Utilização de Informação Gerencial na Gestão de Custos em Empresas do Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

Autores

  • Antônio André Cunha Callado PADR/UFRPE
  • Aldo Leonardo Cunha Callado PPG-Agronegócios/CEPAN/UFRGS
  • Moisés Araújo Almeida UFPE / UFS
  • Alessandra Carla Ceolin UFRGS

Palavras-chave:

Análise multivariada

Resumo

O objetivo deste artigo foi identificar relações entre aspectos da gestão de custos e a operacionalização do planejamento financeiro em empresas do Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) localizadas no Porto Digital da Cidade de Recife/PE. Para a realização dessa pesquisa foram analisadas 30 empresas e investigados 12 aspectos relativos às informações da gestão de custos. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário. Para atingir o objetivo proposto, foram utilizadas duas abordagens metodológicas complementares. A primeira consistiu em uma abordagem multivariada composta pela análise de agrupamentos e escalonamento multidimensional. A segunda abordagem foi através da utilização de um teste não-paramétrico para verificar a significância estatística das relações entre aspectos da gestão de custos que se mostraram significativas na análise multivariada e a operacionalização do planejamento financeiro. Os resultados obtidos através da análise de agrupamento apontaram evidências empíricas da existência de relações entre os diversos fatores referentes às práticas gerenciais referentes aos custos a partir da identificação de três grupos distintos. O escalonamento multidimensional apresentou resultados semelhantes aos encontrados através da análise de agrupamentos, corroborando a composição desses três agrupamentos. Os resultados obtidos através do teste não-paramétrico de Mann-Whitney U indicaram que as diferenças obtidas entre o uso de formulários e as formas de recebimento das receitas podem ser consideradas como sendo relacionadas à operacionalização de planejamento financeiro a partir das informações sobre custos de maneira significativa.

Downloads

Como Citar

Callado, A. A. C., Callado, A. L. C., Almeida, M. A., & Ceolin, A. C. Utilização de Informação Gerencial na Gestão de Custos em Empresas do Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1153

Edição

Seção

Gestão de Custos nas Empresas de Comércio e de Serviços