Perfil dos cursos de pós-graduação lato sensu voltados ao Terceiro Setor: um estudo comparativo entre as instituições de ensino superior brasileiras

Autores

  • Marco Antonio Figueiredo Milani Filho Mackenzie
  • Patricia Siqueira Varela FEA/USP

Palavras-chave:

Conteúdo programático

Resumo

Considerando a crescente demanda por gestores e profissionais especializados para atuarem em organizações sem fins lucrativos, o presente estudo objetivou identificar e comparar os cursos de pós-graduação, em nível lato sensu, voltados ao Terceiro Setor no Brasil. A questão orientadora desta pesquisa voltou-se para a identificação de dimensões subjacentes relacionadas ao conteúdo dos cursos oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, com base na técnica estatística de Escalonamento Multidimensional. Foram pesquisadas 360 IES, das quais 15 delas ofereciam cursos específicos direcionados a profissionais e interessados no Terceiro Setor e, dessas, 12 apresentaram dados disponíveis ou válidos para a análise. Os programas de cada curso foram categorizados, baseando-se nos critérios adotados por Wish e Mirabella (1998). A análise comparativa sinalizou que 5 IES apresentam proximidade na composição de seus programas e 7 diferenciam-se por apresentarem maior ou menor concentração do conteúdo programático nas categorias estabelecidas. Apenas 3 IES contemplam disciplinas em todas as categorias. Os resultados colaboram com todos aqueles que desejam conhecer o perfil dos cursos de pós-graduação disponíveis sobre o Terceiro Setor, inclusive com os gestores de empresas privadas comprometidas com a Responsabilidade Social e com investimentos à comunidade que realizam parcerias com organizações sem fins lucrativos.

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Como Citar

Filho, M. A. F. M., & Varela, P. S. Perfil dos cursos de pós-graduação lato sensu voltados ao Terceiro Setor: um estudo comparativo entre as instituições de ensino superior brasileiras. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1191

Edição

Seção

Ensino e Pesquisa na Gestão de Custos