Estilos de Aprendizagem sob a ótica do Inventário de David Kolb: Um Estudo de Caso com os Alunos de Graduação do Curso de Ciências Contábeis da UFBA

Autores

  • Miguel Rivera-castro UFBA
  • Sonia Maria da Silva Gomes UFBA
  • Isac Pimentel Guimarães UFBA
  • Mirian Gomes Conceição UFBA
  • Lorena de Andrade Pinho FTC

Palavras-chave:

Teste Kolb

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar os estilos de aprendizagem dos discentes do curso de graduação de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Bahia – UFBA, por meio do teste Kolb, analisando as variáveis sexo, semestre e origem do Ensino Médio. Com o propósito de atingir o objetivo circunscrito nesta investigação, optou-se em desenvolver uma pesquisa descritiva e inferencial, no qual 140 dos 511 alunos matriculados no curso Ciências Contábeis do primeiro semestre de 2008 responderam ao teste Kolb. Assim, dois procedimentos estatísticos foram utilizados: i) estatística descritiva para analisar cada grupo e assim determinar o estilo de aprendizagem médio das variáveis pesquisadas, e ii) Testes t, ou análises de variância, para aferir diferenças entre médias de grupos. A análise foi realizada no programa SPSS® 15.0. O resultado da investigação indica que os discentes do curso Ciências Contábeis da UFBA utilizam predominantemente para aprender a experiência concreta e a observação reflexiva; usam a habilidade para contemplar as situações sob diferentes ângulos e organizar múltiplas relações em um todo significativo; atuam bem em todas as situações que pedem novas idéias. São criativos, geradores de alternativas e, por sua vez, reconhecem os problemas e compreendem as pessoas.

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Como Citar

Rivera-castro, M., Gomes, S. M. da S., Guimarães, I. P., Conceição, M. G., & Pinho, L. de A. Estilos de Aprendizagem sob a ótica do Inventário de David Kolb: Um Estudo de Caso com os Alunos de Graduação do Curso de Ciências Contábeis da UFBA. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1185

Edição

Seção

Ensino e Pesquisa na Gestão de Custos