Gestão de custos nas instituições privadas de ensino: um estudo empírico dos métodos de custeio

Autores

  • Luiz Carlos Lemos Júnior UFPR
  • Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo UFPR
  • Simone Bernardes Voese UFPR
  • Rosenery Loureiro Lourenço UFPR

Palavras-chave:

Instituição Privada de Educação

Resumo

Embora as instituições privadas de ensino apresentem características peculiares na sua composição e no comportamento dos seus custos, não estão isentas das regras do mercado no tangente a competição, e necessitam alcançar e manter vantagem competitiva para assegurar a sua sobrevivência. Este artigo tem como objetivo discorrer sobre um método de custeio apropriado para o processo de gestão dessas instituições e compara os métodos de Custeio por Absorção e Custeio Direto, confrontando sua viabilidade gerencial. Trata-se de um estudo de caso, descritivo e causal, para o qual foram coletados dados de uma Entidade Privada de Ensino atuante no estado de São Paulo, e cujos resultados evidenciam que o método de custeio direto é o mais apropriado para subsidiar adequadamente o processo de gestão.

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Como Citar

Júnior, L. C. L., Espejo, M. M. dos S. B., Voese, S. B., & Lourenço, R. L. Gestão de custos nas instituições privadas de ensino: um estudo empírico dos métodos de custeio. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1407

Edição

Seção

Gestão de Custos nas Empresas de Comércio e de Serviços