A Influência Da Prática Socialmente Responsável nas Relações de Consumo de Produtos Hedonistas e Utilitaristas

Autores

  • Adriano Leal Bruni UNIFACS
  • Sérgio Chamadoira Mendonça Silva UNIFACS
  • Roberto Brazileiro Paixão UFBA
  • Cesar Valentim de Oliveira Carvalho Júnior UFBA
  • Augusto de Oliveira Monteiro UNIFACS

Palavras-chave:

Percepção de Valor

Resumo

Este trabalho buscou avaliar as conseqüências da prática ou não de Responsabilidade Social Corporativa, RSC, em aspectos específicos das relações de consumo, como intenção de compra, valor percebido, justiça de preço e benefício percebido. Adicionalmente, buscou avaliar se os efeitos da prática de RSC seriam potencializados em produtos de consumo hedonista. Elaborou-se experimento com 424 consumidores e os resultados obtidos atestaram que a prática de RSC contribuiu para o aumento do beneficio e do valor percebido, além de impactar positivamente no aumento da intenção de compra dos consumidores e da percepção de justiça de preço. A ausência de RSC produziu um impacto negativo ainda maior, reduzindo significativamente os atributos. Os efeitos foram substancialmente potencializados no produto hedonista. Concluiu-se que a adoção de práticas socialmente responsáveis pode representar uma forte vantagem competitiva para as empresas praticantes, além de contribuir diretamente para a melhoria de uma sociedade melhor.

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Como Citar

Bruni, A. L., Silva, S. C. M., Paixão, R. B., Júnior, C. V. de O. C., & Monteiro, A. de O. A Influência Da Prática Socialmente Responsável nas Relações de Consumo de Produtos Hedonistas e Utilitaristas. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1256

Edição

Seção

Gestão de Custos Ambientais e Responsabilidade Social