Avaliação das características psicométricas dos questionários utilizados nos periódicos da área contábil: um estudo longitudinal compreendido no período 2003-2012.

Autores

  • Roseane Patrícia Araújo Silva UEPB
  • Larissa Cristina Bazilio de Macêdo UEPB
  • Izabela Lorena Ribeiro da Silva uepb

Palavras-chave:

Análise longitudinal

Resumo

O desenvolvimento deste trabalho traz como objetivo principal avaliar o rigor metodológico instituído para os instrumentos de medidas psicossociais, utilizados nas pesquisas em contabilidade, no que concerne às suas características psicométricas. Foram avaliados 5 periódicos da área contábil, categorizados como Qualis Capes A, por um período de 10 anos e encontrou-se um total de 37 artigos que utilizaram o questionário como instrumento de coleta de dados para medidas comportamentais. Metodologicamente, este trabalho, caracteriza-se como exploratório, descritivo e de caráter longitudinal. Utilizou-se o protocolo de validação de Kim (2009) para averiguar as etapas de validação utilizadas, quais sejam: validade de conteúdo, pré-teste, confiabilidade e validade de construto. Dos 37 artigos selecionados, nenhum deles apresenta relato descritivo sobre a validade de conteúdo. Entre estes, 16 não fazem nenhuma consideração sobre pré-teste, confiabilidade ou validade de construto. Do restante, 13 artigos apresentam as características de confiabilidade; 10 artigos apresentam a validade de construto e 10 evidenciam o uso do pré-teste. Ressalta-se que algumas evidências das etapas de validação dos artigos apresentaram-se simultaneamente. Observa-se a existência de preocupação e conhecimento por parte dos investigadores no que aduz ao processo de validação dos instrumentos de medidas psicossociais, no entanto preciosas investigações são desenvolvidas com ausências ou relatos parciais de evidências estatísticas que comprovem a legitimidade dos resultados encontrados.

Downloads

Como Citar

Silva, R. P. A., de Macêdo, L. C. B., & da Silva, I. L. R. Avaliação das características psicométricas dos questionários utilizados nos periódicos da área contábil: um estudo longitudinal compreendido no período 2003-2012. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/124

Edição

Seção

Metodologias de ensino e pesquisa em custos