Análise dos custos, benefícios econômicos e financeiros da utilização de pneus reformados nas empresas de transporte de passageiros: uma análise comparativa entre a aquisição de pneus novos e a utilização de pneus reformados na empresa Expresso Grandes Rumos S/A.

Autores

  • Rosângela Venâncio Nunes GESLOG-UFC/FATE
  • Greyciane Passos dos Santos GESLOG-UFC/FATE
  • Rita de Cássia Fonseca UNICENTRO
  • Ricardo José Araújo Costa FATE
  • Valdizia de Azevedo Soares FATE

Palavras-chave:

Empresas de transporte de passageiros

Resumo

Cada vez mais, a eficiência das organizações passa pela capacidade de reduzir custos e agregar valor aos bens e/ou serviços que oferecem. No que se refere ao setor prestação de serviços de transporte de passageiros, os custos com manutenção representam uma parcela substancial do Custo dos Serviços Prestados. Dentre os custos com manutenção, a aquisição de pneus é um dos maiores deste processo nas empresas pertencentes a este setor. O presente estudo tem por objetivo geral analisar os custos, benefícios econômicos e financeiros da utilização de pneus reformados nas empresas de transporte de passageiros através de uma análise comparativa entre a aquisição de pneus novos e a utilização de pneus lisos reformados. Cabe salientar que as análises contidas no estudo de caso estão fundamentadas na redução de custos e na obtenção de benefícios econômicos e financeiros. O método científico utilizado para elaborar a pesquisa foi o indutivo. A pesquisa é classificada como aplicada e descritiva. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica para buscar referenciais conceituais na busca da solução da problemática estabelecida e do estudo de caso para observar o objeto de estudo de forma empírica. Por isso, inicialmente, a pesquisa apresenta um estudo conceitual, de natureza qualitativa. Em seguida, apresenta-se o estudo de caso realizado na Expresso Grandes Rumos S/A, que apresenta dados quantitativos para realização de uma análise comparativa. Constatou-se que com a utilização de pneus reformados ocorreu uma significativa redução de custos na empresa e conseqüentemente por meio dessa prática a empresa atingiu benefícios econômicos e financeiros.

Downloads

Como Citar

Nunes, R. V., dos Santos, G. P., Fonseca, R. de C., Costa, R. J. A., & Soares, V. de A. Análise dos custos, benefícios econômicos e financeiros da utilização de pneus reformados nas empresas de transporte de passageiros: uma análise comparativa entre a aquisição de pneus novos e a utilização de pneus reformados na empresa Expresso Grandes Rumos S/A. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1383

Edição

Seção

Gestão Estratégica de Custos