Valores sociais e práticas de gestão patrimonial: uma aplicação da abordagem institucional a estudos com indígenas na Amazônia brasileira

Autores

  • Luciano Alberto Ferreira UFRR
  • Verçulina Firmino Santos UFRR

Palavras-chave:

Teoria Institucional

Resumo

Este estudo focalizou os valores sociais que dão conformação à gestão e controle patrimonial, num contexto de evidente inter-culturalidade. A coleta de dados deu-se através de interações em sala de aula e no campo de trabalho, utilizando-se um mini-curso apresentado por um dos pesquisadores a indígenas de duas comunidades em datas distintas. Após cada mini-curso foram procedidas entrevistas do tipo não estruturada focalizada. O procedimento de análise teve como base de reflexão os conceitos básicos tratados na tradição da escola britânica de pesquisa contábil a partir da Teoria Institucional. A análise dos achados empíricos sugere que alguns elementos de conhecimento patrimonial são articulados pelos indígenas de acordo com valores sociais locais, tais como a prática da “de junta”, uso do caxiri, sentimento de união da comunidade e confiança na ação governamental através de políticas públicas de assistência e previdência sociais a indígenas das comunidades. Por outro lado, valores sociais diversos, derivados da interação com não indígenas, mostraram-se eficazes na fundamentação das práticas de gestão e controle patrimonial, tal como a perspectiva da acumulação de capital conforme pressuposto da continuidade. Entretanto, o estudo requer aprofundamento quanto aos aspectos básicos dos processos formadores e caracterizadores dos fenômenos evidenciados no trabalho, mormente quanto aos processos de habitualização, objetificação e sedimentação dos valores sociais identificados.

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Como Citar

Ferreira, L. A., & Santos, V. F. Valores sociais e práticas de gestão patrimonial: uma aplicação da abordagem institucional a estudos com indígenas na Amazônia brasileira. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1124

Edição

Seção

Ensino e Pesquisa na Gestão de Custo