Em busca da legitimidade social: relação entre o impacto ambiental da atividade econômica das empresas brasileiras e os investimentos no meio ambiente

Autores

  • Márcia Reis Machado UFPB/USP
  • Fernando Dal-Ri Murcia USP
  • Márcio André Veras Machado UFPB/UnB

Palavras-chave:

Investimento Ambiental

Resumo

Para atingir a legitimidade social, é possível que as empresas adotem certos procedimentos, não porque acreditem na eficiência deles, mas porque a sociedade entende que tais mecanismos são eficazes e, por isso, impõe-lhes o dever de observá-los. Mais especificamente no que diz respeito ao meio ambiente, empresas poderiam estar realizando investimentos não por estarem efetivamente preocupadas com sua preservação, mas sim por necessitarem, de certa forma, legitimar sua posição no meio em que estão inseridas. Dentro desse contexto, o presente trabalho objetiva analisar a relação entre o impacto ambiental decorrente da atividade econômica e o volume de investimentos no meio ambiente das empresas brasileiras. A amostra foi composta por 205 empresas que apresentaram o Balanço Social nos anos de 2005, 2006 e 2007. Essas empresas foram classificadas pelo potencial de poluição e o grau de utilização de recursos naturais, de acordo com a Lei nº 10.165/2000, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente. Para atingir ao objetivo, utilizaram-se as técnicas Qui-quadrado e Análise de Correspondência (ANACOR). O teste Qui-quadrado confirmou a relação entre o impacto ambiental potencial e os investimentos ambientais. Do mesmo modo, a ANACOR evidenciou que as empresas cuja atividade não causam impacto ambiental estão mais propensas a realizarem baixos investimentos ambientais. Por outro lado, empresas de alto e pequeno/médio impacto ambiental estão mais predispostas a realizarem altos e moderados investimentos ambientais, corroborando a teoria existente, onde os investimentos são uma estratégia para buscar legitimação social.

Downloads

Como Citar

Machado, M. R., Murcia, F. D.-R., & Machado, M. A. V. Em busca da legitimidade social: relação entre o impacto ambiental da atividade econômica das empresas brasileiras e os investimentos no meio ambiente. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1014

Edição

Seção

Gestão de Custos Ambientais e Responsabilidade Social