O impacto do sistema financeiro corporativo na administração do negócio e sua relação com a gestão estratégica: um estudo de caso numa empresa de componentes para o segmento eletro-eletrônico do Pólo Industrial de Manaus (PIM)

Autores

  • Ana Paula Alves Cruz UFAM
  • Silvana Dacol UFAM
  • Luiza Maria Bessa Rebelo UFAM

Palavras-chave:

Controle Interno

Resumo

A globalização e a intensificação da concorrência têm levado os administradores a identificar, cultivar e explorar as competências essenciais que tornam o crescimento do negócio possível e sustentável, o que implica em repensar constantemente o conceito da corporação e seus objetivos. Para tanto, a integração entre estratégia e finanças é essencial para viabilizar o planejamento e direcionamento das ações necessárias para o alcance dos resultados positivos quanto a origem e administração dos recursos financeiros. O objetivo principal deste artigo é analisar a relação existente entre os indicadores de desempenho e sistemas de informações adotados pela gestão financeira e sua integração com a gestão estratégica em uma empresa de componentes para o segmento eletro-eletrônico do Pólo Industrial de Manaus (PIM). Para este fim, um estudo qualitativo é empreendido usando o método de estudo de caso onde os seguintes instrumentos de coleta de dados são utilizados: análise documental, observação in-loco, e entrevista com os principais executivos envolvidos em ambos os processos de uma empresa do segmento eletro-eletrônico do PIM. O estudo permitiu examinar a conexão necessária e sugerida na teoria, e prática entre o planejamento estratégico e o financeiro; Também é apresentado o impacto de um sistema financeiro corporativo na administração do negócio e como seus dados auxiliam a gestão estratégica do segmento eletro-eletrônico.

Downloads

Como Citar

Cruz, A. P. A., Dacol, S., & Rebelo, L. M. B. O impacto do sistema financeiro corporativo na administração do negócio e sua relação com a gestão estratégica: um estudo de caso numa empresa de componentes para o segmento eletro-eletrônico do Pólo Industrial de Manaus (PIM). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1388

Edição

Seção

Gestão Estratégica de Custos