Gestão de resultados na agricultura: o processo de armazenagem como estratégia de comercialização

Autores

  • João Cláudio Machado Pizzo UNOPAR
  • Eder Alexandre Pires UFPR/UNOPAR
  • Amanda Fabricio Grecco Willrich UNOPAR
  • Liliane Tiemi Banno UNOPAR
  • Taimara Apolonio de Oliveira UNOPAR

Palavras-chave:

Custo de Oportunidade

Resumo

O presente trabalho contribui por meio de um estudo de caso, com a análise da adoção da armazenagem para especulação como estratégia de comercialização dos produtos agrícolas, mais especificamente do café. A análise foi baseada em dados coletados em uma empresa do ramo de Armazéns Gerais da cidade Londrina, Estado do Paraná. Levou-se em conta o efeito da sazonalidade do produto nos preços de venda, os custos de armazenagem e aplicou-se também o conceito de custo de oportunidade, conceito de grande valia para a determinação de estratégias de longo prazo. No desenvolvimento do trabalho foi possível comparar os resultados de acordo com as técnicas e os conceitos definidos na literatura. Comparou-se o resultado da venda na época colheita com o resultado obtido na armazenagem do produto desde colheita até a o período de entressafra, momento no qual o preço se mostrou mais favorável. Evidencia através dos resultados as vantagens do método de armazenagem para especulação, alerta sobre os riscos inerentes ao agronegócio. Conclui que a partir da utilização de técnicas gerenciais e financeiras obtém-se um resultado mais preciso como suporte ao processo decisório. E por fim, recomenda ao produtor considerar outras variáveis na estratégia de comercialização dos produtos agrícolas.

Downloads

Como Citar

Pizzo, J. C. M., Pires, E. A., Willrich, A. F. G., Banno, L. T., & de Oliveira, T. A. Gestão de resultados na agricultura: o processo de armazenagem como estratégia de comercialização. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1207

Edição

Seção

Gestão de Custos nas Empresas Agropecuárias e Agronegócios