Uma investigação sobre as características do modelo de gestão de uma empresa
Palavras-chave:
percepções de gestoresResumo
As características do modelo de gestão de uma organização podem ser o diferencial entre um negócio próspero de outro que não o seja, tendo em vista a sua capacidade de modelar a forma de administração de uma empresa. Entretanto, tais aspectos podem ser vistos de formas distintas por cada um de seus colaboradores. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo analisar as percepções dos gestores de diversos níveis hierárquicos – 1 (presidente e diretores), 2 (gerentes), 3 (supervisores e analistas) acerca da forma como estes vêem as características do modelo de gestão de sua empresa. Para tanto, aplicou-se um questionário a 21 colaboradores integrantes dos mencionados níveis hierárquicos, procurando-se contemplar todas as áreas da empresa. Os dados foram tratados com o uso da técnica de análise de cluster, evidenciando-se as semelhanças e as distinções entre as respostas dadas pelos participantes da pesquisa. A fim de garantir a confiabilidade das inferências realizadas por meio desta análise, em uma segunda etapa, foram aplicadas entrevistas com o gerente geral, os gerentes de vendas, o controller, o presidente, o gerente de produção e o gerente de tecnologia da informação. Os resultados indicaram que a maior parte dos respondentes, que são gestores do nível 1 e 2, está mais próxima às características do modelo de gestão proposto pela administração da empresa; as percepções dos clusters 3 e 4 foram as que apresentaram maior discrepância em relação às dos demais quanto às características deste modelo.Downloads
Como Citar
Reginato, L., Pereira, C. A., & Guerreiro, R. Uma investigação sobre as características do modelo de gestão de uma empresa. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1366
Edição
Seção
Controladoria