Divulgação dos indicadores de responsabilidade social corporativa da ONU pelas empresas brasileiras
Palavras-chave:
IndicadoresResumo
Diversas são as iniciativas de instituições nacionais e internacionais no sentido de se chegar a um conteúdo de informações sociais que seja evidenciado pelas empresas e atenda às necessidades dos stakeholders. Em 2008, foi lançado o Guia de Elaboração de Indicadores de Responsabilidade Corporativa em Relatórios Anuais, da Organização das Nações Unidas (ONU), elaborado com base no GRI, nas normas da OIT e da OCDE e alinhado às definições adotadas nas normas do IASB. O presente estudo tem por objetivo principal investigar a evidenciação de informações sociais pelas empresas brasileiras do Novo Mercado da Bovespa, segundo os Indicadores de Responsabilidade Social Corporativa contidos no Guia da ONU. A pesquisa caracteriza-se como um estudo exploratório, de natureza qualitativa, utilizando-se como ferramentas investigativas a pesquisa bibliográfica e documental. Na interpretação dos dados coletados, empregou-se a análise de conteúdo, tendo-se uma visão da preponderância da evidenciação de cada um dos indicadores da ONU pelas empresas brasileiras pesquisadas. Os resultados obtidos foram comparados com os de pesquisa de 2008 realizada pela ONU, que investigou a evidenciação dos seus indicadores por uma amostra de cem empresas de mercados emergentes. Observou-se que as empresas brasileiras pesquisadas evidenciam indicadores sociais recomendados no Guia da ONU, alinhando sua evidenciação a padrões internacionalmente aceitos. Observa-se, no entanto, que não foram evidenciados na mesma proporção os indicadores de desempenho não-financeiro, só mais recentemente recomendados.Downloads
Como Citar
Oliveira, M. C., De Luca, M. M. M., Ponte, V. M. R., & Junior, J. Ésio P. Divulgação dos indicadores de responsabilidade social corporativa da ONU pelas empresas brasileiras. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1013
Edição
Seção
Gestão de Custos Ambientais e Responsabilidade Social