Uma proposta de indicadores de eficiência no terceiro setor
Palavras-chave:
Terceiro SetorResumo
O crescimento do terceiro setor na sociedade contemporânea tem provocado um debate ampliado nos meios acadêmicos, nas últimas duas décadas, quanto à gestão de organizações nessa área. Muitos estudos propõem análises, adequação de instrumentos e estabelecimento de indicadores, visando um aumento da eficiência dos recursos disponíveis. Neste contexto, tem-se a necessidade da implantação de um processo de profissionalização dessas organizações com a utilização de ferramentas adequadas. Assim, o objetivo deste estudo é apresentar um conjunto de indicadores focados na eficiência de uso dos recursos utilizados no desempenho das atividades realizadas pelas organizações que atuam no atendimento a crianças de 06 a 14 anos em centros de formação e que recebem subvenção da Prefeitura Municipal de Uberlândia. Os procedimentos metodológicos utilizados foram de natureza aplicada, de caráter exploratório qualitativo e as técnicas que são preconizadas pelo estudo de casos. Verificou-se que uma melhoria nos indicadores da eficiência pode causar um avanço nos atendimentos e, conseqüentemente, impactos em todos os outros agentes envolvidos. Como as organizações de terceiro setor estão fundamentadas em valores humanos, a análise dos indicadores de eficiência deve ser entendida como uma maximização dos meios para um determinado atendimento. Atendimento este que esteja em conformidade com o objetivo da organização, ou seja, das necessidades das crianças e dos adolescentes nos casos estudados, e que possa proporcionar uma relação recíproca de caráter solidário.Downloads
Como Citar
E. Gandolfi, P., J. Miranda, G., Gandolfi, M. R. C., & Veríssimo, M. P. Uma proposta de indicadores de eficiência no terceiro setor. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1213
Edição
Seção
Gestão de Custos nas Empresas do Terceiro Setor