Indicadores de desempenho e competitividade de empresas associadas em rede: estudo em uma rede de agências de viagens e turismo do Estado do Rio Grande do Sul
Palavras-chave:
Desempenho e CompetitividadeResumo
Este estudo aborda os atributos de desempenho e competitividade de empresas pertencentes a uma rede de agências de viagens e turismo do estado do Rio Grande do Sul. Para tal análise foram devolvidos indicadores que pudessem avaliar o desempenho e a competitividade das empresas de forma comparativa entre os períodos pré e pós-participação na rede. A pesquisa, de natureza exploratória e descritiva, foi desenvolvida a partir de entrevista em profundidade realizada com o presidente da rede. Além disso, baseou-se também em dados coletados em novembro de 2007 por meio de questionário respondido pelos respectivos gestores das 16 empresas que participam da rede. Os indicadores de desempenho e melhoria da competitividade, identificados de acordo com a estrutura interna das organizações, foram sugeridos em reunião com os gestores das empresas foco da pesquisa. Esse procedimento teve por objetivo assegurar que os indicadores estivessem alinhados com as estruturas existentes. Conclui-se que 25 dos 32 indicadores de desempenho e competitividade analisados evidenciaram melhorias na gestão, 6 indicadores em que houve manutenção da posição em ambos os períodos, e que apenas um indicador evidenciou resultado inferior no período posterior ao ingresso na rede. Assim, com base nos indicadores analisados constata-se que a participação das MPMEs em rede de cooperação propiciou a elas melhora no desempenho competitivo.Downloads
Como Citar
Braga, D. P. G., & Braga, A. Indicadores de desempenho e competitividade de empresas associadas em rede: estudo em uma rede de agências de viagens e turismo do Estado do Rio Grande do Sul. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1079
Edição
Seção
Controladoria