Do Valor Percebido ao Custo Incorrido: Um estudo no segmento de móveis planejados

Autores

  • Adriano Leal Bruni UNIFACS
  • Moreno Figueiredo UNIFACS
  • Jose Valdir UNIFACS
  • Roberto Brazileiro Paixão UFBA
  • Cesar Valentim de Oliveira Carvalho Júnior UFBA

Palavras-chave:

Formação de Preço

Resumo

O presente trabalho buscou estudar uma empresa varejista de móveis planejados com o objetivo de determinar os atributos de valor e o custo alvo da mesma. O estudo de caso foi efetuado na empresa Top Lar, Projetos & Decoração, localizada no bairro da Calçada, Salvador, Bahia. Para atingir aos objetivos de pesquisa propostos, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados um questionário e um roteiro de entrevistas para identificação dos atributos de valor atribuídos pelos clientes de micro-empresas de móveis planejados. Os resultados encontrados evidenciam que o custo máximo admissível é superior ao custo estimado pela empresa o que gerou um custo alvo negativo. Este fato amplia a zona de conforto para que o gestor do negócio invista em melhorias para expandir os benefícios agregados ao produto oferecido e aumente o valor percebido pelo cliente, reduzindo sua sensibilidade a preço. Por fim, entende-se que as ferramentas para determinação da percepção de valor e dos índices de valor trazem benefícios importantes para a tomada de decisão e definição da estratégia de formação de preço, redução de custos e maximização dos resultados.

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Como Citar

Bruni, A. L., Figueiredo, M., Valdir, J., Paixão, R. B., & Júnior, C. V. de O. C. Do Valor Percebido ao Custo Incorrido: Um estudo no segmento de móveis planejados. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1404

Edição

Seção

Gestão de Custos nas Empresas de Comércio e de Serviços