Gestão de custos no legislativo municipal por meio do custeio por absorção: um estudo de caso

Autores

  • Fabiano Maury Raupp UDESC

Palavras-chave:

Custeio por Absorção

Resumo

O objetivo do artigo consiste em analisar a gestão de custos no Legislativo Municipal por meio do custeio por absorção. Trata-se de um estudo exploratório, de natureza quali-quantitativa, caracterizado como um estudo de caso. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas semi-estruturadas e documentos primários. Na análise dos dados foram utilizadas as técnicas da análise documental e descritiva. Os dados coletados na Câmara Municipal de Paulo Lopes, Estado de Santa Catarina, compreenderam aspectos relacionados à identificação dos gastos, proposta de centros de custos, agrupamento dos gastos em cada centro de custos, alocação dos gastos dos centros de custos auxiliares aos produtivos, alocação dos gastos dos centros de custos produtivos aos produtos. Buscou-se empreender uma pesquisa no âmbito do Poder Legislativo considerando que os estudos são realizados, normalmente, com o Executivo, como ocorre com os trabalhos de Duarte (2002), Moura (2003), Alves Filho e Martinez (2006), Rêgo, Barbosa e Araújo (2007), Corbari et al. (2007), Gerikg et al. (2007), Souza (2008), Mauss e Souza (2008). O processo de apropriação dos custos seguiu a metodologia do custeio por absorção (com departamentalização). A partir da análise do processo de alocação dos custos na Câmara Municipal, o gestor poderá inferir sobre as matérias cuja votação e discussão mais consomem recursos do orçamento, além de promover o controle de gastos e identificar possíveis desperdícios.

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Como Citar

Raupp, F. M. Gestão de custos no legislativo municipal por meio do custeio por absorção: um estudo de caso. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1233

Edição

Seção

Gestão de Custos no Setor Governamental