Investigação das instituições de ensino e de seus pesquisadores a partir da produção científica da Revista Contabilidade & Finanças
Palavras-chave:
Revista Contabilidade & FinançasResumo
Este trabalho, de caráter descritivo-exploratório, busca – a partir do estudo dos autores responsáveis pelas publicações reunidas na Revista Contabilidade & Finanças (RC&F) e de suas afiliações institucionais, desde que a RC&F se denominava Caderno de Estudo/FIPECAFI – apresentar uma investigação do periódico. Entre os resultados, destacam-se: (i) as temáticas privilegiadas são Teoria da Contabilidade, Contabilidade Gerencial, Contabilidade Financeira, Ensino e Aprendizagem e Gestão Estratégica de Custos, nesta ordem, e as que apresentaram as maiores médias de autores por artigo foram Ética, Governança Corporativa e Gestão de Riscos; (ii) os 14 autores mais prolíficos correspondem a 34,77% do total da produção, sendo a maior parte deles vinculados à USP; (iii) o periódico configura-se como meio de divulgação da produção contábil com forte penetração na comunidade nacional; (iv) quanto à similaridade entre as instituições, verifica-se que há um cluster dominante, composto por instituições de baixa produtividade, ficando a USP isolada no cluster 4, por não apresentar similaridade com outra instituição; (v) quanto à localização das instituições em centro-periferia, a maioria delas denota localização periférica, com a USP localizando-se na zona central; e, (vi) o nível de cooperação entre instituições na produção científica de contabilidade elevou-se nos últimos anos; pelo cálculo do Índice de Cooperação, constata-se que, da totalidade de estudos desenvolvidos pelas instituições mais prolíficas, 41% envolveu cooperação.Downloads
Como Citar
de Souza, F. C., Gallon, A. V., Rover, S., & Ensslin, S. R. Investigação das instituições de ensino e de seus pesquisadores a partir da produção científica da Revista Contabilidade & Finanças. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1188
Edição
Seção
Ensino e Pesquisa na Gestão de Custos