Determinação da margem de contribuição de produtos com variabilidade de preços e custos diretos unitários

Autores

  • Abraão Freires Saraiva Júnior USP
  • Maxweel Veras Rodrigues UFC
  • Reinaldo Pacheco da Costa USP

Palavras-chave:

Margem de contribuição

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar um método para se determinar a Margem de Contribuição de produtos que possuem acentuada variabilidade de custos diretos unitários e de receitas unitárias. Para cumprir este objetivo, é proposto um método de três etapas que é construído a partir da integração de técnicas provindas da Contabilidade Gerencial e da Pesquisa Operacional, com destaque à simulação de Monte Carlo. O método é testado a partir de um estudo de caso realizado em uma indústria de produtos plásticos brasileira. Por fim, conclui-se que o método é eficaz no tratamento da variabilidade de preços e custos diretos unitários para a determinação da Margem de Contribuição de produtos.

Downloads

Como Citar

Júnior, A. F. S., Rodrigues, M. V., & da Costa, R. P. Determinação da margem de contribuição de produtos com variabilidade de preços e custos diretos unitários. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1422

Edição

Seção

Aplicação de Modelos Quantitativos na Gestão de Custos