A relação custo-benefício socioeconômica da pós-graduação: uma análise na percepção dos mestres em contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina

Autores

  • Tiago Guimarães Barth UFSC
  • Altair Borgert UFSC
  • Leila Chaves Cunha UFSC
  • Sandra Rolim Ensslin UFSC

Palavras-chave:

Economia da Educação

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar a relação custo-benefício da pós-graduação, no âmbito pessoal socioeconômico, segundo a percepção dos egressos da pós-graduação em contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Por meio de um survey, a pesquisa tem caráter descritivo com abordagem qualitativa e quantitativa de percepções sociais e econômicas dos egressos, cujos principais custos sociais estão relacionados à alta dedicação temporal necessária ao mestrado e representam diminuição/dificuldade em relacionamento familiar, interpessoal e trabalhista, lazer, cuidados com a saúde e estresse. A dedicação extraclasse foi superior a 30 horas semanais para 42,9% dos respondentes, cujas motivações foram alcançadas para a maioria, enquanto candidatos ao mestrado. O curso ofereceu/desenvolveu fatores importantes para com as atividades atuais dos egressos, como formação teórica (básica e aplicada), experiência em pesquisa, pensamento crítico, atualização dos conhecimentos na área e contatos acadêmicos ou profissionais. Em termos econômicos, os candidatos podem levar em consideração custos de oportunidade, bem como custos referentes às atividades do mestrado (15% da renda pessoal comprometida, em média) e tempo de curso. Ainda, 51,43% dos mestres obtiveram aumento salarial significativo (com mudança de classe social), 40% obtiveram bônus educacional baixo ou nulo (sem mudança de classe social) e 8,57% negativo (com piora de classe social). Finalmente, apresenta-se um cálculo para decisão sobre a viabilidade econômica do curso, levando-se em consideração custos específicos individualizados e as expectativas de retorno financeiro, em que o bônus educacional, com base neste estudo, chegou a 47% para o mestrado, com retorno financeiro real de 22,64%.

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Como Citar

Barth, T. G., Borgert, A., Cunha, L. C., & Ensslin, S. R. A relação custo-benefício socioeconômica da pós-graduação: uma análise na percepção dos mestres em contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/119

Edição

Seção

Metodologias de ensino e pesquisa em custos