Mensuração e Análise de Resultado em Empresas Comerciais: um Estudo de Caso

Autores

  • Claudecir Bleil Faculdade IDEAU
  • Cézar Volnei Mauss ULBRA
  • Deise Gritti IDEAU
  • Jeruza Lange Kotris IDEAU
  • Eliane Barichello Soligo Faculdade IDEAU

Palavras-chave:

Mensuração

Resumo

Atualmente as empresas estão inseridas em um ambiente altamente competitivo. Tal cenário exige dos gestores uma atenção maior em relação aos controles gerenciais. Independentemente do porte ou da atividade fim, as empresas precisam da implantação de uma eficiente gestão de custos para suprir suas necessidades de informações, e nas empresas comerciais não é diferente. Neste sentido, o presente estudo teve por objetivo implantar o método de custeio variável em uma empresa comercial como forma de gerar um conjunto de informações gerenciais para dar subsídio no processo da tomada de decisões. A pesquisa caracterizou-se como quantitativa, exploratória e foi elaborada por meio de um estudo de caso na matriz de uma empresa comercial que possui mais quatro lojas. Com os dados foi possível identificar os principais produtos e verificar quais são os que mais contribuem para o resultado da empresa. Como resultado verificou-se um conjunto de demonstrativos gerenciais que, além de evidenciar o resultado da matriz, propiciou uma série de projeções para os gestores monitorarem e melhorarem o resultado dos produtos e da empresa como um todo. Espera-se que o estudo possa contribuir para as demais empresas do setor comercial por meio de sua aplicação prática, após as devidas adaptações.

Downloads

Como Citar

Bleil, C., Mauss, C. V., Gritti, D., Kotris, J. L., & Soligo, E. B. Mensuração e Análise de Resultado em Empresas Comerciais: um Estudo de Caso. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1150

Edição

Seção

Gestão de Custos nas Empresas de Comércio e de Serviços