A perceção dos docentes sobre a teoria das restrições

Autores

  • Anderson Alves do Nascimento UFRJ
  • Andreia da Silva Britto UFRJ
  • Samuel Cogan UFRJ

Palavras-chave:

Docentes

Resumo

O objetivo deste estudo é conhecer a percepção dos docentes de programas de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade no Brasil sobre a Teoria das Restrições - TOC, através de questões que destacam as hipóteses e as divergências dessa teoria com a Contabilidade de Custos. Trata-se de um estudo descritivo, delineado sob a forma de levantamento com utilização de questionário contendo basicamente questões fechadas e pontuadas em escala Likert, o que permite o uso da estatística descritiva para análise dos dados. A partir de um universo de 227 professores, obteve-se uma amostra com 59 respondentes, dos quais quase 50% são graduados em Ciências Contábeis. Os resultados indicam que os docentes concordam com boa parte das premissas da teoria, todavia para as questões mais polêmicas como a obsolescência da contabilidade de custos, a impropriedade do cálculo do custo e lucro por produto para avaliar os resultados de uma empresa e a influência dos custos na fixação de preços, há grande nível de rejeição. É importante frisar que na maioria das respostas escalonadas, o coeficiente de variação de Pearson indica grande divergência de opiniões dos docentes. Sobre as possíveis resistências dos contadores à TOC nas empresas e no meio acadêmico, o levantamento indica que as opiniões estão divididas. Entretanto, a maioria dos professores concorda que a TOC é aplicável nas empresas brasileiras, bem como importante para os cursos de Contabilidade.

Downloads

Como Citar

do Nascimento, A. A., Britto, A. da S., & Cogan, S. A perceção dos docentes sobre a teoria das restrições. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1107

Edição

Seção

Ensino e Pesquisa na Gestão de Custo