Uma análise do desempenho do curso de Ciências Contábeis no ENADE a partir do Processo de Raciocínio da Teoria das Restrições

Autores

  • Claudia Ferreira da Cruz UFRJ
  • Roberval Rubens Silva UFRJ
  • Alessandra de Lima Marques UFRJ
  • Ruthberg dos Santos UFRJ

Palavras-chave:

Teoria das Restrições

Resumo

Esse trabalho teve como objetivo principal apresentar uma aplicação das ferramentas do Processo de Raciocínio da Teoria das Restrições, desenvolvida por Eliyahu Goldratt, à avaliação dos resultados do Curso de Ciências Contábeis no ENADE, com vistas a identificar as possíveis causas dos resultados obtidos e propor caminhos para a busca de uma melhor avaliação. Trata-se de uma pesquisa aplicada, feita principalmente a partir de dados qualitativos. O Processo de Raciocínio é um conjunto de ferramentas lógicas, baseadas na relação de causa e efeito, desenvolvido para auxiliar na resolução de problemas organizacionais/sistêmicos. A análise possibilitou diagnosticar de forma lógica que o curso de Ciências Contábeis apresenta baixa atratividade acadêmica, que se reflete também em reduzidos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Contábeis no Brasil, baixa titulação dos docentes e reduzida prática de pesquisa e extensão no curso. Considera-se que a implementação de políticas de expansão de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Contábeis e de valorização dos profissionais na carreira acadêmica, de forma sistêmica e integrada, pode contribuir para que o curso tenha uma melhor concepção e melhores desempenhos em avaliações futuras.

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Como Citar

da Cruz, C. F., Silva, R. R., Marques, A. de L., & dos Santos, R. Uma análise do desempenho do curso de Ciências Contábeis no ENADE a partir do Processo de Raciocínio da Teoria das Restrições. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1122

Edição

Seção

Ensino e Pesquisa na Gestão de Custo