Análise de Componentes Principais para identificação dos fatores de atração de estudantes para o curso de graduação em Ciências Contábeis

Autores

  • Adriana Kroenke FURB
  • Rodrigo dos Santos Cardoso FURB
  • Nelson Hein FURB
  • Maria José Carvalho de Souza Domingues FURB

Palavras-chave:

Fatores de atração

Resumo

A competitividade gerada pela expansão da educação superior tem impelido as instituições de ensino a buscar novas estratégias para atrair e manter estudantes em seus cursos. Por isso, este estudo tem como objetivo identificar os principais fatores que atraem estudantes para o curso de graduação em Ciências Contábeis ofertados pelas duas maiores instituições de ensino superior de Blumenau, as quais se destacam pela quantidade de alunos matriculados. Destaca-se que uma das instituições analisadas foi a primeira a ofertar o curso em estudo no interior do Estado. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, com levantamento de dados por meio de questionário. O instrumento de coleta de dados foi aplicado aos acadêmicos do primeiro ano das duas instituições de ensino. Para o tratamento dos dados coletados utilizou-se a análise de componentes principais, caracterizando e abordagem da pesquisa como quantitativa. Os resultados demonstram que atração dos estudantes para o curso das instituições pesquisadas envolve: a imagem da IES perante a sociedade; uma campanha de marketing eficiente; ensino de qualidade; empregabilidade e a construção de relações duradouras e sustentáveis. Pesquisas como estas podem ser úteis para instituições que pretendam buscar diferenciais que lhe garantam competitividade.

Downloads

Como Citar

Kroenke, A., Cardoso, R. dos S., Hein, N., & Domingues, M. J. C. de S. Análise de Componentes Principais para identificação dos fatores de atração de estudantes para o curso de graduação em Ciências Contábeis. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1109

Edição

Seção

Ensino e Pesquisa na Gestão de Custo