Tecnologias educacionais no ensino a distância (EAD): análise das ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) num curso de pós-graduação em Ciências Contábeis
Palavras-chave:
Ensino a distânciaResumo
É evidente a expansão do ensino a distância nos últimos anos. Paralelamente a esse crescimento, novas tecnologias educacionais têm sido desenvolvidas pelas Instituições de Ensino. Assim, este artigo tem por objetivo analisar as ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), nas disciplinas de um curso de pós-graduação em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal, ofertado pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER), na modalidade a distância. O delineamento da pesquisa caracteriza-a como exploratória qualitativa, com análise documental. A coleta de dados deu-se por meio de entrevista direta, questionário estruturado e análise documental. Os resultados mostraram que o AVA é composto por ferramentas de painel de avisos, exercícios de auto-avaliação, documentos e links com leituras recomendadas, fórum de discussão, chat e rotas de aprendizagem. As rotas de aprendizagem agrupam todas as atividades propostas numa mesma página, onde, por meio de links, o aluno acessa os artigos recomendados para leitura com as ações propostas, as atividades práticas, os exercícios de auto-avaliação e o texto do professor que faz a amarração da tele-aula com as atividades indicadas no AVA. As rotas de aprendizagem foram consideradas como uma atividade fundamental para o sucesso do curso, pois segunda a opinião dos professores e alunos, possibilita um melhor aproveitamento das oportunidades de aprendizagem que a modalidade a distância oferece.Downloads
Como Citar
de Oliveira, E. L., & Domingues, M. J. C. de S. Tecnologias educacionais no ensino a distância (EAD): análise das ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) num curso de pós-graduação em Ciências Contábeis. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1192
Edição
Seção
Ensino e Pesquisa na Gestão de Custos