Margem de contribuição a valor presente aplicada em loja de material de construção para avaliar segmentos de mercado
Palavras-chave:
Empresa varejistaResumo
Conhecer quais são os segmentos de mercado mais lucrativos é uma informação gerencial relevante para qualquer administrador de empresa que vise lucro. Segundo a literatura especializada, para essa finalidade é interessante utilizar a margem de contribuição. Porém, esse conceito geralmente é apurado a valores nominais, sem considerar o “valor do dinheiro no tempo”. Para sanar essa limitação, é pertinente apurar a margem de contribuição a valor presente, considerando os prazos associados aos fatores de compra e venda. Por isso, nessa pesquisa se pretendeu evidenciar como apurar a margem de contribuição a valor presente e destacar os benefícios informativos que essa forma de avaliação propicia no contexto de uma loja de material de construção, de pequeno porte. Para tanto, foi utilizada metodologia do tipo descritiva, pelo procedimento de estudo de caso, com abordagem qualitativa do problema. Em termos de resultados, foram elaborados relatórios gerenciais que apuraram a rentabilidade (a valor nominal e a valor presente) dos produtos vendidos, além de mensurar a lucratividade das linhas de mercadorias e dos principais tipos de clientes. Ainda, foram evidenciadas as diferenças de valores apuradas entre as duas formas de cálculo (com e sem valor presente) e os respectivos efeitos no que tange à posição ocupada na ordem de rentabilidade em cada segmento. Concluiu-se pelo atingimento do objetivo do estudo, de vez que restou nítido o efeito dos prazos dos fatores utilizados no cálculo da margem de contribuição dos segmentos avaliados e a aplicabilidade no contexto da empresa pesquisada.Downloads
Como Citar
Wernke, R., Felippe, M., & Lembeck, M. Margem de contribuição a valor presente aplicada em loja de material de construção para avaliar segmentos de mercado. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/111
Edição
Seção
Métodos quantitativos aplicados à gestão de custos