Os Cursos de ciências contábeis de instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul sob a ótica de egressos

Autores

  • Laurise Martha Pugues IPA
  • Ernani Ott UNISINOS
  • Fabiano Larentis EA/UFRGS

Palavras-chave:

Análise Estatística

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar uma análise da percepção de egressos sobre os cursos de ciências contábeis de Instituições de Ensino Superior (IES) do Rio Grande do Sul. Para a sua consecução, foi realizada uma pesquisa de campo com uso de questionários enviados aos egressos por meio eletrônico, os quais foram respondidos por uma amostra de 448 egressos: 242 do sexo masculino e 206 do sexo feminino, que fizeram seus registros profissionais no Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul no período compreendido entre 1996 e 2005. No tratamento e análise dos dados fez-se uso de estatística descritiva com aplicação do software estatístico SPSS 15.0; de Testes Qui Quadrado; de Análise Fatorial e de Análise de Variância. Como principais resultados da pesquisa podem ser destacados: a) a maior parte dos respondentes graduou-se em IES particulares; b) mais da metade dos profissionais está satisfeito com a profissão; c) dos entrevistados que atuam a mais tempo no mercado, a remuneração é superior a 10 salários mínimos; d) concordam que o curso ampliou a sua formação geral e o senso crítico e contribuiu para sua capacitação profissional; e) os entrevistados que se formaram em IES particulares sofreram maiores dificuldades relacionadas com a estrutura do curso e corpo docente, e que para melhorá-lo é necessário focar em uma maior aproximação entre teoria e prática, além de trabalhar com aspectos multidisciplinares, sem deixar de dar mais espaço aos conteúdos de contabilidade.

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Como Citar

Pugues, L. M., Ott, E., & Larentis, F. Os Cursos de ciências contábeis de instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul sob a ótica de egressos. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1189

Edição

Seção

Ensino e Pesquisa na Gestão de Custos