Custeio do ciclo de vida: aplicação do custo total do consumidor na aquisição de um ativo imobilizado

Autores

  • Rafael Koifman Carneiro da Cunha
  • Bruno Vinícius Ramos Fernandes

Palavras-chave:

Estratégia de Compra

Resumo

O sucesso que as empresas pretendem alcançar em seus negócios está definido nas estratégias e ações designadas para criar vantagens competitivas sustentáveis, ou seja, obter uma posição competitiva que se mantenha no longo prazo e que projetem a organização a um patamar de diferencial de mercado, seja no tocante a preço, qualidade ou agilidade na entrega. Segundo Porter (1991), as estratégias competitivas são ações ofensivas ou defensivas para criar uma posição diferenciada em um ramo de atividade e obter um retorno maior sobre o investimento realizado. Para a implementação da referida estratégia, a empresa deve ser entendida como um conjunto de nichos, formando a cadeia de valores dentro da organização. Esses por sua vez realizam atividades de relevância estratégicas e, estudando sua atuação, pode-se compreender o comportamento dos custos, as fontes existentes e os potenciais de diferenciação. Este trabalho analisou, com base em direcionadores de custo, a aplicação do custeio de ciclo de vida de um ativo imobilizado como auxiliar na tomada de decisão de compra para a obtenção de vantagem competitiva. Para tal foi utilizado um estudo de caso com dados reais de custos de um ativo imobilizado e foi comprovado que o ativo cujo valor de aquisição era mais baixo não apresentou custo total do consumidor menor, evidenciando que nem sempre a decisão de compra de um ativo deve ser sustentada apenas no valor de aquisição.

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Como Citar

da Cunha, R. K. C., & Fernandes, B. V. R. Custeio do ciclo de vida: aplicação do custo total do consumidor na aquisição de um ativo imobilizado. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1428

Edição

Seção

Gestão de Custos Logísiticos e nas Cadeias Produtivas