IDENTIFICAÇÃO E MENSURAÇÃO DE CUSTOS DA QUALIDADE NA ÁREA DE LOGÍSTICA

Autores

  • Eder Alexandre Pires UFPR/UNOPAR
  • João Cláudio Machado Pizzo UNOPAR
  • Mirian Cristina Gobbo UNOPAR
  • Camila Liborio de Oliveira Unopar
  • Eliane de Oliveira Theodoro UNOPAR

Palavras-chave:

Mensuração

Resumo

Os custos da qualidade podem ser divididos em custos de controle e de falhas, o primeiro ainda se divide em prevenção e avaliação e o segundo em falhas internas e falhas externas. Considerando a busca constante de maximização de resultados pelas empresas o estudo é problematizado com a seguinte indagação: a mensuração dos custos da qualidade, baseados nos parâmetros estabelecidos na teoria, pode gerar informações relevantes para a gestão da qualidade? Com o objetivo de identificar e mensurar os custos da qualidade numa empresa de transporte rodoviário de cargas situada na cidade de Londrina-PR, foi aplicado questionários junto ao responsável pelo setor de gestão de qualidade da empresa para identificar os custos, posteriormente mensurando-os através da extração de informações do sistema contábil. O resultado da pesquisa evidenciou que há relevante concentração de valores nos custos de controle, principalmente nos custos de prevenção. Com base na literatura indicou-se que os valores reduzidos em custos de falhas podem ser advindos da concentração comentada acima. Mesmo com a falta de mensuração dos custos relacionados a perda de relacionamento com clientes, por falta de instrumentos adequados, a geração de relatórios monetários que apresentam informações relacionadas a gestão da qualidade fomentam os gestores para suas decisões.

Downloads

Como Citar

Pires, E. A., Pizzo, J. C. M., Gobbo, M. C., de Oliveira, C. L., & Theodoro, E. de O. IDENTIFICAÇÃO E MENSURAÇÃO DE CUSTOS DA QUALIDADE NA ÁREA DE LOGÍSTICA. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1415

Edição

Seção

Custos da Qualidade