Supply chain management nas micro e pequenas empresas: uma estratégia competitiva para fortalecimento das empresas

Autores

  • Takeshy Tachizawa FACCAMP
  • Hamilton Pozo FACCAMP
  • Jose Henrique Souza PUC - Campinas

Palavras-chave:

Cadeias de Suprimentos

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de uma investigação sobre o gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) que foi desenvolvida em duas micro e pequenas empresas (MPE) de Campo Limpo Paulista. O objetivo foi prover condições de priorizar a decisão estratégica de implementação do supply chain management - SCM nessas MPE de forma a proporcionar condições de agilidade, flexibilidade e custos menores para o atendimento do cliente final. Para o estudo adotou-se a metodologia de estudo de caso com abordagem qualitativa. A prioridade estratégica, principalmente em custos, foi desenvolvida para medir e satisfação dos clientes frente ao novo modelo de gestão. O fundamento básico é dar prioridade às necessidades da gestão da cadeia e traduzir as informações em ação de gestão propiciando menores custos. O conhecimento de certos valores de satisfação do cliente não é suficiente, porém, o gestor precisa conhecer quais os vetores desse fator de influência com relação aos custos de serviço para poder influenciar, positivamente, as ações voltadas para a cadeia produtiva. O nível de implementação do SCM em uma MPE tem como elemento fundamental seu desempenho e seu custo. Os resultados da implementação de SCM, conforme abordado neste trabalho pode conduzir uma MPE a obter maior competitividade em seu mercado específico de atuação.

Downloads

Como Citar

Tachizawa, T., Pozo, H., & Souza, J. H. Supply chain management nas micro e pequenas empresas: uma estratégia competitiva para fortalecimento das empresas. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1250

Edição

Seção

Gestão de Custos Logísticos e nas Cadeias Produtivas