Ferramenta de Simulação da Margem de Contribuição no Desenvolvimento de Novos Produtos – Estudo de Caso em Indústria de Biscoitos

Autores

  • Luci Longo UNICENTRO

Palavras-chave:

Ferramenta de Decisão

Resumo

A análise da Margem de Contribuição é um dos mais relevantes conceitos quando se analisa preço de venda de um produto e quando há necessidade de avaliar os resultados globais em um determinado período. Esta análise pode partir de um produto individualmente, sua composição unitária, margem unitária, as relações com o volume e outros fatores a serem abordados neste trabalho. Além disso, o conceito de Margem de Contribuição pode ser aplicado de forma genérica, sendo relevante para empresas mercantis e de serviços. Este artigo é resultado de estudo caso aplicado em uma indústria de biscoitos, que utilizou-se da ferramenta de análise do custo-volume-lucro, presente na utilização do método de custeio direto, confrontando o preço com os elementos de custos, analisando o resultado em relatórios que enfatizam a análise da margem de contribuição. Com a aplicação destas análises e de simulações dos cenários, possibilitou aos gestores redirecionar o curso de negociação de contratos e focar na melhoria do processo produtivo daqueles produtos que apresentavam margens desfavoráveis mostrando-se extremamente útil para o processo decisório.

Downloads

Como Citar

Longo, L. Ferramenta de Simulação da Margem de Contribuição no Desenvolvimento de Novos Produtos – Estudo de Caso em Indústria de Biscoitos. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1170

Edição

Seção

Gestão de Custos para Micros, Pequenas e Médias Empresas