A otimização da gestão de estoque de produto acabado no contexto logístico da indústria de tecelagem: o caso da indústria têxtil S/A.

Autores

  • Cassio Sales Cassiano
  • Célia Maria Braga Carneiro
  • Greyciane Passos dos Santos - Graduanda em Ciência Contábeis
  • Rosângela Venâncio Nunes

Resumo

No atual ambiente competitivo do mundo globalizado, é necessário, cada vez mais, que as empresas adquiram uma maior agilidade para enfrentar possíveis mudanças no cenário econômico, desenvolvendo políticas eficientes que viabilizem uma considerável redução de custos. O presente trabalho se propõe a aplicar o modelo logístico de gestão de estoques que melhor se encaixe às necessidades das empresas do seguimento têxtil, com o intuito de obter um maior desempenho financeiro, sem que se prejudique o nível de serviço oferecido ao cliente. O objetivo geral consiste em demonstrar a importância da logística na busca pela otimização da gestão de estoque de produto acabado na indústria de tecelagem. Para que esse objetivo seja alcançado, busca-se, neste artigo, apresentar os conceitos e características relacionadas aos estoques, seus custos e seus modelos de gerenciamento. Os métodos utilizados nesta pesquisa são o dedutivo e indutivo, sendo, o último, utilizado de forma subsidiária. Através do estudo de caso aplicado, este artigo traça uma análise comparativa entre o método de gestão de estoque de produto acabado utilizado pela indústria têxtil S/A em relação aos métodos de estoque para demanda, ponto de reposição e reposição periódica, demonstrando, assim, a importância da logística na rentabilidade do produto e na redução da possibilidade de ocorrência de falta. O resultado desta pesquisa demonstra a importância da logística como um instrumento de planejamento e coordenação de todas as atividades necessárias para se alcançar os níveis desejáveis de serviços oferecidos ao custo mais baixo possível.

Downloads

Como Citar

Cassiano, C. S., Carneiro, C. M. B., Contábeis, G. P. dos S. .-. G. em C., & Nunes, R. V. A otimização da gestão de estoque de produto acabado no contexto logístico da indústria de tecelagem: o caso da indústria têxtil S/A. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1426

Edição

Seção

Gestão de Custos Logísiticos e nas Cadeias Produtivas