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e a área temática mais enfática é a contabilidade gerencial. Depreende-se que existem oportunidades para publicação em periódicos estrangeiros do contexto ibero-americano, mas que poucos são os pesquisadores sensíveis a esta valiosa alternativa.

Palavras-Chave:Ciências Contábeis. Pesquisa Científica. Países Ibero-americanos.


CONSTRUÇÃO E MENSURAÇÃO DE UM ÍNDICE DE DISCLOSURE VOLUNTÁRIO PARA OS PORTAIS DE MUNICÍPIOS PARANAENSES

Vinicius Abilio MARTINS (UNIOESTE) - Brasil
E-mail: viniciusabilio@gmail.com

Wesley Vieira da SILVA (PUCPR) - Brasil
E-mail: wesley.vieira@pucpr.br

Tatiana Marceda BACH (PUCPR) - Brasil
E-mail: tatibach@gmail.com

Janaína Gabrielle Moreira Campos da Cunha AMARANTE (PUC PR) - Brasil
E-mail: gabrielle88_@hotmail.com

Alceu SOUZA (PUCPR) - Brasil
E-mail: alceu.souza@pucpr.br

Marta Chaves VASCONCELOS (PUCPR) - Brasil
E-mail: martacvasconcelos@hotmail.com

Este estudo objetiva construir e mensurar um índice de disclosure voluntário para os portais de municípios do Estado do Paraná. Desenvolveu-se uma escala para mensurar o índice de Disclosure Público Municipal (IDP-M), elaborada com base nas preconizações da literatura e por análise de conteúdo de portais eletrônicos dos municípios. Realizou-se o pré-teste e a validade de face (face validity) para aprimorar o índice proposto. A escala foi composta por 16 construtos que avaliavam indicadores dicotômicos. Avaliaram-se os construtos por 113 indicadores. Os construtos que apresentam o valor médio mais alto em relação ao total de municípios analisados (IDP-M) se referem às notícias atualizadas; a legislação municipal e instrumentos de planejamento; a relação com os cidadãos e sociedade; a participação da sociedade na gestão pública e as informações gerais sobre o município, gestor municipal e vereadores. O menor nível de disclosure estava relacionado a segurança pública. A média do índice de disclosure evidenciada pelos municípios foi de 23,49%. Este estudo contribui para identificação de variáveis na literatura associadas à gestão pública transparente, para identificação de variáveis inerentes aos sites municipais e para avaliar nível de evidenciação e disclosure.

Palavras-Chave:Índice. Disclosure Voluntário. Municípios paranaenses.


PESQUISA CIENTÍFICA SOBRE O ARCABOUÇO TEÓRICO DE CONTABILIDADE NOS EVENTOS ANPCONT, ENANPAD E CONGRESSO USP NOS PERÍODOS DE 2005 A 2015

Luciana Márcia VALENTIM (UNESC) - Brasil
E-mail: lucianamarcia20@gmail.com

Janayna Rodrigues de Morais LUZ (uepb) - Brasil
E-mail: janarodrigluz@ig.com.br

Luciana Alencar FIRMO MACEDO (UFPB/UNESC) - Brasil
E-mail: luciana.contabil@outlook.com

Isaú Ebenezer da SILVA (UNESC) - Brasil
E-mail: isauesilva@gmail.com

Kallyse Priscila Soares de OLIVEIRA (UNESC/UEPB) - Brasil
E-mail: kallysepriscila@hotmail.com

A presente pesquisa tem por objetivo analisar o perfil de publicações na área da pesquisa contábil sobre o arcabouço teórico e estrutura conceitual básica da contabilidade dos artigos publicados no período de 2005 a 2015 nos Congressos ANPCONT, ENANPAD e USP. O presente estudo caracteriza-se como sendo descritivo e bibliográfico, com a utilização da bibliometria para atingir os seus objetivos. Foram coletados 44 artigos, mas apenas 22 estão relacionados ao tema abordado. A busca foi realizada por meio de palavras-chave, análise dos resumos em sequência, trabalhos selecionados e trabalhos apresentados nas bases de dados desses congressos. O congresso USP foi o que mais publicou artigos dentro do tema, sendo responsável por 60% das publicações. Quanto à titulação dos autores, essa foi consultada na plataforma Currículo Lattes. Os artigos em sua maioria foram escritos por pessoas do gênero masculino, correspondendo a 50,7%, dentro dos quais 46,87% são doutores. Já no que diz respeito ao gênero feminino, com a titulação de doutora, foram 29,03%, e em grupos variando entre uma e cinco autoras. Dentre os autores, três publicaram duas vezes no período de 10 anos, sendo todos do gênero feminino, e os demais publicaram uma única vez. Os autores mais prolíficos foram Alessandra Vieira Cunha Marques, Patrícia de Souza Costa e Umbelina Cravo Teixeira Lagioia. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Universidade de São Paulo (USP) foram as instituições que demonstraram possuir maior número de vínculos com os autores.

Palavras-Chave:Informação Contábil. Características Qualitativas. Eventos Científicos


RECONHECIMENTO E MENSURAÇÃO DO ATIVO BIOLÓGICO E PRODUTOS AGRÍCOLAS SOB A VISÃO DA CONTABILIDADE: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA ENTRE OS ANOS DE 2011 E 2015

Elane dos Santos SILVA BARROSO (IFPI) - Brasil
E-mail: elanesantossilva@hotmail.com

Augusto Cézar Aquino CABRAL (UFC) - Brasil
E-mail: cabral@ufc.br

Sandra Maria dos SANTOS (UFC) - Brasil
E-mail: smsantos@ufc.br

Ativo biológico é um assunto que vem sendo discutido devido à importância do agronegócio no Brasil e da dificuldade da sua mensuração, pois são seres vivos e por consequência sujeitos a transformações biológicas, como crescimento, degeneração e morte, além das condições climáticas, que podem afetar significativamente o seu valor. Este artigo tem por objetivo analisar a produção científica sobre o reconhecimento e mensuração dos ativos biológicos e os produtos agrícolas no período de 2011 a 2015. Para atingir os objetivos, o estudo analisou entre 2011 e 2015 a produção dos periódicos nacionais de contabilidade, até o dia 13 de dezembro de 2015, que apresentavam suas edições com livre acesso na Internet; as dissertações e teses produzidas em instituições que disponibilizavam acesso ao banco de dados através da Internet, e os artigos aprovados em Congressos Nacionais. Foi levantada a produção cientifica de acordo com os objetivos, separando-os por títulos, nome dos autores, e outros dados. Foram encontrados um total de 55 publicações. Nota-se um crescimento de 243% na produção científica no período de 2011 a 2015 em relação ao período de 2006 a 2011.

Palavras-Chave:Reconhecimento e mensuração. Ativo Biológico. Produtos Agrícolas. CPC 29


RELAÇÃO DAS METODOLOGIAS DE ENSINO, CONTEÚDO MINISTRADO E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO UTILIZADAS EM SALA DE AULA COM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA ÁREA DA CONTABILIDADE DE CUSTOS

Edenise Aparecida dos ANJOS (UFPR) - Brasil
E-mail: edeniseanjos@ufpr.br

Ricardo Adriano ANTONELLI (UTFPR) - Brasil
E-mail: ricardoaantonelli@yahoo.com.br

Simone Bernardes VOESE (UFPR) - Brasil
E-mail: simone.voese@gmail.com

A área de custos é fortemente relacionada com as práticas mercadológicas, neste sentido o processo de ensino e aprendizagem precisa estar atrelado a formação profissional discente. A presente pesquisa busca contribuir para um melhor entendimento com relação ao processo de ensino e aprendizagem, de modo que, tem-se como objetivo deste estudo avaliar a relação das metodologias de ensino, conteúdo ministrado e as TICs utilizadas em sala de aula, chamadas neste estudo de fatores, com o processo de ensino e aprendizagem na área de Contabilidade Custos. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário aplicado presencialmente, sendo a amostra composta por acadêmicos que já cursaram a disciplina de custos em 4 instituições de ensino superior paranaenses, com a obtenção de 156 respostas válidas. Para a análise dos dados foi utilizado a ferramenta estatística de correlação canônica afim de quantificar a força da relação entre as metodologias do ensino e os fatores que influenciam na aprendizagem e desempenho dos discentes. Os resultados permitem inferir que a aprendizagem discente é mais influenciada pelas metodologias utilizadas pelos docentes do que pelas tecnologias utilizadas em sala, explicando 1/3 do resultado. No entanto os achados indicam a existência de outros fatores que a pesquisa não contemplou, que podem explicar melhor o desempenho discente. Tais resultados permitem ações proativas dos docentes e dos cursos, de modo que, com o conhecimento prévio dos achados, seja possível elaborar políticas e realizar ações que auxiliem os acadêmicos para um melhor aproveitamento curricular e consequentemente, alcançarem uma melhor formação teórico-prático.

Palavras-Chave:Ensino e aprendizagem, Metodologias de ensino, TICS


REPROVAÇÃO EM DISCIPLINAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PARAIBANA: UMA ANÁLISE NA VISÃO DOS DISCENTES COM ÊNFASE NA CONTABILIDADE DE CUSTOS

Arthur Machado DUARTE (UFPB) - Brasil
E-mail: arthur_machado101@hotmail.com

Vera Lúcia CRUZ (UFPB) - Brasil
E-mail: veralc22@hotmail.com

Ramon RODRIGUES DOS SANTOS (UFPB) - Brasil
E-mail: ramonrdgs@gmail.com

Geraldo Joaquim da SILVA NETO (UFPB) - Brasil
E-mail: geraldojneto@gmail.com

Umbelina Cravo Teixeira LAGIOIA (UFPE) - Brasil
E-mail: umbelinalagioia@terra.com.br

Aldemar de Araújo SANTOS (UFPE) - Brasil
E-mail: aldemar@ufpe.br

Este estudo objetivou analisar na visão do discente, quais os motivos para a reprovação nas disciplinas do curso de Ciências Contábeis de uma instituição federal de ensino superior. A metodologia se desenvolveu primeiramente como bibliográfica através de um levantamento do referencial teórico sobre a reprovação no ensino superior, e na sequência, como um estudo de campo, utilizando um questionário que foi aplicando com os alunos do curso, foram coletadas também, informações junto a coordenação do curso, para identificar os índices de reprovação nos últimos 4 anos. A partir da coleta e análise dos dados, concluiu-se que as principais causas, segundo os discentes, que justifiquem suas reprovações em determinada disciplina encontram-se na metodologia pouco estimulante, no desempenho do docente e na sua dificuldade de assimilação do conteúdo. Através dos resultados da pesquisa e correlação com os dados oferecidos pela coordenação do curso, constatou-se que a contabilidade de custo foi a disciplina com maior destaque nos índices de reprovação. Por meio do estudo realizado, e das sugestões pedagógicas apresentadas, foi possível identificar os principais motivos na visão dos discentes, dessa forma, para diminuir os índices de reprovação, o estudo sugeri, a verificação da possibilidade de mudanças na metodologia utilizada, como também, a busca por novos métodos que consigam ajudá-los a assimilar melhor o conteúdo da matéria estudada.

Palavras-Chave:Educação – Ensino Superior. Discentes - Percepção. Disciplina De Contabilidade De Custos


UM ESTUDO SOBRE A CLASSIFICAÇÃO METODOLÓGICA EMPREGADA NAS PESQUISAS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS DE 1994 A 2014 NA LINHA DE PESQUISA ENSINO/EDUCAÇÃO EM CUSTOS

Daniele Cristina BERND (UEPG) - Brasil
E-mail: dcbernd@hotmail.com

Marcielle ANZILAGO (UFPR) - Brasil
E-mail: marcianzilago@gmail.com

As pesquisas em contabilidade têm sido marcadas por novas abordagens para gestão de custos e por estudos multidisciplinares de certos fenômenos sob diferentes perspectivas nas organizações. Dessa forma, tornam-se relevantes pesquisas que também investiguem os aspectos que respaldam e fomentem o avanço do conhecimento cientifico neste segmento. Diante desta perspectiva, este estudo teve como objetivo identificar quais os principais procedimentos metodológicos adotados nos artigos do Congresso Brasileiro de Custos que envolvem a temática ensino em custos no período de 1994 a 2014, objetivando verificar especificadamente como esta temática tem sido explorada ao longo de 20 anos no que tange à classificação metodológica. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, que adotou em seu processo de investigação, o procedimento documental e o emprego da técnica de análise de conteúdo na coleta, contando com uma amostra total de 228 artigos. Os resultados indicam que os termos mais abordados nessa área fazem alusão a temática Ensino/Educação. Entre as classificações metodológicas, a divulgação do instrumento ou técnica adotada na coleta de dados, foram os aspectos mais divulgados pelos artigos dentro da linha temática. Já à classificação que foi menos divulgada, refere-se a classificação quanto à natureza das pesquisas. Observa-se que gradualmente os procedimentos passaram a ser mais divulgados, principalmente a partir de 2002 e 2004. Conclui-se que a preocupação com a divulgação das escolhas metodológicas e estudos apresentados na temática de ensino/educação vêm sendo ampliadas ao longo dos anos, percebendo-se a adoção de formas metodológicas mais rigorosas e detalhadas.

Palavras-Chave:Metodologias. Custos. Ensino.




8. Métodos quantitativos aplicados à gestão de custos



EFICIÊNCIA DAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO BRASILEIRAS: UMA AVALIAÇÃO CONJUNTA DE FINS ECONÔMICOS E COOPERATIVISTAS

Emmanuel Sousa DE ABREU (UNB) - Brasil
E-mail: emmanueldeabreu@yahoo.com.br

Luiz Medeiros de ARAUJO NETO (UnB) - Brasil
E-mail: medeiros2002@hotmail.com

Este artigo examina a eficiência de 734 cooperativas de crédito brasileiras através da análise envoltória de dados (DEA). Foram realizadas duas abordagens para a avaliação do mix de inputs e outputs, uma a partir de modelo tradicional utilizado para instituições bancárias e outra adequada às características do setor cooperativo. Na segunda abordagem foram agregadas variáveis de saída que levam em conta o alcance no atendimentos dos cooperados e a absorção de risco pelas instituições. Os resultados indicam que: não importando qual abordagem é levada em consideração, critérios institucionais de vinculação entre os associados das cooperativas não são determinantes para a eficiência; em um modelo com outputs tradicionais, a filiação a cooperativa central tem papel importante para o grupo de eficiência, possivelmente em virtude da possibilidade de centralização financeira; cooperativas de grande porte tendem fazer parte do grupo de maior eficiência nos dois modelos apresentados, indicando que o tamanho dos ativos da instituição geram impactos positivos em sua eficiência. Pode-se concluir que existe espaço para a melhora de eficiência do segmento de crédito brasileiro, contudo aproximadamente 80% das cooperativas singulares possuem pelo menos 70% da eficiência do benchmark nos dois modelos utilizados, demonstrando que boa parte das instituições estão próximas da fronteira de eficiência. Destaca-se ainda que os resultados diferenciados entre os dois modelos aplicados indicam a necessidade de utilização de modelos específicos que considerem outputs relevantes ao sistema cooperativista.

Palavras-Chave:Cooperativa de Crédito, Eficiência, DEA - Análise Envoltória de Dados.


ESTUDO DA COMPOSIÇÃO HISTÓRICA DA LIQUIDEZ CORRENTE – UMA ANÁLISE DA PERFORMANCE CONTEMPORÂNEA DA GERDAU S.A.

Adail Marcos LIMA DA SILVA (UFCG) - Brasil
E-mail: adail.marcos@hotmail.com

Ana Maria LIMA DA SILVEIRA (UEPB) - Brasil
E-mail: ana.lima.silveira@gmail.com

Por meio de métodos quantitativos pertencentes ao conteúdo de estatística inferencial, tem-se como investigar a política de composição da liquidez corrente adotada por uma empresa ao longo do tempo, de onde se espera, em termos mínimos, a reunião de evidências favoráveis à equiparação entre os níveis de ingerência exercidos pelo saldo combinado das disponibilidades com as contas a receber a curto prazo e o saldo dos estoques, pois, trata-se de um indicativo de equilíbrio histórico entre os componentes do ativo circulante com graus opostos de liquidez. Destarte, este trabalho teve por objetivo analisar a performance financeira contemporânea da Gerdau S.A. com base na qualidade da composição de sua liquidez corrente. Históricos dos saldos trimestrais do ativo circulante, passivo circulante, disponibilidades, contas a receber de curto prazo e estoques compuseram as amostras empregadas na consecução do objetivo mencionado. Foram utilizados no tratamento dos dados os seguintes procedimentos quantitativos: intervalo de confiança, teste de normalidade de Ryan-Joiner, teste z e os testes ANOVA Fator Único e de Scheffé. Estatisticamente amparada em métodos paramétricos, voltados ao cumprimento de comparações simples e múltiplas com amostras independentes, a análise da composição da liquidez corrente da Gerdau S.A. ratifica uma performance financeira contemporânea qualificada, fruto de uma gestão do capital de giro conduzida a partir do equilíbrio entre o saldo do estoque e o saldo combinado das disponibilidades com as contas a receber a curto prazo.

Palavras-Chave:Liquidez Corrente. Capacidade de Pagamento a Curto Prazo. Composição.


ESTUDO DA EFICIÊNCIA DOS GASTOS COM SANEAMENTO BÁSICO DOS ESTADOS BRASILEIROS E DF ENTRE 2012 A 2014 POR MEIO DE ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS

Francine BITTELBRUNN (UFSC) - Brasil
E-mail: francine.adr@hotmail.com

Roque BRINCKMANN (UFSC) - Brasil
E-mail: profroque@gmail.com

Marcia Cristina DA SILVA ANDRETT (UFSC) - Brasil
E-mail: mcsandrett@gmail.com

Elisete Dahmer PFITSCHER (UFSC) - Brasil
E-mail: elisete.dahmer@ufsc.br

O objetivo da presente pesquisa é o de analisar a eficiência dos estados brasileiros com os gastos com saneamento básico, circunstanciados neste estudo aos gastos com água e esgoto dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal no período de 2012 a 2014. Os dados foram coletados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e a verificação da eficiência é realizada através do método de Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis-DEA) por meio de duas abordagens: DEA-BCC e DEA-CCR. Os resultados demonstram que: (a) dentre as 27 unidades federativas os estados do Paraná, Tocantins e Minas Gerais são os mais eficientes em todos os anos analisados; (b) apesar do crescente aumento nos níveis de eficiência no período analisado, os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal ainda apresentam desempenho muito abaixo do esperado; (c) a universalização dos serviços de água e esgoto caminha a passos lentos rumo à universalização dos serviços de saneamento à população brasileira.

Palavras-Chave:Eficiência dos gastos. Saneamento básico. Estados brasileiros. Análise Envoltória de Dados.


MIX DE SERVIÇOS OTIMIZADO PELA LUCRATIVIDADE PARA EMPRESAS DE PET SHOP

Taline SANSÃO (SSPSC) - Brasil
E-mail: talinesansao@hotmail.com

Marino Luiz EYERKAUFER (UDESC) - Brasil
E-mail: marino.luiz@udesc.br

Sérgio MARIAN (Udesc) - Brasil
E-mail: sergio.marian@udesc.br

Este trabalho tem como objetivo identificar o mix de serviços otimizado pela lucratividade do ramo pet schop. Os dados para simulação de caso foram obtidos em uma empresa situada no Vale do Itajaí – SC. O trabalho caracteriza-se como um estudo de caso, onde os dados coletados foram obtidos no período de 30 dias, na própria empresa através de observações e pesquisa documental, ao qual, levantou-se informações sobre: preço de vendas, custos de produtos, capacidade dos recursos humanos, sequência de produção e tempos disponíveis de trabalho. As informações foram inseridas no MS-Excel e aplicada a ferramenta Solver para a otimização dos dados, que ajustou a quantidade de cada serviço a ser prestado considerando as restrições do sistema produtivo e objetivando a maximização nos lucros da empresa. Analisando o resultado atual com o mix proposto pela ferramenta, obteve-se um aumento nos lucros em 31,34% sem a necessidade de investimentos, concluindo-se assim, que a otimização com o apoio da programação linear representa uma importante ferramenta de apoio informacional para a tomada de decisão empresarial.

Palavras-Chave:Mix de serviços. Otimização. Programação Linear. Lucratividade. Negócio Pet.


POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS (PNRS) E O COMPORTAMENTO DOS CUSTOS DAS EMPRESAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA

Emanuele ENGELAGE (UFSC) - Brasil
E-mail: manuengelage@hotmail.com

Marilize BISON (UNC) - Brasil
E-mail: mary.bison@hotmail.com

Thayse MORAES ELIAS (UFSC) - Brasil
E-mail: thaysemooraes@hotmail.com

Este estudo objetiva analisar o comportamento dos custos das empresas listadas na BM&FBOVESPA entre 1995 e 2015, mediante a aprovação da Lei 12.305/10 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Para tanto, analisa-se comparativamente os períodos anterior e posterior a Lei, para todos os setores listados e, em seguida, de forma individual a cada setor. Admite-se como hipóteses de pesquisa a redução dos custos e elevação dos lucros no período posterior a regulamentação da PNRS. Em termos metodológicos, utiliza-se a análise de medidas descritivas, a linha de tendência e o Teste t, no intuito de verificar a existência de diferenças de médias dos índices em cada período. Os achados da análise conjunta não fornecem evidências suficientes para rejeitar a hipótese nula, de que as diferenças de média dos índices Custo dos Produtos Vendidos/Receita Líquida de Vendas (CPV/RLV), Custos Totais/Receita Líquida de Vendas (CT/RLV) e Lucro Líquido/Receita Líquida de Vendas (LL/RLV) não se alteram com a Lei, o que não permite afirmar que esta impactou nos custos, despesas e na margem de lucro das empresas analisadas. Por outro lado, a análise setorizada indica que os setores de Energia Elétrica e Petróleo e Gás, tiveram uma aumento dos custos, e que os setores de Máquinas Industriais e Transporte e Serviços tiveram uma redução do lucro, no período posterior a vigência da Lei. Estes resultados divergem das hipóteses de pesquisa, que visam um cenário ideal, com a maximização dos resultado.

Palavras-Chave:Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Sustentabilidade. Comportamento dos Custos


PRODUÇÃO CONJUNTA E MAXIMIZAÇÃO DO RESULTADO EM FÁBRICA DE QUEIJOS

Joana ZILS (UNIDAVI) - Brasil
E-mail: joana.lactovale@hotmail.com

Altair BORGERT (UFSC) - Brasil
E-mail: altair@borgert.com.br

Flávia Renata de SOUZA (UFSC) - Brasil
E-mail: flarenatasouza@hotmail.com

O mercado de lácteos é representativo na economia nacional, cuja cadeia envolve produtores e empresas, as quais precisam explorar ao máximo suas capacidades produtivas para permanecerem no mercado de maneira sustentável. Com o auxílio da programação linear, realiza-se um estudo em uma indústria de lácteos do interior do estado de SC, na busca de determinar qual o mix de produção em que os subprodutos fabricados à base de soro de queijo gerem a maior margem de contribuição total possível. A pesquisa se dá em um ambiente comum da produção conjunta com restrições produtivas, de captação de matéria-prima e mercadológicas. A margem de contribuição total obtida pelos subprodutos por meio da solução ótima é de R$ 139.391,52, o que sugere melhorias no processo de eliminação ou aproveitamento do resíduo do soro de queijo.

Palavras-Chave:Subprodutos. Indústria de lácteos. Programação linear.


UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE QUANTIDADES PRODUZIDAS E CUSTOS TOTAIS DE PRODUÇÃO DE FRANGO NO ESTADO DO CEARÁ

Jucimar Casimiro DE ANDRADE (IFPB) - Brasil
E-mail: jucimarcandrade@gmail.com

Danyelle Soraya MONTEIRO (UFRPE) - Brasil
E-mail: monteirodmonteiro@yahoo.com.br

Rainier GUEDES (UFRPE) - Brasil
E-mail: rainierfreire@gmail.com

Letícia Alves DE MELO (UFRPE) - Brasil
E-mail: amletcia@gmail.com

Rômulo Gilberto da Silva () -
E-mail: romulo.silva@fajolca.edu.br

Uma boa gestão de custos, talvez represente um dos maiores desafios organizacionais dentro da gestão de um empreendimento rural, principalmente se levarmos em consideração a forte competitiva entre os diversos mercados. Assim, tendo em vista a real necessidade de conhecimento de como esses custos tendem a se comportar durante o processo de produção de frangos de corte, o presente artigo teve como propósito analisar como os custos de produção de frango no estado do Ceará se relacionam com as quantidades produzidas em unidades/lote de frango para abate. Para isso, utilizou-se os dados dos custos de produção de frango disponíveis pelo site a Central de Inteligência de Aves e Suínas (CIAS) da Embrapa Suínos e Aves em parceria com a Cia. Nacional de Abastecimento (CONAB). Para os cálculos, utilizou-se as planilhas do Microsoft Excel® e o pacote econométrico Gretl. Através do modelo MQO para as variáveis (y1 e x1) constatou-se pelas simulações nas planilhas que o mesmo é satisfatório e serve como apoio à tomada de decisão sobre as projeções de custos/lote para uma estimativa de produção de frangos para abate entre 21.880 e 21.910 cabeças; desde que assuma-se uma margem de erro de ±11,11%, aplicando o modelo em intervalos menores de 10 unidades constata-se uma diminuição nessa margem, sendo que o ponto ótimo de estimação gira em torno de 21.890 cabeças (± 99,98% de precisão) de frango por R$/Lote no sistema convencional de criação de frango.

Palavras-Chave:Gestão de custos. Produção de frangos. Regressão linear




Trabalhos Convidados



LA GESTIÓN ESTRATÉGICA DE COSTOS, COMO INSTRUMENTO DE PLANIFICACIÓN SOCIAL. CASO: PROYECTO CENTRO COOPERATIVO DE PRODUCCIÓN EN URUGUAY.

Ana Maria GOLPE (UdelaR Fac. C. Ec.) - Uruguai
E-mail: anagolpe@adinet.com.uy

El Gerenciamiento Estratégico de Costos (GEC) es el análisis amplio de los costos, donde los temas estratégicos aparecen en forma explícita. Se encuentra compuesto por tres análisis: la cadena de valor, el posicionamiento estratégico y las causales de costos. En este trabajo se hace una reflexión respecto de la utilización del Gerenciamiento Estratégico de Costos como un instrumento de planificación. Para ello se seleccionó un trabajo realizado durante el 2015 en la Facultad de Ciencias Económicas y de Administración, dentro de los Espacios de Formación Integral, donde se realizaron cálculos de costos, flujos de fondos y Estados de Resultados del Fondo de Cooperación de Producción del Uruguay (FCPU). En un primer momento se da una breve descripción del GEC, luego se presenta la información del Fondo de Cooperación de Producción del Uruguay y se culmina con una reflexión final, donde se unen los dos temas previamente mencionados (GEC, Cooperativa), aplicándolos y poniendo énfasis en su incorporación dentro de cada uno de los análisis que componen el GEC.