O processo de formação do preço de venda das micro e pequenas empresas em dois municípios do interior do Rio de Janeiro.
Palavras-chave:
tomada de decisãoResumo
Estão constituídas legalmente no Brasil, de acordo com o Sebrae (2005:74), quase 9 milhões de empresas, sendo que deste total 98% representam micro e pequenas empresas, que, também, são responsáveis por 60% do pessoal empregado e contribuem com 20% para o PIB. Tal importância gera preocupação com a continuidade destas empresas e, consequentemente, com o processo de formação de preços por elas praticado. Mas, como estes empresários fixam o preço de venda? A quem eles solicitam auxílio na tomada de decisão? O Contador participa deste processo? Há diferença de métodos de um município para outro? O presente trabalho procurou obter estas respostas através de pesquisa com os empresários de micro e pequenas empresas nos municípios de Guapimirim e Teresópolis no Estado do Rio de Janeiro, além de fazer uma comparação com outras pesquisas realizadas em outros estados. O resultado da pesquisa exemplifica uma dissonância cognitiva, uma vez que os empresários conhecem a importância do processo de formação de preços de venda e a necessidade de informações para este processo, mas, ainda, resistem em compartilhar com profissionais a tomada de decisão não somente na área gerencial, mas, principalmente, na formação de preços. Evidenciando não só um despreparo, como, também, um risco para a economia nacionalDownloads
Como Citar
Cogan, S., Cabral, I., de Castro, F. A. R., & Bispo, P. L. O processo de formação do preço de venda das micro e pequenas empresas em dois municípios do interior do Rio de Janeiro. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1443
Edição
Seção
Gestão de Custos para Micros, Pequenas e Médias Empresas