Avaliação do desempenho organizacional: um estudo das companhias do setor elétrico brasileiro com base na Análise Envoltória de Dados (DEA)

Autores

  • Clayton Levy Lima de Melo FACEX - PMIRCC UNB/UFPB/UFRN
  • Diego Rodrigues Boente PPGCC UNB/UFPB/UFRN
  • Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira FACEX/FMN/UNB/UFRN/UFPB
  • Paulo de Tarso Silva Braga PPGCC UnB/UFPB/UFRN

Palavras-chave:

Setor elétrico

Resumo

Este trabalho tem por objetivos apresentar uma análise crítica das principais formas de avaliação do desempenho existentes e indicar uma forma alternativa de avaliação, utilizando um modelo baseado na Análise Envoltória de Dados. Para esta apresentação, foi estruturado um modelo DEA aplicado as melhores empresas do setor elétrico brasileiro conforme ranking das Maiores e Melhores da Revista Exame, do ano de 2005, cujos resultados foram analisados, explorando-se os escores entre indicadores de eficiência obtidos. Pôde-se verificar pelos resultados obtidos que nem todas as companhias listadas dentre as melhores do setor elétrico são consideradas eficientes. Para que atinjam a eficiência, devem melhorar os indicadores de forma a alcançar os níveis ideais determinados pela fronteira de eficiência encontrada.

Downloads

Como Citar

de Melo, C. L. L., Boente, D. R., Vieira, E. R. F. da C., & Braga, P. de T. S. Avaliação do desempenho organizacional: um estudo das companhias do setor elétrico brasileiro com base na Análise Envoltória de Dados (DEA). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1325

Edição

Seção

Controladoria