Avaliação da Relação Custo/Benefício de um Programa de Desenvolvimento de Competências por meio de Lógica Paraconsistente Anotada

Autores

  • Manuel Meireles FACCAMP
  • Cida Sanches UNIP
  • Orlando Roque da Silva FACCAMP/UNISO
  • Marcio Luiz Marietto UP
  • Gustavo Benevides UNISO

Palavras-chave:

Treinamento de Pessoal

Resumo

A pesquisa abordou o processo avaliação da relação custo/benefício de um programa de desenvolvimento de competências utilizando-se de algoritmo para-analisador baseado em lógicas não-clássicas: a lógica paraconsistente anotada (LPA). O método é apropriado ao tratamento de dados incertos, contraditórios ou paracompletos; consiste em estabelecer proposições e parametrizá-las para isolar os fatores de maior influência nas decisões. Especialistas são utilizados para obtenção de anotações sobre esses fatores, atribuindo-lhes graus de crença e descrença. Os três sócios-gerentes da empresa constituíram o grupo de especialistas, na medida em que conheciam o potencial resultado do processo de desenvolvimento de competências. A interpretação das avaliações realizadas pelos especialistas deu-se por intermédio dos baricentros no quadrado unitário do plano cartesiano (QUPC), que indicou os graus de inconsistência ou de indeterminação dos dados utilizados.

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Como Citar

Meireles, M., Sanches, C., da Silva, O. R., Marietto, M. L., & Benevides, G. Avaliação da Relação Custo/Benefício de um Programa de Desenvolvimento de Competências por meio de Lógica Paraconsistente Anotada. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1369

Edição

Seção

Desenvolvimentos teóricos em custos