Informações de custos utilizadas no processo decisório pelas empresas industriais do setor calçadista do município de Campina Grande-PB.

Autores

  • Wenner Glaucio Lopes Lucena
  • Luciana Batista Sales
  • Paulo Roberto Nóbrega Cavalcante

Palavras-chave:

Gerenciamento de Custos

Resumo

O objetivo deste estudo concentra-se em identificar como as informações de custos são utilizadas no processo decisório nas empresas industriais no setor calçadista, participantes do projeto SEBRAE/BID/PROMOS, do município de Campina Grande (PB). Para realização deste estudo foram utilizadas a metodologia descritiva e bibliográfica, na qual foram sistematizadas informações teóricas para dar embasamento à análise dos dados coletados. A pesquisa foi efetivada através dos métodos dedutivo e qualitativo. Para a coleta de dados foram necessários entrevistas, observação direta e um formulário, aplicado pessoalmente pelos pesquisadores, sendo devidamente respondido pela administração das empresas que participaram da pesquisa. Das empresas selecionadas, 30% rateiam todos os custos aos produtos fabricados. Dessas, 56% formam o preço de venda, 28% cortam produtos da linha de produção, 9% observam a rentabilidade do produto, 3% reduzem custos e 3% expõem o produto ao mercado. Constatou-se, portanto, que os empresários controlam os seus custos com a finalidade de obter o valor final do produto, sem a preocupação de analisá-los, de forma que venha a favorecer a estratégia organizacional.

Downloads

Como Citar

Lucena, W. G. L., Sales, L. B., & Cavalcante, P. R. N. Informações de custos utilizadas no processo decisório pelas empresas industriais do setor calçadista do município de Campina Grande-PB. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1442

Edição

Seção

Gestão de Custos para Micros, Pequenas e Médias Empresas