A Contribuição da tecnologia da informação para a elaboração do planejamento estratégico, sob a perspectiva das cinco forças de Porter
Palavras-chave:
forças de PorterResumo
Esta pesquisa procurou investigar se as organizações utilizam a Tecnologia da Informação para prover aos seus gestores, de maneira compartilhada, as informações ambientais qualitativas e quantitativas, de forma a possibilitar a estruturação do Planejamento estratégico, sob a perspectiva das Cinco Forças Competitivas de Porter (1999). Para atingir o objetivo proposto, efetuou-se uma survey, com um conjunto de questões fechadas e pontuadas pela escala Likert. Estas questões foram respondidas por 127 controllers de empresas constantes da revista Exame S/A, edição Maiores e Melhores, ano de 2007. Consideraram-se seis Blocos na elaboração do instrumento de pesquisa, que serviram de base para a posterior análise dos dados, a saber: Controladoria e Tecnologia da Informação, Clientes, Fornecedores, Rivalidade, Produtos Substitutos e Novos Entrantes. A pesquisa compreendeu as estatísticas descritiva e inferencial (correlação de Spearman), a análise multivariada (Cluster) e a análise de médias (ANOVA). Por fim, concluiu-se que os setores que mais focam seus ambientes, para obter informações que podem contribuir para a elaboração do Planejamento estratégico destas empresas, são os que constituem o cluster 3 – Farmacêutico, Indústria da Construção, Indústria Digital, Mineração, Papel e Celulose, Química e Petroquímica, Serviços e Siderurgia e Metalurgia –, que representou 20,47% da amostra pesquisada. Assim, pode-se inferir que os dados apontam para uma tendência geral de as empresas considerarem aspectos relacionados a estes blocos como fonte de obtenção de informações.Downloads
Como Citar
Nascimento, A. M., Reginato, L., & Atz, F. A Contribuição da tecnologia da informação para a elaboração do planejamento estratégico, sob a perspectiva das cinco forças de Porter. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1001
Edição
Seção
Gestão de Custos e Tecnologia da Informação