XVIII Congresso Internacional de Custos e XXX Congresso Brasileiro de Custos
CARACTERÍSTICAS DO RELACIONAMENTO INTERORGANIZACIONAL EM EMPRESAS DE TIC
Eliane Cortes BRAGA (UFRRJ) - Brasil
E-mail: elianecortes@gmail.com
Antônio André Cunha CALLADO (UFRPE) - Brasil
E-mail: andrecallado@yahoo.com.br
A gestão de custos interorganizacionais (GCI) refere-se a um método para aumentar a lucratividade, gerenciando e reduzindo custos por meio da coordenação e cooperação entre organizações. No entanto, para que a GCI seja eficaz é necessário o estabelecimento de relações marcadas pelos seguintes atributos: interdependência, estabilidade, cooperação, confiança e benefícios mútuos. Assim, o objetivo desta pesquisa é investigar quais características do relacionamento interorganizacional estão presentes nas relações entre as empresas de TIC investigadas e seus parceiros de negócios. Foi realizada uma survey, com o uso de um questionário online padronizado e estruturado, com as empresas associadas à ASSESPRO (Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação). Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva. Os resultados apontaram para a existência de elevados níveis de interdependência, estabilidade, cooperação, confiança e benefícios mútuos. Os achados sugerem que as atividades colaborativas são favorecidas pela presença de níveis elevados das características do relacionamento interfirmas.
Palavras-Chave:Gestão de custos interorganizacionais, Relacionamento interfirmas, Empresas de serviços de TIC.
CONFIGURAÇÕES DA GESTÃO DE CUSTOS INTERORGANIZACIONAIS: UMA REVISÃO, CONQUISTAS E DIREÇÕES FUTURAS
Marivania RUFATO DA SILVA (UTFPR) - Brasil
E-mail: marivaniarufato@gmail.com
Simone Bernardes VOESE (UFPR) - Brasil
E-mail: simone.voese@gmail.com
Este estudo visa analisar a literatura por meio de uma lente que permita compreender as configurações da Gestão de Custos Interorganizacionais em distintos formatos de Relacionamentos Interorganizacionais. Para isso foi realizada a seleção da literatura publicada nas principais bases de dados internacionais, obtendo um portfólio de 14 publicações. A lente adotada para a revisão possibilitou verificar os tipos de relacionamentos explorados na literatura e analisar os mecanismos de Gestão de Custos Interorganizacionais evidenciados em relacionamentos hierárquicos e não-hierárquicos. Os resultados evidenciam que (i) as relações verticais caracterizadas como hierárquicas foram o principal lócus de estudo do tema; (ii) os mecanismos associados aos produtos são mais explorados na literatura do que mecanismos de relacionamento; (iii) apesar da assimetria de poder estar presente na maioria dos relacionamentos estudados, percebe-se que não é a hierarquia a principal responsável pela adoção e resultados da GCI, mas há outros aspectos relacionais entre os parceiros que moldam essa configuração do processo.
Palavras-Chave:GCI. Relacionamentos Interorganizacionais. Mecanismos.
CUSTO TOTAL PARA O CONSUMIDOR NO PROCESSO DECISÓRIO: UM ESTUDO COM PÓS-GRADUANDOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Janaina da Silva RAMOS (UFU) - Brasil
E-mail: janainaramos.cont@gmail.com
Carlos Eduardo Kojima HIGUCHI (FGV) - Brasil
E-mail: ducahiguchi@gmail.com
Sérgio Lemos DUARTE (UFU) - Brasil
E-mail: sergiold@ufu.br
Márcio Luiz BORINELLI (USP) - Brasil
E-mail: marciolb@usp.br
Este artigo tem como objetivo analisar os fatores que influenciam a decisão de compra de notebooks por estudantes de pós-graduação em ciências contábeis. Trata-se de um estudo descritivo e qualitativo que como instrumento de coleta de dados utilizou-se o questionário, composto por perguntas fechadas e abertas, dividida em dois blocos: o primeiro voltado para o perfil socioeconômico e o segundo referente ao processo decisório. A pesquisa teve a participação de 22 estudantes, entre eles acadêmicos do mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia. Os resultados indicaram que os principais atributos que influenciaram na decisão de compra de notebook pelos estudantes foram a memória, processador, marca, tamanho da tela, preço e HD. Já em relação aos custos percebe-se maior preocupação com o custo de aquisição, ou seja, custo do produto em si e, o custo com frete. Os mesmos foram avaliados por meio de comparação entre diversos sites e com produtos similares; comparação do preço e marcas diferentes; comparação com base na renda e na qualidade dos atributos.
Palavras-Chave:Atributos. Custos. Preferências. Escolhas. Custo Total para o Consumidor.
EVIDENCIAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE EMPRESAS PERTENCENTES AO ISE DA B3 E NÃO PERTENCENTES
Lucas amaral COMITRE (UMFG) - Brasil
E-mail: lucascomitre@outlook.com
Renan Francisco CASTORINO (Faculdade UMFG) - Brasil
E-mail: renancastorino@hotmail.com
Bruna Marques HIPÓLITO (Faculdade UMFG) - Brasil
E-mail: hipolitobru@gmail.com
Beatriz Negrelli DA SILVA (Faculdade UMFG) - Brasil
E-mail: beatriznegrelli@hotmail.com
Maria Angélica SILVA COSTA (UEM) - Brasil
E-mail: angelscosta3@gmail.com
A evidenciação dos custos e investimentos ambientais por empresas de capital aberto busca acrescer dados de divulgação não obrigatória afim atrair investidores pelo apelo ambiental e suas práticas sustentáveis, devido ao esgotamento dos recursos ambientais, aceleração do aquecimento global e poluição do solo. Apesar de empresas se apresentarem como ecologicamente corretas, faltam dados que comprovem estas informações. Diante da situação exposta, surge a seguinte questão de pesquisa: Quais as diferenças do nível de evidenciação socioambientais das empresas com alto índice de poluição pertencentes ao ISE da B3 em comparação com aquelas não pertencentes? A amostra foi composta por 4 empresas pertencentes a ISE da B3 enquadradas na categoria de grau alto conforme a Lei nº 10.165/2000 anexo VIII sendo as empresas Eucatex S.A, Companhia Melhoramentos de São Paulo, Klabin S.A e Suzano S.A. Os resultados evidenciam que as empresas estudadas possuem maior nível de divulgação de projetos e que maioria divulga informações de investimentos e custos de projetos ambientais e divulgam menos provisões de danos, e desembolsos ligados a ações judiciais e eventuais multas. Verificou-se que aquelas inseridas na ISE tem níveis mais altos de divulgação se comparado as não pertencentes, fornecendo níveis regulares de evidenciação.
Palavras-Chave:Sustentabilidade. Contabilidade socioambiental. Divulgação socioambiental.
INFLUÊNCIA DA JUSTIÇA INTERORGANIZACIONAL E DOS CUSTOS DE TROCA NO DESEMPENHO RELACIONAL ENTRE STARTUPS E SEUS FORNECEDORES DE SERVIÇOS BANCÁRIOS
Thiago Garcez FREITAS DA SILVA (UFSC) - Brasil
E-mail: ticogfs@gmail.com
Eduardo TRAMONTIN CASTANHA (UFSC) - Brasil
E-mail: eduardo_tramontin@hotmail.com
Valdirene GASPARETTO (UFSC) - Brasil
E-mail: valdirene.gasparetto@ufsc.br
A justiça desempenha papel singular no desempenho dos relacionamentos interorganizacionais, impulsionando a qualidade da colaboração e a resolução de problemas e conflitos. Ademais, relacionamentos baseados em justiça podem melhorar a eficiência operacional e o alcance de metas compartilhadas. Nessa perspectiva, este estudo objetivou analisar o efeito mediador dos custos de troca na relação entre justiça interorganizacional e desempenho relacional de startups e seus fornecedores de serviços bancários. Uma survey foi realizada com 75 profissionais de startups, responsáveis por estabelecer contato com as instituições bancárias. Para testar as hipóteses aplicou-se a técnica de modelagem de equações estruturais, estimada por mínimos quadrados parciais. Os resultados evidenciam influência positiva da justiça interorganizacional e dos custos de troca no desempenho relacional entre startups e seus fornecedores de serviços bancários. Efeito mediador parcial da variável custos de troca também foi observado. Estes resultados oferecem insights aos gestores das organizações investigadas para aprimorar a gestão destes relacionamentos estabelecidos com as instituições bancárias com as quais se relacionam.
Palavras-Chave:Justiça Interorganizacional, Custos de Troca, Desempenho Relacional
PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM RELAÇÃO À SEGURANÇA PRIVADA E AOS PRINCIPAIS CUSTOS DESTE SETOR
Ítalo Carlos SOARES DO NASCIMENTO (UFC) - Brasil
E-mail: italocarlos25@gmail.com
Maria Naiula Monteiro PESSOA (UFC) - Brasil
E-mail: naiula@ufc.br
Geison Calyo VARELA DE MELO (UFC) - Brasil
E-mail: geisoncalyo@hotmail.com
Sílvia Maria Dias PEDRO REBOUÇAS (UFC) - Brasil
E-mail: smdpedro@gmail.com
Ana Maria Fontenelle CATRIB (Unifor) - Brasil
E-mail: catrib@unifor.br
Caritsa Scartaty MOREIRA (UFERSA) - Brasil
E-mail: caritsa_scarlaty@hotmail.com
Este estudo tem como objetivo analisar a percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis das universidades públicas de Mossoró/RN em relação à segurança privada e aos principais custos deste setor. A pesquisa se enquadra como descritiva e exploratória quanto aos seus objetivos, e como quantitativa no que tange à abordagem do problema. Quanto aos procedimentos, enquadra-se como levantamento do tipo survey transversal, utilizando como instrumento de coleta um questionário adaptado de Steden e Nalla (2010) e de Moreira (2013). Os resultados revelaram que os discentes não possuem uma visão clara sobre o trabalho desenvolvido pelo agente de segurança privada (principal profissional desse setor). Além disso, verificou-se que os discentes consideram que a instalação de equipamentos de segurança lhes proporciona segurança, especialmente no que se refere à propriedade privada, como suas residências. Os resultados permitem concluir que os discentes veem a segurança privada como uma medida de combate ao crime, baseada nos preceitos da Teoria da Prevenção Situacional do Crime (PSC), que tem como principal objetivo desencorajar a prática do crime. A pesquisa constatou que os serviços mais utilizados pelos discentes em relação à segurança privada, os quais implicam em custos, são: seguro de veículos, vigilância, rondas e patrulhas, instalação de barreiras físicas (como fechaduras, grades, cofres, materiais reforçados, etc.) e uso de equipamentos de vigilância (como cercas elétricas e sistemas de alarme). Do ponto de vista teórico, os achados da pesquisa corroboram os prognósticos da Teoria da PSC.
Palavras-Chave:Custo. Segurança privada. Criminalidade.
UM ESTUDO SOBRE A APLICABILIDADE DA GESTÃO DE CUSTOS INTERORGANIZACIONAIS NO COMPARTILHAMENTO DE RECURSOS LOGÍSTICOS DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO
Eduardo Perdigão ABREU (IBMEC) - Brasil
E-mail: eperdigao@petrobras.com.br
Alessandre Wagner Guerra do VALE (IBMEC) - Brasil
E-mail: alessandre.wagner@petrobras.com.br
Andre da Costa Ramos () -
E-mail: andreramos@petrobras.com.br
Este artigo examina a aplicação da Gestão de Custos Interorganizacionais (GCI) no compartilhamento de embarcações de transporte marítimo de carga entre consórcios com uma operadora em comum na indústria de Óleo e Gás. O estudo verifica a aderência da logística de Exploração e Produção de Petróleo aos fatores condicionantes da GCI e avalia a sua viabilidade na implementação do compartilhamento de embarcações entre os consórcios operados pela mesma empresa. A revisão da literatura, aborda tanto a indústria de Óleo e Gás quanto os aspectos relacionados à GCI. A metodologia empregada envolve a pesquisa descritiva e bibliográfica. Adotando a premissa do relacionamento dos consórcios de exploração e produção que possuem uma operadora em comum, podemos caracterizar os fatores condicionantes à GCI como (i) os serviços apresentam diversas funcionalidades e margem inexistente na relação, (ii) os serviços possuem tecnologia conhecida e alto índice de valor, (iii) o nível de relacionamento é familiar (mesma operadora em todos consórcios), (iv) a cadeia é democracia e (v) devem possuir mecanismos disciplinadores e capacitores, daí concluímos ser aplicável a CGI no compartilhamento de embarcações de transporte marítimo de carga em grupos de consórcios de E&P com o mesmo operador.
Palavras-Chave:Gestão, Custos Interorganizacionais, Logística, Exploração e Produção
CASE_REVISÕES_UEP-INDTEXTIL_KAMP
Ronald Ivar KAMP (Kamp) - Brasil
E-mail: ronald@kampconsulting.com.br
No processo de revisão da UEP numa empresa que já a usa há 25 anos, é imprescindível garantir a continuidade histórica harmônica dos indicadores gerados pela UEP. Case (anônimo) numa empresa têxtil de SC.
Palavras-Chave:UEP, revisão, manutenção indicadores, Unidade de Esforço de Produção, Custos, Indústrias, Kamp
CASO: CUSTEIO EQUILIBRADO NA FIA BUSINESS SCHOOL
Lina Eiko NAKATA (FIA) - Brasil
E-mail: linankt@yahoo.com
Edileusa GODÓI DE SOUSA (UFU-FAGEN) - Brasil
E-mail: edileusagodoi@gmail.com
A forma de custeio de uma organização sem fins lucrativos é fundamental para o equilíbrio financeiro e seu desempenho. Este estudo de caso tem o objetivo de investigar como o desenho do sistema de gestão estratégica de custos na FIA Business School promoveu um custeio mais equilibrado, considerando os fatores estratégicos do negócio. O processo de mudança foi planejado e elaborado em vários meses, e sua execução se mostrou efetiva para evitar possíveis distorções na gestão de custos da organização.
Palavras-Chave:Organização sem fins lucrativos. Custeio equilibrado. Gestão estratégica de custos.
CRISE FINANCEIRA SC SPORTING
Milanez Silva de SOUZA (UFT) - Brasil
E-mail: somilanez@yahoo.com.br
César Oliveira FERREIRA (ULP) - Portugal
E-mail: cesar.mof@gmail.com
Crise financeira na SAD - Sociedade Anonima Desportiva
Palavras-Chave:crise financeira, plantel, mercado bolsista, investidor
GESTÃO DA TERCEIRIZAÇÃO DE MÃO DE OBRA – CASO UFV
Wagner Gonçalves ROCHA (Unihorizontes) - Brasil
E-mail: wagner_meleta@yahoo.com.br
O caso empresarial “Gestão da Terceirização de Mão de Obra – Caso UFV”, foi a efetivação das ações apresentadas no estudo “Gestão de contratos: um estudo de caso em uma instituição pública de ensino superior à luz da teoria dos custos de transação”, apresentado no XXV Congresso Brasileiro de Custos, em Vitória- ES, no ano de 2018. No ano de 2019, foi possível implementar modificações na gestão da terceirização na UFV, utilizando os achados do estudo, sendo possível uma redução significativa nos gastos e um aumento na qualidade dos serviços e na gestão.
Palavras-Chave:Terceirização, gestão, orçamento
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS GASTOS PÚBLICOS EM SAÚDE
Helen Maria da Silva GOMES (UFSC) - Brasil
E-mail: helensgomes@hotmail.com
Emanuele ENGELAGE (UFSC) - Brasil
E-mail: manuengelage@hotmail.com
Altair BORGERT (UFSC) - Brasil
E-mail: altair@borgert.com.br
Este estudo analisa o comportamento dos gastos públicos em saúde e sua relação com os demais gastos por classificação funcional programática no período de 2002 a 2020, por meio da análise descritiva, o que gera reflexões importantes, inclusive como facilitador para análises futuras de eficiência dos serviços. Constata-se que os gastos em saúde representam 7,9% dos gastos totais do governo, 4,1% dos gastos da União, 11,6% dos estaduais e 23,8% dos municipais. A saúde tem se destacado pelo aumento na demanda dos serviços e pelo forte apelo social decorrentes da pandemia da COVID-19, o que intensifica a redução de doenças e promoção da saúde da população, logo, compreender esses gastos e como ele se relaciona com as demais escolhas financeiras e orçamentárias, pode gerar reflexões gerencias importantes, inclusive como facilitador para análises de eficiência dos serviços. O conhecimento acerca da relação das demais contas com os custos da área de saúde demonstra a importância dessa particularização para embasar a gestão e as escolhas públicas.
Palavras-Chave:Comportamento dos Custos. Gastos Públicos. Saúde.
COMPORTAMENTO DOS CUSTOS DE UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS EM RELAÇÃO AOS TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO
Shaiane Pisa KISTNER (UFSC) - Brasil
E-mail: shaiane_pk@hotmail.com
Helen Maria da Silva GOMES (UFSC) - Brasil
E-mail: helensgomes@hotmail.com
Altair BORGERT (UFSC) - Brasil
E-mail: altair@borgert.com.br
O objetivo desta pesquisa é analisar como se comporta o custo médio por aluno, representado pelas despesas com pessoal, encargos e benefícios sociais, em relação às mudanças no número de Técnicos-Administrativos em Educação (TAE). A amostra é composta por 68 Universidades Federais Brasileiras ativas em 2019 com dados disponíveis, das quais foram utilizados 1.119 dados válidos entre 2000 e 2019. A técnica aplicada consistiu em análise estatística quantitativa, e foram apuradas métricas para os dados com a finalidade de controlar a variação do tamanho das universidades e permitir a análise em conjunto. Além disso, foram analisadas informações acerca dos docentes para comparar ao comportamento do número de técnicos-administrativos das instituições e servir como variável de controle. Como resultados pode-se inferir que proporções de TAE por funcionários e TAE e docentes por total de alunos foram maiores em 2000, cujo comportamento também foi observado pelo custo médio por aluno (CMA). Ainda, a média de CMA reduz a partir de 2007, conforme ocorre com a proporção de TAE e docentes quanto ao total de aluno, e TAE quanto ao total de funcionários. Conclui-se que o comportamento dos custos das universidades acompanha a mesma tendência de variáveis relacionadas aos Técnicos-Administrativos em Educação.
Palavras-Chave:Técnicos-Administrativos em Educação, Universidades Federais Brasileiras, custos.
CUSTO SOCIAL OCULTO: OUTRO OLHAR ALÉM DOS CUSTOS DE DESCOMISSIONAMENTO
Ridalvo Medeiros Alves de OLIVEIRA (UFRN) - Brasil
E-mail: ridalvo16@gmail.com
Daniele da Rocha CARVALHO (UFRN) - Brasil
E-mail: drc_rn@yahoo.com.br
A atividade de exploração de petróleo e gás natural é uma das mais representativas na economia brasileira. No entanto, os produtos dessa atividade são finitos e, por essa razão, plantas produtoras necessitam ser desativadas, passando pelo dispendioso processo de descomissionamento, visando a mitigação de impactos ambientais e recuperação de áreas degradadas, possibilitando disponibilizá-las a outros possíveis usos pela sociedade. O objetivo do presente estudo é identificar elementos de custos sociais não contemplados na legislação que trata dos custos de descomissionamento, identificados no processo de descontinuação das atividades da Petrobras no município de Mossoró/RN. Trata-se, segundo a tipologia proposta por Beuren (2003), de uma pesquisa descritiva, com fontes documentais e bibliográficas, de abordagem qualitativa. Os achados da pesquisa apontam como principais elementos de custos sociais ocultos: extinção de milhares de postos de empregos diretos e indiretos; redução dos valores pagos aos proprietários de terras utilizadas para instalação de postos de produção de petróleo e aumento no preço da gasolina, fazendo com que o RN passe a ter o maior preço praticado no país para esse combustível.
Palavras-Chave:Descomissionamento. Custo social. Impacto econômico.
DETERMINANTES DE CUSTOS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS
Shaiane Pisa KISTNER (UFSC) - Brasil
E-mail: shaiane_pk@hotmail.com
Altair BORGERT (UFSC) - Brasil
E-mail: altair@borgert.com.br
O objetivo desta pesquisa é analisar os principais determinantes de custos da pós-graduação em universidades federais brasileiras e sua interferência no custo médio por aluno. Para tal, foram identificados os determinantes mais significantes estatisticamente referentes ao custo médio por aluno entre os anos de 2000 e 2019, a sua ordem de relevância, bem como a estimação do coeficiente de impacto dos mesmos por meio de uma amostra composta por 57 Universidades Federais Brasileiras. Para evitar enviesamentos, optou-se por analisar as universidades pelo método cluster, e aplicou-se a técnica estatística de Modelo Longitudinal Linear de Regressão para Dados em Painel. Os resultados do estudo permitem inferir que os cost drivers da pós-graduação mais relevantes na influência no custo universitário são, respectivamente: docentes ativos / alunos da pós-graduação (APG); APG / docentes ativos; cursos da pós-graduação / APG; produções científicas / APG; ações de extensão / APG; e grupos de pesquisa / APG. Além disso, os resultados se deram por cluster, individualmente, pois não há um padrão de ordem de significância, e existem diferentes coeficientes de impacto dos determinantes em cada agrupamento, respectivamente.
Palavras-Chave:Universidades Federais Brasileiras, determinantes de custos, pós-graduação, custo médio por aluno.
LOS PROYECTOS INFORMÁTICOS Y SUS COSTOS. UNA PROPUESTA DESDE LA TEORÍA GENERAL DE LOS COSTOS
Martine Josée POZO (IAPUCO) - Argentina
E-mail: martinejoseepozo@gmail.com
El presente trabajo pretende contribuir con un análisis de los distintos modos de determinación de los costos de proyectos informáticos a partir del enfoque de la ingeniería del software y la perspectiva económica propuesta por la Teoría General de los Costos. Se trata de una investigación cuantitativa descriptiva, basada en una revisión de la literatura de fuentes primarias. Esta investigación permitió conocer distintas formas de determinación de costos desde los enfoques ingenieril y económico además de resaltar las características genéricas de los proyectos y en particular de los proyectos informáticos. Finalmente se propone la aplicación de determinación de costos a un caso a través de la aplicación de técnicas de costeo en el marco del enfoque económico. A partir de éste estudio, cabe recomendar la difusión del enfoque de los costos desde la perspectiva económica, destacando la utilidad brindada para la determinación de resultados, el planeamiento y el control administrativo de las operaciones y la toma de decisiones de los órganos de conducción constituyendo en una fuente de información de suma importancia para el control de gestión.
Palavras-Chave:Proyectos informáticos. Ingeniería del software. Costos.
THE COST BEHAVIOR OF CONTEMPORARY ACCOUNTING: COST STICKINESS AND REVERSE COST
Valkyrie Vieira FABRE (UDESC) - Brasil
E-mail: valkyrie.fabre@udesc.br
Altair BORGERT (UFSC) - Brasil
E-mail: altair@borgert.com.br
The contemporary approach accounting, cost behavior is already an established theme in private sector literature, but it is still emerging when it comes to the public sector. When cost behavior is applied to different areas of accounting, the examples raise doubts. The issue of cost behavior has evolved from the traditional approach to accounting, to the contemporary approach. This study clarifies obscure aspects, unifies concepts, and presents a modern accounting classification of cost behavior, within the contemporary accounting approach. It is a theoretical research built on the deductive method, which provides a broader view of the implications of the evidence phenomena related to cost behavior and contributes to the development of future research with the same conceptual basis, regardless of the sample field of application. The cost behavior within the contemporary approach is something that should be developed in future research. To this end, clear definitions are needed that can guide researchers and be generalized to the different branches of accounting science. The rules for private and public accounting are different, and some similar terms have different concepts in the two sectors. Thus, this paper presents how the topic of cost behavior has evolved from traditional to contemporary approaches, the unification of concepts as part of the classification, and suggests how it can be interpreted. In the modern accounting classification of behavior the costs are symmetrical or asymmetrical, with cost stickiness phenome or reverse phenome. In the stickiness phenomenon, it is further classified with sticky effect or anti-sticky effect.
Palavras-Chave:Cost behavior. Contemporary accounting. Cost stickiness. Reverse cost.
A ESTRATÉGIA DE HOME CARE PARA REDUÇÃO DE CUSTOS DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR: O CASO DE UMA OPERADORA DE PLANO DE SAÚDE
Daniele da Rocha CARVALHO (UFRN) - Brasil
E-mail: drc_rn@yahoo.com.br
Vitor NISHIMURA GUERRA (UFRN) - Brasil
E-mail: vnishimura@gmail.com
Ridalvo Medeiros Alves de OLIVEIRA (UFRN) - Brasil
E-mail: ridalvo16@gmail.com
Com o crescimento dos custos assistenciais, seja pela concorrência, ou pelo desenvolvimento de novas tecnologias, a gestão dos custos é indispensável para a sobrevivência de qualquer empresa de saúde. Nesse contexto, o serviço de home care tem sido utilizado como estratégia de redução de custos nas operadoras de saúde em substituição à internação hospitalar. O presente estudo teve como objetivo descrever o perfil dos usuários e o impacto no custo da prestação do serviço de home care por uma operadora de saúde. É um estudo de caso, com abordagens qualitativa e quantitativa, desenvolvido a partir de análise documental, com objetivo descritivo. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas e análise de documentos disponibilizados pela empresa, e a análise de dados foi por estatística descritiva e de análise de conteúdo. Como resultado observou-se a incidência maior de usuários de idade avançada (58% acima de 80 anos), do sexo feminino (67%), oriundos da desospitalização (64,9%) e como patologia mais recorrente a hipertensão (289 incidências), seguida de alguma demência (191 incidências) e Alzheimer (172 incidências), denotando a cronicidade dos pacientes. No que diz respeito aos custos, ao comparar um paciente no programa assistência domiciliar com a internação hospitalar, verificou-se uma economia de 80%. Já na comparação entre internação hospitalar e o programa de internação domiciliar, a economia foi apenas de 31%, devido ao alto curso com pessoal, visto que os pacientes de internação domiciliar dispõem de técnico de enfermagem 12 ou 24 horas por dia.
Palavras-Chave:Custos hospitalares. Home Care. Análise de Custos.
ANÁLISE DA RELAÇÃO CUSTO-VOLUME-LUCRO DOS SERVIÇOS OFERECIDOS POR UM CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES
Elenoir TURAZZI (UTFPR) - Brasil
E-mail: elenoirturazzi@gmail.com
Mara Juliana FERRARI (UNIDAVI) - Brasil
E-mail: mara@rossa.com.br
José Donizetti DE LIMA (UTFPR) - Brasil
E-mail: donizetti@utfpr.edu.br
Mauro LIZOT (UTFPR) - Brasil
E-mail: mauro.lizot@unochapeco.edu.br
O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre custo, volume e lucro dos serviços oferecidos por um CFC situado na região Sudoeste do estado do Paraná. Metodologicamente, os dados foram coletados por meio de análise documental e entrevista semiestruturada com os proprietários da empresa. Após a coleta dos dados, foram identificados e separados os custos fixos e custos variáveis, bem como realizado o levantamento patrimonial para o cálculo da depreciação de equipamentos. O período de coleta foi de janeiro a maio de 2023. Os cálculos dos custos foram realizados com o auxílio de planilhas eletrônicas. Os indicadores essenciais para a análise dos resultados foram gerados por meio do aplicativo web de acesso livre $AVEPI. Os indicadores permitiram apresentar quais serviços possuem a melhor margem de contribuição e o ponto de equilíbrio para cada um deles. De maneira geral, o estudo demonstrou que a empresa está operando com boa lucratividade e com uma margem de segurança confortável no curto e médio prazo. Essas informações são essenciais para uma gestão com viés mais estratégico, garantindo e favorecendo o sucesso contínuo do empreendimento, podendo ser replicado para mais modelos de negócios.
Palavras-Chave:Centro de formação de condutores automotivos; Custo, volume, lucro (CVL); Ponto de equilíbrio
ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA DA APICULTURA
Guilherme Willian da Silva ALBERTO (UFMS - CPNA) - Brasil
E-mail: guilherme_willian@ufms.br
Denilson Trindade NOVAES (UFMS) - Brasil
E-mail: denilson.dtn@gmail.com
Silvana Dalmutt KRUGER (UFMS) - Brasil
E-mail: silvana.d@ufms.br
Vítor Cardoso SILVEIRA (UFMS) - Brasil
E-mail: vitor.silveira@ufms.br
Antonio ZANIN (UFMS) - Brasil
E-mail: zanin.antonio@ufms.br
O estudo tem por objetivo identificar a viabilidade econômico-financeira da produção de mel em uma propriedade rural do município de Nova Andradina-MS. Metodologicamente a pesquisa foi realizada a partir de um estudo de caso, com análise exploratória e descritiva de cunho qualitativo. Os resultados evidenciam a receita de R$ 20,00 por quilo de mel vendido, sendo que o custo médio varia entre R$ 6,67 ou R$ 6,06 por quilo, gerando margem líquida de 54,40% na baixa produtividade ou 59,87% na alta produtividade, com lucro líquido é de R$ 10,88 e R$ 11,97, respectivamente. Entre os principais custos da produção de mel, observou-se a depreciação, as embalagens e o transporte das colmeias. A análise dos investimentos indica que o payback descontado na baixa produção é de 1 ano, 5 meses e 15 dias, e na alta produção 1 ano e 25 dias, evidenciando a viabilidade econômico-financeira da apicultura na propriedade rural estudada. De forma geral, destaca-se a importância da contabilidade como instrumento de apoio à gestão dos empreendimentos rurais, para o aperfeiçoamento dos processos, na identificação dos custos e para a análise dos resultados das atividades desenvolvidas no meio rural. Ainda, os resultados apresentados acerca da viabilidade econômico-financeira da apicultura são importantes para auxiliar os gestores na análise das decisões sobre investimentos futuros.
Palavras-Chave:Contabilidade Rural. Gestão de Custos. Produção de mel.
ANÁLISIS DE INCENTIVOS Y BARRERAS AL DESARROLLO DE EMPRENDIMIENTOS AGROPECUARIOS DE TAMBOS EN ARGENTINA Y URUGUAY EN 2023
Mariano Andrés ROMERO (UNC, UES21) - Argentina
E-mail: consultoraromero@gmail.com
ANA MARIA ORTIZ FIGUEROA (IAPUCO) - Argentina
E-mail: anamatavip@hotmail.com
Silvana Andrea SATTLER (UNC) - Argentina
E-mail: silsattler@gmail.com
Paula Beatriz SCHUCK (Siglo 21) - Argentina
E-mail: paula-sc2012@hotmail.com
Jose Ariel PIGNATELLI (Universidad Siglo 21) - Argentina
E-mail: arielpignatelli@hotmail.com
Christian Kuster Kuster KUSTER (FCEA - UDELAR) - Uruguai
E-mail: christiankusternieves@gmail.com
Los sectores agropecuario y agroindustrial son los principales generadores de divisas en los países bajo estudio, importantes creadores de puestos de trabajo, y tienen una significativa participación en el valor agregado de las economías argentina y uruguaya. Sin embargo, la literatura da cuenta de que el sector percibe que enfrenta de forma frecuente, numerosas y diversas barreras y escasos incentivos a su desarrollo. Se seleccionó para este estudio al sector lechero, ya que dicha actividad tiene un alto impacto en el desarrollo económico y social de los territorios rurales donde se establece. Aporta insumos estratégicos para la alimentación, permitiendo generar una oferta de productos para la exportación y soberanía alimentaria. En su funcionamiento coexisten diversos tipos de explotaciones, pequeñas, medianas y grandes, siendo uno de los sectores rurales que mayor empleo afincado genera. El trabajo es de tipo exploratorio descriptivo, buscando identificar distintos tipos de incentivos y barreras, con especial foco en aspectos que tengan impacto a nivel de la estructura de costos. La metodología propuesta es realizar un estudio basado en el análisis de casos, a partir de entrevistas en profundidad, visitas a predios y observaciones directas, acceso a comprobantes y documentos en establecimientos argentinos y uruguayos. A partir de esta estrategia, se espera describir las estructuras de costos, identificar y evaluar el impacto de los distintos incentivos y barreras al desarrollo y comparar los distintos escenarios.
Palavras-Chave:Tambos. Costos agropecuarios. Sector lechero
BENCHMARKING: INDICADORES ECONÔMICOS DO SETOR AVÍCOLA DE EMPRESAS BRASILEIRAS, NORTE-AMERICANAS E MEXICANAS
Deivis Mucelini MERGEN (Unochapeco) - Brasil
E-mail: deivismergen@unochapeco.edu.br
Silvana Dalmutt KRUGER (UFMS) - Brasil
E-mail: silvana.d@ufms.br
Vítor Cardoso SILVEIRA (UFMS) - Brasil
E-mail: vitor.silveira@ufms.br
Antonio ZANIN (UFMS) - Brasil
E-mail: zanin.antonio@ufms.br
O estudo visa analisar os principais indicadores gerenciais e financeiros de empresas do setor avícola, situadas no Brasil, México e Estados Unidos. A pesquisa considera os dados de 57 empresas situadas nos três maiores países produtores de proteína avícola das Américas, referente ao período de 2015 a 2020. Quanto à abordagem, trata-se de uma pesquisa descritiva, com análise documental e cunho quantitativo, a partir da análise das informações fornecidas pela Agri Stats para gerar seus relatórios benchmarking mensais, que usufrui de informações comparativas de 40% do mercado brasileiro, 98% do mercado estadunidense e 65% do mercado mexicano do setor avícola. Os indicadores foram separados em dois grandes grupos, iniciando com as análises da produção de frango vivo, e seguidamente apresentados pelos indicadores das plantas de processamento das aves vivas, também conhecidas como abatedouros. Os resultados indicam que o México se destaca em relação ao custo das plantas de abate das aves, principalmente em se tratando de gastos salariais e os norte-americanos se destacam em produtividade, conseguindo aproveitar melhor a matéria prima disponível, já o Brasil é caracterizado como o país com o menor custo de produção de frango vivo, considerando custos das granjas e dos ingredientes de ração, obtendo margens de resultado superiores em relação ao México e Estados Unidos. De forma geral, os resultados evidenciam a importância da análise comparativa dos indicadores gerenciais e financeiros, oportunizando a partir do benchmarking melhorias contínuas na produção avícola.
Palavras-Chave:Avicultura. Desempenho do Agronegócio. Cadeia avícola.
CONTROLE INTERNO E GESTÃO DE CUSTOS: ANTÍDOTO NO FALECIMENTO DAS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS?
Gilberto Crispim SILVA (UFG) - Brasil
E-mail: crispim.silva@uol.com.br
Celma Duque FERREIRA (UFG) - Brasil
E-mail: celmaduke@hotmail.com
Iram Leandro DA SILVA (UFG) - Brasil
E-mail: professor.iram@ufg.br
O estudo investiga como o Controle Interno (CI) e Gestão de Custos (GC), contribuem na redução de falecimento nos primeiros anos de vida e otimiza os custos operacionais das Micros e Pequenas Empresas (MPE´s). Para isso, investigou-se 127 MPE´s dos segmentos comercio varejista, atacadista e prestação de serviços no período 2014 a 2022, por meio do método descritivo com aplicação de questionário semiestruturados e análise das demonstrações financeiras e gerenciais. A motivação do estudo ocorreu em função de ser um segmento empresarial responsável por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, por gerar em média 83% de emprego, crescer 5% ano, e 68% de mortalidade nos primeiros dois anos (Sebrae, 2010; 2015). Os resultados sugerem que o CI e GC são desconhecidos pelos gestores desse segmento e que os contadores (em sua maioria técnico contábil) não se interessam em ofertar assessoria a respeito por motivo de não haver reflexos positivos nos honorários contábeis. Por outro lado, têm os gestores o entendimento que a contabilidade se resume a confecção de folha de pagamento e emissão de guias de impostos. Por esse motivo, tomam suas decisões com base em suas experiencias adquiridas ao longo do tempo. O estudo também identificou que a escolaridade dos gestores corresponde ao primeiro e segundo grau incompleto, salvo, com raras exceções no segmento de serviço, com ensino superior completo.
Palavras-Chave:Controle Interno; Sistema de Controle Interno; Falecimento de Micro e Pequenas Empresas.
DETERMINANTES DE CUSTOS NA CADEIA PRODUTIVA DO SOJA
Bruna Zancani GOTARDI (Faculdade UMFG) - Brasil
E-mail: zancanigotardi@gmail.com
GEANE CRISTINA VICTOR RAIMUNDO (Faculdade UMFG) - Brasil
E-mail: geanecristinavictor@gmail.com
Beatriz Negrelli DA SILVA (Faculdade UMFG) - Brasil
E-mail: beatriznegrelli@hotmail.com
Maria Angélica SILVA COSTA (UEM) - Brasil
E-mail: angelscosta3@gmail.com
O agronegócio é relevante para a economia do país, dessa forma, os fatores que determinam os custos na cadeia produtiva da soja são necessários para conduzir seu processo de gestão e formular estratégias. O objetivo desta pesquisa é analisar os fatores determinantes de custo na cadeia produtiva da soja, no município de Japurá, no estado do Paraná. A metodologia da pesquisa é de natureza aplicada, se enquadra como uma pesquisa de levantamento de caráter descritivo, com abordagem quantitativa. A coleta dos dados foi feita a partir de um questionário com produtores rurais que trabalham com o cultivo da soja. A análise foi realizada por meio de estatísticas descritivas. Os resultados evidenciam que os produtores rurais consideram que o que gera mais custo no processo produtivo na safra da soja são os insumos, no entanto a média apresenta que o fator que determina os custos, na perspectiva do produtor rural é a experiência, visto que esse fator pode influenciar na redução de custos em outras dimensões. Concluiu-se que o conhecimento dos fatores determinantes de custo na produção da soja possibilita ao agricultor aperfeiçoar e promover uma melhora constante, uma gestão de qualidade, aumento na produtividade, sustentabilidade e estratégias.
Palavras-Chave:Agronegócio. Determinantes de custos. Gestão estratégica de custos. SojaAgronegócio. Determinantes de custos. Gestão estratégica de custos. Soja
DISTORÇÕES NA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA DE MEDICAMENTOS EM SANTA CATARINA: O CASO DO ICMS CALCULADO COM BASE NO PMC
Meriane Maria DOS SANTOS (UFSC) - Brasil
E-mail: meri_jane_21@hotmail.com
Sérgio Murilo PETRI (UFSC) - Brasil
E-mail: sergio@deps.ufsc.br
Amanda da Silva CAMARGO (UFSC) - Brasil
E-mail: camargo.amanda21@gmail.com
A pesquisa apresenta como é feita o cálculo da sistemática de tributação do ICMS-ST no Estado de Santa Catarina e os impactos que geraram, e que mais de uma década já mostrava ser inconstitucional, pois os preços praticados pela tabela e os preços praticados no mercado chegavam a uma discrepância de até 70%, o que prejudica tanto as empresas quanto os consumidores em relação ao recolhimento do imposto no regime da Substituição Tributária subsequente. Além disso, a cobrança excessiva compromete o acesso da população aos medicamentos, contrariando os princípios constitucionais de justiça e equidade. Desta maneira, o objetivo deste trabalho foi analisar a literatura existente para a trajetória de evolução de aplicação da base de cálculo preço máximo ao consumidor (PMC)no regime da Substituição Tributária dos medicamentos. A metodologia baseou-se de forma bibliográfica, artigos, leis e regulamentos que abordavam a temática. Foram encontrados 9 artigos que seguiam o mesmo raciocínio. Após a análise, pode-se caracterizar, de maneira científica, todos os fatores que contribuem para a distorção dos valores do preço máximo aos consumidores, com base no ICMS-ST. Conclui-se, portanto, que o PMC não é um parâmetro adequado para ser utilizado como base de cálculo do ICMS-ST. Isso ocorre devido às significativas variações nos preços praticados pelas farmácias, que repassaram os descontos obtidos das indústrias e distribuidores para os preços finais dos medicamentos
Palavras-Chave:ICMS-ST. PMC. Medicamentos. Distorções. Confisco.
EL GASTO EN SALUD PÚBLICA EN CHILE: RELACIÓN CON LOS PRINCIPALES INDICADORES DE EFECTIVIDAD: 2013-2022
Sandra Alvear VEGA (Universidad de Talca) - Chile
E-mail: salvear@utalca.cl
El Sistema de salud chileno, en su un componente público presenta importantes desafíos, tales como cambios epidemiológicos, demográfico, tecnológicos, entre otros. Todos ellos tienen un impacto en el gasto en salud. El presente trabajo tiene como objetivos comprender la evolución del gasto en salud del sector público, entre los años 2013 y 2022, relacionándolo con los indicadores de efectividad de dicho gasto. Se trata de una investigación observacional, descriptiva y longitudinal de análisis de tendencias, a partir de datos publicados por el Fondo Nacional de Salud (Fonasa) y el Ministerio de Salud (Minsal). Los resultados muestran que gasto en salud se ha incrementado exponencialmente los últimos diez años, especialmente en los ítems de personal y bienes y servicios de consumo. A pesar del incremento del gasto público en salud, el total de pacientes en lista de espera y promedio de días de espera, se han incrementado en los últimos diez años. En conclusión, el gasto en salud ha crecido considerablemente y los indicadores de atención a la ciudadanía no lo reflejan, entonces es necesario preguntarse por la implementación de nuevas estrategias y formas de gestión en el sector público en salud.
Palavras-Chave:Salud Pública, Gasto en salud, efectividad del gasto en salud
IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO DE CENTROS DE CUSTOS COM DIRECIONADORES BASEADOS EM ÍNDICES DE ATENÇÃO
Rogério DE BRITTO VELHO RUSCHEL (UFRGS) - Brasil
E-mail: rogerio.ruschel@hotmail.com
Cláudio José MÜLLER (UFRGS) - Brasil
E-mail: cmuller@producao.ufrgs.br
A proposta deste trabalho é aprimorar o sistema de custos de uma empresa de médio porte do setor metal mecânico, envolvendo projeto, fabricação e montagem, a partir de uma abordagem moderna de metodologia de custeio, mas de maneira a obter resultados preliminares dentro de um curto espaço de tempo e baixo custo de implantação. Para atingir o objetivo optou-se pelo mapeamento dos principais processos produtivos da empresa e quantificação das etapas a partir de índices de atenção, que, somados, são atribuídos aos diferentes produtos da empresa. A capacidade da empresa passou a ser medida por estes índices aos quais foi possível atribuir valores monetários a partir do rateio dos Centros de Custos produtivos da empresa. Como resultado, foi possível substituir o tradicional e equivocado “custeio por quilo” por um custeio mais aproximado do real esforço produtivo de cada produto, além de quantificar os serviços de engenharia, que antes eram rateados de forma rudimentar como área de apoio.
Palavras-Chave:Sistemas de Custo, Princípios de Custeio, Centros de Custos, Direcionadores, Índice de Atenção
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO GERENCIAMENTO DOS CUSTOS E PRECIFICAÇÃO NA FEIRINHA DE CUSTOS - CERES/UFRN
Deylane Freitas FONTES JÚNIOR (UFRN) - Brasil
E-mail: deylanefreitas2@gmail.com
Hicaro Hicaro LIMA (UFRN) - Brasil
E-mail: hicarolima01@gmail.com
João Paulo DA SILVA (UFRN) - Brasil
E-mail: joaop3255@gmail.com
Luziana Maria QUEIROZ (UFRN) - Brasil
E-mail: luziana65@hotmail.com
A maior parte dos negócios demandam agregar ferramentas contábeis, como o gerenciamento de custos e a precificação dos produtos, para aperfeiçoar sua gestão e, assim, empoderar a tomada de decisões mais assertivas. Sendo assim, o objetivo deste estudo é investigar a aplicabilidade da análise Custo/Volume/Lucro mediante um evento de Feirinha de Custos na UFRN, Campus CERES, localizado na cidade de Caicó/RN, tendo como foco o exame da margem de contribuição, ponto de equilíbrio contábil e o grau de alavancagem operacional para o processo decisorial. Como procedimento metodológico, a pesquisa é classificada como qualitativa, aplicada, descritiva e utiliza como fonte principal das informações: os relatórios emitidos pelos discentes da disciplina Contabilidade de Custos ao término do evento. Já nos resultados, apurou-se o levantamento dos custos envolvidos na produção, além das receitas auferidas na comercialização dos produtos, tanto em espécie quanto pix, pois esses dados serviram como base para encontrar os resultados da Margem de Contribuição Total, que culminou em R$ 93,09, além do Ponto de Equilíbrio Contábil do negócio, cujo mensurou uma margem de R$ 7,73, o que equivale aproximadamente a 4 unidades vendidas para estabelecer uma situação equilibrada e, por fim, o montante de R$ 1,05 pelo Grau de Alavancagem Operacional. Logo, conclui-se que o estudo é viável, haja vista que, especialmente, envolve métodos apurados por próprios discentes, os quais prometem ser profissionais em breve e vão desfrutar do conhecimento adquirido.
Palavras-Chave:Custeio variável. Margem de contribuição. Ponto de equilíbrio contábil. Grau de Alavancagem Operacional. Caicó/RN.
A EFETIVIDADE DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO BASE ZERO EM ENTIDADES PÚBLICAS: ANÁLISE EM UM MUNICÍPIO DO RS
PATRICIA LUIZA SCHUH (UNIJUI) - Brasil
E-mail: patricia.schuh@hotmail.com
Euselia Paveglio VIEIRA (UNIJUI) - Brasil
E-mail: euselia@unijui.edu.br
jorge oneide SAUSEN (UNIJUI) - Brasil
E-mail: josausen@unijui.edu.br
O presente estudo objetivou analisar a estrutura orçamentária executada com base histórica dos exercícios financeiros 2019 a 2022, contribuindo na definição dos centros de custos, instrumentalizando a elaboração do Orçamento Base Zero (OBZ) na área da saúde de um Município do RS. Por intermédio da observação direta, relato de experiências dos envolvidos no processo de elaboração do orçamento municipal, de consulta em sites governamentais foi possível a definição dos elementos da despesa com base no orçamento. A pesquisa é aplicada, classificada como descritiva, qualitativa, levantamento e estudo de caso. Utilizando-se do método de pesquisa estudo de caso se caracterizou o atual processo orçamentário municipal, a sistemática de elaboração e de apreciação dos instrumentos que compõem os orçamentos, analisando a metodologia de elaboração, acompanhamento, monitoramento e execução da Lei Orçamentária Anual, as receitas e despesas previstas, créditos adicionais, reduções e suplementações orçamentárias. Por fim, é apresentado um resumo comparativo abordando aspectos sobre custos, buscando propor a elaboração de centros de custos como base para estruturar o OBZ. Conclui-se que as evidências apresentadas pelo presente trabalho corroboram a importância do assunto, sugerindo ser um campo fértil o estudo sobre determinantes de custos, OBZ, bem como avançar na discussão sobre a importância da Contabilidade Gerencial e o planejamento na elaboração do orçamento municipal para o setor público.
Palavras-Chave:Orçamento Base Zero. Contabilidade Pública. Planejamento e Gestão Pública. Orçamento Público.
A INFLUÊNCIA DA CONTABILIDADE PARA A GOVERNANÇA PÚBLICA: UMA ANÁLISE NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS
José Rafael PEREIRA BOTELHO (UFCA) - Brasil
E-mail: jose.botelho@ufca.edu.br
Milton Jarbas RODRIGUES CHAGAS (UFCA) - Brasil
E-mail: milton.rodrigues@ufca.edu.br
No que se refere à governança nas Universidades Públicas Federais, pode-se afirmar que esse tema vem sendo abordado de forma crescente com o propósito de promover a utilização de boas práticas para corroborar com a atividade institucional dessa área temática. O objetivo geral deste estudo é analisar o impacto e a correlação entre a contabilidade e a governança pública das Universidades Públicas Federais. Para tanto, utilizou-se do questionário, elaborado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), com o intuito de compreender o nível de governança destas. Para análise e tabulação dos dados empregou-se o software R, utilizando-se da análise descritiva, correlação de Spearman e regressão linear simples, respectivamente, para compreender a dispersão dos dados em relação à média, o sentido e a força da correlação e o quanto do índice de governança pública é explicado pelo índice de governança orçamentária. Como resultado obteve-se que a correlação existente entre as variáveis é positiva e forte e, também, que o índice de governança orçamentária explica 78,5% do índice de governança pública de maneira que o valor médio do índice Governança orçamentária aumenta 0,1550 pontos tendo em vista um crescimento médio de 1 ponto no índice Governança orçamentária.
Palavras-Chave:Governança pública, Contabilidade pública, Eficiência
A INFLUÊNCIA DAS RECEITAS TRIBUTÁRIAS MUNICIPAIS E DOS GASTOS COM SAÚDE E EDUCAÇÃO NA QUALIDADE DA GESTÃO MUNICIPAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS
Carlos ANTONIO PEREIRA (UFU) - Brasil
E-mail: carlos_ctb@hotmail.com
Lucimar Antônio Cabral de ÁVILA (UFU) - Brasil
E-mail: lcavila@ufu.br
Dentre os desafios impostos ao gestor público está a orientação para a obtenção de resultados com a geração de benefícios à sociedade por meio da obtenção de eficiência na alocação dos recursos disponíveis e a prestação competente de serviços para manutenção do equilíbrio orçamentário. Diante disso, este estudo busca determinar a influência das arrecadações tributárias e dos gastos com saúde e educação no desenvolvimento dos municípios em Minas Gerais. Para tanto, utilizou-se da Teoria das Finanças Públicas enquanto base teórica, ao apregoar a necessidade dos governos em buscar o equilíbrio nas finanças e cumprimento das funções alocativas, distributivas e estabilizadoras. A pesquisa se classifica em quantitativa com coleta de dados documentais obtidos no site da Firjan e do Tribunal de Contas do Estado – TCE/MG, referente ao período de 2018 a 2020. Utilizou da regressão logística para estabelecer o quanto as receitas municipais e os gastos em saúde e educação podem influenciar na melhoria dos indicadores de desenvolvimento Firjan. Em linhas gerais, as arrecadações totais e a arrecadação própria são as que, estatisticamente contribuem para obter a classificação de alto desenvolvimento e reduz a probabilidade de baixo desenvolvimento. Em análises dos gastos separados, enquanto aumentos nos gastos com educação demonstraram elevar a probabilidade de alcançar classificação de baixo desenvolvimento, os gastos com saúde, inversamente, demonstraram contribuírem para aumento dos níveis de desenvolvimento dos municípios.
Palavras-Chave:Receita Tributária Municipal. Gasto Público com Saúde e Educação. Gestão Pública Municipal.
A INFLUÊNCIA DAS TRANSFERÊNCIAS CONDICIONAIS NO DESEMPENHO DO GASTO PÚBLICO – UMA ANÁLISE EM MUNICÍPIOS PARAIBANOS
Larissa da Costa ALBINO (UFPB) - Brasil
E-mail: larissadacostaalbinovida@gmail.com
Caio Raoni PEREIRA LIMA (UFPB) - Brasil
E-mail: caioraonipl@gmail.com
Josedilton Alves DINIZ (UFPB) - Brasil
E-mail: josedilton@gmail.com
Esta pesquisa objetivou investigar a influência das condicionalidades existentes nas transferências intergovernamentais no desempenho do gasto do setor público. Utilizando os dados disponibilizados pela plataforma de Indicadores de Desempenho de Gasto Público da Paraíba (IDGPB) e dados orçamentários dos municípios paraibanos obtidos através da plataforma Sagres, foi desenvolvida a hipótese de que as condicionalidades existentes nas transferências intergovernamentais afetam negativamente o desempenho do gasto público. A amostra do estudo foi formada pelos 223 municípios paraibanos com dados disponíveis no período de 2017 a 2020. A metodologia consistiu na utilização de um modelo econométrico que considerou como variável dependente o desempenho municipal medido pelo IDGPB e como variável explicativa a condicionalidade das transferências intergovernamentais. Os resultados obtidos apontam a existência de influência significativa e negativa das transferências condicionais sobre o desempenho do gasto público municipal.
Palavras-Chave:Transferências Intergovernamentais. Desempenho. Setor Público.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: EFEITOS DA PANDEMIA SOBRE AS CONTAS MUNICIPAIS
LUANA ALVES MARIAN (UDESC ALTO VALE) - Brasil
E-mail: luanamarian2001@hotmail.com
Talia PASQUALINI (Udesc alto vale) - Brasil
E-mail: taliapasqualini33@gmail.com
AMANDA GIOVANELLA DE OLIVEIRA (Udesc) - Brasil
E-mail: amandagiovanella@gmail.com
Valkyrie Vieira FABRE (UDESC) - Brasil
E-mail: valkyrie.fabre@udesc.br
Cabe ao governo bem administração a máquina pública. Para isso é necessário planejar, coordenar, normatizar e executar os sistemas de administração governamental. Neste sentido, são função administrativas do governo: Planejamento e Orçamento, Administração Geral, Administração Financeira, Controle Externo, Normatização e Fiscalização, Tecnologia da Informatização, Ordenamento Territorial, Formação de Recursos Humanos, Administração de Receitas, Administração de Concessões e Comunicação Social. Esta pesquisa tem por objetivo analisar os gastos com a função orçamentária de administração e suas variações do período pré e pós pandemia de COVID -19. Trata-se de uma pesquisa descritiva, quantitativa e multicaso. A coleta de dados foi documental e abrangeu os municípios catarinenses de Ibirama e Presidente Getúlio, no período de 2019 a 2022. Os resultados demonstram que a pandemia trouxe uma grande aceleração na “digitalização” da Administração. Esta análise de dados sob o aspecto da gestão, contribuiu para compreender como a pandemia afetou os municípios em diversos aspectos, sendo que os servidores tiveram que se adequar a um novo modo de trabalhar, principalmente o home office, que influenciou os gastos e despesas de vários municípios.
Palavras-Chave:Administração pública; COVID-19; Despesas Orçamentárias; Municípios.
ANÁLISE DE CUSTOS E DESPESAS DE UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Lara Teixeira ALBINO (UFV) - Brasil
E-mail: laraalbino0@gmail.com
Ney Paulo MOREIRA (UFV) - Brasil
E-mail: ney.moreira@ufv.br
Considerando as dificuldades que o setor de educação brasileiro enfrenta em função de orçamentos reduzidos, especificamente no ensino superior, e diante dos desafios causados pela pandemia devido ao isolamento social, o presente estudo teve como objetivo verificar se houve mudanças em relação aos custos e despesas das universidades federais brasileiras, após o início da pandemia de COVID-19. A pesquisa se caracterizou como quantitativa, descritiva e documental, envolvendo a análise de documentos como Relatórios de Gestão das universidades e dados disponibilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A análise compreendeu o período entre os anos de 2017 a 2022, intencionando comparar os três anos que ocorreram a pandemia (2020 a 2022) com os três anos anteriores a ela (2017 a 2019). Foram analisadas três variáveis, sendo o Custo Corrente por Aluno Equivalente desconsiderando valores de Hospitais Universitários, a Despesa Corrente e a Despesa de Capital, sendo considerados os valores liquidados. Para analisar os dados amostrais foram utilizadas estatísticas descritivas, como valores mínimos, máximos, média, mediana, desvio-padrão e coeficientes de variação. Foi empregado o Teste de Wilcoxon para analisar diferenças estatísticas entre as variáveis antes e durante a pandemia. Os resultados apontaram que houve diferenças significativas entre os períodos analisados, no qual observou-se uma diminuição de todas as variáveis após o começo da pandemia, indicando que as universidades federais brasileiras apresentaram menores custos por aluno e menores investimentos neste período.
Palavras-Chave:Instituições Federais de Ensino Superior. Contabilidade Pública. Despesas Públicas.
ANÁLISE DE CUSTOS SOB A ÓTICA DO MICROCUSTEIO - A EXPERIÊNCIA DO REGISTRO BRASILEIRO DE DOADORES DE MEDULA ÓSSEA - REDOME
Natiele Silva TAVARES (INCA) - Brasil
E-mail: natielet@yahoo.com.br
Pamela da Silva LOPES (UERJ) - Brasil
E-mail: pamelalopesc@gmail.com
Este artigo apresenta a experiência de apuração de custos e de elaboração de análises econômicas do Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), através de uma análise documental dos controles de gestão e financeiros do ano de 2022. Foram levantados todos os custos diretos e indiretos deste Programa do SUS, vinculado ao Instituto Nacional de Câncer (INCA), de suma relevância para política pública de transplante de células tronco hematopoiéticas (CTH), a partir de doadores não aparentados. Para o alcance do objetivo foi utilizada uma metodologia mista, onde para os custos diretos foi utilizado o microcusteio de baixo para cima e para os custos indiretos, o microcusteio de cima para baixo. O REDOME é o único Registro no Brasil responsável pela viabilização de todo processo de doação de CTH não aparentado, tanto de doadores nacionais quanto internacionais, para pacientes brasileiros que necessitem de transplante de CTH. É um Programa público financiado pelo SUS, que investiu em 2022 cerca de 41 milhões nas operações de doação de CTH, sendo que 81% dos custos foram investidos na operação de doadores internacionais. Demonstrou-se o potencial das análises econômicas para tomada de decisão baseada em evidências, tais como: análise das campanhas de cadastro de doadores, principais fontes de coleta de CTH e possíveis estratégias de expansão do Programa. Conclui-se sobre a importância da apuração de custos e das análises econômicas na área da saúde, visando à tomada de decisão mais eficiente e efetiva em um cenário de crescente escassez de recursos.
Palavras-Chave:Apuração de custos; Avaliações econômicas em saúde; Transplante de medula óssea
APLICAÇÃO DO TDABC NA AVALIAÇÃO DA LUCRATIVIDADE DE EXAMES E DO NÍVEL DE OCIOSIDADE DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DO SETOR DE ONCOLOGIA GINECOLÓGICA
Helcio MENDONÇA PEREIRA (INCA) - Brasil
E-mail: helcioradio@hotmail.com
Rodney WERNKE (Sem vínculo) - Brasil
E-mail: rodneywernke1@hotmail.com
Cleyton de Oliveira RITTA (UFSC) - Brasil
E-mail: cleytonritta@gmail.com
Esta pesquisa demonstra como o TDABC pode ser utilizado na avaliação da lucratividade dos exames e dos patamares de ociosidade existentes no contexto do setor de tomografia computadorizada da unidade de oncologia ginecológica. Para essa finalidade foi utilizada metodologia classificável como qualitativa e descritiva e adotado o método de estudo de caso. Além de evidenciar a aderência do TDABC ao contexto pesquisado, entre os resultados obtidos foi constatado que os exames executados são deficitários, visto que o custo da prestação desses serviços é superior aos preços pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que acarretou prejuízo total de R$ -79.347,04 no mês. Foram apurados também os patamares de ociosidade das atividades envolvidas, tanto em termos de minutos inativos quanto em valores monetários. Portanto, concluiu-se que a ociosidade total do setor de tomografia pesquisado chegou a R$ 102.932,81 e equivale a 41,62% na média das atividades abrangidas (variando entre 3,66% no caso dos equipamentos e 81,59% em relação à atividade dos enfermeiros).
Palavras-Chave:TDABC. Lucratividade. Ociosidade. Tomografia computadorizada.
COMPORTAMENTO DOS CUSTOS COM GESTÃO AMBIENTAL EM MUNICÍPIO ATINGIDOS POR DESASTRES AMBIENTAIS
Lizandra Maysa MARCILIO (UDESC - CEAVI) - Brasil
E-mail: lizandramaysamarcilio@gmail.com
Valkyrie Vieira FABRE (UDESC) - Brasil
E-mail: valkyrie.fabre@udesc.br
A gestão ambiental pública abrange várias frentes de trabalho a fim de garantir a vida no meio ambiente. Em se tratando de governos locais, está diretamente relacionada com o desenvolvimento sustentável. O objetivo desta pesquisa é analisar os gastos com gestão ambiental nos municípios do Vale do Itajaí. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e levantamento tipo documental. Foi desenvolvida análise sobre os gastos públicos com a função gestão ambiental, durante o período de 2015 a 2022. A análise abrange 14 municípios catarinenses que já decretaram estado de calamidade pública devido à catástrofes naturais, sendo eles, Benedito Novo, Blumenau, Brusque, Camboriú, Gaspar, Ilhota, Itapoá, Luiz Alves, Nova Trento, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. Os resultados mostram disparidades relevantes entre os municípios. Enquanto alguns aplicam valores significativos na gestão ambiental, outros nem mesmo aplicam, mesmo já tendo decretado calamidade devido aos eventos ambientais. Esta pesquisa contribui para análise fiscal cidadã, além de auxiliar gestores ao comparar dados de município de uma mesma região.
Palavras-Chave:Impactos ambientais; Meio Ambiente; Municípios Catarinenses; Gestão Ambiental.
CONTROLE INTERNO NA CÂMARA MUNICIPAL DA CIDADE DE GOIÁS: ANÁLISE DAS DESPESAS DE PESSOAL ENTRE 2015 A 2020
Iram Leandro DA SILVA (UFG) - Brasil
E-mail: professor.iram@ufg.br
Gessica Ribeiro Bueno () -
E-mail: crispim@uol.com.br
Celma Duque FERREIRA (UFG) - Brasil
E-mail: celmaduke@hotmail.com
Gilberto Crispim SILVA (UFG) - Brasil
E-mail: crispim.silva@uol.com.br
O estudo apresenta uma análise acerca do controle interno municipal na gestão pública, especificamente com as despesas do poder legislativo na cidade de Goiás entre os anos de 2015 a 2020, considerando que a administração pública no Brasil está sujeita a falhas que podem afetar os objetivos e resultados da gestão pública. Nesse sentido, o estudo busca responder se os gastos registrados com despesa de pessoal no poder legislativo da cidade de Goiás estão em conformidade com a legislação brasileira, em específico a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Para obter as respostas necessárias, o estudo tem como objeto analisar os gastos com despesa de pessoal na câmara legislativa da Cidade de Goiás a partir dos valores contidos nos Relatórios de Gestão Fiscal (RGF), e descrever os dados que foram obtidos pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO), verificando se os gastos ocorridos estão sendo cumpridos de acordo com a legislação vigente. Para isso usou o método de pesquisa documental, descritiva e quantitativa. A partir dos dados obtidos, os resultados apresentam o comportamento lícito do poder legislativo do município da cidade de Goiás em relação aos gastos da despesa com pessoal entre 2015 e 2020, não ultrapassando os limites fixados pela LRF, ficando esses gastos registrados em 3,2% no ano de 2015; 3,1% em 2016; 3,1% em 2017; 3,8% em 2018; 3,6% em 2019 e 3,12no ano de 2020, tendo em vista que o limite percentual sobre a Receita Corrente Líquida (RCL) é de 6%. Os valores da despesa total com pessoal, limite máximo e prudencial também se mantiveram abaixo do limite legal permitido para a Câmara Municipal da Cidade de Goiás.
Palavras-Chave:Contabilidade. Contabilidade aplicada ao setor público. Controle interno. Sistemas de controle interno
CUSTOS E REPASSES PÚBLICOS EM UMA UNIDADE MISTA DE SAÚDE
Daniela DE OLIVEIRA DA ROSA (UNIDEAU) - Brasil
E-mail: danidarosa24@hotmail.com
Maicon Manoel BENIN (Unisinos/Unideau) - Brasil
E-mail: maicon.benin@gmail.com
Carlos Alberto DIEHL (Unisinos) - Brasil
E-mail: cd@unisinos.br
Este estudo objetivou analisar os custos e repasses públicos em uma Unidade Mista de Saúde (UMS) de um pequeno município do estado do Rio Grande do Sul. Para tal foi realizada uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. A coleta dos dados se deu por meio de uma pesquisa de campo e de entrevista não estruturada, utilizando como base o período de 2021 e utilizando para análise a técnica de análise documental. Os principais resultados apontam que no período analisado a UMS operou com resultado negativo de -R$ 153.175,27, mesmo com todos os repasses de recursos recebidos via SUS e governo municipal. Destaca-se ainda que ao se considerar apenas os recursos oriundos de repasses do SUS e compará-los aos custos e despesas médios diários da UMS, esses recursos somente são suficientes se comparados somente aos custos diretamente ligados às internações, porém, argumenta-se que esses são apenas parte dos gastos totais relacionados aos serviços prestados pela organização. Quando comparado aos demais custos e despesas necessários para a manutenção das atividades da UMS, os valores repassados pelo SUS são insuficientes. Destaca-se que a UMS presta diversos serviços e necessita arcar com todos os gastos relativos às suas atividades, mesmo que não existam internações, isso não seria possível sem os repasses públicos municipais. Esta pesquisa buscou agregar valor à organização com informações relevantes para a gestão de custos e para o gerenciamento dos recursos recebidos.
Palavras-Chave:Custos, Setor Público, Sistema Único de Saúde
CUSTOS NO SETOR PÚBLICO: O CUSTO DO ABSENTEÍSMO NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
Angélica de Oliveira PACHECO (UFRGS) - Brasil
E-mail: gely.oliveira.pacheco@gmail.com
Ângela Rozane Leal DE SOUZA (UFRGS) - Brasil
E-mail: angela.rsl@gmail.com
A otimização de recursos públicos é um tema recorrente nas pesquisas científicas. Porém, para poder otimizar é preciso primeiro saber o quanto custa cada processo. Conhecer os custos implica, inclusive, em conhecer os desperdícios. Na área de saúde o absenteísmo tem se mostrado uma preocupação recorrente, pois causa despesas desnecessárias aos cofres públicos, além de ser o responsável, em alguns casos, pelo agravamento de doenças por falta de diagnósticos precoces e, também, pelo aumento das filas de espera por atendimento. Diante desta preocupação, este estudo teve como objetivo determinar os custos gerados pelo não comparecimento dos pacientes nas consultas agendadas nas Unidades Básicas de Saúde do Município de Esteio no ano de 2022. Para atender o objetivo, foi levantado os custos envolvidos no processo, o número de consultas oferecidas pelo Município e o número de faltas em consultas no exercício de 2022. Observou-se que houve o absenteísmo em quase 50 mil consultas gerando um custo de mais de 5 milhões de reais. O estudo auxilia os gestores nas tomadas de decisão e colabora para a conscientização da sociedade da necessidade do cuidado com os recursos públicos.
Palavras-Chave:Custos em Saúde. Absenteísmo. Atenção Básica.
EFICIÊNCIA RELATIVA DAS CAPITAIS BRASILEIRAS NO ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DO COVID-19
Geysa Gabriela PINHEIRO GOMES (UFCA) - Brasil
E-mail: geysa.pinheiro@aluno.ufca.edu.br
Milton Jarbas RODRIGUES CHAGAS (UFCA) - Brasil
E-mail: milton.rodrigues@ufca.edu.br
Antonio Rafael Valério de OLIVEIRA (UFCA) - Brasil
E-mail: rafael.valerio@ufca.edu.br
Leandro Saraiva Dantas de OLIVEIRA (UFCA) - Brasil
E-mail: leandro.saraiva@hotmail.com
O Sistema Único de Saúde (SUS) enfrentou diversos problemas para combater a pandemia do covid-19. Dessa maneira, formulou-se o seguinte questionamento: Qual o nível de eficiência relativa nas capitais brasileiras no combate à pandemia do covid-19, no ano de 2021? A presente pesquisa objetivou analisar a eficiência relativa das capitais brasileiras em 2021. Para a metodologia, os dados foram coletados dos portais da transparência dos entes públicos para serem analisados através da Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis - DEA). Utilizou- se o modelo BCC, com orientação para outputs, tendo dois inputs (recursos per capita transferidos da União para as capitais; equipamentos do SUS de manutenção a vida) e três outputs (inverso do número de casos confirmados; inverso do número de óbitos; número de casos recuperados). Quanto aos resultados, apenas cinco das vinte e sete capitais alcançaram eficiência relativa total. As regiões Norte, Sudeste e Sul obtiveram 100% de eficiência. Na segunda onda de contaminação, todas as capitais obtiveram eficiência acima de 50%. A variável inverso do número de óbitos precisaria melhorar em 40,71%, ou seja, é necessário diminuir a contaminação para aumentar a eficiência. Na análise de clusters, as capitais se concentram na primeira faixa que delimita-se com escore de até 50,1%.
Palavras-Chave:Eficiência. Gasto público. Covid-19. DEA.
EVASÃO E RETENÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: FATORES SOCIOECONÔMICOS REGIONAIS E GESTÃO DE CUSTOS COMO DETERMINANTES DA TRAJETÓRIA ACADÊMICA
Ricardo de Oliveira MAXIMO (UFU) - Brasil
E-mail: ricardo@ufu.br
Luciana Carvalho CARVALHO (UFU) - Brasil
E-mail: lucarvalho@ufu.br
Jose Eduardo Ferreira LOPES (UFU) - Brasil
E-mail: jeflopes@ufu.br
Kárem Cristina de Sousa RIBEIRO (FAGEN/UFU) - Brasil
E-mail: kribeiro@ufu.br
Este artigo analisa os impactos dos fatores socioeconômicos regionais e da gestão de custos das universidades públicas federais na evasão e retenção acadêmica para cursos de graduação presencial de instituições públicas de ensino superior. O recorte temporal considerado foi de 10 anos (2010 a 2019). A amostra reuniu dados das 19 universidades federais do sudeste brasileiro. A pesquisa quantitativa com base documental analisou os dados divulgados pelo Censo Escolar Superior por meio do método da Regressão Linear Múltipla para dados em painel. Partindo de uma breve contextualização dos fenômenos e seus respectivos modelos preditivos, a pesquisa se dedica a mensurar os impactos das variáveis representativas das condições socioeconômicas regionais e da gestão de custos institucionais nas variáveis de trajetória acadêmica por meio de modelos econométricos. Dentre os resultados da pesquisa, destaca-se que a evasão e a retenção são fenômenos sociais multifacetados e complexos, influenciados pelos fatores socioeconômicos regionais e de gestão de custos das instituições. A coexistência de realidades socioeconômicas distintas, requer atenção dos gestores universitários no tocante a repensar as políticas institucionais de apoio à permanência e conclusão acadêmica, a partir de uma gestão financeira customizada.
Palavras-Chave:Evasão. Retenção. Custos. Fatores Socioeconômicos. Regionalidade.
MODELOS DE COSTEO, PRESUPUESTACIÓN Y CONTROL PARA LA MEJORA EN EL SECTOR PÚBLICO
Alejandro Rubén SMOLJE (IAPUCO) - Argentina
E-mail: asmolje@its.jnj.com
La gestión del sector público es importante para la vida de las sociedades. Su orientación a resultados, consistente en alcanzar las metas definidas políticamente, pero ejecutadas técnicamente, requiere el uso de herramientas útiles y efectivas. Las tendencias recientes y las perspectivas futuras del gasto público evidencian una propensión al crecimiento de los costos debido a las mayores demandas de la ciudadanía, la inflexibilidad de las erogaciones, los intereses corporativos y la propia motivación de políticos y administradores. Modelos de costeo, técnicas de presupuestación, y esquemas de control de gestión resultan imprescindibles. Esta ponencia no es descriptiva de los modelos existentes; pretende aportar algo distintivo. Propone la aplicación concreta de ciertas metodologías preferidas según valoraciones conceptuales a partir de los casos estudiados de implementación real. El presente ensayo recomienda el uso de Activity-Based Costing y Activity-Based Management para costeo y gestión de actividades, de Presupuesto Base-Cero como instrumento “ascendente” que asigna metas y recursos, y de tableros de comando para control operacional. Se enfatiza la necesidad de un fuerte control interno y externo para evaluación de desempeño formal y de fondo: cumplimiento de metas y uso de recursos, no como defensa ideológica de cierto modelo de “gestión pública”, sino para administración del estado con mejores decisiones y controles.
Palavras-Chave:Gestión pública, costos, presupuestos, control
O COMPORTAMENTO DA ARRECADAÇÃO MUNICIPAL E DOS CUSTOS PÚBLICOS COM SAÚDE E EDUCAÇÃO NA REGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO E ALTO PARANAÍBA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Carlos ANTONIO PEREIRA (UFU) - Brasil
E-mail: carlos_ctb@hotmail.com
Lucimar Antônio Cabral de ÁVILA (UFU) - Brasil
E-mail: lcavila@ufu.br
O objetivo deste trabalho é avaliar os impactos provocados pela pandemia nas arrecadações tributárias municipais e nos custos públicos com saúde e educação na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Para tanto, utilizou-se de Teoria das Finanças Públicas, quanto às funções alocativas do governo, na qual os orçamentos públicos sofrem intervenções para se adequarem às necessidades da sociedade e as deficiências do setor privado, pautados, contudo, nas oscilações das arrecadações tributárias. A pesquisa abrange o período de 2018 a 2021 e os dados referente a arrecadação e gastos com saúde e educação foram obtidos no site do TCE/MG. Por ser um estudo quantitativo, utilizou-se da estatística descritiva e inferencial para basear as conclusões acerca do tema. Dentre os resultados destaca-se o aumento de arrecadação média per capita municipal no período pandêmico, bem como dos gastos com saúde, enquanto houve redução dos gastos com educação. Observou-se considerável correlação entre as variáveis entre si, exceto com a arrecadação própria municipal. Não houve diferença estatística significativa entre as variáveis relacionadas as microrregiões no período antes e durante a pandemia.
Palavras-Chave:Arrecadação Tributária. Saúde e Educação Pública. Pandemia do Covid-19.
REFLEXOS DOS CORTES ORÇAMENTÁRIOS SOBRE OS GASTOS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS
Cleyde Cristina RODRIGUES (UFU) - Brasil
E-mail: cleyde.rodrigues@ufv.br
Lucimar Antônio Cabral de ÁVILA (UFU) - Brasil
E-mail: lcavila@ufu.br
Marcelo TAVARES (UFU) - Brasil
E-mail: mtavares@ufu.br
Lais BARBOSA VIEIRA (UFU) - Brasil
E-mail: laisbarbosavieira@ufu.br
As universidades públicas federais compõem a estrutura organizacional do Ministério da Educação, sendo financiadas com recursos da União, a qual tem a obrigação legal de assegurar a manutenção e o desenvolvimento dessas instituições de ensino. No entanto, os últimos anos têm sido marcados por uma diminuição do aporte de recursos financeiros às instituições federais de ensino superior pelo Governo Federal, por meio de cortes e contingenciamentos orçamentários, com queda acentuada nos investimentos desde 2015 e reforçada pela aprovação da Emenda Constitucional nº 95/2016. Com base nessa contextualização, esta pesquisa objetivou investigar os reflexos dos cortes orçamentários sobre os gastos com pessoal, custeio e investimentos das universidades públicas federais. Tratou-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa. O objeto de pesquisa deste estudo foi constituído pelas sessenta e nove universidades públicas federais brasileiras. Por meio de análises descritivas e do teste de correlação de Spearman, verificou-se que os últimos dez anos foram os que mais instituíram cortes orçamentários às universidades federais, principalmente no período 2015/2016 e 2018/2022, afetando principalmente as despesas discricionárias, sobre as quais o gestor público teria maior liberdade na tomada de decisão sobre a aplicação do recurso. Considerando a classificação quanto ao grupo de natureza, as despesas de pessoal, custeio e investimentos revelaram quedas em seus montantes medianos, sendo os gastos com investimentos os mais impactados negativamente. Apesar dos cortes orçamentos recorrentemente impostos às universidades públicas, este estudo comprovou que as restrições financeiras foram destacadamente acentuadas pela EC nº 95, a partir do exercício de 2018.
Palavras-Chave:Universidade pública federal; cortes orçamentários; despesas de pessoal; despesas de custeio; investimento; Teoria Geral dos Cortes.
VIABILIDADE ECONÔMICA DE USO DO TRANSPORTE ESCOLAR PRÓPRIO E/OU TERCEIRIZADO NO MUNICÍPIO DE PONTES E LACERDA-MT
Neuza Luiza DE ALMEIDA (Unemat) - Brasil
E-mail: luiza1216@hotmail.com
Janaina da Silva RAMOS (UFU) - Brasil
E-mail: janainaramos.cont@gmail.com
Sérgio Lemos DUARTE (UFU) - Brasil
E-mail: sergiold@ufu.br
O presente artigo teve como objetivo verificar a viabilidade dos custos do transporte escolar com os veículos próprios e com os terceirizados do Município de Pontes e Lacerda-MT no ano de 2019. Tratou se de uma pesquisa quantitativa, descritiva e documental baseado em estudo de caso, a metodologia utilizada foi à pesquisa em documentos oficiais, planilhas de dados e arquivos eletrônicos da Prefeitura Municipal e do setor de transporte escolar do município, inicialmente ocorreu à coleta de dados brutos e posteriormente o tratamento dos mesmos para chegar aos resultados finais. Neste sentido, através de um comparativo entre os custos das duas modalidades, possibilitou verificar a forma menos onerosa para os cofres públicos municipais. Com a pesquisa foi possível concluir que no ano de 2019 a modalidade de transporte escolar realizado pela estrutura própria é a que apresenta maiores custos para o município.
Palavras-Chave:Transporte Escolar, Custos, Terceirização.
A OTIMIZAÇÃO DE CARTEIRAS COMO FERRAMENTA DE REDUÇÃO DE CUSTOS PARA O INVESTIDOR EM AÇÕES
Flávio Gomes CARDOSO (UFU) - Brasil
E-mail: flavio.cardoso@ufu.br
Ricardo de Oliveira MAXIMO (UFU) - Brasil
E-mail: ricardo@ufu.br
Kárem Cristina de Sousa RIBEIRO (FAGEN/UFU) - Brasil
E-mail: kribeiro@ufu.br
A busca pelo melhor custo-benefício na montagem de uma carteira de investimento sempre será a diferença entre o sucesso e o fracasso do investidor. Usando critérios de custo-benefício na seleção de ações, o presente trabalho responde à questão: como selecionar uma carteira de ações de empresas de energia elétrica na B3 (Brasil Bolsa Balcão S.A) tal que a carteira selecionada tenha um rendimento superior ao próprio rendimento da carteira referência do mercado, o índice Ibovespa, com o melhor custo-benefício? Para isso, dados secundários das cotações das ações das empresas de energia elétrica listadas na B3 foram obtidos pelo Economática, analisadas e dispostas em ordem para prioridade na alocação e escolha para formação de carteiras dentro do critério do índice de Sharpe, do alfa, do beta, do critério de Kelly e do critério da média geométrica. As várias carteiras assim obtidas foram otimizadas no Economática para determinação da ponderação ótima de custobenefício. O retorno de cada uma foi comparado com o retorno do índice Ibovespa. Após a comparação, chegou-se à carteira de melhor performance sendo a melhor carteira de custo-benefício para investimento. Como sequência, em um outro trabalho, a aplicação dessa metodologia será feita para um número maior de ações.
Palavras-Chave:Otimização de Carteira, redução de custos, custo-benefício Ibovespa. Critérios.
ANÁLISE CUSTO/VOLUME/LUCRO NA TOMADA DE DECISÃO: O CASO DE UM E-COMMERCE
Yara Luisa REX (UDESC) - Brasil
E-mail: yaralrex@gmail.com
Marines LUCIA BOFF (UDESC) - Brasil
E-mail: marines.boff@udesc.br
Objetivou-se identificar a relação custo-volume-lucro (CVL) de uma pequena empresa de e-commerce, assim como conhecer seu desempenho econômico, baseando-se nos dados obtidos pela análise CVL. A motivação por trás do estudo revela-se na pretensão de contribuir com a criação de informações envolvendo a gestão de custos num e-commerce por meio de um estudo de caso. Os dados foram coletados na empresa a partir de documentos fiscais e contábeis referente ao mês de setembro de 2022, os quais foram tabulados em planilhas eletrônicas para posterior aplicação da análise CVL. Os principais resultados do estudo revelaram que os produtos com maior volume de vendas são os mesmos que apresentaram as menores margens de contribuição, evidenciando uma vulnerabilidade da empresa. Foi possível encontrar o ponto de equilíbrio e a margem de segurança do e-commerce, os quais revelaram que no período estudado a empresa operou com prejuízo. As principais contribuições do estudo remetem à explicação simplificada dos custos para a empresa e-commerce, o que permite contribuir com outras empresas semelhantes na melhoria da gestão de custos e tomada de decisão.
Palavras-Chave:Análise custo-volume-lucro. Gestão de custos. E-commerce.
APLICAÇÃO DO MÉTODO DE CUSTEIO UNIDADE DE ESFORÇO DE PRODUÇÃO (UEP) NA FABRICAÇÃO DE EMBALAGENS DE PAPELÃO ONDULADO
Flávio Laerton SEIXAS CASTRO (UFPB) - Brasil
E-mail: flaviolaerton987@gmail.com
Maria Silene Alexandre LEITE (UFPB) - Brasil
E-mail: maria.silene@academico.ufpb.br
Elizabete Ribeiro Sanches SILVA (UNIFEI) - Brasil
E-mail: elizabete@unifei.edu.br
A gestão de custos auxilia as organizações no controle dos seus gastos, apoiando o processo de tomada de decisão e de melhoria continua. Nesse sentido, este trabalho foi desenvolvido com base em uma pesquisa exploratória em uma fábrica de embalagens no Estado da Paraíba, com objetivo de mensurar os custos de transformação dos produtos. Empregou-se a metodologia de custeio Unidade de Esforço de Produção (UEP) para mensurar os custos de transformação dos produtos. Para tal foram realizadas coletas de dados quantitativa e qualitativa, além de experiências vividas no ambiente produtivo e estudos de caso pesquisados na literatura. A partir dos resultados obtidos com a implantação do UEP, foi possível identificar o fluxo produtivo dos diferentes produtos, verificar a viabilidade de produção das linhas de caixas de papelão, obter medidas de eficiência dos Postos Operativos (POs) e propor melhorias no processo produtivo, a fim de incrementar a saúde financeira e as margens de lucro futuras da empresa. Ao contrário do esperado, as caixas em flexografia, apesar de possuírem um processo mais simples, retornam um resultado líquido menor quando comparadas às fabricadas em offset. Estas, por sua vez, resultaram no lucro mínimo de 15%, em quase todas as suas variações. Do ponto de vista das medidas de desempenho, o excesso de tempo com máquinas paradas decorrente da falta de planejamento da produção, ocasionou índices baixos, porém esperados. A surpresa foi com a eficiência da slotter, em torno de 2% apenas, tornando sua utilização inviável, se não houver um planejamento prévio.
Palavras-Chave:UEP. Custeio. Embalagem de Papelão.
APLICAÇÃO DOS METODOS DE CUSTEIO ABC E TDABC NOS CUSTOS HOSPITALARES
Fabrine Krzesinski BATICKOWSKI (UNISINOS) - Brasil
E-mail: fabrinekbatickowski@gmail.com
O presente estudo foi desenvolvido em um hospital dia privado, localizado no interior do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Foi objeto desta pesquisa a videocolecistectomia, que é a cirurgia por videolaparoscópio para retirada da vesícula biliar. O objetivo da pesquisa, foi mensurar e comparar os custos da videocolecistectomia pelos métodos de custeio ABC e TDABC. Para a condução do estudo, elaborou-se o mapeamento de processos, desde o check-in até o check-out do paciente. Após mensurou-se os custos pelos métodos ABC e TDABC. Este estudo, mensurou que, o custo do procedimento pelo TDABC é 4,29% menor que pelo método ABC. Esse achado, corrobora com a pesquisa de Zanin et al. (2018). No entanto, a diferença no custo do procedimento é pequena. De forma, que se o hospital aumentar a sua capacidade de atendimento, provavelmente o ABC seja mais vantajoso. Este, justifica-se pelo fato que os custos fixos representam 75,85% do custo do procedimento. E, também que para cálculo do custeio ABC, considera-se a capacidade total, enquanto no TDABC a capacidade ociosa não engloba o custo. Por fim, tem-se, que este estudo analisou apenas um procedimento cirúrgico. De forma, que tomar decisões baseadas apenas nestes dados, é muito arriscado. Esta pesquisa segue os preceitos da Regulamentação ética nº 466 de 2012. (SAUDE, 2012) e foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Palavras-Chave:Custeio ABC. Custeio TDABC. Hospitais
CÁLCULO E AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE INFLAÇÃO INTERNA EM EMPRESAS COM DEMANDA CONTRATADA
Luis Guilherme LEITE COSTA (UFMG) - Brasil
E-mail: luis.lcost1991@gmail.com
Poueri do Carmo MÁRIO (UFMG) - Brasil
E-mail: poueri@face.ufmg.br
Esse trabalho propôs um modelo adaptado para apuração de forma simplificada do índice de inflação interna de uma empresa anonimizada, partindo da premissa que os índices de mercado não são as únicas referências a serem utilizadas. Foi analisado o que já se tem sobre o assunto e descrito uma metodologia de apuração simplificada, que permitiu a apuração do índice de inflação interna em empresas com demanda contratada. A metodologia do trabalho foi organizar a estrutura de custos por níveis e calcular os índices de inflação do período, do último até o primeiro nível. Por meio de ponderação e análise de custos foi possível medir a inflação interna e comparar com os índices gerais de mercado. Identificou-se que essa metodologia permitiu uma boa compreensão da estrutura de custos da empresa. Além disso, o índice apurado e os demais índices de mercado, quando atuam de forma conjunta, se tornam uma importante ferramenta para a gestão e a tomada de decisão.
Palavras-Chave:Contabilidade de custos. Gestão de custos. Gastos gerais de fabricação. Inflação de custos. Índice de inflação.
COMPORTAMENTO ASSIMÉTRICO DOS CUSTOS E A ESTRUTURA DA DÍVIDA EM COMPANHIAS BRASILEIRAS
Sergio Gouveia SANTOS (FUCAPE) - Brasil
E-mail: sergiogouveia97@gmail.com
Valdemir da SILVA (UFAL) - Brasil
E-mail: valdemir.silva@feac.ufal.br
O comportamento assimétrico dos custos tem um impacto relevante para a análise da empresa por diversos usuários de mercado, cujos fatores explicativos auxiliam a compreender as ações da companhia e dos seus gestores. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar a associação entre a estrutura da dívida e o comportamento assimétrico dos custos nas companhias brasileiras de capital aberto, no período de 2010 a 2022. Portanto, utilizando uma amostra de 2.398 observações, por meio de regressão linear múltipla com erros robustos, identificou-se um comportamento assimétrico dos custos nas companhias brasileiras para o intervalo de tempo delimitado, com variações positivas nos custos de 0,74% para aumentos de 1% na receita e apenas 0,43% quando há reduções na receita de 1%. Ainda, as evidências sugerem que essa assimetria reduz quando há a influência da estrutura de dívida de curto prazo, representada pelos empréstimos e financiamentos. Diante disso, infere-se que os gestores tendem a ajustar a estrutura de custos quando há diminuições na receita a fim de preservar fluxos de caixa livre para liquidação das dívidas correntes.
Palavras-Chave:Estrutura da dívida. Comportamento dos custos. Custos assimétricos.
CUSTEIO VARIÁVEL COMO SUBSÍDIO NA AVALIAÇÃO DE PREÇO DE VENDA: UM ESTUDO EM UMA FÁBRICA DE ÁGUA DE COCO
Rafael Ramon Fonseca RODRIGUES ((UERN)) - Brasil
E-mail: rafaelrcontador@gmail.com
Heitor Aquino CARLOS (UERN) - Brasil
E-mail: heitoraquino697@gmail.com
José Sueldo Câmara FERREIRA (UERN) - Brasil
E-mail: sueldocamara8@gmail.com
Rosângela Queiroz Souza VALDEVINO (UERN) - Brasil
E-mail: rosangelaqueiroz84@yahoo.com.br
Adriana Martins de OLIVEIRA (UERN) - Brasil
E-mail: adrimartinso@gmail.com
Auris Martins de OLIVEIRA (UERN) - Brasil
E-mail: auris_martins@hotmail.com
O presente estudo objetivou identificar custos e despesas incorridos e que devem ser apurados com a finalidade de avaliar a fixação do preço de venda e sua viabilidade mercadológica em uma pequena empresa de fabricação de água de coco. Pesquisa descritiva de natureza qualitativa executada com aplicação de entrevistas aos gestores da empresa por meio de formulários semiestruturados de apuração de custos e conhecimento sobre o processo operacional da empresa. Os resultados da pesquisa indicam que por meio da aplicação do custeio variável na avaliação do preço de venda adotado demonstra que este é suficiente para proporcionar uma margem de contribuição que cobre os custos e despesas fixas e ainda proporciona lucro o que permite tomar decisões no sentido de adotar um preço ainda mais competitivo que gere incremento de vendas e ganhos no volume e escala ou manter o mesmo preço e buscar redução de custos e despesas fixas e até mesmo redução de custo de aquisição da matéria-prima sem comprometimento da qualidade e assim melhorar o resultado operacional. Essas decisões precisam ser balizadas com informações de mercado. A utilização de somente um mês de referência na apuração da estrutura de custos que mesmo servindo de inferência para os outros meses do ano se caracteriza como uma limitação devido à dificuldade na acessibilidade aos dados de todos os meses, a sugestão para trabalhos futuros pode ser a comparação dos resultados do custeio variável com outro sistema de custeio.
Palavras-Chave:Preço de venda. Custeio variável. Margem de contribuição.
CUSTO DA MÃO DE OBRA COMPARTILHADA NA CONSTRUÇÃO CIVIL: UM ESTUDO DE CASO
João CÂNDIDO RODRIGUES (UNIOESTE) - Brasil
E-mail: joao_crfoz@hotmail.com
José Antonio CESCON (UNIOESTE) - Brasil
E-mail: cescon@cescon.adm.br
Nilton Cesar LIMA (UFU) - Brasil
E-mail: cesarlim@yahoo.com
Eloisa Lopes Soares LIMA (UFU) - Brasil
E-mail: eloisalsl2005@gmail.com
João Antônio Pimenta CESCON (Unioeste) - Brasil
E-mail: joao.cescon1@unioeste.br
Este estudo tem por objetivo analisar os custos relativos à mão de obra contratada por meio do contrato de trabalho por prazo indeterminado, em uma empresa pertencente ao setor da construção civil da cidade de Foz do Iguaçu-PR. Para o desenvolvimento deste estudo, foi realizada a revisão teórica do setor de construção civil e análise comparativa do custo da mão de obra compartilhada entre obras empreendidas. A análise foi feita por meio da comparação entre o custo total contabilizado e o custo proporcional de cada obra em andamento durante o período de 2022. Os resultados da pesquisa revelaram uma significativa variação no custo da mão de obra nas obras onde trabalhadores foram compartilhados. Essa variação implica na análise detalhada do custo por obra, pois a apuração do custo nas demonstrações contábeis é consolidada, o que dificulta a obtenção de resultados precisos e a manutenção do orçamento das obras. O estudo contribui para o conhecimento sobre a alocação dos custos da mão de obra em centros de custos específicos, permitindo um maior controle dos gastos e resultados mais precisos. Como contribuição prática, tal alocação possibilita otimizar a gestão financeira e o planejamento das obras, garantindo uma execução orçamentária mais eficiente. Como estudo futuro, sugere-se analisar o impacto das variações nos custos da mão de obra compartilhados nas margens de lucro das empresas de construção civil, buscando identificar estratégias para mitigar essas variações e garantir maior rentabilidade nos projetos.
Palavras-Chave:Construção civil, Mão de obra compartilhada, Custo da mão de obra.
CUSTO UNITÁRIO DE TRANSFORMAÇÃO NO MÉTODO UEP: A SOMA DOS SETORES PODE SER DIFERENTE DO CUSTO DA LINHA DE PRODUÇÃO
Rodney WERNKE (Sem vínculo) - Brasil
E-mail: rodneywernke1@hotmail.com
Carlos Roberto VALLIM (UFES) - Brasil
E-mail: vallim.ufes@gmail.com
O objetivo do estudo foi avaliar se a adoção do método UEP de forma individualizada para cada setor produtivo gera valores de custos de transformação dos produtos diferentes, se comparado com a utilização de uma UEP única para toda a fábrica. Para essa finalidade foi utilizada metodologia que pode ser caracterizada como pesquisa de cunho qualitativa, com abordagem descritiva e com a configuração de um estudo de caso no contexto de uma indústria de perfis de alumínio. Os resultados obtidos indicam que as opções (i) de adotar uma “UEP individualizada” para cada setor da linha de produção ou (ii) de usar somente uma “UEP única” para a fábrica toda acarretam valores distintos do custo unitário de transformação dos produtos, se aplicado o método UEP. Foi constatado, ainda, que a causa desses valores divergentes é a existência de níveis díspares de ociosidade nos setores produtivos que compõem o processo de industrialização, pois o custo da capacidade ociosa de um setor é parcialmente transferido para o outro quando utilizada uma “UEP única” para toda a fábrica. Desse modo, a contribuição teórica do estudo se assenta no aspecto de comprovar que, no método UEP, o valor monetário dos custos unitários de transformação dos produtos é influenciado pela existência de níveis distintos de capacidade ociosa nos setores que compõem uma linha de fabricação.
Palavras-Chave:UEP. Setores de produção. Custo unitário de transformação.
CUSTOS DAS AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA REALIZADAS POR COOPERATIVA DE CRÉDITO
Caroline Aparecida LIMA GUIMARÃES (UFU) - Brasil
E-mail: caroline.cecilia@ufu.br
Carlos Eduardo de OLIVEIRA (UFU) - Brasil
E-mail: universofinanceiro@gmail.com
Renata MENDES DE OLIVEIRA (UFU) - Brasil
E-mail: renatamendes@ufu.br
Thiago Alberto DOS REIS PRADO (UFU) - Brasil
E-mail: thyagoberto@hotmail.com
O objetivo desta pesquisa foi identificar os custos das ações de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) realizadas por uma cooperativa de crédito. A pesquisa descritiva utilizou dados primários e secundários de uma cooperativa de crédito situada no município de Ituiutaba/MG, obtidos do site da cooperativa, dos Departamentos de Contabilidade e Recursos Humanos, e dos Relatórios Sistêmicos Gerenciais, referentes aos anos de 2021 e 2022. Os principais resultados apontam que a cooperativa de crédito pesquisada apresentou diversas ações de RSC nas áreas de Educação, Cultura e Esporte, Meio Ambiente, Saúde e Doações, que foram relevantes para a comunidade em que está inserida. Em relação ao total dos custos das ações sociais da cooperativa, pôde-se constatar que a Educação foi a ação social que recebeu mais da metade dos recursos, seguida de Doações e Saúde, podendo-se sugerir que a cooperativa pesquisada priorizou as ações sociais em Educação. Destaca-se também que o total dos custos das ações de RS no ano de 2022 foi superior ao ano de 2021 em todos os aspectos, podendo-se sugerir que a cooperativa tem se preocupado com a comunidade onde ela está inserida.
Palavras-Chave:Responsabilidade Social Corporativa. Cooperativismo. Cooperativa de Crédito. Custos das Ações Sociais.
CUSTOS DOS SERVIÇOS PRESTADOS EM UMA OFICINA MECÂNICA DE VEÍCULOS LEVES
Valdemir da SILVA (UFAL) - Brasil
E-mail: valdemir.silva@feac.ufal.br
José Lucas Marcelino Afonso DA SILVA (Ufal) - Brasil
E-mail: jose.lucasmrc@gmail.com
Elayne Victória Vieira Chagas DE LIMA (UFU) - Brasil
E-mail: elaynevieira94@gmail.com
Raidan Iago dos SANTOS (USP) - Brasil
E-mail: raidan_iago@hotmail.com
O objetivo desta pesquisa é identificar e analisar os custos dos serviços prestados em uma oficina mecânica de veículos leves. Para atingir esse objetivo, realizou-se um estudo de caso em uma oficina mecânica localizada em Maceió - AL, no período de dezembro de 2021 a janeiro de 2022, onde foram coletados dados, por meio de entrevistas e observações, sobre os custos e as despesas mensais, os recursos físicos à disposição da empresa, a mão de obra e os serviços prestados. Como resultados, verificou-se que a empresa possui uma estrutura de recursos físicos suficiente para a prestação dos serviços. Em relação à mão de obra, nota-se que a empresa compreende sobretudo funcionários classificados como mão de obra direta. A entidade apresentou mais custos que despesas, sendo os referidos custos majoritariamente variáveis. Quanto aos serviços realizados pela organização destacam-se a confecção do escape, a troca do cárter e a troca da correia auxiliar como os serviços que apresentaram maiores custos para a empresa, enquanto a higienização do A/C, a troca do sensor de roda e a revisão dos sensores ABS foram os serviços que apresentaram menos gastos para a entidade. Esta pesquisa buscou contribuir de modo a proporcionar informações pertinentes acerca da organização, visando auxiliar os gestores na tomada de decisão.
Palavras-Chave:Custos. Serviços. Oficina Mecânica. Pequena Empresa.
DECIFRANDO PREÇOS NA PELE: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PREÇOS PARA SERVIÇOS DE TATUAGENS EM MARINGÁ, PR
Caroline LAZARETTI MACHADO (UNINGÁ) - Brasil
E-mail: lazarettimachadocaroline@gmail.com
Luis Gustavo DE MARCHI DE MENDONÇA (Uningá) - Brasil
E-mail: gusttavvo.luis@gmail.com
Raianny Mariani FERREIRA (PR) - Brasil
E-mail: raianny_mariani@hotmail.com
Flávia Mayara SEGATE (UNINGA) - Brasil
E-mail: flavia@uninga.edu.br
Ana Carolina DA COSTA (Uningá) - Brasil
E-mail: anacarolcostta@gmail.com
O presente estudo busca analisar a formação de preços praticados em estúdios de tatuagens e por tatuadores localizados na cidade de Maringá, PR, por meio da identificação e compreensão dos elementos de custos envolvidos na prestação desses serviços. Para atingir esse propósito, uma abordagem metodológica descritiva e qualitativa foi empregada, com a técnica de análise de conteúdo como ferramenta analítica. A população de interesse compreende estúdios de tatuagem e profissionais tatuadores, localizados na cidade de Maringá. Como resultado identificou-se elementos de custos diretos e indiretos, como mão de obra, materiais diretos, aluguéis, energia elétrica, água, internet e depreciação. Para a formação do preço dos serviços prestados, a maioria dos entrevistados (90%) considera esses elementos na determinação de uma taxa fixa, que atrelada a fatores de mercado como oferta, demanda, preferências dos clientes e a reputação do profissional, resultam na definição do preço final. Com exceção de um entrevistado, que define seu preço exclusivamente com base nos valores praticados por concorrentes, o conduz a menor lucratividade, evidenciando a importância de considerar uma gama abrangente de elementos de custo para alicerçar decisões de precificação. Além disso, percebeu-se que a maneira pela qual os serviços são executados e o grau de compreensão dos custos inerentes à prestação de serviços impactam tanto na fixação do preço final quanto na lucratividade geral do empreendimento.
Palavras-Chave:Elementos de custos. Precificação. Serviços de tatuagens.
ECOEFICIÊNCIA, CUSTOS E RENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE LEITE
Adriano Provezano GOMES (UFV) - Brasil
E-mail: apgomes@ufv.br
Gabriel Teixeira ERVILHA (UFV) - Brasil
E-mail: gabriel.ervilha@ufv.br
Tomaz DE PAULA MELO (UFV) - Brasil
E-mail: tomazpmelo@hotmail.com
Ana Paula Wendling GOMES (IFMG) - Brasil
E-mail: anapaula.gomes@ifmg.edu.br
O objetivo do trabalho foi avaliar a eficiência produtiva e a ecoeficiência na produção de leite. A hipótese central do estudo foi verificar se há relação entre as eficiências e o retorno econômico da atividade. As medidas de eficiência foram calculadas para uma amostra de produtores rurais localizados no estado de Minas Gerais, utilizando-se modelos de Análise Envoltória dos Dados. Os resultados indicam que os produtores mais ecoeficientes tendem a receber mais pelo produto vendido. Além disso, verificou-se que o uso de práticas produtivas mais sustentáveis não gera aumento no custo médio da produção, permitindo maiores taxas de lucratividade e de rentabilidade.
Palavras-Chave:Eficiência e ecoeficiência, custos e rentabilidade, produção de leite
EFEITO DA EXPERIÊNCIA: ASPECTOS DA CURVA DE APRENDIZAGEM EM UMA EMPRESA DO RAMO METALMECÂNICO
GUSTAVO HENRIQUE FERRARI (UNIDAVI) - Brasil
E-mail: cont.gustavoferrari@gmail.com
Mara Juliana FERRARI (UNIDAVI) - Brasil
E-mail: mara@rossa.com.br
Silvana Dalmutt KRUGER (UFMS) - Brasil
E-mail: silvana.d@ufms.br
O presente estudo tem por objetivo analisar o índice de representatividade apresentada pelo modelo de curva de aprendizagem de uma empresa do ramo metalmecânico. A pesquisa é caracterizada como descritiva, realizada a partir de um estudo de caso junto a uma empresa que produz peças para motocicletas. Utilizou-se os aspectos do método desenvolvido por Wright (1936) para à aplicação das curvas de aprendizagens. A amostra inicial observada foi de 300 operadores da linha de produção de peças para motocicletas, posteriormente as curvas de aprendizagem foram desenvolvidas com base nos dados de cinco operadores. Observou-se índices de aprendizagem com variações de 60,13%, 69,59%, 77,48%, 78,76% e 92,39%, evidenciando que o número de atividades executadas pelos operadores no mesmo processo tem redução diferente de tempo ao longo da repetição das tarefas. A variação do tempo do aprendizado representou percentuais de variação entre 7,61% e 39,87%. Com base na teoria das curvas de aprendizagens apenas um operador apresentou uma aprendizagem constante, conforme proposto pelo modelo. Os resultados de forma geral evidenciam que a análise do desempenho de tarefas por meio das curvas de aprendizagem pode contribuir com a redução de custos e na avaliação laboral dos colaboradores, auxiliando no processo de tomada de decisões.
Palavras-Chave:Curvas de aprendizagem, Teoria de Wright, Análise de custos.
ESTIMACIÓN DE LA ESTRUCTURA DE COSTOS, Y SU RELACIÓN CON LA RENTABILIDAD EN EL SECTOR DE SERVICIOS SANITARIOS EN CHILE, DURANTE EL PERIODO 2018-2021
Estela RODRIGUEZ (UBB) - Chile
E-mail: esrodrig2005@gmail.com
Cecilia Gallegos () -
E-mail: cecilia@ubiobio.cl
Daniela Gatica Arriagada () -
E-mail: daniela.gatica1701@alumnos.ubiobio.cl
Esta investigación busca estimar la estructura de costos, y su relación con la rentabilidad operativa, en el sector de servicios sanitarios en Chile. Dicho sector fue seleccionado por la cantidad de información obtenida de sus estados financieros, y por ser un sector de interés en el contexto de la crisis social debido a la pandemia mundial de SARS-CoV-2/Covid-19, resultando una población de 15 empresas del servicio sanitario. La información se obtuvo de la Comisión para el Mercado Financiero. Para la estimación de la estructura de costos de las empresas, es decir, la proporción de costos fijos y variables, se utilizó el método de regresión lineal. En primer lugar, se estimó el costo de venta total, y luego se estimó el costo fijo de cada empresa del sector sanitario, el promedio por empresa y del sector, el que posteriormente fue comparado con la utilidad operativa en cada caso con el fin de establecer la estructura ideal del sector. La estructura del sector que genera mayores utilidades operativas fue de un 37,4% de costos fijos, y un 62,6% de costo variable
Palavras-Chave:estructura de costos, servicios sanitarios, costos fijos
EVIDENCIAÇÃO DE CUSTOS COM RESÍDUOS SÓLIDOS EM HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS NO BRASIL
Juliana dos ANJOS (UFSC) - Brasil
E-mail: julianadosanjos10@gmail.com
Fabricia Silva da ROSA (UFSC) - Brasil
E-mail: fabriciasrosa@hotmail.com
Apesar da geração de resíduos provenientes das atividades humanas seja parte de sua própria evolução, os novos padrões de consumo impostos pela sociedade industrial, a partir da segunda metade do século XX, estabelece um ritmo de crescimento superior à capacidade que a natureza consegue absorver. A geração de resíduos possui um agravante quando é gerada por instituições hospitalares, ou por atividades que possuam relação com a saúde, seja esta humana ou animal. A pesquisa teve como objetivo propor um modelo de mensuração de custos com resíduos sólidos em hospitais universitários no Brasil. O estudo classifica-se como descritivo, com análise do relatório gerencial 2019-2022 publicado pela EBSERH referente a 41 hospitais e maternidades universitários que estão sob a sua gestão. Identificadas as ações e/ou projetos ambientais relacionados aos Resíduos de Serviço de Saúde, confrontou-se, também, se estas ações foram evidenciadas nas demonstrações contábeis ou mencionados em notas explicativas. Os resultados demonstram que 54% das instituições analisadas não divulgaram suas ações no relatório gerencial e os custos das atividades e/ou projetos ambientais divulgados por 19 hospitais não foram evidenciados nas demonstrações contábeis no período analisado.
Palavras-Chave:Resíduos de Serviço da Saúde. Mensuração de Custos Ambientais Hospitalares. Sustentabilidade Ambiental.
FORMAÇÃO DE PREÇO POR MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS: DECIFRANDO FATORES E DIFICULDADES
Ellen Willyane OLIVEIRA SOLON (FCRN) - Brasil
E-mail: ellenwillyane1@outlook.com
Luiza De Aquino neta PEREIRA (FCRN) - Brasil
E-mail: luizapereira177@outlook.com
Ítalo Carlos SOARES DO NASCIMENTO (UFC) - Brasil
E-mail: italocarlos25@gmail.com
Geison Calyo VARELA DE MELO (UFC) - Brasil
E-mail: geisoncalyo@hotmail.com
Jane Elly NUNES DA COSTA LIMA (FCRN) - Brasil
E-mail: jane_elly@hotmail.com
Caritsa Scartaty MOREIRA (UFERSA) - Brasil
E-mail: caritsa_scarlaty@hotmail.com
Esta pesquisa teve como objetivo analisar os fatores influenciadores e as dificuldades enfrentadas na formação do preço de venda por microempreendedores individuais. A pesquisa classifica-se como descritiva e quantitativa e do tipo survey (levantamento). Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário com questões fechadas com amostra final de 31 (trinta e um) microempreendedores individuais do município de Mossoró/RN. Os dados coletados foram tratados por meio de técnicas da estatística descritiva, com indicação de frequências e da Análise de Correspondência Simples (ACS) e Análise de Correspondência Múltipla (ACM). Os resultados da ACS e ACM demonstram que as variáveis do perfil dos microempreendedores, como escolaridade, formação na área e ramo de atuação, têm uma associação estatisticamente significativa com os fatores influenciadores da precificação e as dificuldades enfrentadas na definição do preço de venda. Esses resultados têm implicações importantes tanto para os microempreendedores individuais quanto para o meio acadêmico, fornecendo orientações práticas e direcionamento para futuras discussões sobre o tema.
Palavras-Chave:Contabilidade de Custos. Precificação. Análise de Correspondência.
GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DA COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA PRIVADA TRANSPORTADORA DE RESÍDUOS SÓLIDOS NÃO PERIGOSOS
Valdemir da SILVA (UFAL) - Brasil
E-mail: valdemir.silva@feac.ufal.br
Rodrigo PURCELL (Ufal) - Brasil
E-mail: r.purcell@hotmail.com
Ana Paula Lima Marques FERNANDES (UFAL) - Brasil
E-mail: ana.fernandes@feac.ufal.br
Carlos Everaldo COSTA (UFAL) - Brasil
E-mail: carloseveraldo@gmail.com
Elayne Victória Vieira Chagas DE LIMA (UFU) - Brasil
E-mail: elaynevieira94@gmail.com
Raidan Iago dos SANTOS (USP) - Brasil
E-mail: raidan_iago@hotmail.com
Este estudo de caso teve como objetivo principal investigar os custos do transporte, da coleta e do descarte dos resíduos sólidos comerciais e não perigosos do serviço prestado por uma transportadora privada, no município de Maceió – AL, e identificar as etapas que envolvem toda a operação e as atividades desenvolvidas. Foram utilizados os dados extraídos dos relatórios operacionais da empresa no período de 2019 e, com auxílio da pesquisa descritiva, foram analisados a quantidade de resíduos coletados e descartados, o consumo médio da frota e a quilometragem mensal percorrida pelos veículos, assim como todos os gastos mensais utilizados pela operação. A empresa estudada realiza duas atividades operacionais: uma para a coleta de lixo orgânico comercial e outra para o entulho de construção civil. As atividades têm processos semelhantes, porém com estruturas distintas, e estão evidenciados no trabalho. Os custos foram detalhados por etapa de cada atividade e demonstraram que os custos de transporte é o principal ofensor no custo total das duas atividades, entretanto, devido à característica operacional, a contribuição do custo fica ainda maior no transporte de entulho. Observou-se, inclusive, que a empresa tem na atividade de lixo sua principal atividade e que o custo de descarte representa 23,5% do custo total da operação. O estudo pode servir de instrumento para a tomada de decisões atuais da empresa, podendo contribuir também para novos trabalhos científicos direcionados a investigar indicadores gerenciais de rentabilidade, margem de contribuição, ponto de equilíbrio e margem de segurança.
Palavras-Chave:Custos. Resíduos Sólidos Urbanos. Transporte.
GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO DE PEQUENOS EMPREENDIMENTOS DO GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA RIO GRANDE DO SUL
Roberto DE GREGORI (UFSM) - Brasil
E-mail: robertodegregori@gmail.com
Luci Ines SCHUMACHER (UFSM) - Brasil
E-mail: luci.schuma@gmail.com
Diziane Inês LIMA (Ufsm) - Brasil
E-mail: dizylima@gmail.com
O presente estudo teve como objetivo estudar como controlam seus custos micro e pequenos negócios e auxiliá-los a melhorar seus empreendimentos. A pesquisa utilizou oficinas, entrevistas e visitas aos gestores. A região de estudo foi o Geoparque quarta colônia no Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados encontrados remetem para a necessidade de auxiliar esses negócios criando controles simples e que produzam resultados. A mudança no processo de gestão de custos desses empreendedores é outro desafio a ser superado, não pode ser mais empírica e sim baseada em informações concretas, advindas de controles eficientes. Deve-se enaltecer que os próprios empreendedores são os principais agentes para mudar essa tendência
Palavras-Chave:Gestão de custos. Controle. Pequenos empreendedores.
GESTÃO DE CUSTOS E PRECIFICAÇÃO NO PROCESSO DECISÓRIO EMPRESARIAL: UM ESTUDO NA PRODUÇÃO DE MÁRMORES E GRANITOS
Bianca Maciel DE PAULA (UFES) - Brasil
E-mail: bianca.macieldepaula@hotmail.com
Marcela Fiorotti CAROLINO (UFES) - Brasil
E-mail: marcelafiorotti@hotmail.com
Carlos Roberto VALLIM (UFES) - Brasil
E-mail: vallim.ufes@gmail.com
O objetivo da pesquisa foi identificar as contribuições da gestão de custos e precificação no processo decisório das empresas de mármore e granito. E, de forma específica, por meio de estudo de caso único, identificar custos e despesas de determinado período, aplicar a modelagem de precificação com base no mark-up e comparar com a precificação praticada pela empresa. Para atingir os objetivos, a metodologia utilizada foi uma pesquisa descritiva e exploratória, um estudo de caso com pesquisa de campo, observação não participante, coleta de dados com base nas demonstrações contábeis e entrevistas com o gestor, documentos gerenciais e relatórios de controle elaborados pela empresa. Com abordagem qualitativa e quantitativa com o auxílio do software Microsoft® Office Excel 365. Os achados da pesquisa permitiram concluir, que as informações de custos e precificação são importantes, pois proporcionam ao administrador uma melhor gestão de custos e precificação. Principalmente pelo fato de a empresa pesquisada não utilizar informações detalhadas sobre a gestão de custos e, por consequência, distorções entre o preço praticado e preço calculado, o que gera preços desproporcionais, menor ou maior do que os custos reais, podendo ocasionar prejuízos à empresa. Com a pesquisa foi possível obter informação de qualidade para subsidiar a assertividade durante a tomada de decisão dos proprietários, pois, a descoberta é calcular, controlar e realizar a gestão de custos com foco no resultado. Dessa forma o problema foi respondido de forma adequada e o objetivo alcançado por meio de diversas análises inclusas no texto.
Palavras-Chave:Gestão de Custos. Preço de venda. Tomada de decisão. Mark-up.
GESTÃO DE CUSTOS E PRECIFICAÇÃO NO SETOR DE AVICULTURA: UM ESTUDO DE CASO EM GRANJA DE REPRODUÇÃO POEDEIRA
Zahirah Matos ARNDT (UFES) - Brasil
E-mail: zahirahma@gmail.com
Carlos Roberto VALLIM (UFES) - Brasil
E-mail: vallim.ufes@gmail.com
Para compreender a importância da gestão de custos e precificação no processo decisório em atividades avícolas, o presente estudo foi desenvolvido em uma empresa de avicultura localizada no município de Santa Maria de Jetibá/ES, durante o ano de 2021. O objetivo da pesquisa foi identificar as contribuições da aplicação de mix de produtos e precificação com base no custeio variável no processo decisório de uma granja de reprodução poedeira. Metodologicamente uma pesquisa descritiva e exploratória, e estudo de caso com pesquisa de campo; observação não participante e coleta de dados nos relatórios internos de produção e demonstrações contábeis da empresa e entrevistas não estruturadas aos tomadores de decisão. Com abordagem quali-quanti e apoio de planilhas em Excel para organização dos dados e análise. Os achados da pesquisa permitiram concluir que, por meio da aplicação de mix de produtos e formação do preço de venda em uma empresa de avicultura, foi possível ampliar a qualidade de informação para subsidiar a assertividade durante a tomada de decisão dos proprietários, tornando possível calcular, controlar e realizar a gestão de custos com foco na melhoria dos resultados. Nesse contexto o problema foi respondido de forma adequada e o objetivo alcançado por meio de diversas tabelas inclusas no texto.
Palavras-Chave:Preço de Venda. Mark-up. Custo Variável. Gestão de Custos.
GESTÃO DE CUSTOS EM ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS
Gabriela Isabel NAUMANN (FACCAT) - Brasil
E-mail: gabbinaumann@gmail.com
Leonardo DA SILVA FERNANDES (Faccat) - Brasil
E-mail: leonardosfernandes@hotmail.com
Os custos estão presentes em todos os modelos de organizações, tornando-se relevante e oportuno o gestor controlá-los de maneira que não comprometa a capacidade da empresa de honrar todas as despesas e obter lucro, sobretudo em organizações contábeis dentro da temática de custos para servir. Dessarte, o objetivo principal deste estudo foi analisar os fatores que impulsionam ou limitam a adoção de práticas de gestão de custos e mensuração de resultados nas organizações contábeis associadas à ACON, Associação dos Contabilistas do Vale do Paranhana/RS. No que diz respeito à metodologia, este trabalho consiste em uma pesquisa aplicada com abordagem quantitativa, realizada por meio da técnica de levantamento, com objetivos de natureza exploratórios. Foi realizado um questionário estruturado com 37 questões para os empresários ou gestores de organizações contábeis vinculados à ACON. Os resultados demonstram que mais de 50% das empresas contábeis possuem informações para aplicação do método custos para servir. Os dados obtidos na pesquisa apontam que os possíveis fatores limitadores na gestão de custos são o ambiente volátil em que se encontram, combinado com a predominante estrutura mecanicista das organizações contábeis.
Palavras-Chave:Gestão de custos. Mensuração de resultados. Custos para servir.
GRANDES BANCOS POSSUEM MENORES CUSTOS? A ESTRUTURA DE CUSTOS E DESPESAS DO SETOR BANCÁRIO BRASILEIRO.
Cristiano Augusto FORTI (UFU) - Brasil
E-mail: crforti@gmail.com
Valeriana CUNHA (UFU) - Brasil
E-mail: valeriana@ufu.br
Arthur Antonio Silva ROSA (UFU) - Brasil
E-mail: arthurasr@hotmail.com
O entendimento da estrutura interna de custos, a análise comparativa com a concorrência e o reconhecimento das implicações desse tópico no desempenho organizacional e nas decisões são elementos cruciais em qualquer empresa. Este estudo direciona seu foco para bancos, que desempenham um papel crucial no sistema financeiro nacional. O objetivo primordial da pesquisa é avaliar a composição dos custos e despesas das instituições bancárias em análise, explorando as possíveis correlações entre essa estrutura e os indicadores de desempenho, bem como os ganhos potenciais de escala devido ao tamanho. As demonstrações contábeis dos 60 principais bancos do Brasil no período de 2014 a 2020 foram extraídas da base de dados IFT do Banco Central. A análise estatística baseou-se na aplicação de regressão de dados em painel com efeitos fixos. Dentro da amostra examinada, constatou-se que, em média, os custos fixos representaram 83,78% dos custos totais, enquanto os custos variáveis corresponderam a 16,22% do montante total. A ordenação com base no retorno sobre o patrimônio líquido não revelou vantagens claras para os bancos com maior proporção de custos fixos ou aqueles com uma menor incidência desses custos, sugerindo que esse fator não é determinante na rentabilidade bancária. Ademais, não foram identificadas relações significativas entre o tamanho dos bancos e a estrutura dos custos e despesas, indicando que, neste contexto, não se evidenciam benefícios de escala para as instituições maiores. É relevante enfatizar que este estudo possui natureza exploratória, requerendo abordagens mais detalhadas e análises aprofundadas para um entendimento mais robusto do tema.
Palavras-Chave:Estrutura de Custo. Custos e Despesas. Bancos.
IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE CUSTOS NUMA INDÚSTRIA DE MÉDIO PORTE: DIFICULDADES VERSUS BENEFÍCIOS
Celma Duque FERREIRA (UFG) - Brasil
E-mail: celmaduke@hotmail.com
Gilberto Crispim SILVA (UFG) - Brasil
E-mail: crispim.silva@uol.com.br
Este estudo tem por objetivo identificar os principais benefícios que os membros da administração esperam alcançar com a implantação de um sistema de custos numa indústria de equipamentos de coleta de resíduos sólidos do município de Goiânia-GO. Trata-se de um estudo de caso com observação de campo e aplicação de questionários aos membros da administração que utilizam as informações do sistema de custos. O método aplicado foi questionário semiaberto com todos os colaboradores da empresa. Os resultados da pesquisa apontam que as expectativas da administração em relação ao sistema de custos são informações realistas de custos e da margem de segurança de cada produto. Assim eles desejam que essas informações os auxiliem nas tomadas de decisões, previsões e elaboração do orçamento mensal. Os resultados também apontam que as maiores dificuldades encontradas durante a implantação do sistema foram a falta de projetos de engenharia e de listas de materiais completas e a falta de informações a cerca do tempo de produção de cada produto. Como dificuldade também apontam a falta de mão de obra qualificada na área e falta de conhecimento sobre o sistema SAP. Como saídas para aproximar o sistema de custos dos objetivos da administração estão o auxílio na qualificação dos funcionários do setor, no afinamento das listas de materiais e nas medições dos tempos de produção. A administração já utiliza as informações de custos em suas decisões, porém desejam que essas informações sejam mais precisas.
Palavras-Chave:Custos; Sistemas de Informações; Competitividade; Média empresa.
MEDIÇÃO DOS DESPERDÍCIOS POR MEIO DO CUSTEIO POR ABSORÇÃO IDEAL E INTEGRAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE GELADOS COMESTÍVEIS
Níkolas QUINTEIRO LYRIO (ES) - Brasil
E-mail: nikolasquinteiro@gmail.com
Maria da Penha Broedel Lopes VALLIM (FAESA) - Brasil
E-mail: mpbvallim@gmail.com
O objetivo principal da pesquisa foi estudar os desperdícios de uma empresa da área de gelados comestíveis, e calcular o desperdício de ociosidade e ineficiência; e identificar as contribuições da medição, controle e ações minimizadoras de desperdícios e maximizadoras nos resultados da empresa pesquisada. A metodologia utilizada foi um estudo de caso com abordagem qualitativa e quantitativa com pesquisa de campo, dados extraídos dos relatórios de controle interno da empresa, acompanhamento dos processos internos, e entrevistas com proprietário, gerente e empregados. Verificou-se através do custeio por absorção ideal e integral, que foi possível mensurar e identificar o desperdício de cada produto e verificar sua influência no resultado da empresa. Os achados da pesquisa contribuíram para que o proprietário e gerente pudessem conhecer, praticar, analisar, utilizar as informações de gestão de custos para eliminação de desperdícios.
Palavras-Chave:Custeio por absorção. Desperdício. Produção enxuta.
MIX DE PRODUTOS E PROGRAMAÇÃO LINEAR NO PROCESSO DECISÓRIO EMPRESARIAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DO RAMO ALIMENTÍCIO
Amanda Silva MORAES (UFES) - Brasil
E-mail: amandasilvamoraes12@gmail.com
Luciana de Paula SANTOS (UFES) - Brasil
E-mail: luciana.d3.paula@gmail.com
Carlos Roberto VALLIM (UFES) - Brasil
E-mail: vallim.ufes@gmail.com
Este estudo teve como objetivo investigar as contribuições da aplicação conjunta do mix de produtos e da programação linear no processo decisório de uma indústria do ramo alimentício localizada na região da Grande Vitória - ES. Para alcançar esse objetivo, foi realizado um estudo de caso, utilizando uma abordagem quantitativa e qualitativa de natureza exploratório-descritiva. Os dados utilizados foram coletados a partir de relatórios financeiros e gerenciais referentes ao período de 2022 a 2023. Com base nos resultados obtidos, a pesquisa evidenciou que a utilização da modelagem de mix de produtos em conjunto com a programação linear é uma ferramenta relevante e proporciona aos gestores e tomadores de decisão a capacidade de selecionar os produtos com maior margem de contribuição, visando alcançar resultados mais expressivos, mesmo diante das limitações presentes nos ambientes interno e externo, especialmente em um setor de alta concorrência e sujeito a sazonalidade.
Palavras-Chave:Mix de produto. Programação linear. Indústria de sorvete.
MODELO DETERMINANTES DA PRECIFICAÇÃO DE SERVIÇOS CONTÁBEIS NO MATO GROSSO DO SUL: UMA ANÁLISE DAS VARIÁVEIS ENVOLVIDAS
Claudiane da Silva dos SANTOS (UFMS) - Brasil
E-mail: claudiane1479@gmail.com
Márcia Maria dos Santos Bortolocci ESPEJO (UFMS) - Brasil
E-mail: marciabortolocci@gmail.com
Guilherme ALVES DE SOUZA ANDRADE (UFMS) - Brasil
E-mail: gui.souzandrade40@gmail.com
Robert Armando ESPEJO (UFMS) - Brasil
E-mail: robert.unicon@gmail.com
Este artigo teve como objetivo identificar as variáveis de maior influência na formação de preços dos serviços oferecidos por escritórios contábeis. Realizou-se uma pesquisa quantitativa, descritiva, operacionalizada pela aplicação de um questionário para funcionários e responsáveis de escritórios de contabilidade do Mato Grosso do Sul. Os dados foram analisados utilizando ferramentas de estatística descritiva, teste de médias não paramétricas, teste qui-quadrado e Análise de Correspondência Simples e Múltipla. Os resultados sugeriram a existência de padrões entre os dois atributos de precificação mais relevantes e o porte da empresa, permitindo traçar o perfil estratégico dos diferentes escritórios e suas estratégias de posicionamento de mercado. Três perfis foram identificados: as competitivas, cuja maior preocupação concentra-se na margem de lucro e custos internos; as estratégicas, na qual a maior preocupação se centra sobre a viabilidade econômica do serviço ofertado (tributação e complexidade do serviço); e as de mercado, as quais formam preço a partir de fatores externos, como a percepção de clientes e o cenário econômico. Verificou-se que os preços nos serviços contábeis são determinados por uma interação complexa de fatores internos e externos. Isso inclui a adaptação à concorrência, a viabilidade financeira e a consideração das expectativas dos clientes e do cenário econômico. O estudo contribui por evidenciar que a variedade de enfoques na precificação de empresas de diversos tamanhos ressalta a necessidade de estratégias flexíveis e adaptáveis para enfrentar a complexidade desse processo no setor contábil.
Palavras-Chave:Formação de preços, Escritórios contábeis, Micro e pequenas empresas, Análise de correspondência múltipla.
MODELO MFCA-LCA PARA DETERMINAR EL COSTO DEL PRODUCTO Y EL IMPACTO AMBIENTAL EN LA INDUSTRIA DE LA MADERA ASERRADA
Jose Antonio TELLO AVILA (Utalca) - Chile
E-mail: jtello@utalca.cl
El presente artículo tiene el propósito de dar a conocer el diseño y aplicación de un modelo de contabilidad de costos para la industria de madera aserrada, que sirva como herramienta no sólo para determinar el costo del producto, sino también el impacto ambiental que significa la tala del bosque en pie y su transformación en partes y piezas de la madera. La relevancia de este trabajo radica en la importancia que tienen los bosques y especialmente el significativo impacto que su tala produce al medio ambiente y al cambio climático. El diseño elaborado demuestra su eficacia como herramienta para apoyar las decisiones de tala de bosque en pie, ya que permite mediciones tanto en el flujo hacia adelante, es decir desde el bosque en pie hasta el producto final, como en el flujo inverso, estos es a partir del producto final estimar la densidad de masa forestal a explotar para su concreción; permitiendo de esta forma incorporar datos relevantes en el proceso decisional para estimar el sacrificio de capacidad de captura de gases de efecto invernadero que significa la tala del bosque para la producción de partes y piezas de la madera.
Palavras-Chave:Contabilidad del flujo de materiales, ciclo de vida, impacto ambiental
O PROCESSO DECISÓRIO COM BASE NA MARGEM: UM ESTUDO DE CASO EM INDÚSTRIA E COMÉRCIO DO SETOR COLCHOEIRO
Beatriz DOS SANTOS FERREGUETE ALMEIDA SILVA (UFES) - Brasil
E-mail: beatrizferreguete@gmail.com
Júlia dos Santos CHERINI (UFES) - Brasil
E-mail: juliacherini@gmail.com
O objetivo principal da pesquisa é utilizar a margem de contribuição através do custeio variável e a análise incremental para definir a alternativa de venda mais vantajosa de base box em uma empresa industrial e comercial. O estudo de caso foi abordado através de pesquisa exploratória, descritiva e documental. Verificou-se que, através da análise incremental, a alternativa mais vantajosa para a aquisição de base box seria através de terceirização parcial com finalização própria pela empresa; já através do IMC, para cada tipo de produto houve uma alternativa distinta, que seria mais benéfica para cada um. Esses achados permitiram concluir que a análise dos custos da empresa através do custeio variável, bem como a verificação das contribuições no seu resultado por meio de indicadores, além de análises incrementais acerca dos benefícios que podem ser obtidos em cenários distintos, fornecem informações e dados significativos e relevantes para a tomada de decisão. Desse modo, a proposta contribui para que gestores e proprietários da empresa analisem se a gestão de custos é utilizada, além das estratégias adotadas como apoio no processo decisório. Nessa conjuntura, o problema foi respondido adequadamente, bem como seu objetivo alcançado através de análises de indicadores.
Palavras-Chave:Custeio variável. Análise incremental. Método da margem.
PERCEPÇÃO DOS GESTORES DE ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS QUANTO AO USO DE FERRAMENTAS GERENCIAIS EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Marcos Igor DA COSTA SANTOS (UFPB) - Brasil
E-mail: marcosigor2508@gmail.com
Jessica Tamara ROCHA DOS ANJOS (UFAL) - Brasil
E-mail: jessicatamara@live.com
O presente estudo teve o objetivo de verificar a percepção dos gestores de escritórios contábeis quanto a utilização de ferramentas gerenciais pelas Micro e Pequenas Empresas (MPE’s) da cidade de São José da Tapera – AL. Esta pesquisa, de natureza descritiva e quantitativa, conteve uma amostra de 20 escritórios e, para o alcance do objetivo, utilizou-se de um questionário, adaptado do estudo de Aquino & Lima Filho (2021), estruturado em duas partes e contendo 07 questões abertas e fechadas. Os resultados obtidos apontaram que os principais serviços de contabilidade gerencial fornecidos pelos escritórios foram o Planejamento tributário e Fluxo de caixa. Porém, constatou-se que os empresários não estão dispostos a pagar um valor adicional pelos serviços de cunho gerencial e não têm interesse em obter assessoria contábil para a auxiliar na gestão da empresa. Cabe destacar que essa falta de interesse faz com que os escritórios não ofereçam outros serviços para dar suporte ao gerenciamento das empresas. Finalmente, a maioria dos gestores acredita que as MPE’s podem usar Fluxo de Caixa e Planejamento Tributário, devido ao fato dessas ferramentas gerenciais auxiliarem a gestão na identificação de eventuais sobras ou faltas de caixa antes mesmo que aconteçam e diminuir licitamente a quantidade de dinheiro a ser entregue ao governo, respectivamente.
Palavras-Chave:Escritórios Contábeis, Ferramentas Gerenciais, Micro e Pequenas Empresas.
PRÁTICAS DE GESTÃO DE CUSTOS: UMA PESQUISA BIBLIOMÉTRICA
Macla Toyoko TSUNODA (UFMS) - Brasil
E-mail: toyomacla@hotmail.com
Silvio Paula RIBEIRO (UFMS) - Brasil
E-mail: spribeiro@hotmail.com
Eloi Almiro BRANDT (CESURG Marau RS) - Brasil
E-mail: eloi@unisc.br
Sirlei Tonello TISOTT (UFMS) - Brasil
E-mail: sirlei.tonello@yahoo.com.br
Nilton CEZAR CARRARO (UFMS) - Brasil
E-mail: nilton.carraro@ufms.br
A globalização trouxe novos desafios para às empresas nacionais. Produtos com preço baixo e certa qualidade acabam se tornando extremamente atrativos aos olhos dos consumidores. As plataformas de compras online são o exemplo clássico dessa condição. Diante disso, as empresas brasileiras precisam ser mais competitivas e uma das formas de fazer isso é gerenciando bem os custos. Portanto, o objetivo desta pesquisa é descrever o cenário da produção científica sobre as práticas de gestão de custos nas empresas. Para isso, foram utilizados procedimentos de revisão bibliométrica, empregando os termos de busca "práticas de gestão de custos" ou " cost management practices", nas bases de busca: scielo, scopus e spell, obtendo um retorno de 21 (vinte e uma) artigos, com aproveitamento de 16 (dezesseis) para a análise. O levantamento das produções científicas permitiu descrever as lacunas existentes no tema. De forma específica, pode-se apresentar as lacunas teóricas e empíricas do tema. Como resultado, apresenta-se uma série de falhas decorrentes da ausência de gestão de custos, tais como: baixo número de publicações, falta de continuidade nas pesquisas, poucos autores pesquisando o tema e ausência de abordagem teórica nos estudos. Vale ressaltar que todas as pesquisas foram publicadas em periódicos com boas avaliações, sendo que 06 (seis) delas estão em periódicos avaliados com indicador “A” no Qualis-Capes. Por fim, foi elaborada uma agenda para pesquisas futuras sobre práticas de gestão de custos.
Palavras-Chave:Gestão de custos. Competitividade. Controle. Revisão bibliométrica.
RELAÇÃO DA GESTÃO DE ESTOQUE COM A RENTABILIDADE DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DO SETOR DE VAREJO
Caroline Resende VIDIGAL (UFU) - Brasil
E-mail: carolinevidigal93@gmail.com
Munyse Barros BARBOSA (UFU) - Brasil
E-mail: munyse_barbosa@hotmail.com
Arthur Antonio Silva ROSA (UFU) - Brasil
E-mail: arthurasr@hotmail.com
Kárem Cristina de Sousa RIBEIRO (FAGEN/UFU) - Brasil
E-mail: kribeiro@ufu.br
A gestão de estoques é um dos temas mais importantes do meio corporativo, contudo é uma prática recente em empresas do setor varejista. É comum no setor do varejo, que o responsável pela gestão de estoque e compras seja a mesma pessoa, com isso, é necessário um planejamento bem elaborado do gerenciamento de estoques. Essa pessoa não é apenas um operador de sistema que implantam pedidos e faz o acompanhamento do recebimento e saída desses pedidos, ele é também um negociador que deve estar atento a tendências do mercado e as necessidades da empresa. Com isso, as empresas buscam cada vez mais ter um nível ideal de estoques que garanta sua sustentabilidade econômica. O presente estudo, busca analisar a relação entre giro de estoque e prazo médio de estoques à rentabilidade das empresas do setor varejista brasileiro, considerando 688 empresas brasileiras na amostra inicial, sendo 49 varejistas no período de 2012 a 2020, respondendo ao seguinte questionamento: Qual a correlação entre gestão de estoques e rentabilidade das empresas do setor varejista brasileiro? O estudo justifica-se por contribuir para um assunto importante para as organizações, o capital de giro sob a ótica dos estoques, analisando a eficiência da gestão desses ativos nas empresas brasileiras do setor varejista, verificando a correlação entre estoques e rentabilidade.
Palavras-Chave:Rentabilidade. Gestão de Estoques. Setor Varejista.
RELAÇÕES ENTRE A ADESÃO DA FASE REMODELAGEM RELATIVA ÀS PRÁTICAS GERENCIAIS DO CUSTEIO ALVO E OS ASPECTOS DA CULTURA ORGANIZACIONAL
Jessica Ellany Oliveira SILVA (UFPB) - Brasil
E-mail: jessica.ellany.jp@gmail.com
Antônio André Cunha CALLADO (UFRPE) - Brasil
E-mail: andrecallado@yahoo.com.br
A presente pesquisa foi elaborada com objetivo de analisar como a adoção da fase remodelagem das práticas gerenciais de custeio alvo estão relacionadas com os aspectos da cultura organizacional nas indústrias de confecções no Estado da Paraíba. Como intuito de alcançar o objetivo desenhado foi realizado uma pesquisa descritiva e exploratória, quanto aos objetivos, a abordagem utilizada foi a quantitativa. Para a técnica de coleta de dados, a pesquisa foi operacionalizada por meio de um survey, a partir do envio do link do questionário formalizado no google forms contendo perguntas referentes às variáveis descritas no estudo, para a obtenção dos dados sobre a utilização e aspectos da fase remodelagem relativo às práticas de custeio alvo e os aspectos da cultura organizacional das indústrias de confecções no Estado da Paraíba. O resultado foi analisado a partir de estatística descritiva e por teste não-paramétrico do coeficiente de correlação de Spearman. Os resultados apresentaram que na fase de remodelagem das práticas gerenciais do processo do custeio alvo estudada, não houve nenhum coeficiente de correlação de Spearman estatisticamente significativa com os elementos crenças, heróis e histórias e mitos do aspecto da cultura organizacional das indústrias de confecções pesquisadas. Porém, apresentou relação estatisticamente significativa com alguns aspectos dos elementos valores, ritos e rituais, tabus, normas e regras, processos de comunicação, símbolos e linguagem, todos com relação diretamente proporcional, com intensidade na relação que variam de fraca, moderada e forte.
Palavras-Chave:Remodelagem. Práticas Gerenciais. Custeio alvo. Cultura organizacional.
UMA ANÁLISE NA ETAPA DE GERENCIAMENTO DE CUSTOS EM UMA EMPRESAS DE SERVIÇOS DE TIC PARA ATINGIR O CUSTO ALVO
Eliane Cortes BRAGA (UFRRJ) - Brasil
E-mail: elianecortes@gmail.com
José Roberto de Souza BLASCHEK (UFF) - Brasil
E-mail: blaschek@gmail.com
José Paulo Figueiredo DE MIRANDA (UNISUAM) - Brasil
E-mail: jose.paulo.miranda@gmail.com
O objetivo desta pesquisa foi realizar um novo estudo na empresa prestadora de serviços de tecnologia da informação de comunicação (TIC) estudada por Braga, Nascimento e Callado (2021) e verificar se a mesma implementou melhorias em seu processo de gerenciamento de custos e, se sim, descrever quais foram os aperfeiçoamentos adotados pela empresa. Os resultados da citada pesquisa indicavam que a empresa precisava de um aperfeiçoamento no acompanhamento dos custos para garantir que o custo alvo fosse alcançado e, até mesmo, para que mais economias de custos pudessem ser obtidas (melhoria contínua). Para atingir o objetivo assinalado, foi realizado um estudo de caso em que foram coletados dados por meio de entrevistas, observações e análise de documentos. Foram utilizadas ainda as técnicas da análise de conteúdo e da descrição. Os resultados apontaram para a implementação de melhorias significativas como: a implantação de uma ferramenta automatizada para apuração de custos diretos, de um sistema integrado de gestão e de um processo de gerenciamento de custos indiretos.
Palavras-Chave:Target costing. Gerenciamento de custos. Empresas de serviços de TIC.
A GESTÃO DE CUSTOS EM HOSPITAIS: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DOS ESTUDOS NO BRASIL
Tiago Soares da ROCHA (UFSCar) - Brasil
E-mail: tiagosoaresdarocha@outlook.com
Naja Brandão SANTANA (UFSCar) - Brasil
E-mail: naja@ufscar.br
Lilian Aparecida Souza DANCIGELO (UFSCAR) - Brasil
E-mail: dancigelo@gmail.com
O papel dos gestores dos hospitais públicos é crucial para prestação de serviços economicamente sustentáveis, dependendo fortemente de dados e evidências científicas. O presente estudo teve como objetivo realizar uma análise bibliométrica sobre estudos referentes à gestão de custos em hospitais no Brasil. Dessa forma, foram identificadas as obras mais citadas, os autores mais citados nos resultados da busca, os autores com mais publicações dentro dos resultados e as áreas de pesquisa dos estudos, sendo realizada uma análise dos principais resultados encontrados. Os resultados demonstraram que, pela análise das ocorrências, não existem estudos utilizados como principais referências pelos autores que exploram o tema. Quanto aos autores, foram identificadas possíveis referências. Outro resultado relevante aponta que muitos estudos sobre o tema são encontrados nas áreas médicas, e não nas áreas relacionadas à administração. Quanto aos autores que mais publicam, encontram-se pesquisadores brasileiros com formação e atuação profissional e acadêmica nas áreas médicas, com complementação nas áreas administrativas.
Palavras-Chave:Gestão de Custos. Custos Hospitalares. Gestão de Custos em Hospitais.
A MÉTHODE G.P. (MÉTODO UP’ UEP) – UM MÉTODO DE CUSTEIO ÍMPAR
Ronald Ivar KAMP (Kamp) - Brasil
E-mail: ronald@kampconsulting.com.br
A repetição de estratégias erradas, fizeram com que a Méthode G.P. na França e o Método UP’/UEP – denominação local para a Méthode G.P., no Brasil, traçassem histórias semelhantes; nas quais ao invés de seus criadores e divulgadores contribuírem pro ativamente para sua justa maior utilização no meio empresarial e acadêmico, prejudicaram-na enormemente, fazendo com que este método deixasse de ocupar seu justo lugar no rol de grandes ferramentas de gestão corporativa até os dias atuais.
Palavras-Chave:Méthode G.P. Georges Perrin. Método UEP. Unidade de Esforço de Produção. Custos industriais.
CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS: UMA ANÁLISE DAS TEMÁTICAS APRESENTADAS NOS ANOS DE 2019 A 2022
Islane SILVA MOTA (UNIFESSPA) - Brasil
E-mail: islanesmota@gmail.com
Elaine Aparecida TEIXEIRA (UNIFESSPA) - Brasil
E-mail: elaine.teixeira@unifesspa.edu.br
O Congresso Brasileiro de Custos é um dos principais eventos de produções científicas na área contábil brasileira, sendo de grande importância para fornecer visibilidade aos pesquisadores e suas obras. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo analisar os artigos publicados no Congresso Brasileiro de Custos nos anos de 2019 a 2022. Dando ênfase as três maiores áreas temáticas, destacando as regiões brasileiras de onde originam os trabalhos aprovados da principal área temática. Para isso, como técnica metodológica utilizou-se a pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Os resultados encontrados mostram que as áreas temáticas de maior proeminência foram: Custos como Ferramenta para o Planejamento, Controle e Apoio a Decisões; Custos Aplicados ao Setor Público; e Abordagens Contemporâneas de Custos. Demonstrou-se também que o formato online do evento reduziu em 38% a quantidade de publicações nessas temáticas, e que as regiões Sul e Sudeste do país foram as principais responsáveis pelas maiores quantidades de artigos publicados no CBC, no período analisado.
Palavras-Chave:Congresso Brasileiro de Custos; Distribuição Regional de Artigos
GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS: CONCEITUAÇÃO E TIPIFICAÇÃO A PARTIR DE UMA RSL
Luiz Gustavo Santos BARBOZA (PUCPR) - Brasil
E-mail: luizgustavo_sb@hotmail.com
Rosilda do Rocio DO VALE (UNISENAI) - Brasil
E-mail: rosilda_adm@yahoo.com.br
Allan Esron Pereira INÁCIO (PUCPR) - Brasil
E-mail: allan.inacio@pucpr.br
Filipe DANTAS (PUCPR) - Brasil
E-mail: fdantas@crbluecast.com
Gustavo Martini BUSO (PUCPR) - Brasil
E-mail: buso.gustavo@gmail.com
Alceu SOUZA (PUC PR) - Brasil
E-mail: alceu.souza@pucpr.br
Apesar de existir consenso entre autores da temática quanto ao conceito de Gestão Estratégica de Custos (GEC) como geradora de informações de custos para subsidiar a tomada de decisão em nível estratégico, também é perceptível que existem divergências entre autores acerca da sua tipificação. Duas correntes principais são observadas: uma associando a GEC como artefatos de gestão e outra que a associa como parte integrante do processo estratégico. Com o intuito de melhor clarificar essas tipificações, o presente artigo tem por objetivo identificar como essa conceituação é percebida por autores que publicaram sobre o tema, no período 1994 a 2023, em publicações acadêmicas nacionais. Tendo-se por tema principal a Gestão Estratégica de Custos procedeu-se uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) utilizando o Google Acadêmico. Após os critérios iniciais de inclusão restou um corpus de 164 artigos que, após analisados, corroboram a predominância de duas correntes acerca da tipificação da Gestão Estratégica de Custos, quais sejam: 1. Artefatos de Gestão tais como Custeio por Atividades, Análise Custo Volume Lucro, Produção Enxuta, Mix ótimo de Produtos e 2. Parte integrante do Processo Estratégico que objetiva identificar a possível estrutura de custos que irá se instalar em decorrência da estratégia competitiva selecionada, principalmente aqueles custos que ainda permanecerão se a estratégia selecionada não resultar exitosa.
Palavras-Chave:Revisão Sistemática da Literatura. Gestão Estratégica de Custos. Artefatos de Gestão. Processo Estratégico.
GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS: UMA ANÁLISE DA CONGRUÊNCIA TEÓRICA À LUZ DA DIVULGAÇÃO EM CONGRESSOS CIENTÍFICOS
Tamira Alessandra Barbosa LEAL (UFU) - Brasil
E-mail: tamira1601@gmail.com
Florisvaldo Cunha CAVALCANTE JUNIOR (UFU) - Brasil
E-mail: junior.cavalcantte@yahoo.com.br
Sérgio Lemos DUARTE (UFU) - Brasil
E-mail: sergiold@ufu.br
Márcio Luiz BORINELLI (USP) - Brasil
E-mail: marciolb@usp.br
A Gestão Estratégica de Custos (GEC) desempenha um papel fundamental na integração de custos e estratégias para embasar decisões organizacionais. Contudo, o arcabouço conceitual da GEC carece de consolidação, prejudicando tanto a análise teórica quanto a aplicação prática. Este artigo teve como objetivo analisar as principais semelhanças e diferenças entre as abordagens teóricas da GEC nas pesquisas científicas apresentadas nos congressos de contabilidade do Brasil, buscando então responder quais são as principais semelhanças e diferenças entre as abordagens teóricas da GEC nas pesquisas científicas apresentadas nos congressos de contabilidade do Brasil? O ensaio teórico qualitativo adotado para este estudo revela que a literatura especializada da GEC enfatiza termos como tomada de decisão, cadeia de valor, perspectiva do cliente, visão de longo prazo e competitividade. Contudo, alguns autores ainda direcionam seus esforços para "análise de custos" ou "gestão de custos", desviando-se do núcleo da GEC e sua busca por uma visão interdisciplinar da cadeia de valor completa. A análise dos artigos nos anais dos eventos confirma esses pontos. Este estudo contribui conceitualmente ao sintetizar a GEC, identificando e discutindo definições teóricas predominantes na literatura. Isso estabelece uma base para futuras investigações e pesquisas relacionadas. No entanto, há limitações, como o período de análise restrito aos últimos quatro eventos e a escassez de abordagens sobre GEC, limitando a discussão conceitual. Para avançar, sugere-se analisar mais congressos e periódicos especializados, visando validar a consistência teórica da GEC em trabalhos consolidados.
Palavras-Chave:Gestão Estratégica de Custos, Ensaio teórico, Arcabouço conceitual.
UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DO MODELO DISCURSIVO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO APLICADO À CONTABILIDADE GERENCIAL
Luciano Gomes dos REIS (UEL) - Brasil
E-mail: lucianoreis@uel.br
O presente artigo tem por objetivo efetuar uma análise dos estudos realizados sobre as relações existentes entre a área de Contabilidade Gerencial e o discurso organizacional, com uma proposta de utilização do modelo discursivo de institucionalização. A metodologia de pesquisa utilizada teve natureza exploratória, com caráter descritivo e ênfase no processo dialético. A existência de discursos implícitos ou explícitos em relatórios contábeis gerenciais ou financeiros pode afetar o modo pelo qual as realidades são construídas pelos indivíduos, sendo que a existência de diferentes discursos em uma organização pode afetar a institucionalização de novas rotinas. Considerando-se esta relação entre o discurso e o processo de institucionalização, o presente artigo teve como objetivo central analisar a evolução das pesquisas sobre o tema, com o objetivo de propor novas formas de abordagem nas pesquisas na área de contabilidade. Com base nessa análise, pode-se considerar em havendo influência do discurso no processo de mudança, dependendo da forma pela qual os conceitos que estão inseridos nos discursos de processos de mudança em contabilidade gerencial serão transformados em textos, utilizados na formação de regras, rotinas e hábitos, proporcionando a sua institucionalização (ou não), pode haver oportunidades de pesquisa para se avaliar como e porque esse processo ocorre, permitindo uma melhor compreensão do impacto do discurso na instituição de práticas contábeis. Especialmente em momentos nos quais discursos políticos antagônicos influenciam o ambiente organizacional, o discurso organizacional possui indícios de ampla influência na forma pela qual se formam as instituições, tendo como foco de análise a Contabilidade Gerencial
Palavras-Chave:Teoria Institucional, Modelo Discursivo de Institucionalização, Contabilidade
APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE ALGORITMO GENÉTICO PARA OTIMIZAÇÃO DE CUSTOS DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM EQUIPAMENTOS DE CLIMATIZAÇÃO EM UMA EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES
Fabrício Montes SILVA (UFU) - Brasil
E-mail: fabricio.montes@ufu.br
Valeriana CUNHA (UFU) - Brasil
E-mail: valeriana@ufu.br
A empresa desse estudo é uma organização do setor de telecomunicações de médio porte situada na região nordeste do Brasil. A empresa enfrenta dificuldades na gestão de manutenções preventivas em suas estações espalhadas pela região devido à abordagem limitada na construção da previsão orçamentária, que se baseia exclusivamente em dados dos anos anteriores, desconsiderando desvios de execução devido a restrições orçamentárias e reajustando os valores por meio de decisões gerenciais sem considerar índices econômicos. Embora essa metodologia traga resultados financeiros a curto prazo, ela resulta em um aumento da necessidade de manutenções corretivas em médio e longo prazo, levando à redução da vida útil dos equipamentos de climatização. Assim, o objetivo deste estudo é otimizar a gestão de manutenções preventivas nos equipamentos de climatização da empresa, utilizando a metodologia de algoritmos genéticos. Os resultados encontrados apresentam diferenças significativas em relação ao que é orçado e o que seria efetivamente necessário para que a empresa realize a atividade, o que traz fortes indicativos de que a manutenção preventiva dos equipamentos não está sendo realizada nos períodos especificados pelos fabricantes.
Palavras-Chave:Gestão da manutenção. Otimização de rotas. Algoritmo genético. Gestão estratégica. Planejamento
DESEMPENHO FINANCEIRO DE COOPERATIVAS DE CRÉDITO BRASILEIRAS
Diego Rafael STÜPP (UFSC) - Brasil
E-mail: diego.stupp@udesc.br
Leonardo FLACH (UFSC) - Brasil
E-mail: leoflach@cse.ufsc.br
Esta pesquisa tem por objetivo analisar os determinantes do desempenho financeiro das cooperativas de crédito no Brasil. Foi utilizada a técnica estatística de regressão linear múltipla, no período de 2017 a 2022, em amostra de 625 cooperativas de crédito singulares brasileiras e que totalizou 3.750 observações. O desempenho financeiro foi mensurado pela Rentabilidade dos Ativos (ROA) e Rentabilidade do Patrimônio Líquido (ROE), enquanto foram testadas 10 diferentes variáveis determinantes. As variáveis estatisticamente significativas e que apresentaram relação positiva com o desempenho financeiro foram: tamanho, diversificação de receitas, taxa de spread bancário e operações de crédito. Enquanto, as variáveis eficiência, operações de crédito e número de postos de atendimento apresentaram relação negativa com a rentabilidade. Ao analisar os sinais das regressões, contrariando as expectativas, destacamos a influência negativa do número de postos de atendimento sobre o desempenho, pois esperava-se que quanto maior o número de postos de atendimento, maior seria a rentabilidade das cooperativas, talvez esse resultado seja visualizado em longo prazo e merece maior aprofundamento.
Palavras-Chave:Cooperativas de crédito. Desempenho financeiro. Fatores determinantes.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA ANÁLISE DO DESEMPENHO DE EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO.
Sônia Fernanda de Sousa SILVA (UFU) - Brasil
E-mail: sonia.silva@ufu.br
Ricardo de Oliveira MAXIMO (UFU) - Brasil
E-mail: ricardo@ufu.br
Kárem Cristina de Sousa RIBEIRO (FAGEN/UFU) - Brasil
E-mail: kribeiro@ufu.br
Com base nas preocupações crescentes do envolvimento das empresas em ações que envolva aspectos de responsabilidade social e de sustentabilidade. Esse estudo tem como objetivo analisar o desempenho econômico-financeiro das cem carteiras no Índice Brasil 100 (IBrX 100 B3), foram influenciadas pelo fato de aderirem ou não ao Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), comparando entre as companhias que aderiram ao índice. Foram analisadas 66 empresas com dados pelo período de 2011 a 2022, sendo 791 amostras analisadas para Retorno Sobre os Ativos (ROA) e 778 amostragens para o Retorno sobre o Patrimônio (ROE). Foi analisado os dados secundários buscados no Brasil, Bolsa Balcão (B3) com dados coletados na plataforma economática, realizando regressão com dados em painel com efeitos aleatórios. Os resultados mostram não haver significância estatística para as medidas de desempenho financeiro ROA e ROE, mostrando não influenciar nestes resultados. Estudo contribui para decisão estratégica sobre responsabilidade social e corporativa da empresa auxiliando para gestão eficiente das empresas, sendo que o investimento das empresas em sustentabilidade impacta não apenas a empresas, mas os stakeholders, contribuindo também com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Palavras-Chave:ISE, Desempenho financeiro, Sustentabilidade
DETERMINANTES DOS CUSTOS ASSIMÉTRICOS NA PRODUÇÃO DE SOJA
Júlia Matias REIS (UFU) - Brasil
E-mail: juliamatiasreis@gmail.com
Mônica Aparecida FERREIRA (UFU) - Brasil
E-mail: monica.ferreira@ufu.br
Hugo Leonardo Menezes de CARVALHO (UFU) - Brasil
E-mail: menezesdecarvalho@gmail.com
O estudo objetivou analisar os determinantes do comportamento assimétrico dos custos fixos de produção de soja. Isso porque apesar de pesquisas anteriores indicarem a presença de custos assimétricos no setor agropecuário e, em específico, na produção de soja, ainda há uma lacuna em testar quais determinantes explicam essa condição assimétrica. Para isso, utilizou-se de metodologia quantitativa, com a estimação de um modelo de regressão linear múltipla e testes de correlação paramétricos, com uso de dados de custos, capacidade produtiva, quantidade de produção e preço da soja relativos ao período de 2009 a 2022. Os resultados apontaram que os fatores capacidade e preço foram estatisticamente significativos para explicar a assimetria dos custos fixos. Ademais, observou-se que o preço foi expressivo para explicar os custos totais e variáveis que também se mostraram assimétricos pelos modelos utilizados. Com isso, o estudo avança em verificar os fatores determinantes da assimetria e não apenas em apontar o comportamento dos custos desse setor, contribuindo ainda para ampliar as pesquisas empíricas relacionadas aos pressupostos da teoria de sticky costs em uma atividade econômica relevante.
Palavras-Chave:Determinantes, Custos Assimétricos, Produção de Soja.
EARNINGS MANAGEMENT E PRÁTICAS DE INCOME SMOOTHING EM COOPERATIVAS DE CRÉDITO BRASILEIRAS
Leonardo FLACH (UFSC) - Brasil
E-mail: leoflach@cse.ufsc.br
Realdo de Oliveira da Silva () -
E-mail: realdo26@gmail.com
Esta pesquisa tem como objetivo analisar se há evidências de práticas de gerenciamento de resultados, relacionadas às perdas com operações de crédito em cooperativas de crédito brasileiras. Totalizando uma amostra de 26.800 observações, aplicou-se como método de pesquisa a análise de regressão com dados em painel, em uma amostra de 670 cooperativas de créditos singulares regulamentadas pelo Banco Central, que foram observadas entre o primeiro trimestre de 2010 e o último trimestre de 2019. Os resultados indicam que as cooperativas de crédito gerenciam seus resultados na modalidade Income Smoothing possivelmente para transmitir maior confiança e solidez ao mercado. A pesquisa também aponta que mudanças em normas regulatórias influenciam nas práticas de gerenciamento de resultados por meio de constituição de provisão de crédito de liquidação duvidosa e que as cooperativas de livre admissão estão mais propensas a gerenciar seus resultados por meio de provisões para perdas de crédito quando comparadas a cooperativas com admissão restrita.
Palavras-Chave:Gerenciamento de resultados. Income smoothing. Regressão com dados em painel.
MAXIMIZAÇÃO DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO DE UMA INDÚSTRIA DE PRÉ-MOLDADOS: UMA APLICAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO LINEAR
Dinora BALDO DE FAVERI (UDESC Alto Vale) - Brasil
E-mail: dinora.faveri@udesc.br
Giovana HOEPERS (UDESC) - Brasil
E-mail: giovanahoepers@hotmail.com
Propor um modelo de programação linear que permita a maximização da margem de contribuição de uma indústria de pré-moldados. Utilizou-se o método de análise documental, observação direta e entrevista semiestruturada com gestores. Para o problema de definição do mix de produção, existem dez restrições que foram analisadas na observação da produção da estaca, sendo; mão de obra, matéria-prima, tempo de equipamento e espaço de estocagem. Com objetivo de encontrar a solução ótima (quantidades dos produtos), aplicou-se a programação linear através da ferramenta Solver do Microsoft Office Excel. Os resultados demonstraram que a solução ótima, é produzir 916 unidades da estaca do tipo 8x20 e 131 unidades da estaca do tipo 8x30 tendo uma margem de contribuição ótima de R$429.852,72. Foi realizado um comparativo da solução ótima com um rateio para cada produto sendo identificado que a margem de contribuição será menor e ainda a empresa terá problemas com a falta de mão de obra e de matéria-prima caso opte por não usar a solução ótima. O presente trabalho buscou mostrar como a pesquisa operacional pode contribuir para a busca da otimização das operações que ocorrem dentro de uma empresa
Palavras-Chave:Programação Linear. Pesquisa Operacional. Indústria de pré-moldados. Margem de Contribuição e Custos.
OTIMIZANDO OS CUSTOS DE QUALIDADE NA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE PRODUTOS COMPLEXOS: UMA ABORDAGEM INTEGRADA AO VALOR DA QUALIDADE
Vinícius Silva PEREIRA (ufu) - Brasil
E-mail: viniciuss56@gmail.com
Antonio Sergio Torres PENEDO (UFU) - Brasil
E-mail: drpenedo@gmail.com
Este artigo enfoca a otimização do custo da qualidade na cadeia de suprimentos de produtos complexos, com o objetivo de aprimorar o controle de qualidade e mitigar riscos na cadeia de suprimentos. Para alcançar esse propósito, o conceito de valor é introduzido, seguido por uma análise detalhada da rede de fornecedores. É desenvolvido um mecanismo específico para a formação do valor de qualidade, adaptado aos produtos complexos, levando em conta o valor intrínseco desses produtos em relação à qualidade. Para quantificar o nível de valor de qualidade dos produtos complexos, o trabalho estabelece um modelo de rede GERT (Graphical Evaluation and Review Technique), permitindo realizar cálculos quantitativos pertinentes. O próximo passo consiste na formulação de um modelo de otimização que identifica os fornecedores-chave dentro da rede. Esse modelo é crucial para a proposta do método de otimização de custos de qualidade na cadeia de suprimentos de produtos complexos, enfocando o nível de valor. A abordagem tem como meta maximizar a eficiência dos custos de qualidade, fortalecendo a cadeia de suprimentos. Por fim, o trabalho valida cientificamente o modelo e método propostos ao aplicá-los a um exemplo concreto. Essa aplicação prática demonstra a viabilidade e a eficácia das abordagens sugeridas, tornando-as relevantes para enfrentar os desafios da cadeia de suprimentos de produtos complexos.
Palavras-Chave:Otimização do Custo da Qualidade. Produtos Complexos. Cadeia de Suprimentos. Modelo de Rede GERT
ADOÇÃO DE ARTEFATOS DA CONTABILIDADE GERENCIAL POR UMA COOPERATIVA DE CAFÉ: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA CONTINGENCIAL
Josele França E BRAGA (IFTM) - Brasil
E-mail: joselefranca@iftm.edu.br
Lara Cristina Francisco de ALMEIDA FEHR (UFU) - Brasil
E-mail: larafehr@ufu.br
Sérgio Lemos DUARTE (UFU) - Brasil
E-mail: sergiold@ufu.br
Júlio Orestes da SILVA (UFG) - Brasil
E-mail: orestesj@gmail.com
O objetivo do estudo consistiu em analisar a adoção de artefatos da contabilidade gerencial em uma cooperativa de café, à luz da Teoria Contingencial. De abordagem qualitativa, trata-se de uma pesquisa aplicada e descritiva, realizada por meio de um estudo de caso. Utilizou-se de três fontes para coleta e análise de dados, pelo uso da técnica de análise de conteúdo: entrevistas semiestruturadas, análise de documentos e observação direta não-participante em uma cooperativa de café da Região do Cerrado Mineiro, denominada “Cooperativa”. A pesquisa contribui para a literatura ao evidenciar que seus resultados, apesar de ter como foco o mercado de café, se mostram semelhantes a aqueles realizados em sociedades cooperativas do mesmo ramo (agropecuário), ramo este pouco explorado. Entre os 10 artefatos da contabilidade gerencial pesquisados, 4 são adotados pela “Cooperativa”: o Custeio por Absorção, o Orçamento, o Planejamento estratégico e o Benchmarking. Os três primeiros estão entre os artefatos mais utilizados por esses tipos de sociedades, exceto pelo Benchmarking, evidenciado neste estudo. Descreveu-se o uso desses artefatos, sendo identificadas as razões para adoção e sua relação com as características contingenciais. Constatou-se influências internas e externas entre o ambiente, a estrutura, a tecnologia e a estratégia na utilização desses artefatos na “Cooperativa”. Diferentemente das pesquisas do ramo (quantitativas), este estudo inova ao aprofundar seu olhar sobre o tema, oferendo insights, teóricos e práticos, se limitando, porém, às suas características metodológicas.
Palavras-Chave:Artefatos. Contabilidade gerencial. Cooperativa de café. Teoria contingencial.
CONTROLES FORMAIS E INFORMAIS CONTRASTAM NA INTERAÇÃO COM A VANTAGEM COMPETITIVA DE EMPRESAS DO AGRONEGÓCIO? PAPEL MEDIADOR DA INOVAÇÃO VERDE
Vanderlei DOS SANTOS (UDESC) - Brasil
E-mail: vanderlei.santos@udesc.br
Ana Carolina CARDOSO (UDESC) - Brasil
E-mail: carolcardoso200@gmail.com
Rodrigo RENGEL (UDESC) - Brasil
E-mail: digorengel@hotmail.com
Daniele Cristina BERND (UFU) - Brasil
E-mail: dcbernd@hotmail.com
Ilse Maria BEUREN (UFSC) - Brasil
E-mail: ilse.beuren@gmail.com
O objetivo deste artigo é examinar se os controles formais e informais contrastam na interação com a vantagem competitiva de empresas do agronegócio, quando mediados pela inovação verde. Para analisar as 150 respostas de gestores de empresas do agronegócio catarinense, aplicou-se a técnica de modelagem de equações estruturais. Os resultados revelam que os controles formais (controle de ação e resultados) parecem não promover vantagem competitiva no contexto de inovação verde, o que contrasta com os controles informais (controle de pessoal e cultura), que parecem contribuir para a promulgação da inovação verde e da vantagem competitiva das empresas do agronegócio investigadas. Ademais, a inovação verde apresenta efeito mediador na relação entre controles informais e a vantagem competitiva. Conclui-se que os controles formais e informais contrastam na interação com a vantagem competitiva quando mediados pela inovação verde em empresas do agronegócio, A principal implicação do estudo está na constatação empírica de efeitos distintos dos controles formais e informais na vantagem competitiva, quando mediados pela inovação verde. Os achados contribuem para a literatura gerencial ao fornecer insights de que os controles formais e informais podem ser complementares no contexto analisado. Contribuem ainda para as organizações que pretendem implantar práticas de inovação verde para aumentar sua vantagem competitiva por meio de mecanismos de controle (formais e informais). Até onde se sabe, este é um dos primeiros estudos a fornecer evidências empíricas sobre os efeitos contrastantes dos controles formais e informais na vantagem competitiva de empresas do agronegócio por meio de práticas de inovação verde.
Palavras-Chave:Controles formais. Controles informais. Inovação Verde. Vantagem competitiva.
ESTÁGIO EVOLUTIVO E PERFIL ASSOCIADO À OFERTA DE ARTEFATOS GERENCIAIS POR ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS NO BRASIL
Mateus SILVA MONTE (UFU) - Brasil
E-mail: mateussilvamonte@hotmail.com
Denise MENDES DA SILVA (UFU) - Brasil
E-mail: denise.mendes@ufu.br
A contabilidade gerencial vem provando ser relevante para o sucesso de qualquer tipo de empresa, seja ela pequena, média ou grande. Nesse contexto e no intuito de contribuir com o conhecimento sobre a oferta de serviços atinentes à Contabilidade Gerencial por escritórios contábeis, o objetivo desta pesquisa é investigar o estágio evolutivo e o perfil associado à oferta de artefatos gerenciais por escritórios contábeis no Brasil. A pesquisa caracterizou-se como estudo descritivo, quantitativo e levantamento (questionário). A amostra contou com 38 escritórios contábeis espalhados pelo Brasil, localizados por meio da internet (Linkedin). Os respondentes foram questionados sobre o conhecimento e a frequência de oferta de 27 artefatos gerenciais e 19 serviços de contabilidade. A pesquisa revelou que os 27 artefatos gerenciais listados nessa pesquisa não apresentaram desconhecimento e não oferta por todos os respondentes. Com relação aos estágios evolutivos, foi notado um maior conhecimento e oferta dos artefatos presentes no estágio 1 e 2, considerados tradicionais. Conclui-se que os profissionais contábeis analisados apresentaram maior afinidade com os artefatos do estágio 1 e 2 e que o único artefato gerencial que apresentou associação com o perfil dos escritórios contábeis foi “Análise de relatórios gerenciais”, que por sua vez está inserido no grupo dos artefatos tradicionais.
Palavras-Chave:Contabilidade Gerencial. Estágio Evolutivo. Artefatos Gerenciais.
ESTUDO DOS IMPACTOS CAUSADOS ÀS MES E EPPS DEVIDO A PANDEMIA COVID-19
Larissa CONSTANTINO (UFSCAR) - Brasil
E-mail: larissa.constantino@estudante.ufscar.br
Nara ROSSETTI (UFSCAR) - Brasil
E-mail: nara@ufscar.br
Matheus Oliveira MAGRIN (UFSCar) - Brasil
E-mail: magrin@hotmail.com.br
Jorge Luís FARIA MEIRELLES (UFSCar) - Brasil
E-mail: jorgeluis@ufscar.br
O início do ano de 2020 ficará marcado mundialmente como o período da pandemia do vírus COVID-19, popularmente conhecido como Coronavírus. Dado que o fato levou as pessoas ao isolamento social com o intuito de diminuir a curva de contágio, por orientação dos órgãos de saúde competentes à época. No entanto, a situação financeira das pequenas empresas se agravou ao ter que manter seus negócios fechados. Assim, esta pesquisa analisou o impacto financeiro causado às micro e pequenas empresas (MEs e EPPs) na cidade de Sorocaba, estado de São Paulo, observando quais foram suas maiores dificuldades, assim como o que foi determinante para que algumas dessas empresas pudessem se manter em pleno exercício de forma competitiva, enquanto outras não conseguiram o mesmo feito. Este estudo foi feito por meio de uma pesquisa survey e aplicação de um questionário, em que espera-se que a análise de resultados possa ajudar outras empresas do mesmo porte a se prevenirem e/ou se recuperarem financeiramente em tempos de crise
Palavras-Chave:Microempresas, Empresas de Pequeno Porte, Recuperação Financeira, COVID-19.
FERRAMENTAS DO SISTEMA DE CONTROLE GERENCIAL PARA STARTUPS
Luciene DOS SANTOS ERROBIDART MATTOS (UFMS) - Brasil
E-mail: luemattos@hotmail.com
Andersem Martins de OLIVEIRA (UFMS) - Brasil
E-mail: andersem.oliveira@ufms.br
Márcia Maria dos Santos Bortolocci ESPEJO (UFMS) - Brasil
E-mail: marciabortolocci@gmail.com
Robert Armando Espejo () -
E-mail: robert.espejo@ufms.br
Dentre as novas formas de empreender a partir dos anos 2010, tem-se as chamadas startups, que são compreendidas como empresas recentes, em que um sujeito ou grupo de pessoas busca projetar e transformar ideias para criar novos produtos e/ou serviços sob condições de extrema incerteza. Nesse cenário, a adoção de práticas decorrentes do Sistema de Controle Gerencial (SCG) pode oferecer sustentação para o crescimento da empresa, alinhando ações, objetivos e estratégias de organização. O SCG pode ser adotado a partir do conhecimento de quem irá gerenciar a empresa ou de maneira reativa, quando em contato com erros e maus resultados, ser adaptável às necessidades particulares de cada empresa. Assim, surge a questão de pesquisa deste estudo: que tipo de ferramentas(ou práticas) de controle gerencial são usadas por startups? O foco, especificamente, consiste em identificar as práticas do SCG empregadas no processo de gestão de startups. Para tanto foi realizado estudo qualitativo, descritivo, por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores de startups localizadas no Centro-Oeste do país, no período de maio e junho de 2023 para entender se e como empregam as práticas do SCG. Como resultados observou-se a presença de ferramentas de controle gerencial focadas em tecnologias (Chat Bot do Whatsapp, Jira, Trello, por exemplo) que permitem um contato mais ágil com o cliente e gestão de projetos de forma dinâmica. Conclui-se que tais organizações demandam ferramentas do Sistema de Controle Gerencial específicas à sua demanda de negócio, que atendam com agilidade e baixo custo.
Palavras-Chave:Startups; Sistema de Controle Gerencial; Controle Gerencial.
INCENTIVE AWARD: EXPLORANDO A ASSOCIAÇÃO ENTRE REMUNERAÇÃO EXECUTIVA E REPUTAÇÃO CORPORATIVA NO BRASIL
Antonio Carlos da Silva Carlos SILVA (FCRN) - Brasil
E-mail: antoniocarlos12995@gmail.com
Felippe Sousa OLIVEIRA (FCRN) - Brasil
E-mail: felippesous@gmail.com
Ítalo Carlos SOARES DO NASCIMENTO (UFC) - Brasil
E-mail: italocarlos25@gmail.com
Geison Calyo VARELA DE MELO (UFC) - Brasil
E-mail: geisoncalyo@hotmail.com
Caritsa Scartaty MOREIRA (UFERSA) - Brasil
E-mail: caritsa_scarlaty@hotmail.com
Compreender a interação entre a remuneração executiva e a reputação corporativa torna-se essencial para o desenvolvimento de estratégias que promovam o valor de longo prazo para a empresa e seus stakeholders. Neste sentido, respaldado pelas Teorias da Agência e dos Stakeholders, o presente estudo analisou a associação entre remuneração executiva e reputação corporativa em 92 das 100 empresas listadas B3 S. A. Brasil, Bolsa, Balcão, com maior valor de mercado, no período de 2016 a 2018. De natureza quantitativa, a pesquisa utilizou técnicas da estatística descritiva e a Análise de Correspondência Múltipla (ACM). Como métrica da remuneração dos diretores, utilizou-se a remuneração total dos executivos, ao passo que a reputação corporativa foi mensurada a partir da participação no Ranking Merco – Monitor Empresarial de Reputação Corporativa. Os resultados apontam que empresas participantes do Ranking Merco tendem a oferecer remunerações mais elevadas aos executivos. Além disso, os achados demonstram que reputação corporativa também está associada às características organizacionais, como tamanho, endividamento e governança. O estudo avança nos campos teórico e prático, na medida em que permite compreender a relação entre remuneração executiva e reputação corporativa no contexto brasileiro, permitindo que gestores compreendam como as políticas de remuneração podem impactar a percepção que o mercado e os stakeholders têm sobre as firmas, especialmente àquelas que desejam melhorar sua imagem corporativa e posição no mercado.
Palavras-Chave:Remuneração Executiva. Reputação Corporativa. Análise de Correspondência Múltipla.
LAS SPIN-OFF UNIVERSITARIAS: EL CICLO DE VIDA Y LOS SISTEMAS DE CONTROL DE GESTIÓN
Sandra del Carmen CANALE (IAPUCo) - Argentina
E-mail: sandracanale1@gmail.com
MELISA ANDREA BERGESE (UNL) - Argentina
E-mail: bergesemelisa@gmail.com
Daniela Beatriz VEGLIA (FCE UNL) - Argentina
E-mail: danielaveglia@hotmail.com
La misión emprendedora en las Universidades ha provocado un cambio de paradigma, antes se pensaba en “la investigación en la universidad”. Ahora, esta investigación necesariamente debe estar asociada a su transferencia al medio contribuyendo al desarrollo del territorio. Esta transferencia puede discurrir de diferentes maneras. En este trabajo nos centramos en analizar a las spin-off universitarias, las que, en su mayoría, se incluyen dentro de las Empresas de Base Tecnológica (EBT), cuyo rasgo diferenciador de competitividad es el uso intensivo del conocimiento científico y técnico. El objetivo de esta ponencia es identificar las fases o etapas de las EBT universitarias, las necesidades de gestión y los sistemas de control de gestión para su mejor desempeño. La investigación es descriptiva, con una metodología cualitativa, abordándose dos casos de spin-off universitarias surgidas de una entidad argentina. Los resultados arrojan que en la Universidad donde emergen ambos casos de estudio, se evidencia la presencia de distintos factores reconocidos por la literatura como impulsores de la transferencia tecnológica, en tanto que, en las dos spin-off analizadas se identificaron las etapas dentro del ciclo de vida propuestas para las EBT por autores de referencia y los sistemas de información utilizados para su planificación y control.
Palavras-Chave:Spin-off universitaria; EBT; Sistemas de control de gestión
MÉTODO DE CUSTEIO BASEADO NO TEMPO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Euzébio Dias de OLIVEIRA (UNIOESTE) - Brasil
E-mail: euzebiosti@yahoo.com.br
Eliane NASCIMENTO PEREIRA (Unioeste) - Brasil
E-mail: eliane.pereira@unioeste.br
José Antonio CESCON (UNIOESTE) - Brasil
E-mail: cescon@cescon.adm.br
Nilton Cesar LIMA (UFU) - Brasil
E-mail: cesarlim@yahoo.com
A implementação de sistemas de custos em Instituições de Ensino Superior (IES) é uma tarefa complexa, que requer metodologia simplificada, em que os custos para implantação e atualização do modelo não sejam superiores aos benefícios gerados. Neste contexto, o método de custeio TDABC se apresenta como alternativa, que deve ser avaliada, razão pela qual este estudo oferece síntese das etapas realizadas, benefícios e limitações identificados na sua implementação em IES. Este estudo trata-se de uma revisão sistemática da literatura, com abordagem qualitativa-descritiva, realizada por meio de uma pesquisa entre os anos de 2012 e 2022, nas bases de dados DOAJ, Scopus, Congresso Brasileiro de Custos e Revista ABCustos. Como resultados foram identificados 379 documentos, que após o percurso classificatório, foram selecionados 17 artigos que aplicaram o TDABC em IES. O método TDABC, embora, a depender do nível de precisão requerido, sejam demoradas as etapas de medição dos tempos e mapeamento das atividades, ainda oferece simplicidade na implementação, quando aplicado em IES, configurando-se como uma excelente ferramenta para refinar e compreender o comportando dos custos, auxiliando os gestores no benchmarking entre processos e na otimização dos recursos disponíveis.
Palavras-Chave:Gestão de Custo; Sistema de Custos; TD-ABC; Universidade.
O MODELO ORÇAMENTÁRIO NOS NEGÓCIOS SIDERÚRGICOS: UM ESTUDO DE CASO
Francisco Isidro PEREIRA (UFC) - Brasil
E-mail: fisidro30@hotmail.com
O mercado siderúrgico no Brasil e no mundo se apresenta como um setor de fortes desafios mas de escassas pesquisas quanto a gestão orçamentária. Nesse sentido o estudo em tela buscou compreender como se configura o modelo orçamentário nas empresas do ramo siderúrgico no Brasil e quais as divergências entre a teoria e prática em relação a aplicação orçamentária? Trata-se de um estudo de caso único haja vista a sua peculiaridade. É essencialmente descritivo cujas bases de coletas de dados foram as entrevistas semiestruturadas. Também se recorreu a observação do tipo não participante no setting de pesquisa. As anotações registradas no diário de campo, aplicativos de unidades móveis e papéis avulsos foram objetos de análise de conteúdo o qual devidamente categorizado e codificado. Como complemento foram procedidas análises de artefatos documentais internos. O espaço temporal abrangeu 40 entre 2019 e 2022. O procedimento analítico adotado se apropriou de esquemas e figuras bem como sintetização de dados no formato de quadros. O procedimento de validação foi a triangulação de dados: o retorno as fontes. Os achados permitem aferir uma adoção de espécie orçamentária um tanto híbrida. Sob a perspectiva teórica foi constatada elementos conceituais díspares ao bojo do estado da arte.
Palavras-Chave:Plano orçamentário. Negócios siderúrgicos. Modalidade orçamentária.
RELAÇÃO ENTRE ESTÁGIOS EVOLUTIVOS DA CONTABILIDADE GERENCIAL E DESEMPENHO: MITO OU REALIDADE EM EMPRESAS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRAS?
Caroline Maria DA SILVA (UFMS) - Brasil
E-mail: caroline.maria.silva@outlook.com
Márcia Maria dos Santos Bortolocci ESPEJO (UFMS) - Brasil
E-mail: marciabortolocci@gmail.com
Matheus Wemerson Gomes PEREIRA (UFMS) - Brasil
E-mail: matheuswgp@yahoo.com.br
Katia ABBAS (UEM) - Brasil
E-mail: katia_abbas@yahoo.com.br
O estudo tem como objetivo testar empiricamente a sequência dos estágios de evolução da contabilidade gerencial e sua relação com o desempenho nas principais empresas do agronegócio. Foram coletados dados quantitativos e descritivos através de um questionário respondido por 165 grandes empresas do setor. A análise utilizou estatística descritiva e o método Multinomial Logit (MNL). Os resultados confirmam que existe uma sequência nos estágios de evolução da contabilidade gerencial, conforme previsto pela teoria. Embora a maioria das empresas esteja no quarto estágio evolutivo, aquelas no segundo estágio apresentaram os melhores desempenhos. Isso destaca que, apesar do bom desempenho geral do setor, as empresas em estágios mais avançados não se destacaram. Práticas como Análise de Lucratividade do Produto, Ponto de Equilíbrio, Margem de Contribuição, Fluxo de Caixa e Orçamento, associadas ao segundo estágio, foram mais comuns nas empresas de melhor desempenho. O estudo empiricamente testa a evolução dos estágios da contabilidade gerencial nas empresas do agronegócio no Brasil, destacando fatores distintivos de desempenho e as particularidades entre os estágios evolutivos. Além disso, identifica práticas de contabilidade gerencial relacionadas a um melhor desempenho no setor.
Palavras-Chave:Estágios Evolutivos, Práticas de Contabilidade Gerencial, Agronegócio.
UMA INVESTIGAÇÃO COM BASE NO ÍNDICE DE DISCLOSURE DOS WEBSITES DE ENTIDADES PARAIBANAS DO TERCEIRO SETOR
Daniel Ferreira QUEIROZ (UFPB) - Brasil
E-mail: queiroz.daniel@live.com
Viviane da Costa FREITAG (UFPB) - Brasil
E-mail: vivifreitag@gmail.com
O Terceiro Setor é reconhecido pela atuação na promoção de mudança social em cenários não alcançados pelos setores públicos e/ou privados. Para tal, as entidades que o compõem necessitam adotar práticas que envolvam a arrecadação de recursos financeiros para cumprimento de seus objetivos sociais, assim como a divulgação de seus resultados, como forma de prestação de contas. Nesse contexto, a Internet é um potencial meio de comunicação entre as entidades do terceiro setor e seus stakeholders. Assim, o objetivo desta investigação consiste em mensurar o índice de disclosure praticado nas páginas da internet das organizações que possuem a CEBAS no estado da Paraíba. Esta pesquisa documental, quantitativa, verificou nos websites das 16 entidades elegíveis para o estudo, a presença/ausência de elementos referentes a divulgação dos aspectos organizacionais, financeiros e operacionais desenvolvidos. Os resultados traduzem eficiência quanto a apresentação de dados operacionais, no entanto, apontam certa fragilidade na demonstração dos aspectos financeiros e organizacionais, revelando, dessa forma, lacunas nos processos de gestão e transparência destas organizações. Tal fato demonstra a necessidade da adoção de práticas transparentes através dos websites, visando potencializar a sustentabilidade financeira e organizacional destas entidades.
Palavras-Chave:Disclosure. Organizações do Terceiro Setor. CEBAS.
ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DO ESTADO DA ARTE DA INTEGRAÇÃO DA INTERNET DAS COISAS (IOT) E A CONTABILIDADE NA GESTÃO DA CADEIA DO AGRONEGÓCIO
Bruno Da Silveira MELO (UFG) - Brasil
E-mail: brunomelo98@outlook.com
Ilirio José RECH (UFG) - Brasil
E-mail: ilirio.jose@ufg.br
A Internet das Coisas (IoT) consiste em conexões integradas entre dispositivos para compartilhar dados que podem auxiliar os usuários da contabilidade na tomada de decisões. A partir do pressuposto da necessidade de incorporar as novas tecnologias no processo de gestão de empresas do agro, o presente estudo tem por objetivo analisar o estado da arte da integração da IoT na contabilidade e gestão do agronegócio. Tendo por base a análise bibliométrica foram analisados 55 artigos,selecionados nas bases de dados SPELL e Periódicos CAPES, relacionados a IoT e a contabilidade na gestão do agronegócio. Os resultados da análise bibliométrica mostraram que 58% dos estudos fizeram uso de pesquisa bibliográfica nos procedimentos metodológicos e 20% pela metodologia de estudo de caso, representando a tendência metodológica de estudo sobre o tema. Destaca-se que foram identificados 189 autores, dos quais 26% são do Brasil, com maior desenvolvimento a partir do ano de 2019. A Elsevier se destaca como o periódico com maior número de publicações, concentrando os 4 artigos mais citados sobre o tema. Essa análise revelou que o tema é recente e os estudos tem maior tendência a discussão de questões comportamentais e competências necessárias para os profissionais da área de contabilidade e gestão. O estudo contribui por realizar o mapeamento da literatura sobre IoT e a contabilidade revelando a carência de pesquisas que estudem sua aplicação no universo da contabilidade e gestão do agronegócio.
Palavras-Chave:Internet das Coisas. Contabilidade. Agronegócio. Gestão.
DETERMINANTES DO SUCESSO DOS DASHBOARDS
Vanderlei DOS SANTOS (UDESC) - Brasil
E-mail: vanderlei.santos@udesc.br
Thainara Carolina GILLI (UDESC) - Brasil
E-mail: thainagilli@gmail.com
Rodrigo RENGEL (UDESC) - Brasil
E-mail: digorengel@hotmail.com
Daniele Cristina BERND (UFU) - Brasil
E-mail: dcbernd@hotmail.com
Ilse Maria BEUREN (UFSC) - Brasil
E-mail: ilse.beuren@gmail.com
Os fatores determinantes do sucesso de sistemas de informação são amplamente discutidos na literatura. Contudo, a literatura é silenciosa sobre o impacto das características do sistema (qualidade do sistema e qualidade da informação) no sucesso dos dashboards. Também não esclarece o papel do compartilhamento de informações, essencial para o sucesso do sistema de informação. Presume-se que a contabilidade gerencial tem a função de apoiar a tomada de decisão e que os sistemas de business intelligence (BI) auxiliam nesse processo. Assim, o objetivo deste artigo é analisar a influência da qualidade do sistema e da qualidade da informação no sucesso dos dashboards, considerando o papel mediador do compartilhamento de informações. Para analisar as 116 respostas dos funcionários de uma cooperativa de crédito, que utiliza sistemas de BI no seu cotidiano, aplicou-se a técnica de modelagem de equações estruturais. Os resultados demonstram que a qualidade do sistema não impacta diretamente no sucesso dos dashboards. Em contraste, a qualidade da informação e o compartilhamento de informações afetam direta e positivamente o sucesso dos dashboards. Ademais, o compartilhamento de informações atua como mediador das relações da qualidade do sistema e da qualidade da informação com o sucesso dos dashboards. O estudo contribui para a literatura, ao evidenciar fatores que conduzem ao sucesso dos dashboards, e para a prática organizacional, ao fornecer insights sobre mecanismos que as organizações podem utilizar para obter benefícios com a implementação do sistema de BI, particularmente, com o sucesso dos dashboards.
Palavras-Chave:Qualidade do sistema. Qualidade da informação. Compartilhamento de informações. Sucesso dos Dashboards. Business intelligence.
IMPACTOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA CONTABILIDADE PÓS-COVID: FRAMEWORK NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
Davydson Phillip do Nascimento QUEIROZ (FCRN) - Brasil
E-mail: davydson.queiroz@aluno.catolicadorn.com.br
Utemberg Moisés de Morais GALDINO (FCRN) - Brasil
E-mail: utembergsh@gmail.com
Ítalo Carlos SOARES DO NASCIMENTO (UFC) - Brasil
E-mail: italocarlos25@gmail.com
Geison Calyo VARELA DE MELO (UFC) - Brasil
E-mail: geisoncalyo@hotmail.com
Keliane De Melo RAMALHO (UERN) - Brasil
E-mail: keliane.melo.14@gmail.com
Caritsa Scartaty MOREIRA (UFERSA) - Brasil
E-mail: caritsa_scarlaty@hotmail.com
Este estudo teve como objetivo propor um framework evidenciando os impactos da tecnologia da informação na contabilidade pós-covid. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, quali-quantitativa e de campo, por meio de aplicação de questionários, tendo como público-alvo estudantes e profissionais da contabilidade. Os dados obtidos foram analisados mediante as técnicas da estatística descritiva e análise fatorial exploratória (AFE) – para as questões objetivas; e por meio da análise do discurso do sujeito coletivo (DSC) para o tratamento da questão aberta. De modo geral, por meio do AFE, foram identificados três fatores que explicam os impactos da tecnologia da informação na contabilidade pós-covid: Benefícios e importância da Tecnologia de Informação na profissão contábil; Agilidade, padronização, confiabilidade e segurança nas informações; e Aperfeiçoamento e mudanças na rotina. Dessa maneira, esse estudo contribui com a literatura sobre a tecnologia da informação na contabilidade ao abordar um tema relevante e apresentar evidências empíricas que permite identificar os fatores explicativos dos impactos da tecnologia da informação na contabilidade pós-covid.
Palavras-Chave:Tecnologia da informação. Contabilidade digital. Covid-19.