O processo orçamentário das indústrias da Região Metropolitana de Salvador: Uma análise através de escalonamento multidimensional.

Autores

  • Janilson Antonio da Silva Suzart UFBA
  • Carolina Venturini Marcelino UFBA
  • Sonia Maria da Silva Gomes UFBA

Palavras-chave:

Indústrias RMS

Resumo

O orçamento compreende um instrumento de grande valia para as organizações. A literatura vem demonstrando que as empresas o têm utilizado para controlar o uso dos recursos disponíveis, para avaliar o desempenho de suas atividades, para auxiliar no processo decisório etc. O presente artigo tem como objetivo identificar as principais características do processo orçamentário de indústrias situadas na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória e utilizado um questionário, aplicado através da internet nos meses de março e abril de 2009. O universo amostral deste artigo compreende 39 indústrias que completaram todo o questionário, sendo classificada como uma amostra acidental. Foi utilizada uma técnica multivariada: o escalonamento multidimensional. O modelo bidimensional resultante da aplicação desta técnica permitiu a delimitação de quatro grupos distintos, além da identificação de sete empresas consideradas outliers. O primeiro grupo, com doze empresas, compreende aquelas que não fazem uso do orçamento. Os demais grupos, formados por seis, nove e cinco empresas, respectivamente, apresentam as empresas que utilizavam orçamento e possuíam muitas características em comum. Todos os outliers eram empresas usuárias de orçamento, porém, com características muito particulares. Ao final da análise, foi possível delinear, neste primeiro momento, o provável perfil dos processos orçamentários da população estudada, apresentando-se as principais características, tais como, modelo utilizado, tempo gasto na elaboração, setores abrangidos, propósitos etc., bem como, as razões que levam as empresas a não utilizarem orçamento.

Downloads

Como Citar

Suzart, J. A. da S., Marcelino, C. V., & Gomes, S. M. da S. O processo orçamentário das indústrias da Região Metropolitana de Salvador: Uma análise através de escalonamento multidimensional. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1091

Edição

Seção

Controladoria