Análise do desempenho dos planos de saúde da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (CASSI) por meio do Modelo de Análise Envoltória de Dados (DEA)

Autores

  • Idalberto José das Neves Júnior UCB
  • Éder Péres de Godoi UCB

Palavras-chave:

Caixa Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (CASSI

Resumo

A utilização de ferramentas que permitem medir o nível de eficiência da organização é cada vez mais usada pelos gestores para auxiliá-los na tomada de decisão. O objetivo desse estudo foi discutir o desempenho dos planos de saúde da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (CASSI), a partir do conceito de fronteira de eficiência abordado no modelo de Análise Envoltória de Dados (DEA). Os planos de saúde são: Plano Associados, Plano Dependentes Indiretos, Plano CASSI Família I e II. Para tanto, foram utilizados os indicadores de gestão da CASSI publicados em 2008 no Relatório Anual de 2007: Índice de Eficiência, Índice de Cobertura I, II e III. Com os resultados foi possível construir a fronteira de eficiência relativa dos planos de saúde e definir as metas de melhoria (targets) dos respectivos planos. Após as análises, os planos Associados e Dependentes Indiretos foram considerados eficientes em todos os indicadores. Dos três indicadores utilizados, o Plano CASSI Família II foi eficiente somente no Índice de Cobertura III. O Plano CASSI Família I, no Índice de Cobertura III, ficou próximo da fronteira de eficiência com um escore de 98%. Por fim, os resultados desta pesquisa permitem inferir que o modelo DEA pode ser aplicado em empresas operadoras de plano de saúde.

Downloads

Como Citar

Júnior, I. J. das N., & de Godoi, Éder P. Análise do desempenho dos planos de saúde da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (CASSI) por meio do Modelo de Análise Envoltória de Dados (DEA). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1059

Edição

Seção

Controladoria