A cadeia de valor e a logística: estudo de caso de uma empresa de perfumes e cosméticos em Belo Horizonte

Simone Alves do Nascimento Gonzaga

Resumo


Este trabalho tem a finalidade de abordar a cadeia de valor dentro do setor produtivo de perfumes, os valores agregados ao produto e a parcela retida por cada elo da cadeia correspondente até o preço final pago pelo consumidor. Após breve fundamentação teórica comenta-se a respeito das características da empresa pesquisada, a fim de conhecer sua cadeia produtiva.Os dados levantados para este estudo foram obtidos e mapeados, através de estudos já exstentes e em entrevistas semi-estruturadas realizadas com os representantes da empresa participante, o que permitiu identificar os diversos agentes da cadeia e remuneração que cada elo agrega dentro da gestão produtiva. conclui-se que a gestão produtiva do perfume pode agregar mais valor, desde que a empresa pesquisada mude suas estratégias gerenciais, incorporando sistemas contábeis gerenciais para a identificação, análise e mensuração do processo produtivo e de custos que criam valor para a empresa.

Palavras-chave


Valor agregado

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-856X

Associação Brasileira de Custos
Av. Unisinos, 950 - Caixa Postal 275 - CEP: 93022-000 - São Leopoldo - RS - Brasil
Diretoria de Administração de Infraestrutura e Serviços - Telefone: 51 3591 1122 Ramal: 5235