Espaços de criação do conhecimento em uma agência bancária

Autores

  • Carlos Eduardo Cavalcante UFPB
  • Tarciane Kelly Nascimento Cavalcante UFCG

Palavras-chave:

Bancos

Resumo

Este estudo teve como objetivo a identificação dos espaços de criação do conhecimento, através do método SECI descrito por Nonaka e Takeuchi (1997), na agência da Caixa Econômica Federal na cidade de Esperança-PB. O estudo dos espaços dedicados à criação do conhecimento (ba) existentes na Agência da estudada, tem como finalidade expor como os indivíduos criam e compartilham o conhecimento internamente. Para atingir esse objetivo, inicialmente foi feita uma revisão dos principais conceitos de Gestão do Conhecimento, em especial ao modelo sugerido por Nonaka e Takeushi (1997) nos seus quatro espaços: Originating ba, Dialoguing ba, Systemising ba ou cyber ba, Exercinsing ba. É um levantamento, descritivo e qualitativo. Os dados foram coletados através de uma entrevista com os gerentes da agência e analisados através de análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Através da análise da gestão do conhecimento pelo método SECI de Nonaka e Takeuchi (1997) foi possível verificar a existência dos espaços da criação do conhecimento na agência pesquisada, especialmente o Originating ba e o Systemising ba ou cyber ba, demonstrando que o conhecimento parece ser importante para a agência da Caixa Econômica Federal na cidade de Esperança-PB, na visão de seus gestores.

Downloads

Como Citar

Cavalcante, C. E., & Cavalcante, T. K. N. Espaços de criação do conhecimento em uma agência bancária. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1031

Edição

Seção

Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual