A utilização de incentivos como forma de alinhamento de interesses na relação principal-agente: uma análise das maiores empresas de capital aberto por valor de mercado

Autores

  • Luciana Alves Rodrigues UFMG

Palavras-chave:

Incentivos

Resumo

A teoria da agência consiste em estudar a relação contratual na qual os agentes possuem interesses conflitantes com os do principal e colocam seus interesses pessoais em primeiro plano, gerando o conflito de agência. Nesse sentido, os mecanismos de governança surgem para reduzir os impactos desse conflito. São dados incentivos aos gerentes de forma que, quanto mais eles desempenharem suas funções no sentido do interesse da empresa, mais receberão em contrapartida. Por meio de uma pesquisa descritiva, bibliográfica e documental e utilizando de análise de conteúdo das informações contidas no Relatório da Administração e nas Notas Explicativas, o objetivo do presente estudo é identificar quais as principais formas de incentivo oferecidas aos agentes pelas 30 maiores empresas de capital aberto por valor de mercado classificadas na Revista Exame Melhores e Maiores 2008. Como resultado, concluiu-se que existe preocupação por parte das companhias analisadas em utilizar mecanismos de incentivo que visam alinhar os interesses dos executivos (agente) aos interesses dos acionistas (principal), sendo que os mecanismos mais utilizados (divulgados) são a participação nos lucros ou resultados e os planos de previdência privada, presentes em 76,67% e 96,67% das companhias, respectivamente. No entanto, nota-se uma pequena utilização (divulgação), por parte das companhias analisadas, das políticas de remuneração variável (23,33%) e dos planos de opção de compra ou concessão de ações (36,67%).

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Como Citar

Rodrigues, L. A. A utilização de incentivos como forma de alinhamento de interesses na relação principal-agente: uma análise das maiores empresas de capital aberto por valor de mercado. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1057

Edição

Seção

Controladoria