Discussão sobre a utilização do método de estudo de caso na formação profissional do contador

Autores

  • Agnaldo Machado MCC-UERJ
  • Luiz Francisco Barata Meireles UERJ
  • Josir Simeone Gomes UERJ

Palavras-chave:

Contabilidade

Resumo

Trata o presente trabalho de uma análise através da qual a natureza teórica do método do estudo de caso e a sua aplicação como opção de modelo de aprendizado ativo poderá ser utilizado no decorrer do curso de formação do profissional de contabilidade, caracterizando-se como uma alternativa de ensino voltada para o auxílio da compreensão de alunos e o desenvolvimento de professores. O alicerce estará na ênfase da metodologia baseada na discussão, na vivência e na análise de casos reais, que propiciem o exercício dinâmico da tomada de decisões, fator este diferencial e exigido, no dia a dia dos profissionais da área contábil que ingressam no mercado de trabalho, e cujo desempenho deve ser aprimorado. A difusão da metodologia do estudo de casos no meio acadêmico deveu-se à Universidade de Harvard (EUA), que adotou este método como um modelo tradicional de ensino, em que professores e alunos praticam a discussão de problemas ou casos diretamente relacionados aos acontecimentos de vários ramos da ciência, para o fomento do debate orientado em sala de aula.

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Como Citar

Machado, A., Meireles, L. F. B., & Gomes, J. S. Discussão sobre a utilização do método de estudo de caso na formação profissional do contador. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1112

Edição

Seção

Ensino e Pesquisa na Gestão de Custo