Avaliação de desempenho econômico-financeiro: uma proposta de integração de indicadores contábeis tradicionais por meio da metodologia multicritério de apoio à decisão construtivista (MCDA-C)

Autores

  • Sandro César Bortoluzzi UFSC
  • Maurício Vasconcellos Leão Lyrio IES - GF
  • Leonardo Ensslin UFSC

Palavras-chave:

MCDA-C

Resumo

A avaliação de desempenho econômico-financeira não é prática recente nas organizações. Apesar de bastante difundida, este tipo de análise, quando realizado em sua forma tradicional, não é capaz de prover ao gestor informações a respeito das conseqüências do desempenho alcançado em cada um dos indicadores para a organização como um todo. Nesse sentido, o estudo objetiva propor um modelo para avaliação de desempenho econômico-financeiro, considerando os indicadores contábeis tradicionais e buscando integrá-los, a partir das percepções do gestor financeiro, para possibilitar uma avaliação global do desempenho da organização. O trabalho, de caráter exploratório, foi orientado pela seguinte pergunta de pesquisa: Como avaliar o desempenho econômico-financeiro de indicadores contábeis tradicionais, de tal forma a integrá-los para se obter a avaliação do desempenho da organização como um todo? Para responder a este pergunta, selecionou-se a metodologia Multicritério de Apoio à Decisão – construtivista (MCDA-C), para a construção de um modelo de agregação global. O modelo proposto foi operacionalizado em uma empresa Sociedade Anônima – Café Cacique Solúvel. Os resultados obtidos possibilitaram a identificação de um valor de desempenho global de 37 pontos em 2003 e 16 pontos em 2005, bem como uma visualização do perfil de desempenho econômico-financeiro e daqueles aspectos em que o desempenho está comprometido. A implementação da MCDA-C nesse estudo de caso evidenciou que sua utilização como ferramenta de intervenção pode auxiliar o processo de avaliação de desempenho econômico-financeiro.

Downloads

Como Citar

Bortoluzzi, S. C., Lyrio, M. V. L., & Ensslin, L. Avaliação de desempenho econômico-financeiro: uma proposta de integração de indicadores contábeis tradicionais por meio da metodologia multicritério de apoio à decisão construtivista (MCDA-C). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1323

Edição

Seção

Controladoria