Práticas de Gestão Adotadas em Instituições de Ensino Superior Estabelecidas no Estado de Santa Catarina
Palavras-chave:
Instituições de Ensino SuperiorResumo
O objetivo do artigo é investigar a utilização de práticas de gestão pelas Instituições de Ensino Superior (IES) estabelecidas no estado de Santa Catarina. A pesquisa foi conduzida por meio de levantamento (survey), caracterizando-se como descritiva quanto aos objetivos e envolvendo aspectos qualitativos e quantitativos na abordagem do problema. A amostra é composta pelas 36 IES que responderam ao questionário eletrônico, um retorno de 53,7%. Na análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva e o coeficiente de correlação. As práticas de gestão pesquisadas compreendem as fases do processo de gestão (planejamento estratégico, planejamento operacional e avaliação do desempenho). As IES foram agrupadas em privadas particulares (PP) e privadas comunitárias (Com), confessionais (Con), filantrópicas (F) e públicas municipais (PM). As principais conclusões retratam que: (a) nas instituições PP, há maior participação dos coordenadores de curso (gestores de nível intermediário) nos processos de planejamento estratégico e orçamento operacional, do que nas Com/Con/F/PM; (b) análises de correlação no grupo das instituições PP indicaram que a cobrança das metas orçamentárias foi a variável mais correlacionada com o desempenho econômico, seguida pela utilização dos planejamentos estratégico e operacional.Downloads
Como Citar
Dittadi, J. R., & de Souza, M. A. Práticas de Gestão Adotadas em Instituições de Ensino Superior Estabelecidas no Estado de Santa Catarina. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1097
Edição
Seção
Controladoria