O Processo de Raciocínio da Teoria das Restrições: uma aplicação ao processo de avaliação da CAPES

Autores

  • Dilo Sergio de Carvalho Vianna UFRJ
  • Glena Luiza Cova Baptista Braga UFRJ
  • Maycon Peter da Rosa UFRJ
  • Samuel Cogan UFRJ

Palavras-chave:

Avaliação CAPES

Resumo

O presente trabalho apresenta uma aplicação conceitual da Teoria das Restrições (Theory of Constraints – TOC), desenvolvida pelo físico Eliyahu Moshe Goldratt. A TOC apresenta como uma de suas ferramentas o Processo de Raciocínio, trata-se de um conjunto de ferramentas lógicas, baseadas na relação de causa e efeito, desenvolvidas para o auxílio na resolução de problemas organizacionais. Este trabalho apresenta como proposta, a aplicação desta ferramenta como um processo sistêmico de melhoria contínua, na gestão de uma instituição de ensino de pós-graduação com foco no cumprimento das regulamentações, normas e avaliações publicadas pela CAPES. Desta forma, inicialmente conceitua a TOC, bem como o Processo de Raciocínio para, em seguida, conceituar a CAPES e analisar o seu processo de avaliação dos programas de pós-graduação. A abordagem metodológica consiste na utilização dos passos delineados pela ferramenta Processo de Raciocínio, construindo-se os diagramas propostos que vão auxiliar no diagnóstico, na análise, na proposição de soluções e na implantação destas para o atingimento de uma melhor avaliação junto à CAPES de um programa de pós-graduação. Esta abordagem será ilustrada pela aplicação ao programa de mestrado em Ciências Contábeis da UFRJ.

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Como Citar

Vianna, D. S. de C., Braga, G. L. C. B., da Rosa, M. P., & Cogan, S. O Processo de Raciocínio da Teoria das Restrições: uma aplicação ao processo de avaliação da CAPES. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1390

Edição

Seção

Gestão Estratégica de Custos