Análise dos custos envolvidos na implantação de uma empresa vinícola no Estado do Rio Grande do Sul
Palavras-chave:
Ponto de EquilíbrioResumo
A serra gaúcha se destaca no cenário nacional pelo potencial apresentado pelas empresas vinícolas, desde a prospecção de negócios relacionados ao turismo como no fomento da economia local. Nesta perspectiva, o artigo objetiva avaliar a viabilidade de implantação de uma empresa vinícola com base nos custos projetados para a mesma, calculando a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio dos produtos a serem elaborados. Para tanto, fez-se uma pesquisa exploratória, por meio de um estudo de caso em indústria gaúcha, com abordagem qualitativa e quantitativa dos dados em três linhas de produtos a serem elaborados na mesma. Como resultado do estudo, tem-se que todos os produtos apresentam condições viáveis de produção e comercialização, apresentando rentabilidades consideradas satisfatórias. Conclui-se que a decisão de implementação de uma empresa vinícola com base nos custos contribui para o entendimento da estrutura empregada para tanto, evidenciando os produtos mais rentáveis e dimensionando os volumes mínimos a serem comercializados para obter os resultados desejados.Downloads
Como Citar
Gargioni, L., & Ben, F. Análise dos custos envolvidos na implantação de uma empresa vinícola no Estado do Rio Grande do Sul. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1196
Edição
Seção
Gestão de Custos nas Empresas Agropecuárias e Agronegócios