Análise do impacto das opções tributárias no custo e preço de venda de uma empresa que atua no ramo de doces

Autores

  • Antonio Marcos Flauzino dos Santos UEM
  • Ângelo ALVES DA SILVA UEM
  • Edmilson Aparecido Silva UEM
  • JEAN CARLOS DA SILVA PR

Palavras-chave:

Preço de Venda

Resumo

Todos os anos a arrecadação tributária no Brasil vem batendo recordes, fazendo com que a carga tributária brasileira aumentasse aproximadamente 80% em 25 anos, saltando de 20% do PIB no final da década de 80 para 36,27% em 2012. Tal fato reflete diretamente nos custos das empresas e, consequentemente, no seu resultado, já que qualquer alteração no regime de apuração dos tributos, tem conseqüência direta nesses componentes. Diante desse contexto, esse trabalho tem como objetivo analisar o impacto das opções tributárias sobre o custo e pre-ço de venda de uma empresa que atua no ramo de doces. Para realizar essa análise inicialmen-te fez-se uma revisão de alguns conceitos relacionados à contabilidade de custos e contabili-dade tributária, bem como um estudo sobre as opções tributárias permitidas pela legislação a essa empresa. Como metodologia utilizou-se a pesquisa descritiva, quanto aos objetivos, e quanto aos procedimentos técnicos realizou a pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. Conclui-se que no lucro real a empresa apresenta o menor custo, mas devido a uma ele-vada carga tributária precisaria aumentar o seu preço de venda para manter sua margem de lucro, enquanto que no Simples Nacional ela tem um custo maior, mas tem uma menor carga tributária, conseguindo competir com seus concorrentes pelo preço que seus clientes estão dispostos a pagar, o que não ocorre no lucro real.

Downloads

Como Citar

dos Santos, A. M. F., DA SILVA, Ângelo A., Silva, E. A., & DA SILVA, J. C. Análise do impacto das opções tributárias no custo e preço de venda de uma empresa que atua no ramo de doces. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/11

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões